PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você se esqueceu da combinação de um cofre, recorrer a um chaveiro profissional pode sair caro; do mesmo modo, tentar arrombar o equipamento pode estragar tanto as ferramentas usadas no processo quanto o cofre em si. Descobrir a combinação por conta própria exige muita paciência e um grande esforço, mas você será recompensado com uma carteira cheia de dinheiro, um cofre em perfeito estado e uma sensação de satisfação. Os Passos detalhados deste artigo também podem dar informações interessantes a escritores de ficção que queiram incluir esse componente em seus trabalhos. Leia todos os Passos abaixo para descobrir mais (abrindo um cofre sobre o qual você tenha autoridade ou que seja ficcional)!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Entendendo como funciona a combinação de um cofre

PDF download Baixe em PDF
  1. Na parte dianteira de um cofre, há um botão circular que pode ser girado. Há números nessa circunferência, os quais geralmente começam no zero (na parte superior) e progridem em sentido horário. Além de arrombar fisicamente um cofre (algo muito difícil), inserir uma série de números de modo correto é o único modo de abrir o equipamento.
  2. Essa peça é um cilindro pequeno e simples que fica preso ao disco de combinação. Quando o disco é girado, o eixo também gira.
    • O eixo e outras peças não são visíveis quando a porta do cofre está aberta.
  3. O came é um objeto circular que fica enroscado na ponta do eixo (oposta ao disco de combinação) e gira junto a ele. [1]
    • Um pequeno pino de acionamento , que se destaca do came, serve para fazer com que as rodas girem (leia o Passo abaixo).
  4. Também chamados de discos [2] , esses objetos circulares envolvem o eixo, mas não são presos a ele. Para que elas girem, devem entrar em contato com o pino de acionamento.
    • Um disco tem uma roda para cada número de sua combinação (geralmente, entre 2 e 6). Por exemplo: um disco com uma combinação de 3 números (como 25-7-14) apresenta três rodas.
    • Para abrir um cofre, é importante saber quantas rodas ele tem, embora haja maneiras de descobrir esse número sem saber a combinação (continue lendo o artigo).
    • Pequenas abas da roda, chamadas de volantes , entram em contato com o pino de acionamento ou com a roda seguinte, fazendo com que as peças girem. Não é necessário memorizar esse termo para este guia; basta que você saiba que o came de acionamento entra em contato com as rodas para fazer com que elas girem.
  5. Essa alavanca é um pequeno bastão que fica logo acima das rodas. [3] Ela não evita que essas rodas girem. A peça é conectada a um mecanismo responsável por manter o cofre fechado. Desde que ela fique imóvel, o cofre estará trancado.
    • Textos mais antigos podem se referir a essa peça usando outros termos, como lingueta . [4] No entanto, essas outras denominações são obsoletas.
  6. Cada roda tem um entalhe em um ponto de sua circunferência. Quando cada roda é girada de modo que os entalhes fiquem por cima, a alavanca "cai" sobre eles. Ela se movimenta e, assim, o mecanismo da porta é destrancado.
    • Você deve entender o porquê há uma roda para cada número da combinação. Quando você insere o primeiro número da combinação, a primeira roda é girada a uma posição que deixa o entalhe logo abaixo da alavanca. Depois, você inverte a direção do giro para soltar essa roda e girar a próxima.
    • O came de acionamento também tem um entalhe, mas por motivos diferentes. Seu propósito não é importante para este guia, mas se lembre de que ele vai "clicar" toda vez que passar pela alavanca (a parte que fica fixa, presa à alavanca em si).
    • Eis uma informação adicional, para os curiosos: quando a alavanca cai e solta o mecanismo de trava, o entalhe do came se prende ao pino, bloqueando a porta do cofre fisicamente e tirando-a do eixo. [5]
  7. Se já souber quantos números tem a combinação, pule para a seção chamada "Testando os números". Caso contrário, continue lendo para aprender a descobrir a extensão dessa combinação.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Descobrindo a extensão da combinação

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso o reiniciará, liberando todas as rodas.
  2. Acredite ou não, esse truque — exibido em tantos filmes de Hollywood — realmente é usado por chaveiros profissionais. Colocar as olivas do estetoscópio em ambos os ouvidos e a campânula contra a parede do cofre amplificará os sons reproduzidos.
    • O mecanismo ao qual você quer escutar fica diretamente atrás do disco de combinação. No entanto, não é possível colocar o estetoscópio diretamente sobre ele — afinal, você terá de girá-lo. Tente levar o equipamento médico a pontos diferentes e adjacentes ao disco, conforme o gira, até encontrar o local com o melhor som.
    • Os cofres de metal ecoam os sons e facilitam a audição. Eles são uma boa opção para pessoas que queiram desenvolver esse passatempo.
  3. Gire a peça lentamente e esteja pronto para anotar as suas posições. [6]
    • Cada clique será mais fraco do que o outro, já que o entalhe produzindo o som ficará inclinado para um lado.
    • Você tentará ouvir o som que o entalhe do came de acionamento produz quando é passado por baixo da alavanca. [7] Consulte a seção 1 deste artigo. Cada lado do entalhe "clicará" quando a alavanca passar.
    • O ponto de contato do came de acionamento é a área do disco que fica entre esses dois cliques.
  4. Gire-o em sentido horário, ouvindo novamente, enquanto gira a peça mais uma vez em sentido anti-horário.
    • Os cliques podem ser obstruídos por outros sons. Repita o processo mais duas ou três vezes e confirme os dois cliques próximos em uma mesma região do disco de combinação.
  5. Quando você localizar os dois cliques (o ponto de contato ), leva o disco ao ponto que fica a 180 ° desse local, exatamente oposto à parte dianteira do disco em si. [8]
    • Esse processo pode ser chamado de estacionar as rodas . Você as colocou em seus devidos lugares e, agora, pode contá-las enquanto as "recolhe" girando o disco.
  6. Avance lentamente e preste muita atenção a cada vez que você passar o ponto em que "estacionou" as rodas.
    • Lembre-se de ouvir bem quando passar desse ponto, que fica a 180 ° do "ponto de contato" encontrado anteriormente.
    • Na primeira vez que passar dessa posição, você ouvirá um clique, pois uma roda estará em posição e começará a girar com o came de acionamento.
    • Nas vezes seguintes, você só ouvirá um clique se uma roda adicional precisar ser "recolhida".
  7. Só conte os cliques audíveis na região do "estacionamento".
    • Se você ouvir muitos cliques — ou percebê-los na posição errada —, pode ter cometido um erro ao "estacionar" as rodas. Volte ao início desta seção e tente de novo, reiniciando o disco completamente após alguns giros.
    • Se ainda assim passar pelo mesmo problema, o cofre que você está usando pode ter alguma tecnologia que o proteja de arrombamentos. Nesse caso, pode ser necessário entrar em contato com um chaveiro profissional.
  8. Esse será o número de rodas do disco de combinação.
    • Cada roda corresponde ao número da combinação; assim, agora você saberá quantos números precisará inserir.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Buscando os números da combinação

PDF download Baixe em PDF
  1. . Você deverá anotar várias informações para abrir um cofre. Usar gráficos de linha facilitará o processo, já que o formato ajudará você a encontrar os dados necessários.
  2. O eixo "X" de cada gráfico deve ir de zero ao maior número do disco de combinação, com espaço suficiente para que você anote pontos que tenham uma distância de três números ou menos. O eixo "Y" só precisa ter uma extensão onde possa anotar cinco números, mas você pode deixá-lo em branco por enquanto.
    • Nomeie o eixo "X" de um dos gráficos como "Posição inicial" e o eixo "Y" como "Ponto de contato da esquerda".
    • Nomeie o eixo "X" do segundo gráfico como "Posição inicial" e o eixo "Y" como "Ponto de contato da direita".
  3. Gire o disco várias vezes em sentido horário para liberar as rodas; depois, volte-o à posição inicial (zero).
  4. Você tentará encontrar os pontos de contato em que o came de acionamento se conecta à roda (consulte a seção 1 deste artigo).
  5. Anote o número exato em que ouviu cada clique. Você terá de separar os pontos — o que, geralmente, acontece por uma diferença de alguns números.
  6. No gráfico de nome "ponto de contato da esquerda", faça uma anotação em "X" = zero (o número no qual o disco estava no início). O valor "Y" será o número do disco em que você ouviu o primeiro clique.
    • Do mesmo modo, no gráfico de nome "Ponto de contato da direita", faça uma anotação em "X" = zero e um valor "Y" onde você ouviu o primeiro clique.
    • Agora, você poderá dar nomes aos eixos "Y". Deixe espaço suficiente no gráfico para anotar cinco números de cada lado do valor "Y" que você acabou de escrever.
  7. Gire o disco em sentido horário algumas vezes e coloque-o três números além de zero.
    • Esse novo número será o próximo valor "X" a ser anotado.
  8. Encontre os novos valores "Y" do primeiro e do segundo cliques quando começar nesse ponto. Eles devem estar próximos ao local em que você os ouviu da última vez.
    • Quando você anotar o segundo ponto, reinicie o disco mais uma vez e leve-o a um ponto três números depois do zero em sentido anti-horário.
  9. Quando você tiver mapeado todo o disco (em intervalos de três) e voltado à posição inicial, poderá parar de fazer testes.
  10. Em certos pontos do eixo "X", a diferença entre os valores dos pontos de contato da esquerda e da direita (o eixo "Y") será menor. [9]
    • Será mais fácil entender isso se você posicionar um gráfico sobre o outro e encontrar, literalmente, os pontos em que eles mais se aproximam.
    • Cada um desses pontos corresponderá a um número correto da combinação.
    • Você deve saber quantos números a combinação possui — seja porque já tenha usado esse cofre antes ou porque tenha seguido as instruções da seção 2 deste artigo.
    • Se o número de pontos de encontro dos gráficos não for o mesmo que os números da combinação, crie um novo gráfico e veja quais pontos se mantêm próximos de modo consistente.
  11. Se os valores "Y" em ambos os gráficos ficarem mito próximos quando "X" for igual a 3, 42 e 66, anote esses números.
    • Se você seguir os passos acima com sucesso, esses números deverão ser usados na combinação — ou, pelo menos, aumentarão as chances de o processo funcionar.
    • Lembre-se de que você não sabe a sequência certa desses números. Continue lendo o artigo para fazer testes e obter dicas adicionais.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Testando os resultados

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você tiver anotado os números 3, 42 e 66 após a seção anterior, teste as combinações (3, 42, 66), (3, 66, 42), (42, 3, 66), (42, 66, 3), (66, 42, 3) e (66, 3, 42). Uma delas deverá abrir o cofre.
    • Lembre-se de tentar puxar a porta do cofre após cada combinação! Não se esqueça disso e jamais avance para a próxima sequência de números antes de verificar se a sequência atual funcionou.
    • Lembre-se de reiniciar o disco entre cada tentativa, girando-o várias vezes.
    • Se o disco tiver mais de duas ou três rodas, você provavelmente deverá anotar cada combinação de antemão e descartá-las conforme avança.
  2. A maioria dos cofres permite uma margem de erro de um ou dois minutos enquanto você experimenta as sequências — e é por isso que você só precisará testar cada terceiro número das combinações. É possível que seu cofre seja mais exato, principalmente se ele tiver sido mais caro.
    • Por exemplo: se os dígitos anotados forem 3, 42 e 66, você deverá tentar usar todas as combinações de [2, 3, ou 4] + [41, 42, ou 43] + [65, 66, ou 67]. Não se confunda e comece a testar sequências como (41, 42, 65); cada uma delas deverá conter exatamente um número de cada trio entre colchetes.
    • Essa opção só é prática para combinações de três dígitos ou menos (que exijam um máximo de 162 tentativas). Para combinações de quatro dígitos, esse número máximo saltará para 1.944. Ainda assim, o processo é muito mais rápido do que tentar usar todas as combinações possíveis, mesmo que faça você perder tempo se cometer algum erro.
  3. Abrir um cofre sem a combinação exige muita paciência e muito esforço! Se necessário, consulte as seções anteriores novamente.
    • Deixe os gráficos e as anotações ao alcance da mão. Se a nova tentativa de abrir o cofre produzir os mesmos resultados parciais (por exemplo: dois dos três números forem iguais a tentativas anteriores), é muito provável que eles estejam corretos.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Estetoscópio
  • Papel quadriculado e lápis
  • Algumas horas

Dicas

  • Se possível, tente encontrar um modelo do cofre. Saber exatamente como um equipamento foi construído pode ser muito útil se você precisar usar métodos mais radicais (leia a seção Avisos).
Publicidade

Avisos

  • Não use explosivos para tentar abrir o cofre. Mesmo que você seja bem-sucedido, vai destruir o conteúdo.
  • Arrombar a porta de um cofre de qualidade com um pé de cabra vai exigir uma força absurda, além de muito tempo. [10] Ademais, tentar arrombar somente as dobradiças não será suficiente. [11]
  • Usar uma serra circular ou um maçarico de oxiacetileno podem exigir muito tempo. Os cofres mais avançados são feitos de materiais de qualidade maior, contêm escudos de cobre que dissipam o calor ou até têm "armadilhas" escondidas para evitar possíveis invasores. [12]
  • Quanto mais seguro e moderno for um cofre, mais será provável que ele inclua barreiras adicionais contra invasões, como entalhes falsos para produzir cliques que enganem os invasores. Se você transformar essa atividade em um hobby, comece com um cofre antigo ou um equipamento moderno, mas barato. [13]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 261 546 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade