PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora as tarântulas não precisem comer com tanta frequência, não quer dizer que é fácil cuidar delas — afinal, esses animais gostam de comer as presas ainda vivas. Sendo assim, você precisa montar um terrário de grilos além de suprir as necessidades da aranha em si. De resto, troque a água dela com frequência e tire todos os restos de comida do terrário no fim de cada dia.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Comprando grilos e acessórios para alimentar a tarântula

PDF download Baixe em PDF
  1. Os grilos estão entre as presas preferidas das tarântulas, já que todas elas são insetívoras. Dependendo do seu animal, você pode dar gafanhotos, mariposas, moscas, baratas e bichos-da-farinha vivos a ele. Algumas espécies também comem minhocas, enquanto as maiores devoram até roedores, lagartos e cobras. [1]
    • Compre grilos vivos em pet shops ou pela internet. No geral, eles são vendidos por quantidade ou peso.
  2. O ideal é que cada presa tenha metade do comprimento da perna da tarântula ou seja um pouco menor que o corpo dela inteiro. Embora aranhas tropicais prefiram presas maiores, a maioria das espécies opta por criaturas de proporções inferiores em função da facilidade de consumo.
    • Por exemplo: se a sua tarântula tem cerca de quatro semanas de vida e 5 cm de perna e 2,5 de corpo, dê a ela um grilo que tenha 2 cm.
    • Filhotes de tarântula também gostam de comer insetos mortos. Se os grilos estiverem grandes demais, você pode cortar o corpo deles em partes.
    • Se os insetos também forem pequenos, mas a sua tarântula for grande, experimente dar até quatro presas de cada vez a ela. Por outro lado, isso cria o risco de estressar a aranha — e talvez seja melhor optar por uma única presa (ou, pelo menos, um inseto maior).
  3. Compre uma caixa de plástico grande com tampa. Ela deve ser funda, com cerca de 35 cm, para evitar que os grilos pulem e fujam quando você abrir a estrutura. Faça cerca de 200 buraquinhos na tampa e no aro da caixa usando um ferro de solda ou outro objeto pontiagudo.
    • A alta umidade é capaz de matar os grilos. Coloque a caixa em um lugar seco e não exagere na quantidade de insetos. De maneira geral, crie no máximo mil grilos em uma caixa com 45 x 35 cm.
    • Coloque uma caixa de ovos e alguns rolos de papel higiênico no terrário para os grilos escalarem e se esconderem. Assim, eles não vão ocupar o mesmo espaço e gerar calor e umidade.
    • Quando você quiser capturar grilos para dar à tarântula, coloque uma sacola plástica dentro do terrário e chacoalhe o rolo de papel higiênico ou a caixa de ovos na boca dela até alguns deles caírem.
  4. Todos os nutrientes que a tarântula ingere vêm do que ela come. Sendo assim, um grilo devidamente alimentado é muito melhor para a saúde do que um inseto descuidado. Ponha uma tigela com aveia seca ou ração e suplemento para insetos dentro do terrário. Coloque esses produtos de um lado só da caixa, o que reduz o risco de o material ficar contaminado ou embolorar.
    • Coloque uma cenoura inteira no terrário. Os grilos vão se hidratar e ingerir nutrientes a partir dela. Por outro lado, recolha-a se ela começar a se decompor ou embolorar.
    • Grilos também comem hortaliças, como brócolis, couve-galega e repolho, além de batatas e ração para peixe e para répteis. [2]
    • Molhe alguns chumaços de algodão, coloque-os em uma tampa de pote de conserva e leve ao terrário. Os grilos vão conseguir beber água sem se afogar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Alimentando a tarântula

PDF download Baixe em PDF
  1. O melhor jeito de alimentar a tarântula é colocar o inseto (ou outra criatura viva) no terrário, de modo que ela consiga comer em um ritmo próprio. Caso a presa seja muito pequena para uma refeição completa, ponha mais de uma na estrutura. A tarântula pode atacar todas em sequência, formando uma espécie de bolo alimentar com a teia, e comer logo em seguida.
    • Quando os insetos são muito pequenos, alguns donos de tarântulas preferem colocar um de cada vez no terrário ao longo dos dias. Assim, não existe o risco de a aranha ficar estressada ou irritada por não conseguir capturar a presa.
    • Se você tiver colocado uma presa grande na gaiola e estiver com medo de ela atacar a tarântula, fique de olho e tire esse outro animal de perto se notar algum sinal errado.
  2. Filhotes de tarântula costumam caçar alimento com frequência, mas perdem esse hábito na fase adulta. De qualquer forma, a maioria delas não reconhece o alimento quando ele não se mexe. Se você achar que isso está acontecendo com o seu pet, cutuque o inseto (ou outra criatura) de leve e veja se ele tem alguma reação.
    • Caso você queira convencer a tarântula a comer um inseto que está morto ou parado, como um roedor pequeno, também dá para balançá-lo na ponta de um cordão para simular movimentos.
  3. Pegue uma tigela rasa, com menos de 2,5 cm de altura, e coloque 1,5 cm de água nela todos os dias. O líquido só deve ser fundo o bastante para a tarântula mergulhar as quelíceras (as "presas" do aracnídeo). Você pode comprar o material no pet shop ou usar uma tampa de pote de conserva. [3]
    • Reponha a água todos os dias, além de trocar a própria tigela se ela embolorar ou enferrujar.
    • As tarântulas não costumam beber água, mas ainda assim é bom você colocar a tigela por perto para criar um pouco de umidade no ambiente.
    • Tarântulas tropicais que são criadas em cativeiros secos precisam de mais umidade que o normal. Se for o caso da sua, borrife água no terrário a cada dois ou três dias. De todo jeito, familiarize-se melhor com a espécie.
    • Não compre esponjas ou "gel de grilo". Alguns pet shops vendem esses produtos, mas eles não deixam a tarântula mais hidratada. E pior: eles emboloram rápido. [4]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Escolhendo a hora ideal para alimentar a tarântula

PDF download Baixe em PDF
  1. Ofereça as porções de alimento ideais ao seu filhote de tarântula uma ou duas vezes por semana. Se faltar comida, a aranha pode se desidratar e morrer. Alguns donos também alimentam os pets todos os dias, o que estimula o crescimento, mas não há um consenso sobre essa prática em relação ao desenvolvimento de tarântulas — embora se saiba que ele trabalha outros animais parecidos. [5]
  2. Na fase adulta, a tarântula precisa se alimentar em intervalos de dez a 14 dias. Contudo, algumas conseguem passar até um mês sem comer depois que ingerem algo substancial. De modo geral, as tarântulas só param quando estão satisfeitas, quando vão trocar de pele ou quando estão se preparando para botar ovos.
  3. Tire o que a tarântula não comer do terrário em até 24 horas. Isso vale para insetos vivos e partes de presas que a aranha tenha deixado para trás, como o bolo alimentar. Tudo o que sobrar apresenta um risco à higiene, já que pode atrair pragas e bolor. Além disso, presas vivas circulando pela estrutura acabam deixando o animal estressado. [6]
    • Alimente a tarântula durante a noite e recolha o que sobrar pela manhã.
  4. Você não precisa dar de comer à sua tarântula jovem por alguns dias quando ela estiver na fase da troca de pele. Caso ela seja adulta, conte duas semanas antes de retomar a alimentação. Mesmo assim, lembre-se de recolher as presas vivas que estiverem no terrário por pelo menos três dias — visto que a pele da tarântula vai estar macia e vulnerável a ataques de grilos e afins. [7]
    • A tarântula provavelmente vai parar de devorar as presas algumas semanas antes da troca de pele.
    • Se a tarântula ficar deitada de costas por 15 minutos ou até algumas horas, quer dizer que ela está trocando de pele.
    • Pode ser que o corpo da tarântula fique cheio de teias, que as patas dela soltem um fluido transparente ou que a barriga fique pelada.
    • A tarântula finalmente vai se soltar da pele antiga, talvez até com alguns membros regenerados.
  5. As tarântulas conseguem regular a própria alimentação, mas sempre há o risco de ficarem desnutridas ou de comerem além da conta. Por isso, fique de olho na barriga da aranha. Se ela estiver murcha, é porque você precisa alimentar e dar água ao seu pet com mais frequência; se estiver inchada, é melhor reduzir a frequência da alimentação.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 865 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade