Baixe em PDF Baixe em PDF

Os comediantes profissionais não têm dificuldade nenhuma em inventar piadas, mas ter uma ideia engraçada é bastante trabalhoso. Para começar, pense no alvo da brincadeira e em uma maneira de deixar o público entretido, não ofendido. Pode ser difícil encontrar esse equilíbrio, mas o esforço vale a pena! Leia este artigo para descobrir como criar uma piada que mate seus amigos de tanto rir.

Método 1
Método 1 de 3:

Pensando no alvo da piada

Baixe em PDF
  1. Contar piadas a respeito de si próprio é ótimo para arrancar risadas das pessoas. Esse tipo de humor está relacionado ao schadenfreude , fenômeno no qual uma pessoa fica entretida com a dor e o sofrimento de outra — algo que está no cerne da maioria das piadas de grandes comediantes. Descubra que pontos em você são engraçados (para o bem e para o mal) e tente usá-los na sua brincadeira. [1]
    • Exemplo 1: Eu sou muito bom de cama. Consigo dormir por mais de dez horas seguidas .
    • Exemplo 2: Eu sou péssimo em futebol: a bola vive fugindo de mim. Parece até as minhas ex-namoradas .
  2. ). Todo comediante conta piadas sobre seus entes queridos de vez em quando. Assim, muitas pessoas podem se identificar com o assunto — e, assim, cair na gargalhada. Se você não namora ou é casado, tire sarro das pessoas comprometidas no geral.
    • Exemplo: Os homens nunca vão entender o quanto é caro ser mulher. E é por isso que eles pagam o jantar .
  3. Grupos e comunidades ( hipsters , caipiras/interioranos, políticos, advogados, pessoas ricas, crianças, idosos etc.) são bons alvos de piadas. Só tome cuidado para não ir longe demais e acabar ofendendo as pessoas.
    • Exemplo: Todo mundo sabe que político é que nem espinha. Você cuida de uma e aparecem dez piores no lugar .
  4. No ponto de ônibus, na escola, na quadra, no avião, no trabalho, na lanchonete, no banheiro etc. — todos são excelentes lugares para contar uma piada. Descubra detalhes interessantes, irritantes ou inesperados sobre os pontos que você já visitou.
    • Exemplo 1: Se o Rio de Janeiro é a "cidade maravilhosa", eu nem quero saber o que sobra para São Paulo .
    • Exemplo 2: Eu nunca vou entender a graça dos programas de culinária. Não dá pra sentir o cheiro nem o sabor de nada. No fim, a gente só vê o prato: "Olha, aqui está. Para você passar vontade. Obrigado pela audiência e volte sempre .
  5. Fale de alguém ou de algo famoso, como o presidente, uma celebridade de TV, um atleta ou alguém que viva nas manchetes dos jornais. Contar piadas de pessoas famosas é ótimo, já que a maioria dos ouvintes vai entender a referência e rir às custas desses indivíduos. [2]
    • Exemplo 1: Será que a família da Maiara e da Maraísa sabe quem é quem? . [3]
    • Exemplo 2: Será que, se o Luciano Huck for presidente, ele vai mandar trocar o "Enem" pelo "Agora ou Nunca"? .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Pensando na graça da piada

Baixe em PDF
  1. Crie um contraste bizarro entre seu alvo e outra coisa qualquer. Esse tipo de humor é muito eficaz com crianças, adolescentes e afins.ref> http://creativestandup.com/how-to-write-stand-up-comedy-jokes/ </ref>
    • Exemplo: Se o pão sempre cai com a manteiga para baixo, e o gato sempre cai de quatro, o que acontece se a gente prender o pão nas costas do gato e deixá-lo cair? .
  2. Alguns comediantes tornam esse tipo de humor a marca registrada das suas apresentações, enquanto outros só recorrem a ele de vez em quando. Uma ou duas piadas de sacanagem podem deixar o público mais relaxado, interessado e entretido. Além disso, essa é uma boa forma de criar uma conexão com as pessoas — afinal, de certa forma, todas se sentem representadas.
    • Exemplo 1: Minha esposa queria chamar nosso filho de Jacinto. Mas ela se esqueceu de que o nosso sobrenome é Pinto .
    • Exemplo 2: Deus deu um pênis e um cérebro ao homem. Infelizmente, ele não deu sangue suficiente para que os dois funcionem ao mesmo tempo .
  3. O que você ainda não disse? Que ângulo ainda não explorou? Você também pode fazer o público rir com algo que não falaria normalmente em contextos "inocentes" — como com seus filhos, seus avós, na igreja etc. [4]
    • Exemplo 1: Amigos ajudam a cortar os ingredientes do jantar. Melhores amigos ajudam a cortar e esconder um corpo .
    • Exemplo 2: Se eu fosse Deus, meu primeiro mandamento seria "Não namorarás" .
  4. Certos tipos de piadas arrancam risadas mesmo quando são contados pela centésima vez. É o caso das brincadeiras que envolvem mães, namoradas e namorados, por exemplo.
    • Exemplo 1: A sua mãe tem um bigode tão grosso que eu nunca sei se ela está de frente ou de costas para mim .
    • Exemplo 2: Qual a diferença entre sua irmã e um pão? O pão tem miolos! .
  5. O público só vai rir da sua piada se puder se enxergar um pouco na brincadeira. Se as pessoas não se identificarem com você ou a história que está contando, vão ficar perplexas e com cara de paisagem. Por outro lado, se entenderem, vão ter uma experiência catártica — e o seu objetivo vai estar cumprido. [5]
    • Exemplo 1: Rosas são vermelhas, violetas são azuis. Por favor, me ajuda, em nome de Jesus .
    • Exemplo 2: As pessoas gostam de ver comédias românticas no cinema. Só assim para elas se esquecerem da tragédia que é a sua vida amorosa de verdade .
  6. Um bom exemplo disso são os trocadilhos, as piadas com a "loira burra", com os bebês e afins.
    • Exemplo: Por que as loiras entram no banco rebolando? Para movimentar a poupança .
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Arrasando na piada

Baixe em PDF
  1. Você tem que entreter os ouvintes com a piada, ou vai acabar passando vergonha. Não tire sarro justamente das pessoas que quer fazer rir; tenha cuidado ao falar de políticos ou celebridades etc. Além disso, pode ser que uma piada que seja engraçada para um grupo de pessoas incomode outro.
  2. Se a brincadeira for longa demais (com mais de um ou dois minutos), as pessoas vão ficar entediadas. Seja breve para ter uma noção melhor das suas habilidades. Lembre-se de que as melhores piadas nem sempre são as mais elaboradas ou detalhadas; faça o possível para as pessoas rirem. [6]
    • Observe as pessoas enquanto fala com elas. Se notar que elas estão desviando o olhar, interrompa a piada.
    • Você pode contar mais de uma piada de uma vez se a primeira delas arrancar algumas risadas. Aproveite a energia que criou.
  3. Se você ficar sorrindo enquanto conta a piada, as pessoas podem se distrair. Além disso, esse gesto pode entregar o final da brincadeira antes da hora. Tente ficar sério, fazer contato visual e falar normalmente, como se dissesse algo como "Vou ao mercado fazer compras". A sua postura é tão importante quanto o humor.
  4. Depois de preparar o momento da piada, faça uma pausa antes de terminar. Assim, as pessoas vão poder refletir por um segundo antes da grande surpresa. Só não espere muito, ou vai perder a energia. [7]
    • Exemplo 1: Um homem foi ao médico e disse: "Doutor, eu machuquei meu braço em vários lugares". O médico olhou para ele e respondeu: "É só não voltar nesses lugares!" .
    • Exemplo 2: Você pode até me chamar de racista. Eu quero só que você pense que eu sou magra .
    Publicidade

Dicas

  • As pessoas demoram mais do que alguns minutos para inventar piadas. Você pode precisar de paciência para chegar a algo legal.
  • A prática leva à perfeição.
  • Sempre tenha tato com piadas e brincadeiras envolvendo assuntos como raça, religião, nacionalidade etc. Quando tiver dúvidas, pense: "Alguém ficaria ofendido com esta piada?".
  • Uma boa piada pode envolver uma noção de "intertextualidade" e fazer referência a outro assunto ou a um trocadilho.
Publicidade

Avisos

  • Cada piada só faz rir uma vez. Não repita as brincadeiras, mesmo que ache que alguém não estava ouvindo. O efeito vai ser menor — e pode até ser que alguém já tenha comentado algo com esse indivíduo.
  • Prepare-se para não fazer ninguém rir de vez em quando.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 86 885 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade