PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você pode até achar que ter autoconfiança é como ter olhos azuis. Ou você já nasce com isso, ou não. Se você pensar coisas deste tipo e tiver pouca autoconfiança, então está fadado a aceitar derrotas. Está na hora de pôr fim a esta ideia de que nem todas as pessoas podem ter esta qualidade e de se esforçar para mudar esta mentalidade, assim como as atitudes, a fim de ficar no caminho certo para desenvolver a fé e a crença em si mesmo que estão em falta. Se você quiser saber como ser mais autoconfiante, leia os Passos a seguir para começar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tendo a mentalidade certa

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Se você quiser ter mais autoconfiança, a primeira coisa que tem que fazer é pensar nas vantagens que já tem. Você pode achar que não tem nada de bom, que não tem nenhuma qualidade que o salve e que todos ao seu redor são de algum modo mais bonitos e mais interessantes do que você. Bem, tais pensamentos têm que ser descartados se você estiver mesmo determinado a mudar! Faça uma lista de todas as suas boas qualidades, desde ser um bom ouvinte até ter uma bela voz e talento para cantar. Essas qualidades podem não significar muito para você, mas é preciso pensar no fato de que você tem sim muitas coisas das quais pode se orgulhar.
    • Se você realmente gostar da ideia da lista, então pode até mesmo tê-la sempre à mão. Quando se lembrar de algo e pensar: "Tá certo, há mais uma coisa em que eu também sou bom...", acrescente isso à lista. Quando estiver se sentindo para baixo ou como se não tivesse nenhum valor, leia a lista para que se sinta melhor.
    • Fale com algum amigo mais próximo sobre o problema. Pergunte a ele quais são os seus pontos fortes na opinião dele. Ele pode ver alguma coisa que você jamais tenha levado em conta, porque estava bem diante dos seus olhos!
  2. É claro que o otimismo, assim como Roma, não pode ser construído em um só dia, mas isso não quer dizer que não valha a pena começar a formular uma fundação, feita de pensamentos positivos e expectativas pelo melhor. O otimismo e a confiança geralmente andam de mãos dadas, pois as pessoas que têm esperanças no futuro e esperam coisas boas tendem a pensar que as coisas boas vão acontecer com elas se forem à luta ou se tentarem o bastante. [2] Pratique vigiar seus pensamentos para ver quantos deles são negativos e se esforce para combater cada pensamento negativo com, pelo menos, três pensamentos positivos. Com um trabalho bem firme, você vai conseguir enxergar o mundo de um jeito melhor logo.
    • Na próxima vez que estiver com os seus amigos, experimente conversar sobre coisas emocionantes da sua vida ou de coisas que quer para si e você vai perceber as pessoas tendo uma reação melhor, o que vai deixá-lo mais animado.
  3. Estar preparado para qualquer situação – dentro do normal – ajuda também na questão da autoconfiaça. [3] Se houver uma prova de matemática se aproximando, é melhor que você tenha estudado por um tempo necessário para se sair bem. Se for fazer uma apresentação na frente da sala inteira, deve ter praticado o suficiente até se sentir tranquilo. Se for a uma festa, você deve se informar ao máximo sobre o evento: quem vai estar por lá, que horas vai começar e todos os outros detalhes, para que você sinta que há menos empecilhos na hora que entrar na sala. Quando for impossível se preparar totalmente para alguma situação – que é parte da graça e do mistério da vida – ter alguma noção do que você está fazendo já ajuda, com certeza.
    • Se você estiver em grupo e achar que tem algo a acrescentar, vai se sentir mais autoconfiante do que se ficar para trás, apenas ouvindo a opinião das outras pessoas. Não é preciso tagarelar o tempo todo para ajudar a construir sua autoconfiança, mas você deve falar todas as vezes que sentir que tem coisas que valham a pena dizer.
    • Você pode ter fontes para contribuir melhor nas conversas, como artigos interessantes, um telejornal ou pesquisas sobre um acontecimento atual de seu interesse. Comece a falar sobre um assunto que tenha pesquisado e veja o que acontecerá. Estar informado sobre o tema que propôs vai ajudá-lo a se sentir mais confiante durante a conversa.
    • Se você tiver algum conhecimento ou algum talento especial – qualquer coisa, desde fazer móveis até saber como escolher o sapato certo para uma ocasião – as pessoas podem pedir a sua ajuda. Você pode ir desenvolvendo a confiança quando ajudar os outros e perceber que eles têm algo a aprender com você.
  4. Você precisa se concentrar em si mesmo e no que vai fazer para alcançar as metas que deseja, em vez de ficar na espreita do seu vizinho, se perguntando por que não consegue ser tão atraente, inteligente ou autoconfiante quanto ele. Seja bondoso consigo mesmo e se concentre nos seus próprios sonhos e objetivos, tendo orgulho de si mesmo quando conseguir realizá-los.
    • Perceba que é comum idealizar a vida dos outros a partir do que se enxerga. [4] Em outras palavras, você não vê a imagem real da vida dos outros apenas por meio de interações casuais.
    • Se você começar a se comparar a alguém, pare e se concentre de novo em si mesmo. Identifique onde você obtém sucesso, felicidade e consegue melhorar a situação.
    • Pessoas com falta de confiança em si estão constantemente questionando a si mesmas e o mundo que as rodeia. Deixe menos espaço para dúvidas sobre a missão que tem pela frente.
  5. Infelizmente, é impossível se livrar de todas as pequenas coisas que o fazem se sentir mal consigo mesmo, mas você deve definitivamente fazer um esforço para se cercar de pessoas positivas e de situações onde se sinta bem. Aqui vão algumas coisas para se analisar:
    • Caso você se sinta mal com o corpo ou com a aparência em geral por estar sempre folheando revistas de celebridades ou assistindo televisão, então tente se desvincular dessas atitudes o máximo que puder.
    • Se algum amigo, membro da família ou outra pessoa importante a quem você dedica o seu tempo está fazendo você se sentir um inútil, então está na hora de questionar este relacionamento. Você pode tentar mudar usando uma forma de comunicação assertiva para interferir no mal que o outro faz a você. [5] Se o relacionamento não for ou não puder melhorar, então você pode tomar a decisão de colocar um ponto final nele, ou diminuir o tempo que passa com esta pessoa. [6]
    • Se você pratica um esporte que odeia e sente que já se esforçou o máximo que podia, mas nem assim deu certo, então pode estar na hora de encontrar um outro, que atenda melhor as suas necessidades. Isso não significa que se deva parar quando algo se torna difícil, mas que é preciso aprender a reconhecer quando algo simplesmente não é para você.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Entrando em ação

PDF download Baixe em PDF
  1. [7] Caso se tenha um problema de autoconfiança, fazer algo completamente novo e diferente provavelmente não é algo muito animador para você. Bem, é hora de ser corajoso e se aventurar fazendo algo que jamais pensou. Isso pode ser: se apresentar a um novo grupo de pessoas em uma festa, se inscrever em uma aula de dança mesmo que você seja um perna de pau, ou se dedicar a um trabalho que pareça cansativo, mas irresistível. Quanto mais você tiver o hábito de tentar fazer coisas novas, mais seguro vai se sentir, pois vai ter a sensação de que pode lidar com qualquer situação que a vida oferecer. Eis aqui alguns bons modos de se entregar ao desconhecido:
    • Comece devagar. Puxe uma conversa com alguém que você sempre vê, mas nunca fala, como o cara que senta perto de você na aula de matemática ou com o seu vizinho.
    • Planeje uma viagem a um lugar novo, mesmo que seja uma cidade a 80 quilômetros de sua casa. Pegue o hábito de visitar novos lugares e ver coisas novas.
    • Tente aprender uma nova língua. Pode ser divertido fazer algo completamente inusitado, além de ajudar a construir a autoconfiança.
  2. Assumir riscos (razoáveis) é como abraçar o desconhecido e impor-se como indivíduo. [8] Se você quiser ter mais autoconfiança, não basta tentar fazer coisas novas: é preciso estar disposto a se arriscar com algo que seja um pouco assustador ou incerto para você. Nem todo risco que se corre resulta em alguma coisa grandiosa, mas é um modo de se acostumar a dar as caras ao mundo e ver o que acontece lá fora. Correr riscos dá a sensação de que não se está confinado ao pequeno conjunto de coisas que você já conhece e às quais já está acomodado, além de mostrar que se é capaz de fazer tudo.
    • Saia da zona de conforto pelo menos uma vez por dia. Isso pode incluir conversar com a pessoa de que você gosta, ou até mesmo chamá-la para sair caso tenha coragem!
    • Se você estiver infeliz no seu trabalho, mas com medo de sair, experimente se candidatar a pelo menos uma vaga. Mesmo que nada venha a acontecer, você vai perceber que o risco que correu não foi tão apavorante assim.
    • Enfrente seus medos quando os sentir. Você não precisa pular de bungee jump se tem medo de altura, mas pode pegar um elevador até o topo de um prédio de dez andares e olhar para baixo pela janela. Você vai ver que pode superar qualquer impedimento.
  3. Manter influências positivas pode ser ainda mais benéfico para a construção da autoconfiança do que excluir as influências negativas. Ao dedicar bastante tempo a pessoas que dão apoio emocional e social sem estresse e drama, você vai se beneficiar, se sentindo mais confiante em si mesmo e lidando com as emoções com mais eficácia. [9] Crie o hábito passar o tempo com pessoas que o tratem bem, o máximo que puder.
    • Sair com pessoas autoconfiantes também pode ajudar muito. Em vez de sentir inveja delas, estude-as e pergunte a si mesmo: "O que elas têm de diferente de mim e como eu posso cultivar um modo semelhante?". Você vai acabar descobrindo que elas não são necessariamente "melhores" do que você em nada – exceto por terem uma visão positiva sobre elas mesmas.
  4. Faça algo em que seja bom – ou melhor ainda, pelo qual tenha paixão – para que se sinta mais completo e mais feliz. Assim, pode-se dar um estímulo para a confiança. Ter um hobby pode estimular a criatividade, [10] o que se colabora em outras situações, tanto no local de trabalho como nas interações sociais. Além disso, um hobby pode ajudá-lo a cultivar um apoio social que é benéfico para o bem-estar emocional. [11]
    • Não se esqueça de separar um tempo para dedicar ao hobby ou a uma atividade que o faça feliz. Isso pode ser difícil para pessoas que trabalham demais ou que têm muitos compromissos familiares, mas é importante. [12]
  5. Mantenha a cabeça erguida, com uma boa postura, para ficar a meio caminho andado de parecer e se sentir mais autoconfiante. [13] Se você ficar desleixado o tempo todo, vai dar um sinal aos outros e a si mesmo de que não está feliz com quem é e que deseja ser menor do que é. Em vez disso, mantenha as costas retas, os ombros voltados para trás e o peito para fora.
    • Também não cruze os braços no peito. Mantenha-os ao lado do corpo ou os use para gesticular. Assim, você vai parecer mais próximo e mais acessível.
    • Estabeleça um contato visual natural quando conversar com alguém. Ao olhar a pessoa nos olhos, passa-se a mensagem de que você está se sentindo confortável ao falar com ela de igual para igual e, ao mesmo tempo, que está aberto a novas ideias.
    • Além disso, o contato visual o ajuda a manter a cabeça erguida. Outra coisa que faz com que você pareça menos seguro é ficar olhando para o chão ou para os pés o tempo todo. [14]
    • Deve-se ainda caminhar com passos firmes, com segurança, em vez de arrastar os pés ou fazer corpo mole. Desse modo, você se sente e aparenta mais segurança. [15]
  6. Ao reservar algum tempo para a sua aparência a fim de demonstrar que se preocupa consigo mesmo, você vai começar a se ver de uma forma mais positiva. Se quiser ter mais autoconfiança, não deixe de cultivar hábitos de boa higiene, [16] tomar banho diariamente, pentear os cabelos e usar roupas limpas e sem vincos. [17] Se você não cuidar de sua aparência física, vai passar uma imagem a si mesmo e aos outros de que não você não acredita que merece o tempo gasto com cuidados pessoais.
    • Ao se olhar no espelho e ver uma pessoa bem cuidada, você fica muito propenso a se valorizar mais.
    • Use roupas que o façam se sentir bem consigo mesmo. [18] Ou seja, use uma roupa que tenha um bom caimento (do tamanho certo) e que dê um visual interessante, que combine com a sua personalidade.
    • Isso não quer dizer que você deva colocar uma tonelada de maquiagem ou usar roupas que o façam parecer outra pessoa. Deve-se sempre ser você mesmo – uma versão limpa e higiênica de si próprio.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Continuando a se desenvolver

PDF download Baixe em PDF
  1. [19] Pessoas autoconfiantes não obtêm um sucesso absoluto em tudo que fazem. Porém, elas aceitam as derrotas e aprendem com os erros em vez de desistir de tudo que não dá certo. Na próxima vez que você não for bem numa prova de matemática, que não for contratado após uma entrevista, ou que for rejeitado por uma paquera, não deixe que tais coisas o impeçam de se perguntar o que deu errado e o que você aprendeu com a experiência. É claro que, algumas vezes, você pode apenas ter sido vítima de má sorte, mas é importante sentir que está no controle de qualquer situação, o máximo possível, para agir melhor numa próxima vez.
    • O mantra "Tente outra vez" é verdadeiro. Pense no quanto a vida seria chata se você fosse o melhor em tudo o que fizesse. No lugar, encare as suas falhas como uma oportunidade de se testar numa próxima ocasião.
    • O importante é descobrir onde você errou e ao mesmo tempo aceitar quando algo bom acontecer apenas por acaso.
  2. [20] O exercício, por si só, não vai fazer com que você se sinta excelente tanto mental quanto fisicamente, mas o hábito de se exercitar pelo menos 30 minutos por dia, ou algumas vezes por semana, pode colocá-lo no caminho certo para ter uma ótima saúde física e emocional. O exercício libera endorfinas que fazem você se sentir bem fisiologicamente e ver o mundo de um jeito melhor, além de fornecer a seu corpo diversos benefícios. Esta é uma situação em que se ganha em todos os sentidos, mesmo porque ter a meta de se exercitar o máximo que puder enquanto se sentir confortável pode ajudar a construir a autoconfiança.
    • Você pode até mesmo usar os exercícios com uma oportunidade para sair da sua zona de conforto e experimentar algo novo. Talvez você tenha medo de fazer ioga ou uma aula de zumba, mas, depois de inscrito, vai ver que não é tão assustador como parece.
  3. Está provado que sorrir mais não só traz mais felicidade, como também faz as pessoas ao seu redor terem uma reação mais positiva a você. [21] Um sorriso no rosto, mesmo que seja a última coisa que gostaria de fazer, também pode fazer com que você se sinta mais seguro quando se aproximar de pessoas no seu dia a dia. O sorriso também convida as pessoas a se aproximarem: você pode ganhar uma nova amizade ou uma nova oportunidade apenas movendo os lábios. Não há motivo para não sorrir mais, mesmo que esteja de baixo astral!
  4. [22] Ser autoconfiante não quer dizer que é preciso ser excelente em qualquer coisinha que se faz. Porém, quer dizer que você é o tipo de pessoa que é capaz de admitir que não sabe fazer algo sozinho. Há um sentimento de orgulho e de segurança que vem de reconhecer que algo não é da nossa área e, ao pedir ajuda quando precisar, você não só vai aprender mais coisas, como também vai sentir orgulho de si mesmo por fazer o esforço de abordar alguém e pedir uma orientação.
    • Se pedir ajuda a alguém, é mais provável que esta pessoa peça algo de volta e, assim, você vai ver o quanto é necessário.
  5. [23] Se a autoconfiança estiver em falta, você pode estar preso nas ações do passado ou preocupado com o resultado das ações futuras. Viver mais o momento o ajuda a ficar em paz com o estado de coisas do presente. Assim, você fica mais feliz e relaxado, mas também pode ser um hábito difícil de cultivar. [24]
    • Aprenda a deixar as preocupações para o futuro de lado e aceitar o que aconteceu no passado para viver mais o presente. [25]
    • Pratique ioga ou meditação consciente. Elas também podem ajudar a viver no presente.
    Publicidade

Dicas

  • Esqueça os medos de não estar à altura de alguma tarefa. Lembre-se de que ninguém é perfeito. Então não tenha medo de cometer erros.
  • Você só precisa ser você mesmo. Não deixe ninguém mandar em você ou obrigá-lo a ser outra pessoa – este é o único modo de ser verdadeiramente autoconfiante.
  • Esteja ciente de todas as capacidades escondidas dentro de você. Tente sempre dar o melhor de si e descobrir quais metas deseja atingir. O sucesso é o verdadeiro segredo para a autoconfiança .
  • Caminhe com a cabeça erguida, mantenha os ombros retos e olhe sempre para frente.
  • Toda noite antes de se deitar fale coisas positivas para si mesmo.
  • Tenha bons relacionamentos com os outros. Evite ofender as pessoas, pois elas podem se virar contra você e arruinar a sua autoconfiança. Não seja mal-educado.
  • Dê o seu melhor para causar uma boa impressão nas pessoas que ainda não o conhecem na primeira vez que os encontrar.
Publicidade
  1. https://www.psychologytoday.com/blog/imagine/200812/hobbies-the-personal-path-creativity
  2. http://www.washingtonpost.com/business/capitalbusiness/career-coach-the-value-of-hobbies/2013/05/03/ffa53f2c-b294-11e2-bbf2-a6f9e9d79e19_story.html
  3. http://www.washingtonpost.com/business/capitalbusiness/career-coach-the-value-of-hobbies/2013/05/03/ffa53f2c-b294-11e2-bbf2-a6f9e9d79e19_story.html
  4. https://www.psychologytoday.com/blog/fulfillment-any-age/201206/the-ultimate-guide-body-language
  5. https://www.psychologytoday.com/blog/fulfillment-any-age/201206/the-ultimate-guide-body-language
  6. https://www.psychologytoday.com/blog/fulfillment-any-age/201206/the-ultimate-guide-body-language
  7. https://www.psychologytoday.com/blog/hide-and-seek/201205/building-confidence-and-self-esteem
  8. http://www.hygieneexpert.co.uk/importancegoodpersonalhygiene.html
  9. https://www.psychologytoday.com/blog/hide-and-seek/201205/building-confidence-and-self-esteem
  10. https://hbr.org/2011/04/strategies-for-learning-from-failure
  11. http://healthmeup.com/news-weight-loss/how-exercise-boosts-confidence/9279
  12. https://www.psychologytoday.com/blog/the-science-willpower/201208/smile-your-way-out-stress
  13. http://socialconfidencecenter.com/coaching/asking-for-help-leads-to-success/
  14. http://www.theguardian.com/science/2010/nov/11/living-moment-happier
  15. https://www.psychologytoday.com/blog/stress-remedy/200810/the-challenge-living-in-the-present
  16. http://www.theguardian.com/science/2010/nov/11/living-moment-happier

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 087 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade