PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está se sentindo inchado e com gases? Pois saiba que existe uma maneira bastante simples e eficaz de reduzir esse desconforto no estômago: arrotando. Seja espontâneo ou desencadeado por outros métodos, o arroto alivia os gases, principalmente quando combinado com outros remédios para melhorar o desconforto estomacal ou abdominal. Caso tenha dificuldade para arrotar, aprenda aqui a forçar um arroto para melhorar rapidinho.

Método 1
Método 1 de 3:

Criando pressão

PDF download Baixe em PDF
  1. Refrigerante, cerveja, água com gás, champanhe ou outras bebidas gaseificadas contêm gás, o que as torna borbulhantes. Logo, tomar uma bebida desse tipo faz com que o gás dela se acumule em seu estômago, surgindo a necessidade de arrotar para aliviar a pressão abdominal. É simples e gostoso, experimente! [1]
    • Quanto mais rapidamente você beber, mais ar você engolirá junto com a bebida, o que aumentará a probabilidade de um grande arroto. Caso não consiga beber rápido demais, tome o refrigerante usando um canudo para sugar mais ar e conseguir o mesmo resultado.
    • Potencialize esse efeito tomando o refrigerante rapidamente através de um canudo.
    • Outro truque é tomar água do lado oposto do copo. Para fazer isso, segure um copo de água e dobre seu corpo ao meio, como se estivesse se debruçando sobre um bebedouro baixo de água. Coloque a boca no lado oposto do copo e incline lentamente a água para dentro da boca. Tome pequenos goles, engula e, depois, volte a esticar a coluna.
  2. Assim como acontece com as bebidas gaseificadas, alimentos que contêm ar também ajudam a arrotar, como a maçã, por exemplo. Ela contém uma boa dose de ar, que é liberada conforme você a mastiga e começa a digeri-la. Essa é uma ótima maneira de forçar um arroto comendo mais!
    • Outros alimentos com propriedades semelhantes são a pera, o pêssego ou um suflê.
    • Você também pode tentar mascar um chiclete ou chupar balas duras. Embora nenhum desses contenha muito ar, mastigá-los ativa a deglutição, fazendo com que você engula um pouco de ar, o que também pode, com sorte, culminar em um arroto.
  3. Se estiver incomodado com o inchaço, mude de posição para pressionar o ar de dentro de você para fora. Para isso, basta levantar se estiver sentado ou sentar se estiver de pé.
    • Faça exercício para forçar um arroto. Andar a pé, correr ou fazer um exercício aeróbico leve ajuda a empurrar o gás para fora do seu estômago. Por exemplo, caminhe um pouco e pule algumas vezes para chacoalhar o ar dentro de você.
    • Se preferir, deite de bruços e traga os joelhos na direção do peito. Em seguida, estique os braços para a frente o máximo possível e arqueie as costas, repetindo conforme necessário.
    • Deitar e sentar rapidamente também é outra opção bastante prática para conseguir arrotar.
  4. Alguns tipos de antiácidos criam mais gás no estômago, o que aumenta a vontade de arrotar. Outros, no entanto, que contêm a substância simeticona, que dissolve as bolhas de gás no estômago eliminando os gases sem a necessidade de arrotar. [2] Escolha o tipo de antiácido que funciona melhor para você e alivie logo essa pressão abdominal.
    • Os antiácidos também ajudam a controlar o refluxo ácido, ou azia, que é uma causa comum de desconforto abdominal e arrotos.
  5. Isso só deve ser feito como último recurso, pois causa uma sensação desagradável e pode fazer você vomitar. No entanto, se nada mais funcionar, alivie o desconforto dessa forma.
    • A maioria das pessoas tem sensibilidade no fundo da garganta, bastando tocar o palato mole na parte de trás da boca com o dedo limpo ou uma escova de dente para conseguir arrotar.
    • O objetivo aqui é arrotar, não vomitar, então vá com calma e "cutuque" o fundo da garganta apenas o suficiente para sentir a ânsia de vômito.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Forçando o arroto

PDF download Baixe em PDF
  1. Além das dicas listadas acima, existem outras técnicas para forçar um arroto usando somente seu corpo. Primeiro de tudo, sente-se em linha reta para maximizar sua capacidade pulmonar.
    • Em seguida, relaxe os pulmões expirando normalmente até que seus pulmões não se sintam sobrecarregados demais, ou seja, nem tão cheios nem tão vazios.
  2. Expanda a garganta e a mandíbula e sugue o ar em sua boca até sentir uma bolha de ar entrar em sua garganta. Em seguida, bloqueie a frente da boca com a língua.
    • Para fazer isso, posicione a língua no céu da boca.
    • Forçar o ar para dentro da garganta pode exigir um pouco de prática, portanto, vá com calma para não engolir ar demais e se sentir mais inchado ainda.
    • Depois de segurar o ar na garganta, libere-o lentamente abaixando a língua e abrindo os lábios para expirar devagar.
  3. Essa é considerada a maneira mais fácil de forçar um arroto. Feche a via aérea na parte de trás da garganta, mas empurre o ar para fora como se estivesse expirando. Isso coloca uma pressão extra suficiente em seu estômago para empurrar uma bolsa de ar para o esôfago, fazendo-o arrotar.
  4. Se a técnica acima não der certo, repita os primeiros passos, mas engolindo o ar em vez de apenas segurá-lo na garganta. Primeiro, expire o máximo possível para esvaziar os pulmões. Em seguida, respire fundo e segure o máximo que puder a respiração. Depois, expire e inspire profundamente outra vez, engolindo o ar.
    • Apesar de não ser um processo natural, essa técnica funciona como se você estivesse bebendo um copo de água prendendo a respiração. Se achar mais fácil, prenda o nariz para não exalar o ar antes da hora.
  5. Depois de ter engolido ar o suficiente, você deve sentir mais pressão se acumulando no seu abdômen e esôfago. Agora, é só abrir a boca e soltar "aquele" arroto.
    • Aperte os músculos abdominais quando sentir o arroto subindo para maximizar a força e o volume dele.
    • O segredo dessa técnica é a prática. Com o tempo, esse procedimento se tornará mais fácil e menos desconfortável.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aliviando o inchaço crônico

PDF download Baixe em PDF
  1. O gás é produzido pela digestão de alimentos, mas alguns produzem mais gases do que outros, como o feijão, a cebola, o repolho, vegetais crucíferos e grãos integrais. Sendo assim, evite esses alimentos ou coma-os acompanhados de um antiácido se tiver problemas de inchaço crônico. [3]
    • Outros alimentos que causam gases são frutas fibrosas (maçã, pêssego, uva passa e damasco), vegetais (alho, pepino, couve-de-Bruxelas) e legumes. Por outro lado, os alimentos que não tendem a produzir gás incluem carne, peixe, ovos, aves e carboidratos, como arroz. [4]
    • Tome iogurtes probióticos, que, por terem culturas bacterianas ativas, facilitam a digestão e reduzem a quantidade de gás que você produz. Se preferir, tome um complexo de enzima digestiva para resultados semelhantes.
    • Coma devagar pequenas porções, evite chupar balas duras e chicletes e não use canudos para não engolir mais ar e piorar o inchaço. [5]
  2. A água e outras bebidas não gaseificadas ajudam a diminuir o gás e o inchaço, limpando o organismo. [6] Há quem diga que a água morna também alivia o inchaço abdominal.
    • Beba devagar para não engolir mais ar e evite bebidas gaseificadas para não ficar com gases.
  3. Existem muitos remédios caseiros, chamados carminativos, que ajudam a aliviar os gases e o inchaço. As ervas funcionam suavizando o revestimento do sistema digestivo e regulando e coordenando as funções digestivas, o que, consequentemente, ajuda a expelir o gás do estômago. [7]
    • Experimente os chás de hortelã-pimenta, anis e gengibre para aliviar o inchaço abdominal e veja se funcionam para você.
    • Alimentos que contêm ervas e especiarias carminativas, como pimenta dioica, cravo, baga de zimbro, bergamota, sálvia, tomilho, manjericão, canela e noz-moscada também ajudam no alívio dos gases.
    • Compre esses carminativos em lojas de produtos naturais ou em mercearias.
  4. O inchaço e os gases são sintomas comuns devido ao resultado da alimentação. No entanto, se achar que seus sintomas estão muito recorrentes, pode ser que você esteja com algum problema de saúde subjacente, como estresse, alguma intolerância alimentar, um distúrbio gastrointestinal ou, até mesmo, uma dentadura mal ajustada. [8]
    • Veja se a sua dieta pode estar causando mais gases. Por exemplo, a intolerância à lactose, a incapacidade de digerir os produtos lácteos, pode causar flatulência, inchaço e cólicas abdominais. [9]
    • Procure um médico se você estiver frequentemente inchado e não conseguir determinar a causa disso.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 99 128 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade