Este artigo foi coescrito por Nicolette Tura, MA
. Nicolette Tura é uma Especialista em Bem-Estar e fundadora da The Illuminated Body, um serviço de consultoria em bem-estar e relacionamentos atuante em San Francisco. Nicolette também é professora de Yoga com mais de 500 horas de prática e é graduada em Psicologia e Consciência Plena. É certificada pela Academy of Sports Medicine em Exercício Corretivo e é especialista em vivência holística. Possui bacharelado em Sociologia pela University of California, Berkeley e é mestra em Sociologia pela SJSU.
Há 8 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 1 313 vezes.
Você é uma pessoa mais extrovertida? Então é normal ter a dúvida de como fazer feliz aquele introvertido que você gosta. Não o incomodar parece ser a resposta mais óbvia, porém, a verdade é que indivíduos com esse traço de personalidade precisam socializar, só que da maneira que é mais aprazível a eles. Leia este artigo e saiba, de acordo com pesquisas e estudos, quais os segredos para respeitar a necessidade de um ente querido mais reservado em ficar sozinho e, ao mesmo tempo, ajudando-o a se sentir amado e incluído.
Passos
-
Os introvertidos precisam de um pouco de tempo sozinhos. Quem possui um amigo ou parente mais retraído deve saber que ele nem sempre estará com vontade de sair com você, por exemplo. Respeite o espaço do sujeito, principalmente se ele parece estressado, exausto ou extenuado. [1] X Fonte de pesquisa
- Caso não saiba exatamente se ele precisa ficar sem ninguém por perto por um tempinho, pergunte. Diga, por exemplo, “Você quer ficar um pouco sozinho?” ou “Você pode conversar agora ou volto mais tarde?”.
- Caso você more com alguém tímido, não há segredo: deixe-o ter o próprio espaço para que possa ficar sozinho, como o próprio quarto com a porta fechada, por exemplo.
Publicidade
-
Ao contrário dos extrovertidos, as interações sociais são desgastantes para quem é mais reservado. Não se assuste se ele precisar descansar um pouco após algum evento em que houve bastante socialização ou se ele for embora antes de todo mundo nas festas, por exemplo. Quando não souber com exatidão quanto tempo for necessário para ele “recarregar as baterias sociais”, pergunte. [2] X Fonte de pesquisa
- Veja o exemplo: “Você tem vontade de comer fora, hoje à noite? Eu sei que você fica mais feliz em descansar em casa depois de um dia de trabalho, mas poderíamos marcar bem cedo, tipo às 19hs.”
-
Os introvertidos não são muito chegados a “papo-furado”. No entanto, muitos deles gostam de abordar temas que são significativos a eles. [3] X Fonte de pesquisa Procure se interessar de maneira genuína nas coisas que o atraem e ouça atentamente o que ele tiver para dizer. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: se você conhece um introvertido que é um escritor, pergunte se ele já está trabalhando em uma nova obra. “E o conto que você queria escrever? Fez a sua pesquisa e se informou mais sobre aquele tema?”
- Quem é retraído costuma não compartilhar pensamentos e sentimentos tanto quanto os extrovertidos, então é bom que possam “desabafar”, ao menos de tempos em tempos, para não “prender” emoções. Diga que você está à disposição se o indivíduo quiser conversar, mas não o force se ele não demonstrar interesse.
- Em contrapartida, eles são ótimos ouvintes. Precisa colocar algum sentimento ou pensamento para fora? Pergunte se o tímido tem tempo e disposição, no momento, e em caso afirmativo, desabafe!
Publicidade
-
É muito fácil acabar “forçando” alguém reservado a conversar, principalmente se você for mais falante e expansível. Fique atento a esse detalhe e tente não interromper o amigo ou parente enquanto ele estiver exprimindo seu ponto de vista. Faça “pausas” propositais no papo para deixá-lo falar. [5] X Fonte de pesquisa
- Os introvertidos podem ficar ainda mais desconfortáveis em se “intrometer” durante conversas em grupo. Quando estiver batendo um papo com um várias pessoas que parecem ter algo a dizer, mas não se sentem à vontade para falar, dê uma “deixa” para elas. Diga, por exemplo, “E você, o que acha da situação, Lilian?”.
- Ouça bem o que eles têm a opinar. Faça perguntas que deem prosseguimento ao assunto abordado na resposta dada para comprovar seu interesse e sua atenção.
- Saiba que alguns dos tímidos ficarão felizes em apenas observar os outros conversando. Se estiver em dúvida, pergunte — de maneira mais particular para que não se sintam muito pressionados —, dizendo: “Eu fiquei muito tempo papeando ali com os caras, né? Não sabia bem se você queria participar e dar sua opinião.”
-
Os retraídos geralmente sentem mais dificuldade em expressarem suas necessidades. Ajude-os procurando saber o que necessitam quando houver dúvida, o que pode ser feito das seguintes formas: [6] X Fonte de pesquisa
- Perguntando como estão se sentindo e o que você pode fazer para ajudar se sofrerem com desânimo ou nervosismo. No entanto, não pressione se a pessoa não estiver com vontade de conversar.
- Saiba melhor quais os limites. Traga esses “segredos” à tona. Por exemplo: o introvertido gostaria de ir a uma festa, de vez em quando? Há alguma condição especial, como ir embora mais cedo? Ou ele se sentiria mais confortável socializando apenas em grupos menores?
- Veja se o sujeito quer ficar sozinho ou deseja um pouco de companhia.
Publicidade
-
Quando estiverem a sós, transforme tais momentos em ocasiões especiais. Os reservados adoram amizades profundas e íntimas. [7] X Fonte de pesquisa Em vez de novamente saírem em grupo, façam alguma atividade sem mais ninguém. Estruture o tempo juntos com atrações mais simples, que ambos gostem.
- Por exemplo: vocês podem combinar de saírem para tomar um café uma vez por semana, caminharem no parque ou reservarem a sexta-feira para um jogo de tabuleiro. Tanto extrovertidos quanto introvertidos podem gostar.
-
Você pode chamar o tímido para diversas ocasiões, só não espere que ele sempre apareça. Pesquisas indicam que os mais retraídos tendem a se sentir mais realizados, no geral, quando saem da zona de conforto e socializam de vez em quando. [8] X Fonte de pesquisa Procure incluir essa pessoa na sua vida convidando-a para interações com outros indivíduos, mesmo que desconfie que ela não vai querer. Talvez aconteça uma surpresa e é bem possível que ela fique feliz por ter sido lembrada por você (mesmo que não possa ir). [9] X Fonte de pesquisa
- Não a force e nem a pressione se ela não quiser. Seja casual ao fazer a pergunta: “Eu vou reunir alguns dos meus amigos da faculdade no fim de semana, se estiver com vontade de jogar um game. Não tem problema se não quiser!”
- Se o tímido aparecer no evento, deixe bem claro que não espera que ele fique muito tempo ou que participe de algo que cause incômodo. Diga “Mais tarde, vamos experimentar um novo jogo de tabuleiro que acabou de ser lançado, mas eu sei que você prefere ir embora mais cedo”.
- Não o surpreenda e nem o engane sobre o evento. Não fale que será apenas você e mais um ou dois amigos e depois convide um monte de gente a mais de última hora.
Publicidade
-
Quase todo introvertido detesta falar ao telefone. Por outro lado, trocar mensagens é bem mais aprazível para eles. Da próxima vez que quiser conversar rapidamente ou apenas se informar sobre algum detalhe, envie um Zap para o sujeito.
- Se não houver outra opção além de fazer uma ligação, pergunte primeiro ou envie uma mensagem de aviso. Escreva no Whats “Posso ligar para você agora ou está ocupado? Só queria falar sobre a pesquisa para nosso projeto de semana que vem”.
- Talvez a pessoa prefira um meio de comunicação on-line, como e-mail, DMs em uma rede social como Facebook ou Instagram ou até uma plataforma de chats, como o Discord.
-
Permita que o introvertido tenha tempo para se preparar. Caso queira fazer algo com ele — principalmente em ambientes ou circunstâncias que ele pode considerar cansativos —, avise-o algum tempo antes. Não o surpreenda de última hora, mas sim diga sobre os planos com dias de antecedência e não mantenha nenhum segredo.
- Por exemplo, fale “Vou chamar seis colegas do escritório para jogar pôquer na sexta-feira. Vai ser às 19hs, quer vir também?”.
- Não exerça nenhum tipo de pressão para que o indivíduo reservado faça os planos. Muitos deles ficam irritados e ansiosos com isso. [10] X Fonte de pesquisa Diga qual será o dia e o horário do evento, e se não der certo, sempre haverá chance de uma nova tentativa.
Publicidade
-
Não há nada de errado em ficarem juntos e em silêncio. Um dos melhores aspectos dos introvertidos é que eles nem sempre precisam conversar ou interagir quando juntos de alguém. [11] X Fonte de pesquisa Se você é extrovertido, saiba que, em vez de tentar preencher cada segundo com uma conversa ou atividade, basta vocês se sentarem na sala e cada um fazer o que quiser. Ter a companhia de alguém em um ambiente tranquilo também traz felicidade!
- Por exemplo: vocês podem trabalhar, ouvir música ou assistirem uma série ou um filme juntos, sem dar um “pio”.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-introverts-corner/201509/5-essential-tips-introvert-extrovert-couples
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-friendship-doctor/200911/the-inside-scoop-your-introvert-friends
- ↑ https://www.today.com/health/why-you-should-date-introvert-t108574
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-introverts-corner/201801/are-introverts-better-friends-extroverts
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-introverts-corner/201801/are-introverts-better-friends-extroverts
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-introverts-corner/201509/5-essential-tips-introvert-extrovert-couples
- ↑ https://www.theatlantic.com/family/archive/2021/05/introverts-extroverts-happiness-gap-pandemic/618925/
- ↑ https://www.cnbc.com/2019/09/19/acting-extroverted-improves-introverts-wellbeing-happiness.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-friendship-doctor/200911/the-inside-scoop-your-introvert-friends