Baixe em PDF Baixe em PDF

Por mais que ser convidado para um encontro seja lisonjeador, às vezes, queremos recusar a oferta sem magoar a pessoa. Se acontecer com você, aprenda a agir com educação para poupar os sentimentos dela. Para isso, elogie-a, seja honesto e mostre respeito, mas sem deixar de ser firme, breve e cortês ao dizer "não". Além disso, cuide da sua segurança se a pessoa não aceitar a negativa.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Sendo gentil

Baixe em PDF
  1. . Entenda que a pessoa teve que ser muito corajosa para se manifestar. Se demonstrar estar grato pelo gesto, você vai suavizar a situação.
  2. Seja gentil e diga algo positivo antes de recusar o convite. Diga algo específico e cite algum traço de que gosta na personalidade dela. [1] Alguns exemplos:
    • "Você é muito divertida, mas...".
    • "Você foi uma ótima amiga nos últimos meses, mas...".
    • "Fico muito grato por você pensar em mim, mas...".
  3. Mesmo que fale de forma clara e assertiva, você ainda pode mandar uma mensagem involuntária ou confusa com os gestos e a postura que adota. Não se afaste e nem se aproxime demais da pessoa, não cruze os braços, faça contato visual e sorria de leve. Essa situação é desconfortável, mas tente ficar relaxado, sem travar o maxilar, franzir a testa ou apertar os lábios (o que só vai fazer parecer que você está sendo maldoso).
  4. Talvez você ache engraçado receber o convite da pessoa e, assim, fique com vontade de comentar com seus amigos. Ainda assim, não espalhe a notícia. Respeite o que ela sente e lembre-se de que ela precisou ter coragem para se manifestar. [2]
    • Se a pessoa fizer o convite por mensagem de texto, não a salve ou mostre para os outros. [3]
    • Se a pessoa fizer o convite por uma rede social, não tire print da tela para mostrar aos seus amigos. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Dizendo "não"

Baixe em PDF
  1. Explique os seus motivos para recusar o convite de forma sincera. Você não precisa ser tão direto ou seco, mas deve deixar claro por que não está interessado e evitar desculpas vagas ou mentiras descaradas. [5]
    • Se a pessoa convidar você para um segundo ou terceiro encontro, mesmo sem haver química, diga algo como "Eu gostei muito de sair com você, mas não tenho esse tipo de interesse". É melhor dizer isso que "Eu não tenho atração por você". [6]
    • Se alguém novo na escola/faculdade ou no trabalho fizer um convite sem saber que você já é comprometido, diga "Fico grato pelo seu convite e estou gostando muito de te conhecer, mas eu já estou em um relacionamento sério com alguém".
  2. É normal querer evitar o desconforto e o desconcerto nessas situações; contudo, não diga "sim" só para deixar a pessoa mais feliz. Se você dispensá-la depois, ela vai ficar confusa. Não deixe isso acontecer. [7] Ao recusar o convite, tente:
    • Ser breve. Você tem direito de dizer "não" sem dar explicações. [8]
    • Evitar se desculpar. Você não precisa se desculpar pelo que sente, e tem direito de se expressar de forma honesta. [9]
    • Ser firme. Repita o "não" e a pessoa não entender a mensagem ou tentar fazer você mudar de ideia. [10]
  3. Não suma ou bloqueie a pessoa (nas redes ou na vida real). Isso é desrespeitoso — e, convenhamos, ninguém gosta de passar por situações assim. Dê a sua resposta assim que possível. [11]
    • Se precisar de tempo para pensar na resposta porque a situação é complicada, seja honesto com a pessoa e peça paciência.
    • Por exemplo: se estiver interessado na pessoa, mas ela for ex de um amigo seu, evite dizer "não" logo de cara. Diga algo como "Eu não sei... Gosto de você e acho que daríamos certo, mas você é ex do fulano . Preciso falar com ele antes de responder ao seu convite". [12]
  4. Mostre que é educado: recuse o convite de forma que faça a pessoa se sentir ouvida e respeitada. Assim, você vai deixar claro que é decente e maduro.
    • Escolha o momento e o local certos para recusar o convite. Por exemplo: se a pessoa convidar você para algo cara a cara, mas onde haja mais gente por perto, não diga "não" até ficarem a sós. Quando isso acontecer, diga "Muito obrigado! Por que não saímos para tomar um café e falar sobre o assunto?".
    • Escolha os seus meios de comunicação. Se a pessoa fizer o convite por mensagem de texto ou pelas redes sociais, você pode ligar para ela para dar uma resposta sincera e gentil. [13]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com a reação da pessoa

Baixe em PDF
  1. Seja compassivo e leve os sentimentos da pessoa em consideração. Preste atenção, reconheça a importância da reação dela e deixe claro que está grato pela vulnerabilidade e sinceridade que ela mostrou. [14]
    • Diga algo como "Eu sei que você deve estar magoada ou confusa. Estou grato pelo seu convite; só pessoas corajosas se manifestam assim. Nem consigo imaginar o quanto deve ser difícil".
    • Se preferir, pergunte "Do que você precisa para ficar mais confortável? Eu sei que as coisas podem ficar estranhas, já que nos vemos com tanta frequência".
  2. Se você confia ou gosta da pessoa que fez o convite, mas não quer sair com ela, tente oferecer ajuda de outras formas. Sugira opções para um possível relacionamento.
    • Diga que tem um amigo com quem ela combinaria. [15] Antes, peça a permissão desse amigo.
    • Pergunte se vocês podem ser só amigos (caso ainda não sejam).
    • Peça mais tempo, caso tenha dúvidas, não esteja em um bom momento para namorar ou possa mudar de ideia no futuro.
    • Chame-a para fazer mais coisas juntos, caso não a conheça bem, mas queira descobrir mais.
  3. Fique com o pé atrás com pessoas insistentes, que se recusem a aceitar o seu "não". Fique de olho nas reações de raiva ou nas expressões abusivas. Se algo na pessoa parecer fora do normal, ofensivo ou inadequado, faça o seguinte: [16]
    • Diga onde está para algum conhecido, caso esteja sozinho com a moça.
    • Saia da situação imediatamente e vá a um local público.
    • Bloqueie a pessoa nas redes sociais e nos sites de namoro onde tenham tido contato.
    • Evite atender às chamadas ou responder às mensagens dela.
    • Evite ficar a sós com ela no futuro.
  4. Por mais que você fique grato, a pessoa pode não lidar bem com a sua recusa e ter uma reação negativa. Isso, por sua vez, pode gerar um sentimento de culpa — "será que eu devia ter dito 'sim'?", por exemplo. Pode ser também que a moça esteja tentando causar esse sentimento em você. De qualquer forma, não se sinta mal por ser honesto e sincero quanto ao que sente. Afinal, não está se forçando a sentir nada; e, se não sentiu uma conexão amorosa com a pessoa, não dá para forçar a barra. A reação dela depende só dela , assim como a responsabilidade.
    Publicidade

Dicas

  • Se seguir os passos deste artigo e a pessoa ainda começar a agir de forma grosseira ou agressiva, afaste-se dela.
  • Se não estiver interessado na pessoa, seja educado , mas impessoal. Se for amigável demais, ela pode ficar com uma falsa esperança.
  • Pode ser que a pessoa fique magoada mesmo se você recusar o convite de forma gentil e educada. Nem todo mundo lida bem com a rejeição .
  • Algumas pessoas não conseguem aceitar um "não" com facilidade, mesmo quando ele é respeitoso.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 114 626 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade