Baixe em PDF Baixe em PDF

É frustrante quando zíperes quebram de repente, como quando os dentes dele se separam e o cursor não o abre e fecha mais. Isso pode ser vergonhoso se for o zíper das suas calças ou de uma mochila e todas as suas coisas caírem. Entretanto, há várias formas de consertar um zíper separado. Você pode tentar consertar o cursor ou realinhar o zíper desmontando e remontando ele. Um desses métodos pode consertar a maioria dos zíperes que se separaram.

Método 1
Método 1 de 2:

Reduzindo a abertura do cursor do zíper

Baixe em PDF
  1. Muitas das vezes que os lados de um zíper se separam e não fecham mais ao puxá-lo, é porque o cursor está estragado. Quando você usa um zíper com frequência, a abertura começará a esticar um pouco. Inspecione as duas pontas dele para determinar se elas têm o mesmo tamanho de abertura. Se uma ponta for maior que a outra, pode ser por isso que seu zíper parou de funcionar. [1]
    • Conforme a abertura aumenta, ela coloca menos pressão nos dentes do zíper, permitindo que eles fiquem separados.

    Dica: esse é um problema comum em mochilas e bolsas, pois os zíperes delas são bastante usados.

  2. Por exemplo, desentorte os dentes tortos que encontrar e repare os rasgos no tecido do zíper.
    • Em alguns casos, dentes tortos podem fazer com que um zíper se separe. Se eles forem de metal, você pode usar um alicate para deixá-los retos. Para dentes de plástico, tente consertar gentilmente com os dedos, pois um alicate pode quebrá-los.
  3. Pressione em cima e embaixo com os dedos ou um alicate para deixar a abertura dentro do cursor do tamanho correto. [2]
    • Em uma ponta do cursor tem uma peça do meio que não deixa você apertá-lo. Na outra ponta, não tem essa peça; esse é o lado que se abre e deve ser apertado novamente.
    • Não pressione forte demais, pois isso pode deixar a abertura menor do que deveria ser. Você saberá se a abertura ficou pequena demais se ficar difícil de puxar o cursor pelos dentes.
  4. Depois de ajustar o cursor, mova ele pelo zíper. Se estiver consertado, o cursor deve voltar a abrir e fechar o zíper corretamente.
    • Caso o zíper ainda não funcione, aperte mais o cursor ou tente outra solução. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Removendo e reinserindo o cursor

Baixe em PDF
  1. Se já tiver tentado mover o zíper para cima e para baixo, juntar os lados à força, e reduzir a abertura do cursor, o próximo passo é começar do zero. Caso consiga ver as travas em cima do zíper e elas forem de metal, é possível tirar o cursor e realinhar o zíper. [4]
    • As travas no topo do zíper são peças pequenas de metal em um formato um pouco diferente dos dentes do zíper. Elas não são peças grandes e são parecidas com os dentes, mas são um pouco maiores e estão posicionadas bem no final de cada trilho de dentes.
    • Se as travas forem de plástico, você não conseguirá removê-las e recolocá-las sem quebrar, então não pode usar este método.
  2. Pegue um alicate de pontas pequenas e abra gentilmente as travas. Elas têm formato de u, então você precisa abrir o lado que está preso no tecido do zíper. Depois de abrir um pouco, você pode mexer um pouco e desenganchar da fita. [5]
    • É importante ser gentil com a trava e não cortar ou dobrar até quebrá-la. Ela deve ficar inteira.
    • Guarde as travas em um lugar seguro pois precisará delas novamente.

    Dica: um cortador de arame pequeno com uma ponta fina funciona bem para remover as travas.

  3. Depois de remover as travas, você conseguirá puxar o cursor para fora facilmente. Tirá-lo permitirá que você conserte os trilhos e coloque o cursor de volta no lugar. [6]
  4. Comece pela parte de baixo do zíper, a ponta oposta de onde tirou o cursor. Junte os dentes do trilho, vendo se os da direita e esquerda se alternam.
    • Coloque o zíper em cima de uma superfície dura. Enquanto trabalha no zíper, pressione os dentes para baixo para colocá-los no lugar.
    • É importante que os dentes estejam perfeitamente alinhados. Quando chegar no final do zíper, não devem sobrar dentes extra em um lado. Isso significa que os dentes não estão alinhados.
  5. Depois de realinhar os dentes, coloque a parte de baixo do cursor de volta na parte de cima dos trilhos. Insira um trilho na parte de baixo do cursor, que é a ponta sem uma peça de metal separando os dois lados, e então insira o outro trilho.
    • Você saberá que cada lado está inserido quando vários dentes tiverem passado pelo cursor e o trilho não for mais longe.
    • É mais fácil inserir um lado e depois o outro. Colocar ambos de uma só vez geralmente não funciona.
  6. Mexa por alguns centímetros para garantir que o reparo deu certo. Abra e feche o zíper para conferir se está funcionando corretamente. [7]
    • Lembre-se de não puxar o cursor até o final do zíper, pois ele sairá dos trilhos sem as travas no lugar.
  7. Quando o zíper estiver funcionando normalmente, recoloque as travas no lugar. Posicione-as nos pontos em que estavam instaladas originalmente e aperte as pontas com o alicate até ficarem presas na fita novamente. [8]
    • Mexa em cada trava depois de reinstalá-las para garantir que estão presas no lugar.
    Publicidade

Dicas

  • Os zíperes invisíveis e de plástico são mais difíceis de consertar. Caso tenha um desses, pode ser melhor substitui-lo.
  • Um zíper quebrado não significa que sua peça de roupa ou mochila está estragada para sempre. Se não conseguir juntar os lados novamente, pode substituir o zíper inteiro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 730 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade