PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Imagine só: está um dia lindo lá fora, mas você está preso em uma aula de física para lá de chata e que acabou de começar. Ou pior: você quer sair da sala porque se esqueceu de fazer algo importante e urgente. Se uma dessas circunstâncias vale para o seu caso, leia as dicas deste artigo para pensar em boas desculpas para sair de mansinho (ou na marra)!

Método 1
Método 1 de 3:

Buscando soluções rápidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Matar a aula é a estratégia que mais traz consequências, mas que dá menos trabalho na hora. Vá embora da escola quando a sineta de troca de horários tocar ou esconda-se no banheiro até o fim do dia letivo. Depois, é só fingir que nada aconteceu. Só evite os professores mais atentos!
    • Você vai ter que tomar um pouco mais de cuidado e se planejar bem se ainda está no ensino fundamental e não tem trocas de horários. Nesse caso, leia as outras dicas deste artigo.
  2. Este é o método mais comum para quem quer faltar à aula. Um bom ator consegue convencer qualquer pessoa de que está mesmo passando mal sem qualquer tipo de questionamento. Você só precisa mergulhar de cabeça no "personagem".
    • Já chegue à aula com cara de quem está passando mal: faça careta, ande devagar, coloque a mão na cabeça, como se ela estivesse doendo, e espere alguns minutos antes de conversar com o professor.
    • Pergunte se alguém tem um remédio para a sua dor. Você pode tomá-lo e fingir que não melhorou ou pedir para ligar para os seus pais e receber permissão para ir embora.
    • Use toda a sua veia artística aqui. Nenhum professor vai acreditar na sua história se você chegar à escola rindo e brincando, mas mudar de postura logo depois.
  3. Isso é comum em momentos como aulas de educação física, mas dá para fingir a qualquer hora — ainda mais se você for mesmo um bom ator.
    • No geral, é melhor chegar à escola já preparado que tentar simular uma queda ou outra coisa ridícula durante a aula. Ande mancando ou coloque as mãos na cabeça para fingir que a bateu em algum lugar.
    • Diga ao professor que você se machucou no intervalo ou em outro momento do dia. Dependendo do caso, ele vai até recomendar que a escola entre em contato com os seus pais.
  4. Eis outra estratégia com bastante potencial para colocar você em encrenca, mas que não envolve tanto planejamento: peça para ir ao banheiro, mas não volte mais.
    • Isso só dá certo com alunos que não têm fama de encrenqueiros e que se comportam bem durante a aula. Se não é o seu caso, o professor provavelmente não vai deixar você sair.
    • Se não tem medo de se constranger, chegue perto do professor com uma cara de emergência e diga que você precisa ir ao banheiro.
    • Peça para um amigo recolher os seus materiais para você não ter que voltar à cena do crime.
  5. Se decidir ficar vagando pelos corredores da escola durante a aula, você tem que fazer de tudo para não ser pego — ou as pessoas vão questionar a sua ausência da sala. O melhor sempre é ficar na espreita de qualquer um.
    • Fique escondido no banheiro, onde as chances de você ser pego são menores. Só tenha cuidado com os cheiros desagradáveis que pode acabar sentindo.
    • Fique escondido em uma parte pouco movimentada da escola. Não fique nos corredores, perto da lanchonete e muito menos na saída. Vá a um local que nem os professores frequentem.
    • Se você é maior de idade, basta sair pela catraca e passar o tempo como bem entender.
  6. Se você decidir nem ir à aula, vai acabar recebendo falta no diário. Por outro lado, se for, mas sair mais cedo, o professor decerto vai se esquecer de tirar o seu nome da lista de presença. Sendo assim, espere alguns minutos antes de pedir para sair e não voltar mais para o seu boletim não trazer um problema de frequência.
  7. Se você faltar a mais de uma aula por dia, a escola provavelmente vai entrar em contato com a sua família para saber o que houve. Por isso, fique de olho no telefone fixo de casa (ou, se possível, até no celular dos seus pais) para interceptar qualquer tentativa de conversa.
    • Pense em uma boa desculpa para o caso de ser pego em flagrante pelos seus pais ou por alguém da escola.
    • Fique atento: dependendo de onde você estuda, a escola pode tentar entrar em contato com os seus pais de outras formas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Dando desculpas legítimas

PDF download Baixe em PDF
  1. As melhores estratégias para escapar da aula sempre são as legítimas. Da próxima vez que você tiver que ir ao médico, dentista ou algo do tipo, marque para o horário da aula a que menos gosta de assistir. Depois, se necessário, é só pedir um atestado e mostrar na escola.
    • Se são os seus pais que costumam marcar os horários das suas consultas, peça para tomar conta disso sozinho. Eles vão gostar desse seu novo senso de responsabilidade.
  2. Se um professor passa tarefas e trabalhos demais, você pode usar a disciplina dele como "muleta" para faltar a uma aula de que não gosta. Dependendo do caso, dá até para convencer outros docentes a ceder o horário deles a essas tarefas, ainda mais se elas são complicadas.
    • Só tenha cuidado para não instaurar um clima pesado entre os professores sem querer. Não é todo mundo que abre mão do seu horário por um colega.
  3. Dependendo da aula, você pode até ter um motivo mais nobre para não comparecer. Diga, por exemplo, que tem que ir à biblioteca da escola pesquisar sobre um assunto urgente. O professor provavelmente vai se compadecer e ceder esse espaço de tempo para a sua nova tarefa.
  4. Se você estiver com algum problema pessoal ou não quer comparecer à aula por um motivo mais sério, converse com um terapeuta que trabalhe na escola. Não precisa ser nada muito grande — talvez a tensão do fim do período letivo, por exemplo. É para isso que esses profissionais existem.
    • Diga ao professor que você está com problemas pessoais, mas não seja específico. Converse com ele a sós antes do horário começar e peça para ir falar com o terapeuta.
    • Se você tiver que inventar uma desculpa, pelo menos pense em algo que possa ser comprovado. Nada de dizer que um parente seu morreu. Fale que está tendo um ataque de ansiedade ou coisas do tipo.
  5. Talvez seus pais sejam rígidos, mas nunca se sabe. Dependendo da situação e da sua justificativa, pode ser que eles sejam compreensivos e liguem na escola para pedir a sua liberação. Só não abuse da sorte.
    • De vez em quando, converse com os seus pais e pergunte se eles faltavam às aulas quando estudavam. Tente se familiarizar com algumas histórias legais e use-as quando for a sua vez.
    • Se você descobrir que o seu pai matava aula o tempo todo porque odiava o professor de matemática, cite esse fato, usando o seu professor como exemplo, para faltar de vez em quando. Tiro e queda.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando estratégias mais arriscadas

PDF download Baixe em PDF
  1. De manhã, logo antes da aula, force uma voz diferente da sua, ligue para a escola e diga que o seu filho (você, no caso) tem uma consulta médica. Use uma data e um horário específicos para ninguém desconfiar. Prontinho.
    • Melhor ainda: peça para outra pessoa, como um irmão ou primo mais velho, fazer a ligação.
    • A pessoa tem que conversar com um membro da equipe da escola que não conheça os seus pais, ou vai ser fácil identificar que não é a voz deles.
  2. Pegue um documento que um dos seus pais tenha escrito, imite a letra e escreva um bilhete explicando a sua ausência. Assine no final do mesmo jeito que o responsável e leve à escola.
    • Entregue o bilhete na portaria ou coordenação e peça permissão para ir embora.
    • Finja que está passando mal, ou o professor vai ficar desconfiado das suas intenções e da veracidade do bilhete.
  3. Se você precisa mesmo faltar à aula, finja que está tendo uma crise convulsiva séria. No entanto, lembre-se de que essa estratégia é arriscada e só pode ser usada em momentos de total desespero, como antes de uma prova ou apresentação de trabalho final. Faça o seguinte (por sua conta e risco):
    • Diga que está ficando "tonto" ou "fraco" logo antes de a aula começar. Comece a respirar fundo ou ofegar e vá ao banheiro antes de a sineta bater para molhar a cabeça de leve e fingir que suou.
    • Depois de um tempo, fique com um olhar vago, como se fosse desmaiar, e finja fraqueza aos poucos — da forma mais realista que conseguir.
    • Se você vai fingir que está tendo uma convulsão, caia no chão e comece a se contorcer, babar e ter espasmos.
    • Como a maioria das crises de convulsão dura só um ou dois minutos, é importante não exagerar ou começar a rir.
    • Quando você terminar, gema e arregale os olhos, como se estivesse passando mal. Diga "O que aconteceu?" quando as pessoas olharem na sua direção. A escola pode encaminhar você a um posto de saúde, mas provavelmente vai ligar para os seus pais antes.
  4. Muita gente acha que pode puxar o alarme de incêndio ou fazer coisas do tipo para se safar de compromissos, mas isso é errado tanto ética quanto legalmente. Você pode não só ser suspenso ou expulso, mas também se encrencar com a justiça. Nunca recorra a medidas tão drásticas.
    • Converse com um terapeuta se você estiver com muita dificuldade na escola e achar que precisa faltar por motivos de força maior. Ele vai ser capaz de ajudar.
    Publicidade

Dicas

  • Se você não tem muito tempo, ensaie o quanto conseguir para dar uma boa desculpa.
  • Você provavelmente vai se machucar de verdade se simular uma queda brusca.
  • Organize-se de antemão e conte com a ajuda de amigos!
  • Vá aonde você disser que vai!
  • Fique de olho se há alguém por perto quando você conseguir fugir da escola.
  • Se você matar aula com outros colegas, separe-se deles, vá ao banheiro mais próximo e espere alguns minutos.
  • Não jogue as mãos para o alto logo depois de sair da sala de aula. Continue fingindo por pelo menos alguns minutos até se afastar mesmo.
  • Se você estiver acompanhado de colegas, combine de encontrar todo mundo em algum lugar — mas saia sozinho para não levantar suspeitas!
Publicidade

Avisos

  • Seja sorrateiro para não ser pego em flagrante. Não se gabe das suas estratégias.
  • Você pode se encrencar para valer se utilizar certas estratégias listadas aqui. Às vezes, não vale a pena tentar sair da sala.
  • O professor vai desconfiar se você passar tempo demais no banheiro ou for embora de repente.
  • A escola vai entrar em contato com os seus pais se você for pego.
  • Só finja que está tendo uma convulsão se você tiver mesmo que sair da sala de aula. A equipe da escola e os seus pais podem entrar em pânico e chamar uma ambulância.
  • A melhor forma de se livrar de um castigo é se fingir de arrependido.
  • Não use as mesmas estratégias o tempo todo. Varie um pouco para não ficar óbvio.
  • Esse tipo de coisa pode arruinar a sua reputação.
  • Se você se encrencar, tenha dignidade para aceitar as suas responsabilidades.
  • Algumas das estratégias listadas aqui são questionáveis do ponto de vista ético ou moral.
  • Não acione o alarme de incêndio de brincadeira. Isso é crime.
  • Nenhum serviço de emergência vai gostar da sua "brincadeira".


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 886 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade