O extrato da babosa é mais conhecido por suas propriedades antioxidantes e antibacterianas, sendo amplamente utilizado no tratamento de queimaduras, embora também possa ser usado no tratamento de placas bacterianas, aftas e até de constipação. [1] X Fonte de pesquisa Apesar de a pomada de babosa ser uma ótima aliada à saúde, por poder conter uma concentração alta ou baixa demais da planta, além de aditivos não tão saudáveis, o ideal é usar a própria planta fresca para uso medicinal. Além de ser mais barato, extrair a babosa fresca é mais saudável e proporcionará a você controle para usar exatamente o quanto precisa sem se preocupar com efeitos colaterais causados por produtos químicos combinados às fórmulas das pomadas vendidas em farmácias. Portanto, leia mais e venha ser mais saudável com a gente!
Passos
-
Escolha a folha certa. Antes de cortar a babosa, é preciso escolher a certa, que, neste caso, significa uma folha verde madura e saudável que já esteja com uns 20 cm há algum tempo. A babosa cresce do centro para fora, o que torna as folhas mais externas as mais antigas, maiores e mais maduras e ricas em suas propriedades. [2] X Fonte de pesquisaDICA DE ESPECIALISTAEspecialista em Saúde NaturalA Dra. Ritu Thakur é uma consultora de saúde em Delhi, Índia, com mais de 10 anos de experiência em Ayurveda, Naturopatia, Yoga e Tratamentos Holísticos. Recebeu seu diploma em Medicina em 2009 pela BU University, em Bhopai, e um título de Mestra em Saúde em 2011 pelo Apollo Institute of Health Care Management, em Hyderabad.
Comece com as folhas frescas de babosa. A Dra. Ritu Thakur, especialista em Ayurveda, orienta: “Extraia o gel das folhas frescas e intactas de babosa vendo primeiro se a parte inferior delas apresenta um fluido amarelo para ter certeza de que estão maduras. Em seguida, tire todos os espinhos e a parte verde das folhas, separando-os das partes carnudas claras e brancas do gel. Depois, bata a polpa branca no liquidificador até ela ficar líquida e sem pedaços para, então, guardar esse gel na geladeira por um bom tempo.”
-
Corte algumas folhas de babosa. Dependendo da quantidade de gel necessária, talvez você nem precise de uma planta inteira para isso. Então, corte somente as folhas mais externas da muda, na base dela, usando uma faca afiada para que a planta continue crescendo.
- Afie bem a faca para não estragar a babosa na hora de cortá-la.
-
Limpe a folha cortada. Uma substância amarelada começará a escorrer da folha assim que você cortá-la, então incline-a verticalmente em uma tigela para deixar esse fluido escorrer e use seus dedos e um pouco de água para limpar a folha de cima para baixo. [3] X Fonte de pesquisa
- Esse fluido amarelo nada mais é do que uma seiva chamada látex. [4] X Fonte de pesquisa Como ele não é o gel de babosa em si, que é mais claro e espesso, limpe a folha antes para que essa seiva não contamine o gel com suas propriedades laxativas que podem prejudicar o seu aparelho digestivo.
Publicidade
-
Corte o terço superior da folha. Devido à magreza da parte superior e pontiaguda da folha de babosa, você perderá muito tempo tentando tirar o pouco gel dessa parte, então é melhor simplesmente descartá-la de vez. [5] X Fonte de pesquisa
- Repita o enxágue da folha já feito anteriormente, mas agora para a parte superior para limpar novamente a seiva amarela.
- Dependendo do tamanho da folha, talvez seja mais fácil tirar o gel cortando a parte grossa dela em pedaços menores, seja ao longo do comprimento, da largura ou de ambas essas dimensões da folha.
-
Tire os espinhos. Antes de chegar ao núcleo de gel da folha, você precisará tirar as bordas duras de cada lado dela. Para isso, corte-as com cuidado, com o corte da faca virado para fora (ou para longe de você) para não se machucar. [6] X Fonte de pesquisa
- A folha precisa estar seca antes de cortá-la para não escorregar da sua mão e você acabar se machucando.
- Corte a parte dura da folha o mais próximo possível dos espinhos para não perder muito gel.
-
Tire as camadas superior e inferior. Coloque a folha sobre uma tábua para cortar cuidadosamente a pele da babosa (a camada externa fina e verde). Para isso, passe a faca entre ela e o gel espesso e transparente no centro e repita esse processo para a outra camada de pele. [7] X Fonte de pesquisa
- Se preferir, use um descascador de frutas em vez da faca para cortar as peles da folha. [8] X Fonte de pesquisa
-
Tire e guarde o gel. Neste ponto, só terá sobrado praticamente o gel da babosa em forma de placas, mas se ainda tiver pedaços de folhas, corte-os e sinta-se à vontade para cortar essas placas de gel também para facilitar o armazenamento delas. Antes de guardá-las, no entanto, enxágue o gel umas duas ou três vezes para tirar qualquer possível resíduo de látex dele. [9] X Fonte de pesquisa
- Use uma colher para raspar o gel que sobrar ao longo da pele da babosa.
- Guarde todo o extrato de gel em um recipiente de vidro novo, separado da água com a qual lavou a folha.
Publicidade
Avisos
- Quando aberta, a planta é bastante viscosa e, de certa forma, nojenta ao toque.
- A babosa tem um cheiro forte e distinto que pode incomodar algumas pessoas, então esteja ciente disso na hora de abrir a folha dessa planta.
Referências
- ↑ https://authoritynutrition.com/8-proven-health-benefits-of-aloe-vera/
- ↑ http://www.aloeplant.info/harvest-fresh-aloe-gel/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=BiJhB_--EQ4
- ↑ http://www.aloeplant.info/extract-aloe-vera-gel/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=BiJhB_--EQ4
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=cD4Zjcd2jrs
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=cD4Zjcd2jrs
- ↑ http://www.aloeplant.info/extract-aloe-vera-gel/
- ↑ http://www.aloeplant.info/extract-aloe-vera-gel/