PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Para bloquear ou causar interferência em uma rede, é preciso sobrepor o sinal dela com ondas que possuam a mesma frequência. Dispositivos de interferência que transmitem uma ampla faixa de frequências podem interromper o sinal de quase todos os equipamentos, incluindo radares de polícia e sistemas de GPS, o que os torna ilegais na maioria dos países. Entretanto, caso realmente queira, você pode utilizar seu próprio roteador Wi-Fi ou outro dispositivo sem fio que transmite uma faixa mais estreita de frequências para realizar essa tarefa.

Método 1
Método 1 de 2:

Bloqueando o sinal de uma rede

PDF download Baixe em PDF
  1. Os dispositivos de interferência são ilegais na maioria dos países, incluindo o Brasil. [1] Dessa forma, você provavelmente precisará recorrer aos métodos “legais” (e mais complexos) que serão mencionados abaixo. Caso deseje, pule para o próximo método para descobrir formas legais de impedir que seus vizinhos utilizem seu sinal e como reduzir os efeitos de outros sinais próximos em sua própria rede.
    • O uso de dispositivos de interferência pode interferir nas comunicações de emergência via rádio e em outros sinais vitais. Mesmo que o uso desses aparelhos seja legal onde está morando, evite utilizá-los em áreas de população elevada.
    • Não é porque encontrou dispositivos de interferência à venda que eles são permitidos em seu país.
  2. Caso os dispositivos de interferência sejam ilegais em sua área, você precisará usar um método mais específico. Como todos os dispositivos wireless enviam sinais em uma ou mais frequências, para bloqueá-los, você precisará emitir um sinal igual, isto é, com a mesma frequência. Procure o nome do dispositivo que você está tentando bloquear ou siga as seguintes dicas:
    • Roteadores Wi-Fi que seguem os padrões 802.11b ou 802.11g operam na frequência de 2,4 GHz. Experimente esse valor caso não consiga identificar o modelo do roteador.
    • Roteadores WiFi com o padrão 802.11a operam a 5 GHz.
    • O padrão 802.11n pode operar em 2,4 ou 5 GHz, podendo ser necessário atacar ambas as frequências. Alguns roteadores modernos com esse padrão podem alterar sua frequência automaticamente, o que dificulta a interferência. [2]
    • Caso não saiba o tipo de roteador que está sendo usado, tente baixar um programa ou aplicativo para visualizar as redes sem fio ao seu redor. A versão paga de alguns desses programas são capazes de identificar a frequência e o canal utilizados por cada uma delas.
  3. É possível bloquear um sinal wireless de 2,4 GHz com um micro-ondas, um telefone sem fio de modelo mais antigo, um aparelho com Bluetooth e muitos outros dispositivos. Qualquer aparelho que também opere em 2,4 GHz será capaz de causar interferência em uma rede próxima a ele. O efeito disso pode ser uma leve lentidão ou o desligamento completo da rede, não há como prever.
    • O dispositivo usado deverá transmitir um sinal. Para isso, você pode reproduzir uma música em um telefone ou colocar algo sobre as teclas para que elas sejam mantidas pressionadas continuamente.
    • Não ligue um micro-ondas se não houver nada dentro dele.
    • Para melhorar a capacidade de interferência de um telefone sem fio de 2,4 GHz, acesse o circuito elétrico do aparelho e conecte os fios da antena a um fio que esteja preso em um CD. [3]
    Publicidade

Esse procedimento pode ser proibido em localidades onde a interferência é ilegal.

  1. Caso o roteador Wi-Fi opere na mesma frequência, você poderá ajustar as configurações dele para que causar uma interferência intencional. Para começar, acesse as configurações de seu roteador digitando o endereço dele na barra de URL de qualquer navegador web. Experimente os seguintes endereços, até encontrar o correspondente ao seu modelo:
    • http://192.168.0.1
    • http://192.168.1.1
    • http://192.168.2.1
    • http://192.168.11.1
    • Caso nenhuma dessas opções funcione, procure o endereço de IP do roteador na internet ou tente encontrá-lo nas configurações de rede ou de Wi-Fi de seu computador ou dispositivo móvel. [4]
    • Talvez seja necessário fazer login antes de poder visualizar essas configurações. Consulte o manual de seu roteador caso não saiba a senha dele.
  2. Um roteador não usa toda a gama de frequências possíveis de uma só vez. Em vez disso, o intervalo é dividido em 14 canais para a banda de 2,4 GHz e 23 canais para a banda de 5 GHz. [5] Dependendo do modelo de seu aparelho, pode não ser possível acessar alguns desses canais ou a capacidade de modificação das configurações deles poderá ser limitada. Experimente os canais um a um e veja se a força do sinal da rede local é alterada.
    • Para 2,4 GHz, a maioria dos roteadores opera nos canais 1, 6 e 11. Utilize esses canais para causar interferência na outra rede.
    • Canais próximos se sobrepõem, causando alguma interferência. O uso dos canais 3, 7 e 11 deixará qualquer rede Wi-Fi próxima um pouco mais lenta.
    • Existem muito mais canais disponíveis para 5 GHz.
  3. Não existe um menu de configurações padrão para todos os roteadores. Portanto, pode ser que o modelo que possui não tenha acesso a todas as configurações que serão citadas a seguir ou utilize nomes diferentes para elas. Veja o manual de seu modelo para obter mais informações. Altere as seguintes configurações, caso encontre-as: [6]
    • Defina "Largura de canal" ou "Largura de banda" para o maior intervalo possível.
    • Desative a seleção automática de canais.
    • Aumente a saída de potência para o máximo.
    Publicidade

<span="prevent">

Método 2
Método 2 de 2:

Prevenindo a interferência e o uso não autorizado da sua rede

PDF download Baixe em PDF
  1. Paredes e outros objetos reduzirão significativamente o alcance e a força de um sinal Wi-Fi. Objetos de metal, recipientes de água e outros objetos condutores possuem um efeito ainda melhor. Posicioná-los na frente de paredes e janelas finas fará com que seja mais difícil para um vizinho conseguir roubar seu sinal, além de bloquear sinais externos que possam interferir em seu dispositivo.
    • Sinais Wi-Fi de 5 Ghz são particularmente ruins na penetração de objetos.
  2. A maioria dos roteadores Wi-Fi de alta qualidade permite o ajuste do nível de energia. Utilize essa opção para reduzir a intensidade do sinal. Pode ser necessário experimentar todos os níveis disponíveis para encontrar uma configuração que mantenha o seu Wi-Fi com uma força suficiente para cobrir toda sua casa.
    • Caso seus filhos estejam acessando a internet quando deveriam estar dormindo, considere reduzir o nível de energia para o mínimo durante a noite e aumentá-lo novamente pela manhã.
  3. Substitua a antena do seu roteador por uma antena direcional caso necessite transmitir o sinal exclusivamente para um local (por exemplo, para um computador ou cômodo específico). Dessa forma, o sinal será significativamente reduzido nos lugares fora da região apontada pela antena.
    • Caso queira poupar dinheiro, você poderá transformar sua antena comum em uma "direcional". Para isso, coloque uma folha de alumínio na antena, de forma que ela cubra as direções onde deseja bloquear o sinal.
  4. Acesse as configurações de seu roteador através de um navegador web e, em seguida, altere o canal para evitar interferência com outras redes. Experimente os canais 1, 6 e 11, testando a intensidade do sinal Wi-Fi em sua casa para cada um deles. Provavelmente, uma dessas opções fornecerá uma rede rápida e com baixas chances de interferência.
    • Caso seu roteador permita acesso ao canal 12 ou superior, experimente-os.
    • Muitos roteadores modernos possuem a opção de detectar automaticamente os canais de baixa interferência, alternando para eles. Ative essa opção caso encontre-a em seu aparelho.
    • Cada fabricante de roteador organiza as configurações de uma maneira, portanto, consulte o manual do roteador se tiver qualquer dificuldade.
  5. . Altere a senha de seu roteador caso suspeite que um vizinho esteja se conectando à sua rede. Para isso, acesse as configurações de seu roteador através de um navegador web.
    • Selecione a criptografia WPA, pois ela é mais difícil de ser hackeada do que a WEP.
    Publicidade

Dicas

  • Caso esteja tentando bloquear o sinal Wi-Fi de um vizinho com o seu próprio, sua própria rede também será afetada.
  • Dispositivos de interferência comuns apresentam um alcance operacional de 9 metros. Caso a rede que você deseja bloquear cubra uma área maior, o dispositivo de interferência criará um ponto cego de 9 metros dentro dela.
Publicidade

Avisos

  • Causar interferência na rede de outra pessoa é uma atitude grosseira e infantil, mesmo que você utilize métodos legais.
  • Nos Estados Unidos, vender ou usar um dispositivo de interferência é considerado um crime federal.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 68 472 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade