Baixe em PDF Baixe em PDF

Na matemática, o conceito de variação percentual é usado para descrever a relação entre dois valores: um antigo e um novo. Especificamente, ela expressa a diferença entre ambos como um percentual do valor antigo. Use a equação , onde representa o valor antigo ou inicial e representa o valor novo ou atual. Se o número for positivo, isso indica que se trata de um aumento percentual, enquanto o número negativo demonstra que se trata de uma diminuição percentual. Você também pode usar uma equação modificada para determinar a diminuição percentual em vez de trabalhar com valores negativos.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando a equação padrão

Baixe em PDF
  1. Ao calcular o aumento percentual, o número menor representa o valor original (ou antigo) e o número maior representa o valor novo (ou final) — o oposto é verdadeiro ao se calcular a diminuição percentual. É possível usar essa fórmula para calcular ambas as situações. Se a resposta for negativa, e não positiva, você estará lidando com uma diminuição. [1]
    • Como exemplo, imagine que você está tentando descobrir quanto de sua renda aumentou entre um ano e o ano seguinte. Caso tenha feito no último ano e neste, subtraia um do outro a fim de obter .
    • Como alternativa, no mundo do varejo, quando um produto recebe um desconto esse valor é geralmente expresso em forma de decréscimo percentual (" "). Se um par de calças estava sendo vendido por e agora é vendido por , esses serão os valores original e novo. Para começar, subtraia um do outro a fim de chegar a .

    Dica: ao lidar com variáveis contendo mais de uma diferença no valor, encontre aquelas relativas aos dois valores a serem comparados.

  2. Depois de encontrar a diferença entre os números, divida-a pelo valor original, que é o número menor em um aumento ou o número maior em um decréscimo. [2]
    • Avançando no exemplo, divida (diferença entre os dois salários anuais) por (valor original). A resposta será igual a .
    • Como alternativa, dividir a diferença ( ) pelo valor antigo ( ) é igual a . Outra forma de pensar a respeito é entender que a variação de equivale a dos iniciais e que essa variação foi em sentido negativo.
  3. Para transformar a resposta em porcentagem, basta multiplicá-la por . [3]
    • Pegue e multiplique-o por . Nesse caso, a resposta será , indicando que a sua renda subiu em .
    • Como alternativa, para chegar à porcentagem final basta multiplicar a resposta decimal ( ) por : . Isso significa que o novo preço da calça ( ) é menor que o preço antigo ( ). Em outras palavras, ela está sendo vendida com de desconto. Outra forma de pensar seria entender que a diferença de no preço equivale a do preço original ( ). Como essa diferença resulta em um preço menor , dê a ele um sinal negativo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Calculando o decréscimo com um método alternativo

Baixe em PDF
  1. Para calcular o decréscimo percentual com essa equação, subtraia o número menor (novo ou final) do número maior (antigo ou original). Observe que esse método é oposto ao cálculo da variação percentual com a fórmula padrão. [4]
    • Suponha, por exemplo, que você queira descobrir quanto variou o custo de anuidade em um curso acadêmico. Se neste ano ele foi de e no último ano era de , subtraia um do outro para chegar a .
  2. Lembre-se de que, ao determinar o decréscimo percentual, o valor original será o número maior. [5]
    • Nesse caso, divida (diferença entre ambos) por (valor original), o que resultará em .
  3. Converter a resposta do valor decimal ao percentual é fácil — basta multiplicá-lo por . [6]
    • Multiplique por , o que resultará em . Desse modo, o custo do curso acadêmico apresentou uma diminuição equivalente a .

    Dica: caso use essa equação e obtenha um valor negativo, você estará lidando com um aumento percentual.

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 088 523 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade