PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Edema é outro termo para inchaço, e geralmente ocorre nas pernas quando o fluido não é drenado adequadamente. Na maioria dos casos, essa é uma condição inofensiva que pode ser facilmente controlada. Se você notou inchaço nos pés, tornozelos ou canelas e sua pele parece estar mais esticada do que o normal, tente alguns tratamentos caseiros para drenar o fluido das pernas. Se a condição não melhorar, seu médico pode ajudar você a superar a condição.

Método 1
Método 1 de 3:

Reduzindo o inchaço em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos casos de edema ocorre quando você fica sedentário por longos períodos de tempo, fazendo com que os fluidos se acumulem nas pernas. Tente se levantar e fazer algumas caminhadas curtas ou exercícios aeróbicos leves em casa para que os fluidos circulem para fora das pernas. Em muitos casos, isso elimina o edema sem maiores problemas. [1]
    • O inchaço pode ocorrer depois que você ficar parado por muito tempo, como durante uma viagem de avião. Se você tiver edema depois de algo assim, tente caminhar um pouco para que o fluido seja drenado das pernas.
    • Se você não tem mobilidade, tente simplesmente ficar de pé e caminhar no lugar algumas vezes durante o dia. Mesmo esse pequeno movimento pode ajudar.
  2. Isso drena os fluidos das pernas e reduz o inchaço. Se você estiver sentado no sofá, tente se recostar e colocar alguns travesseiros sob os pés ou apoiá-los em um apoio de braço. Fique nessa posição sempre que você se sentar para drenar mais fluidos. [2]
    • Elevar as pernas enquanto você dorme também ajuda muito. Coloque alguns travesseiros sob os pés ou eleve um pouco o pé da cama com blocos de madeira ou livros grossos.
  3. Deite-se de costas com as pernas elevadas para ajudar a drenar o fluido. Em seguida, aplique uma pressão firme nas pernas, começando pelos tornozelos. Massageie a perna em direção ao corpo para empurrar o fluido para fora. Faça isso em cada perna de 2 a 3 vezes por dia para melhorar a circulação. [3]
    • Tenha cuidado se você tiver bolhas ou escoriações nas pernas. O edema pode tornar a pele mais suscetível a lesões, portanto, faça uma leve pressão sobre os pontos lesionados.
    • Use uma pressão mais leve se você sentir dor ao pressionar. A massagem não deve ser dolorosa.
  4. Como a pele pode estar mais frágil com o edema e a circulação é ruim, você fica mais suscetível a lesões e infecções. Mantenha suas pernas limpas e secas. Lave-as com água morna e sabão suave, seja no chuveiro ou com uma esponja. Em seguida, seque-as com uma toalha limpa. [4]
    • Aplicar um hidratante suave e sem perfume após a lavagem pode evitar que a pele fique ressecada e rachada.
    • Use uma esponja macia e não esfregue suas pernas com força. Sua pele está mais fraca e pode se romper.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mudanças no estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você sofre de edema regularmente, mudar para uma dieta com pouco sal pode ajudar. Verifique todos os rótulos nutricionais e consuma produtos com baixo teor de sal. Coma o máximo possível de frutas frescas, vegetais e carnes magras para substituir os alimentos processados com alto teor de sal. [5]
    • As sugestões comuns para uma dieta com pouco sal variam de 1.500 a 2.300 mg de sal por dia. Converse com seu médico sobre a faixa ideal para você. [6]
    • Tente cortar os alimentos processados e reduzir a quantidade que você come em restaurantes. Esses alimentos geralmente estão repletos de sal. Os alimentos que vêm em latas também costumam ser muito ricos em sal.
    • Substitua o sal por outros temperos quando você cozinhar em casa. Certos tipos de pimenta e outros temperos podem manter a comida com um sabor delicioso e, ao mesmo tempo, reduzir a ingestão de sal.
  2. Embora adicionar mais líquidos à sua dieta possa parecer contraproducente, na verdade isso ajuda a prevenir o edema. Os fluidos corporais não circulam bem quando você está desidratado, portanto, certifique-se de beber bastante água. Beba pelo menos 8 a 10 copos diariamente para evitar mais inchaço. [7]
    • Beber de 8 a 10 copos é apenas uma orientação, e você provavelmente precisará de mais se fizer exercícios ou se o clima estiver quente. Sempre beba o suficiente para que você não sinta sede e para fazer sua urina ter uma cor amarela clara.
    • Você também pode tomar sucos ou outras bebidas, mas tente limitar o número de bebidas açucaradas. O melhor é beber água pura ou água com gás.
  3. O excesso de peso diminui a circulação do corpo e pode causar edema. Se você estiver acima do peso, converse com seu médico para saber qual é o peso ideal para você. Em seguida, faça exercícios e alimente-se corretamente para perder peso se você precisar, e manter esse novo peso. [8]
    • Muitas das medidas que você tomará para perder peso também ajudarão a evitar mais edema. Comer de forma saudável, beber bastante líquido e manter-se ativo ajudam você a perder peso e a manter os fluidos corporais circulando adequadamente.
  4. As meias de compressão aplicam uma leve pressão nas pernas, pressionando para fora os fluidos que possam estar se acumulando. Tente comprar um par em uma loja de artigos médicos e usá-lo todos os dias para evitar outro episódio de edema. [9]
    • Você também pode usar meias de compressão para varizes para ajudar o sangue a fluir por todo o corpo, em vez de se acumular nos pés.
    • As meias de compressão geralmente só são usadas quando o inchaço já diminuiu, portanto, não as use enquanto você estiver com edema, a menos que seu médico diga para fazê-lo.
    • Se você tiver tendência a edema, coloque as meias de compressão antes de saber que ficará parado por muito tempo, como em um voo.
    • Tenha cuidado se você estiver usando meias de compressão e tiver edema decorrente de insuficiência cardíaca, pois elas podem aumentar o volume de sangue no peito e causar insuficiência cardíaca aguda.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Procurando atendimento médico

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora muitos casos de edema desapareçam por conta própria, alguns outros têm origem em um problema médico subjacente e não desaparecem. Se você tentou remédios caseiros por alguns dias, ligue para o seu médico e faça um exame. O médico pode fornecer o tratamento necessário para reduzir o inchaço, deixando você como novo depois. [10]
    • Se o inchaço nas pernas vier acompanhado de dores no peito ou falta de ar, procure ajuda médica de emergência imediatamente. Isso pode ser uma condição séria.

    Atenção: se você tiver inchaço em um lado da perna, procure atendimento médico imediato para ter certeza de que não está com trombose venosa profunda, que é um coágulo de sangue no fundo do corpo.

  2. Os diuréticos fazem você urinar com mais frequência e drenam os fluidos do corpo. Esse é o tratamento mais comum para o edema se você souber a causa subjacente e, provavelmente, o que o médico prescreverá. Siga as instruções de seu médico e tome a medicação corretamente. [11]
    • Os diuréticos vêm em forma de pílula ou intravenosa. O médico pode dar a você uma dose inicial por via intravenosa e, em seguida, enviá-lo para casa com uma receita de comprimido.
    • Evite usar diuréticos apenas para o inchaço das pernas, pois isso pode reduzir a pressão arterial e levar à hipotensão e a alterações eletrolíticas.
    • Sempre é possível que seu médico queira experimentar alguns remédios caseiros, como a elevação, antes de dar a você medicamentos. Não se surpreenda se ele mandar você para casa para tentar esses remédios primeiro. Mantenha seu médico informado sobre se esses remédios estão funcionando ou não.
  3. Alguns medicamentos também podem causar edema. Durante a consulta, você será questionado sobre seu histórico médico e perguntará sobre todos os medicamentos que está tomando. Se algum deles estiver associado a edema, o médico provavelmente mudará você para um medicamento diferente e verá se isso ajuda. [12]
    • Alguns medicamentos conhecidos por causar edema são antidepressivos, medicamentos para pressão arterial que são bloqueadores dos canais de cálcio como a amlodipina, hormônios como testosterona e estrogênio e esteroides como a prednisona.
    • Nunca pare de tomar qualquer medicamento a menos que seu médico diga a você para fazê-lo.
  4. Em alguns casos, o edema é um efeito colateral de um problema de saúde diferente. Se você sofre de um problema subjacente, siga todas as instruções do seu médico sobre o tratamento dessa condição, incluindo tomar os medicamentos corretamente, seguir uma dieta específica ou fazer exercícios. [13]
    • As condições que comumente causam edema são problemas renais ou hepáticos, insuficiência cardíaca congestiva, cirrose e distúrbios autoimunes.
    Publicidade

Avisos

  • Se você se sentou recentemente por um longo período de tempo e o inchaço veio acompanhado de uma dor aguda nas pernas, procure atendimento médico de emergência. Você pode estar sofrendo de trombose venosa profunda.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 766 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade