Baixe em PDF
Baixe em PDF
Imagine: você está no meio de uma prova e a ponta do seu lápis quebra ou fica muito curta para escrever no papel. Para piorar, seu professor deixou claro que ninguém deve se levantar da carteira. Outra situação: você está ao ar livre, fazendo um desenho para um trabalho de Artes, e seu lápis (sua única ferramenta) quebra. O que fazer? Não tema! Ainda há esperança. Leia as dicas deste artigo para preservar o acessório.
Passos
-
Use uma lixa d’água. Caso se encontre em uma situação onde não há outro acessório para escrever e nem pode pedir algo emprestado a colegas, seja criativo. Se puder encontrar uma superfície áspera para esfregar a ponta do lápis, você poderá deixá-lo em um bom estado. Lixas são muito úteis nesse processo.
- Por exemplo: se você estiver na aula de Artes ou Artesanato, provavelmente poderá encontrar uma lixa d’água por perto. Se as pontas dos seus lápis costumarem quebrar e seu professor não deixar os alunos saírem de seus assentos, passe a carregar esse acessório na mochila e o deixe ao alcance da mão durante provas e trabalhos. [1] X Fonte de pesquisa
- Basta esfregar o lápis pelo lado áspero da lixa, girando-o com cuidado periodicamente.
-
Use uma lixa de unha. É fácil encontrar ou carregar esse acessório; se possível, tenha um consigo mesmo e o deixe sobre sua carteira para poder cuidar das unhas e apontar o lápis!
- O grão áspero da lixa pode raspar a madeira do lápis e afinar o grafite. Basta arrastar sua ponta pelo acessório, girando-o de modo consistente.
- Muitos cortadores de unhas também têm uma parte metálica que tem essa mesma função. Se quiser, use-a para apontar o lápis.
-
Esfregue o lápis contra a estrutura áspera de uma parede ou afim. Se a ponta do grafite quebrar e você não tiver acesso a um apontador (ou uma lixa), examine o ambiente à sua volta: há uma parede de tijolos próxima? O chão é de piso ou concreto?
- Superfícies do tipo podem resolver o problema. Esfregue a ponta do lápis com força contra o piso, uma parede de tijolos ou até a argamassa.
Publicidade
-
Use um estilete, uma tesoura ou uma ferramenta semelhante. Se tiver algo do tipo, use-o para apontar o lápis com facilidade. Basta esfregar a extremidade do grafite contra a ponta afiada desses acessórios.
- Se for usar uma tesoura, abra-a ao máximo. Segure a lâmina (da tesoura ou do estilete) bem com a mão não dominante e mantenha o lápis na mão dominante.
- Angule o lápis a 45 graus. Aproxime-o do seu corpo enquanto raspa a madeira e o grafite contra a lâmina. Gire-o e repita esse movimento até ficar satisfeito com a ponta.
- Não aproxime a lâmina do seu corpo. Deixe-a imóvel e mexa somente o lápis. [2] X Fonte de pesquisa
- Não carregue um estilete (ou outro tipo de lâmina) com a única intenção de apontar lápis. Essa ferramenta só é sugerida quando estiver disponível na sala de aula e for permitida pela escola — em determinadas aulas, como Artes ou Artesanato.
-
Use outras extremidades pontiagudas. A escola provavelmente proíbe objetos como lâminas e você pode não ter acesso a uma tesoura. Se for o caso, encontre algo afiado entre seus pertences.
- Por exemplo: pontas de réguas (principalmente as de metal, embora até os acessórios de plástico possam funcionar) podem ser afiadas o bastante para apontar o grafite.
- Segure bem a régua com a mão não dominante e raspe o lápis pela sua extremidade com calma e cuidado. Gire o acessório para deixar o grafite um pouco mais afiado.
-
Gire o lápis no orifício na régua. Muitas réguas têm esse detalhe, usado para prendê-las a fichários. Se for o seu caso, use-o para "empurrar" a madeira no lápis e expor mais o seu grafite.
- Após empurrar a madeira (ou até eliminar parte dela), tente apontar o lápis passando-o pela parte áspera do orifício. Caso prefira, leia os passos abaixo para descobrir como apontar apenas o grafite.
-
Use a extremidade ou o orifício de uma chave. A maioria das chaves de metal possui um lado relativamente afiado e um orifício (usado para prendê-las a chaveiros). Em poucos passos, transforme esse objeto em um apontador improvisado.
- Se a ponta do lápis estiver totalmente quebrada e o grafite não estiver exposto, use o orifício para empurrar a madeira.
- Após expor o grafite, raspe-o com cuidado pela extremidade afiada da chave até conseguir usá-lo para escrever.
- O resultado final pode não ser agradável aos olhos, mas será o bastante para que você escreva pelo resto do dia.
-
Use um parafuso. Não há lixas, tesouras, réguas ou chaves por perto? Examine a sua carteira e cadeira para tentar encontrar um parafuso flangeado (que tem uma cruz na cabeça, em vez de uma linha).
- Se puder usar a cabeça desse parafuso, coloque a ponta do grafite na cruz. Gire o lápis em sentido horário para triturar a madeira e expor mais do seu interior.
- Se conseguir encontrar um parafuso solto, use a sua haste para apontar mais o lápis. No entanto, não é recomendável remover qualquer parafuso da carteira ou cadeira; caso contrário, pode arriscar estragar seu assento!
-
Use um cortador de unha. Caso tenha acesso fácil a um acessório do tipo, use-o para resolver o problema. Os passos acima descreveram como se pode usar a lima metálica presa aos cortadores. Mesmo que o acessório não tenha essa peça, ainda pode ser útil.
- Apare pequenas lascas de madeira da ponta do lápis. Para otimizar o resultado, segure-o horizontalmente com a mão não dominante e mantenha o cortador na outra mão, a um ângulo perpendicular. Assim, poderá alinhar a parte afiada do cortador com a madeira.
-
Use as unhas e os dentes. Caso isso não incomode, você pode conseguir empurrar (ou mordiscar) parte da madeira do lápis, expondo o grafite. Quando conseguir, considere afinar essa ponta usando uma das outras sugestões deste tutorial.
- Tenha muito cuidado para não engolir lascas de madeira. Evite também ingerir o grafite (não porque ele é tóxico como lápis mais antigos, mas porque é nojento!). Isso também pode descolorir os dentes.
Publicidade
-
Faça uma série de linhas em um pedaço de papel. Opte por isso se um pedaço de grafite ainda estiver exposto e você só quiser deixá-lo mais afiado.
- Angule o lápis a 30 graus e o aproxime do papel para fazer os desenhos; gire-o periodicamente.
-
Esfregue o lápis contra um pedaço de papel ou pasta. Essa técnica varia levemente em relação ao método do passo anterior. Segure o acessório no mesmo ângulo (30 graus) e mexa a sua ponta várias vezes para criar fricção (como se quisesse deixar aquela área do papel/pasta mais escura).
- Aproxime o lápis do papel e o gire frequentemente para afinar o grafite, deixando-o mais longo.
-
Esfregue a ponta do lápis contra seu sapato. Se não quiser marcar o papel ou não tiver uma pasta à disposição, tente esfregar a ponta quebrada do grafite contra a sola de borracha do seu sapato.
- Lembre-se: gire o lápis e não ponha muita força na mão para evitar quebrar a ponta completamente.
Publicidade
-
Tenha lápis de reserva. Se a ponta do acessório quebrar por completo, você pode não ter a sorte de recuperá-la. A melhor maneira de lidar com uma situação do tipo é ter lápis de reserva na mochila.
- A melhor estratégia para essas situações é não tentar apontar o grafite quebrado e sempre ter ao menos dois lápis de reserva na mochila.
-
Peça um lápis emprestado a alguém. Se não tiver acesso a um apontador, tente apelar para a compaixão de um colega de sala. Caso seja necessário, mostre a ponta quebrada do seu grafite a alguém, sem dizer nada; com sorte, essa pessoa verá que você precisa de ajuda.
- Mesmo assim, tenha cuidado para não piorar a situação (por exemplo, não fale durante uma prova ou um trabalho importante). Não converse com seu amigo se souber que isso pode criar um problema ainda maior para ambos — como a reprovação.
-
Use um miniapontador. Se as pontas dos seus lápis sempre quebrarem ou ficarem inutilizáveis porque você põe muita força na escrita, use esse acessório em vez de pegá-lo emprestado com colegas ou pedir para se levantar (o que pode gerar mais problemas).
- Toda papelaria vende miniapontadores; se preferir, use um apontador para maquiagem (usado com delineadores).
-
Escreva com outro tipo de acessório. A menos que esteja fazendo uma prova que exija o uso do lápis, troque-o por uma caneta ou até uma lapiseira para completar a tarefa. Com sorte, seu professor será compreensivo.Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado quando pedir ajuda a colegas. Embora o professor/responsável pela prova possa entender o motivo da conversa (pedir um lápis emprestado), lembre-se que ele também pode não abrir exceções à regra do silêncio — o que o porá em risco, assim como seu amigo.
- Seu professor pode ser incapaz de provar que você não estava colando e, assim, criar uma exceção à regra (para que os outros alunos não achem que podem conversar). É melhor arriscar receber uma nota vermelha na prova do que ser reprovado na matéria ou até perder um amigo.
- Não leve à escola qualquer objeto que possa ser considerado uma arma ou que seja proibido pelas regras da instituição, como um canivete.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 49 468 vezes.
Publicidade