Baixe em PDF Baixe em PDF

O poder do Microsoft Excel reside na capacidade de calcular e exibir os resultados de dados inseridos em suas células. Para calcular qualquer coisa no Excel, você precisa inserir fórmulas nas células, sejam elas aritméticas simples ou complicadas (envolvendo instruções condicionais e funções aninhadas, por exemplo). Todas as fórmulas do Excel usam uma sintaxe básica, a qual é descrita nos passos abaixo.

Método 1
Método 1 de 2:

Sintaxe das fórmulas do Excel

Baixe em PDF
  1. Ele informa ao Excel que a sequência de caracteres que está inserindo em uma célula é uma fórmula matemática. Ao esquecer o sinal de igual, o Excel tratará a entrada como uma simples cadeia de caracteres.
  2. Embora seja possível incluir constantes numéricas nas fórmulas, na maioria dos casos você vai usar valores inseridos em outras células (ou os resultados de outras fórmulas indicadas nessas células) nas fórmulas. Você se refere a essas células com uma referência coordenada da linha e da coluna onde a célula está. Existem vários formatos:
    • A referência coordenada mais comum é utilizar a letra ou letras que representam a coluna, seguida do número da linha da célula: A1 corresponde à célula na coluna A, linha 1. Se adicionar linhas acima ou abaixo ou colunas à esquerda ou à direita da célula referenciada, a referência será alterada para refletir a nova posição; adicionar uma linha acima da célula A1 e uma coluna à esquerda mudará a referência dela para B2 em qualquer fórmula na qual ela for referenciada.
    • Uma variação dessa referência é tornar referências de linha ou coluna absolutas (fixá-las) precedendo-as com um cifrão ($). Enquanto o nome de referência para a célula A1 mudará se uma linha for adicionada acima ou uma coluna à frente dela, a célula $A$1 sempre remeterá à célula no canto superior esquerdo da planilha; assim, em uma fórmula, a célula $A$1 poderá ter um valor diferente ou mesmo nulo na fórmula se linhas ou colunas forem inseridos na planilha (você pode tornar apenas a referência da linha ou da coluna absoluta, se desejar).
    • Outra forma de referenciar células é numericamente, no formato RxCy, em que "R" indica "linha", "C" indica "coluna" e "x" e "y" são os números de linha e coluna. A célula R5C4 neste formato seria a mesma que a célula $D$5 em formato de referência de linha e coluna absoluta. Colocar qualquer número após o "R" ou "C" torna a referência relativa ao canto superior esquerdo da página da planilha.
    • Se usar apenas um sinal de igual e uma referência de célula única em sua fórmula, o valor da célula referenciada será copiado na nova célula. Inserir a fórmula "=A2" na célula B3 vai copiar o valor inserido na célula A2 para a B3. Para copiar o valor de uma célula em uma planilha para uma célula em uma planilha diferente, inclua o nome da planilha seguido por um ponto de exclamação (!). Inserir "=Plan1!B6" na célula F7 da Plan2 exibirá o valor da célula B6 da Plan1 na célula F7 da Plan2.
  3. O Microsoft Excel pode executar todas as operações aritméticas básicas – adição, subtração, multiplicação e divisão –, bem como a potenciação. Algumas operações usam símbolos diferentes do que são utilizados ao escrever equações com a mão. A lista de operadores é dada a seguir, na ordem em que o Excel processa operações aritméticas:
    • Negação: um sinal de menos (-). Essa operação retorna o inverso aditivo do número representado pela constante numérica ou referência celular após o sinal de menos (o inverso aditivo é o valor adicionado a um número para produzir um valor nulo; é o mesmo que multiplicar o número por -1).
    • Percentual: um sinal de porcentagem (%). Essa operação retorna o equivalente decimal da percentagem da constante numérica em frente do número.
    • Potenciação: um acento circunflexo (^). Essa operação eleva o número representado pela célula de referência ou constante na frente do circunflexo à potência do número após o acento circunflexo.
    • Multiplicação: um asterisco (*). Um asterisco é usado na multiplicação para evitar confusão com a letra "x".
    • Divisão: uma barra (/). A multiplicação e a divisão têm a mesma precedência e são realizadas da esquerda para a direita.
    • Adição: um sinal de mais (+).
    • Subtração: um sinal de menos (-). A adição e a subtração têm a mesma precedência e são realizadas a partir da esquerda para a direita.
  4. Você vai usar operadores de comparação na maioria das vezes em fórmulas com a função SE. Você inserirá a célula de referência, constante numérica ou função que retorna um valor numérico de cada lado do operador de comparação. Os operadores de comparação são listados abaixo:
    • Igual a: um sinal de igual (=).
    • Não é igual a (<>).
    • Menor que (<).
    • Menor ou igual a (<=).
    • Maior que (>).
    • Maior ou igual a (>=).
  5. A união de cadeias de texto (strings) em uma única sequência é chamada de concatenação, e o “&” é conhecido como um operador de texto quando usado para unir strings em fórmulas do Excel. Você pode usá-lo com cadeias de texto, referências de células ou ambos; digitar "= A1&B2" na célula C3 resultará em "BATMAN" quando "BAT" for inserido na célula A1 e "MAN" na célula B2.
  6. Você vai usar intervalos na maioria das vezes com funções como a SOMA, que encontra a soma de um intervalo de células. O Excel utiliza três operadores de referência:
    • Operador de intervalos: dois pontos (:). O operador de intervalos corresponde a todas as células de um intervalo, começando com a célula referenciada na frente dos dois pontos e terminando com a célula após os dois pontos. Todas as células estão geralmente na mesma linha ou coluna; "=SOMA(B6:B12)" mostra o resultado de adicionar a coluna de células de B6 a B12, enquanto "=MÉDIA(B6:F6)" apresenta a média dos números na linha de células de B6 até F6.
    • Operador de união: a vírgula (,). O operador de união inclui tanto as células ou intervalos de células nomeados antes da vírgula e aqueles após ela; "=SOMA(B6:B12, C6:C12)" soma o conjunto das células de B6 a B12 e de C6 a C12.
    • Operador de intersecção: um espaço ( ). O operador de intersecção identifica células comuns a dois ou mais intervalos; listar os intervalos de células "=B5:D5 C4:C6" resultará no valor da célula C5, que é comum a ambos os intervalos.
  7. Os parênteses têm funções no Excel: identificar os argumentos de funções e especificar uma ordem das operações diferente da normal.
    • Funções são fórmulas pré-definidas. Algumas – como o SEN, COS ou TAN – têm um único argumento, enquanto outras, como SE, SOMA ou MÉDIA, podem ter vários argumentos. Múltiplos argumentos dentro de uma função são separados por vírgulas, como em "=SE (A4>=0, "positivo", "negativo")" para a função SE. As funções podem ser aninhadas dentro de outras funções até 64 níveis de profundidade.
    • Em fórmulas de operação matemática, as operações entre parênteses são realizadas antes das que estão fora deles: em "=A4+B4*C4", B4 é multiplicado por C4 antes e A4 é somado ao resultado, mas em "=(A4+B4)*C4", A4 e B4 são somados em primeiro lugar, depois o resultado é multiplicado pela C4. Parênteses nas operações podem ser encaixados uns dentro dos outros; a operação no conjunto de parênteses mais interno será executada em primeiro lugar.
    • Se estiver aninhando parênteses em operações matemáticas ou em funções aninhadas, sempre verifique se há o mesmo número de parênteses abertos e fechados na fórmula, ou você receberá uma mensagem de erro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Inserindo fórmulas

Baixe em PDF
  1. A barra de fórmulas está localizada acima das linhas e colunas de células e abaixo da barra de menus.
  2. Dependendo da estrutura da sua fórmula, você pode precisar digitar vários parênteses abertos.
  3. 4
    Crie uma referência de célula. Você pode fazer isso de uma entre várias maneiras: Digite a referência da célula manualmente. Selecione uma célula ou intervalo de células na página atual da planilha. Selecione uma célula ou intervalo de células em outra página da planilha. Selecione uma célula ou intervalo de células em uma página de uma planilha diferente.
  4. Para a maioria das fórmulas, você usará um operador matemático ou um dos operadores de referência.
  5. Publicidade

Dicas

  • Quando começar a trabalhar com fórmulas complexas, pode ser útil escrever a fórmula em um papel antes de inseri-la no Excel. Se a fórmula parecer muito complexa para entrar em uma única célula, você pode dividi-la em várias partes, inseri-las em várias células e usar uma fórmula simples em outra célula para combinar os resultados das partes individuais da fórmula.
  • O Microsoft Excel oferece assistência na digitação de fórmulas com o AutoCompletar Fórmula, uma lista dinâmica de funções, argumentos ou outras possibilidades que aparece depois que você digita o sinal de igual e os primeiros caracteres de sua fórmula. Pressione a tecla "Tab" ou clique duas vezes em um item na lista dinâmica para inseri-lo na fórmula; se o item for uma função, será solicitada a introdução dos seus argumentos. Você pode ativar ou desativar esse recurso selecionando "Fórmulas" na caixa de diálogo "Opções do Excel" e marcando ou desmarcando a caixa "AutoCompletar Fórmula" (é possível acessar esta caixa de diálogo em "Opções" no menu "Ferramentas" no Excel 2003, a partir do botão "Opções do Excel" no menu do botão "Arquivo" no Excel 2007 e selecionando "Opções" na guia "Arquivo" do Excel 2010).
  • Ao renomear as páginas em uma planilha de várias páginas, adote a prática de não usar espaços no novo nome. O Excel não irá reconhecer os espaços nos nomes das páginas em referências de fórmulas (você também pode contornar este problema substituindo um sublinhado pelo espaço no nome da folha quando usá-la em uma fórmula).
Publicidade

Avisos

  • Não inclua formatações como vírgulas ou cifrões em números ao introduzi-los em fórmulas, porque o Excel reconhece vírgulas como separadores de argumentos e operadores de uniões e cifrões como indicadores de referência absolutos.
Publicidade

Referências

  1. http://office.microsoft.com/en-us/excel-help/create-a-formula-HP010081867.aspx
  2. http://office.microsoft.com/en-us/excel-help/overview-of-formulas-HP010081865.aspx
  3. Use Formula AutoComplete," Excel 2007 help file, Microsoft Corporation.
  4. Rodney Ruff, Omaha, NE; Microsoft Excel user (Excel 2007 on laptop, Excel 2010 on desktop)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 933 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade