Baixe em PDF Baixe em PDF

Para criar seu próprio Pokémon, comece escolhendo um animal ou objeto para servir de base para seu design. Depois, escolha um nome, um elemento e uma ou duas características únicas que o diferenciem da base. Em seguida, escolhe alguns golpes e stats. Para realmente dar vida à sua criação, faça uma ilustração ou use um programa para produzir uma carta Pokémon. Caso queira ir inda além, use os Métodos abaixo e crie uma ou duas evoluções para o seu monstrinho. Não há certo ou errado aqui, portanto, use a criatividade e divirta-se!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando o Pokémon

Baixe em PDF
  1. É mais fácil bolar uma lista de traços antes de começar a ilustrar, portanto, pegue uma caneta e um caderninho. Faça um brainstorm , anotando todas as ideias que vierem à cabeça. Assim, quando for a hora de desenhar, vai ser mais fácil saber o que colocar no monstrinho. [1]
    • Se quiser, você pode fazer o processo inverso também. Algumas pessoas preferem começar desenhando o Pokémon antes de bolar um nome, os golpes e o tipo elementar.
  2. A maioria dos Pokémon existentes é baseada em coisas existentes no mundo real. Para começar sua criação, escolha um animal que goste ou um objeto que acredite ser uma boa base. Foque em ideias simples para o design inicial, como um rato, uma foca ou uma galinha caso queira fazer um animal. Se optou por um objeto, cubos de gelo, árvores ou tapetes são boas bases. [2]
    • Por exemplo, se quer fazer um Pokémon baseado em um animal, que tal usar uma raposa como base? No caso de um Pokémon objeto, uma boa sugestão seria uma tachinha.
    • Os designs animais dos jogos têm diversas inspirações. O Sandshrew é baseado em um tatu, o Rattata é baseado em um rato e a Ekans em uma cobra. Os exemplos de Pokémon objetos incluem o Geodude, que é uma pedra, e o Magnemite, que é um parafuso com dois ímãs.
    • A maior parte dos Pokémon tem base nos animais, sendo uma pequena minoria baseada em objetos. No começo, certamente vai ser mais fácil começar com um bichinho como base.
  3. Cada monstrinho de bolso precisa de um elemento para definir seu tipo, que por sua vez determina os golpes, os pontos fortes, as fraquezas e, por vezes, a cor. Os Pokémon podem ter um ou dois tipos, que não necessariamente precisam ter relação com o objeto ou animal de inspiração — se conseguir bolar uma associação, melhor ainda, pois o design ficará mais harmonioso. Por exemplo, um Pokémon baseado em uma galinha pode ser do tipo fogo, mesmo que as galinhas não tenham relação com o elemento. [3]
    • Por exemplo, se fizer um Pokémon raposa do tipo veneno, o pelo dele poderia ser roxo e os olhos amarelos. Um Pokémon tachinha poderia ser do tipo voador e aço, com asas e uma cor prateada metálica.
    • Usar as cores correspondentes fará com que as pessoas façam uma associação mental ao tipo do Pokémon logo de cara. Se um monstrinho baseado em um ouriço é amarelo, as pessoas vão presumir automaticamente que ele se trata de tipo elétrico.

    Cores dos elementos:

    Fogo — laranja, vermelho e amarelo.

    Água — azul.

    Grama — verde, marrom.

    Elétrico — amarelo (normalmente bem vivo).

    Psíquico — o símbolo é magenta, mas os Pokémon do tipo costumam ter cores variadas.

    Aço — prata, dourado e cinza.

    Normal — qualquer cor, mas normalmente são marrons, cinzas, rosas ou brancos.

    Fada — rosa e roxo.

    Dark — preto.

    Voadores — o símbolo é roxo, mas os Pokémon voadores podem ser de qualquer cor.

    Fantasma — roxo, preto e magenta.

    Veneno — roxo, amarelo escuro e vermelho vivo.

    Gelo — água, prata e azul-claro.

    Terra — tons terrosos, como marrom, amarelo e cinza.

    Pedra — cinza, preto.

    Dragão — o símbolo é azul-royal, mas qualquer esquema de cores funciona (normalmente, são usadas de duas a quatro cores).

    Luta — o símbolo é laranja, mas os Pokémon do tipo podem ser de qualquer cor.

    Inseto — verde, amarelo e marrom.

  4. Os Pokémon normalmente têm um rosto fofo e arredondado ou uma expressão mais séria, com olhos diagonais e marcas de expressão na testa. O seu bicho pode sorrir, ter uma cara maléfica, arquear as sobrancelhas ou sequer ter boca! Escolha um estilo que dê a personalidade e a atitude desejada para o monstrinho. [4]
    • Por exemplo, se quer fazer um Pokémon raposa intimidador e assustador, desenhe olhos angulados para baixo, na direção do focinho. Se quer fazer um Pokémon tachinha mais alegre e leve, faça dois olhos arredondados com pupilas pequenas e um sorrisinho.
    • Observe outros Pokémon e veja as variações faciais deles. O Pikachu tem olhos redondos e um sorriso simples, o que passa uma imagem divertida e fofa. O Tangela também tem dois olhos simples, mas sem boca, o que o torna simples e misterioso.
  5. Para diferenciar sua criação de animais ou objetos reais, ela deve ter alguns traços incomuns e diferentes, como asas, uma auréola, mais braços ou algum tipo de padronagem. Por exemplo, o Pikachu é um rato, mas tem uma cauda angular e com "degraus", além de dois círculos vermelhos na bochecha. O Squirtle é uma tartaruga, mas tem uma cauda fofinha. Escolha traços interessantes ou atenha-se às características que se enquadrem na visão que tem para a criatura. [5]
    • Você também poderia colocar o Pokémon segurando algo. O Cubone carrega um ossinho, enquanto o Farfetch'd sempre caminha por aí com um talo de alho-poró.
    • Seguindo no exemplo da raposa do tipo veneno, você poderia desenhar uma listra vermelha na lateral do pelo e um segundo par de orelhas. Já o Pokémon tachinha poderia ter um símbolo estranho na testa ou pequenos bracinhos.
    • As características normalmente expressam o tipo do Pokémon. Os do tipo elétrico, por exemplo, normalmente são acompanhados por raios ou eletricidade ao redor, ao passo que os de veneno são cercados por nuvens ou têm um visual pegajoso.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Detalhando o Pokémon

Baixe em PDF
  1. Não há certo ou errado na hora de nomear um Pokémon, mas normalmente os nomes são leves versões das inspirações deles. Por exemplo, o Rattata é um rato, o Zubat é um morcego (do inglês, "bat") e o Delphox é uma raposa (do inglês, "fox"). Experimente um pouco com a grafia do animal ou objeto para bolar um nome que represente seu Pokémon. [6]
    • Analise Pokémon reais como inspiração para pensar em formas interessantes de nomear sua criação. Por exemplo, Ekans é a palavra "snake" (cobra em inglês) de trás para frente, enquanto Meowth é uma sonorização do miado de um gato.
    • Muitos nomes de Pokémon são uma combinação do animal ou objeto e outro atributo. Por exemplo, Venomoth é uma combinação de "venom" (veneno em inglês) e "moth" (mariposa em inglês), enquanto Lickitung é uma combinação de "lick" (lambida em inglês) e "tongue" (língua em inglês).
    • Alguns Pokémon são simplesmente nomeados com base em uma atitude ou emoção que evocam. O nome Farfetch'd vem do inglês "far fetched", que significa algo ridículo ou exagerado — perfeito para um Pokémon que caminha por aí com um talo de alho-poró para bater em pessoas. O nome Gastly vem do inglês "ghastly", que significa algo terrível ou medonho, perfeito para um Pokémon do tipo fantasma.
    • Por exemplo, um Pokémon raposa do tipo venenoso poderia ser chamado de "Quemifox" ou "Furmynx", enquanto o Pokémon tachinha do tipo voador poderia ser "Tanx" ou "Pontin".
  2. Cada Pokémon sabe pelo menos um golpe e pode aprender até quatro de uma vez. Os golpes também têm elementos, da mesma forma que os Pokémon, e combinar um golpe e um tipo do mesmo elemento dá um bônus de força. Escolha entre um e quatro golpes para o Pokémon e anote-os em seu caderninho. [7]
    • Para o Pokémon raposa do tipo venenoso, você poderia escolher os golpes poison powder , posion sting , acid e smog . Para o Pokémon tachinha do tipo voador, os golpes poderiam ser mirror move , peck , drill e sky attack . A maioria ds nomes dos golpes de Pokémon normalmente é escrita em inglês, dado que os jogos não possuem tradução oficial para o Português. Obviamente, você é livre para inventar os golpes que quiser também, inclusive em português.
    • Por exemplo, psychic fangs é um ataque do tipo psíquico. O Kadabra, um Pokémon psíquico, teria um bônus ao usar esse movimento, diferentemente do Pikachu, que é do tipo elétrico.
    • Existem mais de 700 golpes Pokémon, e você pode encontrar uma lista completa, em inglês, clicando aqui .
  3. Os stats se referem aos números que determinam coisas como saúde, dano, habilidade e velocidade. Por mais que você possa selecionar qualquer número entre 1 e 225, tente ser razoável na criação. Não vai ser nada legal comparar seu monstrinho com os de outros jogadores caso o seu seja extremamente mais forte. [8]
    • Os stats de base do Pokémon aumentam conforme ele sobe de nível e evolui. Crie uma porcentagem ou números fixos para somar aos valores base em cada nível.

    Base de stats:

    Dano (ou HP, do inglês Hit Points ) — quanto de dano o Pokémon consegue aguentar antes de desmaiar.

    Ataque — quanto de dano o Pokémon causa com golpes físicos.

    Defesa – a força do Pokémon para reduzir o dano de ataque.

    Ataque especial — quanto de dano o Pokémon causa ao usar um golpe especial.

    Defesa especial — quanto o Pokémon consegue se defender de movimentos especiais.

    Velocidade — as chances do Pokémon atacar primeiro.

    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dando vida ao Pokémon

Baixe em PDF
  1. Ilustre o Pokémon para definir a aparência dele. Como não existem regras no que tange as ilustrações, você é livre para usar o meio de sua preferência. No geral, entretanto, os designs são simples e fáceis de reconhecer, com um esquema de cores sólido e contornos pretos para definir bem o monstrinho. [9]
    • Você pode fazer um único desenho ou criar dúzias de esboços e ângulos diferentes. O céu é o limite!
    • Uma boa forma de começar é pesquisar por "nome do animal + cartoon " em uma ferramenta de busca da internet. Use um dos exemplos como base, e crie seu Pokémon em cima disso.
    • Desde que esteja feliz com o visual do Pokémon, ótimo. Não há certo ou errado nesse ponto!
    • Para o Pokémon raposa, que tal criar orelhinhas pontuas e um focinho alongado? Faça patas simples e adicione elementos extras, como mais orelhas ou uma padronagem no pelo. Para o Pokémon tachinha, faça uma oval simples com uma agulha na ponta. Desenhe o rosto onde preferir e faça as asas na parte de trás dele.
  2. Faça uma carta Pokémon usando um programa de computador. Escaneie seu desenho e procure por um criador de cartas virtual. Faça o upload da sua ilustração na área de arte, e em seguida preencha o nome, os stats e os golpes para criar uma cópia digital da carta do seu Pokémon. [10]
  3. Depois de imprimir a sua criação, cole-a sobre uma carta Pokémon original e incorpore-a no seu conjunto de jogo. Embaralhe-a junto dos outros Pokémon e curta suas partidas. Se gostou da experiência, tente criar um deque inteiro só de Pokémon personalizados, mas lembre-se de que essas cartas só podem ser utilizadas em partidas casuais. [11]
    • Sua carta não será aceita em torneios ou competições oficiais.
    • Se não vai brincar com um amigo, informe seu oponente de sua carta personalizada.
  4. Após chegar em certo nível, alguns Pokémon evoluem para monstrinhos ainda mais fortes. Normalmente as evoluções são maiores e levemente diferentes das originais. Repita o processo do artigo mais uma ou duas vezes, caso queira criar uma linha evolutiva completa! [12]
    • Por exemplo, o Pikachu é a segunda evolução da linha, seguindo o Pichu. Quando evolui para Raichu, ele passa de amarelo para laranja, e o seu rabo fica mais fino e pontudo.
    • As evoluções são sempre mais fortes do que a forma base.

    Dica: Mudar as características do Pokémon para uma evolução é simples, basta mudar as cores dele! Outra opção seria acrescentar novos membros, mudar a expressão facial ou adicionar uma nova padronagem.

  5. Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 91 740 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade