Baixe em PDF Baixe em PDF

Imagine: você está de papo com um cara interessante há um tempo, mas ele começou a apresentar alguns sinais bizarros. Será que é coisa da sua cabeça? Ou será que ele é esquisito e tóxico — e até perigoso? Não se preocupe! Criamos este artigo em parceria com psicólogos qualificados para ajudar você a enxergar os sinais de risco da chamada "masculinidade tóxica" e cuidar da sua segurança. O importante é confiar na sua intuição, colocar seu conforto sempre em primeiro lugar e evitar comportamentos abusivos. Não se preocupe: a identificação é mais fácil do que parece!

1

O rapaz não respeita seus limites.

Baixe em PDF
  1. Preste atenção se você recebe várias notificações nas mídias sociais ou encontra o rapaz "por acidente" com certa frequência. Se ele não respeitar seu espaço e forçar a barra dessas formas, é possível que tenha intenções sinistras. [1]
    • Você não precisa desconfiar se o rapaz deixar uma curtida ou um comentário nas suas fotos de vez em quando. O problema surge se ele responder a todas as suas postagens, por exemplo.
    • Homens esquisitos assim costumam buscar qualquer oportunidade para interagir com as mulheres de seu interesse. O certo é o rapaz respeitar seu espaço!
    • Acenda um alerta ainda maior se o rapaz aparecer no seu trabalho ou em outro lugar onde não deveria estar.
    • Não tenha pena de bloquear o rapaz nas mídias sociais e cortar todo tipo de contato se ele não respeitar você.
    Publicidade
2

Ele apresenta uma linguagem corporal errática e desajeitada.

Baixe em PDF
  1. mas pode ser também que ele fique vidrado em você. Estudos apontam que certos tipos de linguagem corporal fazem as pessoas parecerem anormais e perigosas. Segundo essas pesquisas, um homem assim costuma:
    • Chegar bem perto das pessoas de seu interesse, desrespeitando o espaço pessoal delas.
    • Ter acessos de risada de repente e em momento impróprios.
    • Lamber os próprios lábios com frequência.
    • Conversar sem fazer contato visual. [2]
    • Embora não dê para observar a linguagem corporal do rapaz quando vocês estiverem conversando pela internet, ainda há alguns sinais úteis! Desconfie se ele ficar muitas perguntas pessoais, seguir você em várias mídias sociais diferentes e mandar mensagens sem parar. [3]
3

Ele não parece ter amigos.

Baixe em PDF
  1. É óbvio que não dá para julgar ninguém pela quantidade de amigos, mas não ter nenhuma pessoa próxima com certeza é um sinal de alerta. Nesse caso, o rapaz provavelmente passa uma energia desagradável e que afasta todo mundo.
    • Além disso, homens que vivem isolados e não têm pelo menos alguns amigos podem acabar ficando carentes e dependentes quando começam a namorar. [4]
    Publicidade
4

Ele fala mal das outras pessoas.

Baixe em PDF
  1. Não há nada de errado em desabafar sobre pessoas ou situações frustrantes, mas não é legal usar todo o tempo em que vocês interagem para criticar os outros. E mais: quem garante que ele não faz o mesmo com você pelas suas costas?
    • Desconfie ainda mais se o rapaz falar mal da ex. Culpar ou ofender alguém assim o tempo todo indica que ele não assume a própria responsabilidade pelos problemas no relacionamento. [5]
    • Pode ser até que ele faça comentários desagradáveis e que objetifiquem as pessoas em volta, incluindo suas amigas.
5

Ele fala de assuntos desagradáveis.

Baixe em PDF
  1. Demonstrar certa curiosidade por você é normal, mas fique com o pé atrás se o rapaz começar a perguntar coisas demais sobre sua infância, pedir informações pessoais suas ou fizer comentários e investidas desagradáveis. [6]
    • Por exemplo: pode ser que ele elogie uma parte específica do seu corpo, em vez de falar de você no geral.
    Publicidade
6

Ele pede para tirar uma foto com você.

Baixe em PDF
  1. Tirar fotos com amigos e familiares é normal e saudável, mas registrar "momentos" com pessoas que você mal conhece acende um alerta sério. No mínimo, isso mostra que o rapaz não sabe respeitar limites ou seguir as normas sociais.
    • Desconfie ainda mais se ele pedir nudes. Não envie nada do tipo! [7]
7

Ele responde às suas mensagens imediatamente (e cobra o mesmo de você).

Baixe em PDF
  1. Não há nada de errado em falar por WhatsApp ou Messenger de vez em quando, mas as coisas podem acabar saindo do controle. Preste atenção aos sinais, sobretudo se ele responder às suas mensagens imediatamente. [8] Veja exemplos de sinais de risco:
    • "Quem é esse cara que fica respondendo seus tweets?"
    • "Por que vc tá demorando tanto pra responder?"
    • "Quem é esse aí que acabou de te seguir no Instagram?"
    • Você não precisa se alarmar se ele mandar duas mensagens seguidas de vez em quando, mas desconfie caso isso aconteça com frequência. De todo modo, confie na sua intuição: se a situação ficar estranha, é melhor se afastar.
    Publicidade
8

Ele dá uma de "bonzinho", mas na verdade é tóxico.

Baixe em PDF
  1. Muitos homens assim acreditam que merecem o mundo só porque fazem o mínimo em termos de educação e cordialidade com as mulheres. Pior ainda é quando eles "cobram" alguma coisa por agirem assim. Por exemplo: imagine que o rapaz fale bastante do motivo que levou ao fim dos relacionamentos anteriores dele ou crie pretextos para tentar explicar por que você saiu com "os caras errados" até ele chegar à sua vida. [9] Algumas frases que ele poderia dizer:
    • "Minha ex gostava de 'bad boys', então a gente não deu certo."
    • "Eu sou muito tranquilo! Até cedo lugar pras mulheres quando elas precisam."
    • "Muitas mulheres falam que querem sair com caras que as respeitem, mas ignoram os que as tratam bem de verdade."
9

Ele fica marcando pontos com você.

Baixe em PDF
  1. Imagine que o rapaz comprou um café para você um dia, mas depois usou esse "gesto legal" para convencê-la a fazer algo por ele (como sair em um encontro, por exemplo). É normal ficar desconfortável com a ideia de interagir com ele, já que tudo pode se tornar uma arma de manipulação. Veja mais exemplos:
    • Imagine que o rapaz empresta dinheiro para você comprar algo para comer no intervalo da aula, mas depois usa esse gesto generoso como arma para convencê-la a sair com ele.
    • Pode ser que ele faça comentários do tipo "Você tá me devendo" ou viva relembrando o que fez por você no passado.
    Publicidade
10

Ele acha que pode tomar decisões por você.

Baixe em PDF
  1. Isto também vale para planos e decisões que o casal toma a dois! Por exemplo: digamos que você e o rapaz combinaram de se encontrar em um bar ou restaurante, mas ele escolheu sua bebida ou seu prato. Esse comportamento não é nada aceitável, já que mostra que ele não respeita sua autoridade. [10]
    • Um homem oferecer conselhos ou recomendações não é errado por si só, mas vira um problema quando ele impõe as próprias opiniões e preferências nos outros.
    • Muitos homens assim também têm o hábito de presumir que as mulheres sempre precisam de ajuda. Eles não dão espaço para elas levarem a própria vida.
11

Ele não aceita ser rejeitado.

Baixe em PDF
  1. Pense nas conversas que você já teve com o rapaz: como ele reagiu ao ouvir seu "não" (se é que isso já aconteceu)? Homens esquisitos e perigosos acabam perdendo a linha e dizendo coisas pesadas quando não conseguem o que querem. Fique de olho! [11]
    • Digamos que você recusou o convite do rapaz para sair porque tinha um compromisso de trabalho. Pode ser que ele diga algo como "Você não pensa nos outros, né?" ou "Você é tão egoísta!".
    • Ser rejeitado nunca é fácil, mas não dá a ninguém o direito de fazer comentários grosseiros e desrespeitosos.
    • Muitos homens perigosos não entendem a ideia de consentimento, o que caracteriza a masculinidade tóxica. Você nunca pode se sentir coagida ou forçada a fazer o que não quer — seja aceitar um drink, ir a algum lugar ou ter qualquer intimidade física. Se o rapaz não entender isso, pode ter certeza que ele é perigoso. [12]
    Publicidade
12

Ele é agressivo de forma sutil.

Baixe em PDF
  1. linguagem violenta é aceitável, nem mesmo em tom de brincadeira. Ameaças e comportamentos verbais abusivos são sinais de alerta comuns em relacionamentos tóxicos. Sendo assim, você pode concluir que o rapaz não é flor que se cheire se ele fizer comentários do tipo antes mesmo de vocês terem alguma coisa. [13]
    • Por exemplo: pode ser que o rapaz comente "Que bom que eu não sou como os outros caras.", insinuando que algo ruim poderia acontecer se ele não fosse tão "bonzinho". Leve isso a sério, mesmo que ele diga que tudo não passa de brincadeira.

Dicas

  • Não tenha medo de se afastar ou pedir ajuda se você sentir que sua segurança está em risco. Dependendo de onde vocês estão, converse discretamente com alguém que trabalhe no local. [14]
  • É direito seu bloquear qualquer homem que faça comentários ou investidas desagradáveis em você nas mídias sociais. Sua segurança é muito mais importante que o "orgulho de macho" dele! [15]
Publicidade

Avisos

  • Não tenha medo de acionar a polícia militar (pelo número 190) ou ir à Delegacia da Mulher mais próxima se um homem perseguir você ou invadir sua privacidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 760 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade