Baixe em PDF
Baixe em PDF
Há microfones e câmeras escondidos em lugares que nem imaginamos. É ilegal filmar uma pessoa sem consentimento, mas nada impede que elas cometam o crime. Se você suspeita que está sendo gravado, faça uma inspeção física e use todos os meios possíveis para detectar câmeras e microfones escondidos.
Passos
-
Tente ouvir um chiado ou um som de clique para detectar a presença de um aparelho de gravação. As câmaras escondidas são feitas para serem discretas, mas muitas delas emitem algum tipo de ruído. Quando o lugar suspeito estiver muito quieto, caminhe lentamente por ele e preste atenção em qualquer barulho. [1] X Fonte de pesquisa
- Faça a inspeção bem tarde da noite para reduzir o nível de ruído do ambiente e ficar mais fácil escutar e localizar o aparelho.
- Há vários dispositivos mecânicos e elétricos que emitem chiados e cliques. Assim, é bom combinar este método com outros para ter certeza de que se trata realmente de uma câmera ou microfone.
-
Verifique o detector de fumaça e outros aparelhos eletrônicos. Dispositivos de vigilância são muitas vezes colocados dentro de aparelhos ligados na eletricidade. Se houver um detector de fumaça, desligue-o, remova-o e procure uma câmera ou microfone dentro. Confira os alto-falantes, as lâmpadas e qualquer eletrônico em que possam ter mexido para adicionar um microfone. [2] X Fonte de pesquisa
- Os detectores de fumaça são um dos melhores lugares para esconder um microfone porque têm bateria e ficam geralmente no meio do cômodo.
- Costuma ser fácil achar um microfone ou câmera dentro dos aparelhos eletrônicos. Preste atenção em tudo que parecer mal encaixado ou conectado e no que tiver a forma de um microfone ou câmera.
-
Observe objetos de decoração estranhos ou fora do lugar. Uma das formas mais comuns de esconder um microfone ou câmera é colocá-los em um local que não pareça suspeito, como um ursinho de pelúcia ou um vaso de flor. Observe com cuidado tudo que pareça fora do lugar, que não combine com os outros objetos ou esteja apontado para uma direção muito específica. [3] X Fonte de pesquisa
- Por mais que se escondam várias partes da câmera, a lente tem que ficar visível para poder gravar. Dê uma olhada em objetos suspeitos e procure partes com vidro ou lentes.
- As câmeras precisam ser colocadas em lugares específicos para capturarem o máximo possível do cômodo. Observe objetos que apontem para um lugar estranho.
- Os microfones escondidos funcionam melhor quando ficam no meio do cômodo porque dá para ouvir todas as áreas de maneira mais ou menos uniforme. Dê uma olhada nos itens de decoração localizados no centro do cômodo.
-
Observe os fios, principalmente aqueles que parecem não levar a lugar nenhum. Existem equipamentos que funcionam com bateria, mas há também os que têm que ser ligados na tomada. Veja se há cabos de energia em objetos que não vão na tomada ou fios diferentes pela casa. [4] X Fonte de pesquisa
- Se você encontrar um fio diferente e não conseguir descobrir a utilidade dele, desconecte-o imediatamente.
-
Construa um detector de câmeras escondidas para encontrar um aparelho que tenha sido bem ocultado. O detector facilita a busca de câmeras estenopeicas colocadas em objetos ou na parede. Coloque um tubo vazio de papel higiênico em cima de um olho e segure uma lanterna na frente do outro. Apague as luzes, ligue a lanterna e vá examinando o cômodo em busca de uma fonte de luz. [5] X Fonte de pesquisa
- A luz reflete no dispositivo de carga acoplado ou nas lentes da câmera, deixando-a mais visível.
- Quando vir um brilho, olhe o objeto mais de perto para verificar a presença de uma câmera. Não é porque você observou uma fonte de luz que há uma câmera escondida.
- Alguns aparelhos também têm pequenos LEDs que são ativados no escuro. Eles também são fáceis de ver com o detector.
-
Olhe na área das lanternas, faróis e bateria do carro. Talvez alguém tenha colocado uma câmera, microfone ou aparelho de monitoramento no seu carro. Verifique dentro e perto das lanternas e faróis em busca de fios ou de um dispositivo estranho. Use uma lanterna para inspecionar embaixo do automóvel e observe a presença de alguma peça diferente. [6] X Fonte de pesquisa
- Não é comum haver fios ligados diretamente nos contatos da bateria. Olhe com cuidado e sem tocar a bateria.
- A única coisa que tem que ter nas lanternas é a própria lâmpada. Vale a pena observar dentro delas e em volta para detectar a presença de algum dispositivo.
- Dá para aplicar no carro todos os métodos usados para examinar as câmeras e microfones dentro de casa.
-
Use a lanterna para conferir os espelhos bidirecionais . Eles parecem um espelho de um dos lados e uma janela do outro, o que é perfeito para esconder uma câmera. Se você suspeita que um vidro seja bidirecional, apague as luzes do cômodo e encoste a lanterna na superfície. Conseguiu ver o outro lado? É um espelho bidirecional. [7] X Fonte de pesquisa
- Tente tirá-lo da parede. Os espelhos bidirecionais são instalados na parede ou parafusados, enquanto os comuns costumam ficar presos apenas por um prego.
- Outra forma de detectar um espelho bidirecional é dar uma batidinha nele. Os espelhos comuns produzem um som apagado e baixo, já os bidirecionais emitem um som mais forte ou oco por causa da parte do cômodo que fica atrás.
- Você acredita que há um espelho bidirecional? Cubra-o com uma folha, um papel ou coloque um espelho comum na frente dele.
Publicidade
-
Verifique a área com um detector de radiofrequência. O aparelho procura sinais de rádio usados para fazer a transmissão dos dados das câmeras e microfones. Compre-o em uma loja de eletrônicos ou na internet e faça os testes. Você deve ouvir um bipe ou um ruído quando o apontar para um objeto que emita sinais de rádio. [8] X Fonte de pesquisa
- Desligue todos os aparelhos que transmitem sinal de rádio para facilitar a inspeção.
- Leia o manual do equipamento para saber como usá-lo.
- Se ouvir o bipe ou ruído, investigue o local em busca de um dispositivo de espionagem.
-
Preste atenção nas interferências quando fizer uma ligação. Várias câmeras e microfones criam um campo eletromagnético enquanto transmitem os dados. Ligue para alguém do celular ou do telefone sem fio e vá andando pelo cômodo. Ouviu um ruído ou clique no telefone? Talvez haja uma câmera ou microfone perto de você. [9] X Fonte de pesquisa
- Movimente o telefone nas proximidades de onde ouviu o som para ter uma noção mais precisa da localização do dispositivo. O ruído vai ficando mais alto à medida que você se aproxima.
- Há outros aparelhos eletrônicos, como caixas de som, televisões e rádios, que criam campos eletromagnéticos. Desligue-os quando fizer a investigação.
- Dá para fazer uma verificação do mesmo tipo usando um rádio AM/FM. Ligue-o no cômodo suspeito e preste atenção nos sons de estática.
-
Use uma câmera digital ou um celular para procurar luzes infravermelhas. A maioria das câmeras digitais permite ver luzes que não são captadas pelo olho humano e são usadas por algumas câmeras. Examine o cômodo com o celular ou câmera em busca de fontes de luz. [10] X Fonte de pesquisa
- Dá para saber se a sua câmera é capaz de detectar luzes infravermelhas simplesmente apontando o controle remoto da TV para ela e apertando um botão. Viu um pontinho de luz na extremidade do controle? Então ela consegue mostrar a luz infravermelha.
-
Preste atenção em sinais de rede sem fio estranhos no computador ou celular. Alguns dispositivos mais recentes transmitem dados pela internet. Dessa maneira, eles emitem sinais Wi-Fi que são captados por aparelhos como o seu computador, notebook e celular. [11] X Fonte de pesquisa
- O nome padrão da rede costuma ser o código do produto ou o fabricante. Busque o nome da rede na internet para descobrir qual é o aparelho relacionado.
- Outra dica é observar os sinais de Wi-Fi que são mais fortes do que deveriam. Quanto maior a intensidade do sinal, mais próximo está o emissor.
- Se você tem um roteador de rede sem fio, talvez consiga entrar nas telas de configuração dele e ver os aparelhos conectados à rede. Bloqueie o acesso de todos os dispositivos desconhecidos.
Publicidade
Dicas
- Se você encontrar um aparelho que tenha sido colocado sem o seu consentimento, ligue para a polícia imediatamente.
- Não toque nem tire o dispositivo de lugar até falar com a polícia.
- Existem alguns aplicativos feitos especificamente para detectar câmeras e microfones escondidos, mas a maioria é paga, tem avaliação baixa dos usuários e não funciona como deveria.
- As câmeras escondidas costumam ser escuras para facilitar a ocultação. Talvez ela tenha uma luz na frente ou do lado que indique o funcionamento. De qualquer modo, sempre há o vidro ou plástico das lentes em algum lugar na parte da frente.
- Os microfones escondidos são geralmente bem pequenos, pretos e podem ser colocados em locais minúsculos. Investigue a presença de fios conectados a alguma coisa ou que possam funcionar como uma antena. Talvez haja um pequeno buraco no meio do objeto para melhorar a qualidade da gravação.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.wired.com/story/how-to-sweep-for-bugs/
- ↑ https://makezine.com/2018/06/29/detect-hidden-cameras/
- ↑ https://makezine.com/2018/06/29/detect-hidden-cameras/
- ↑ https://www.wired.com/story/how-to-sweep-for-bugs/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=vtLguXvhyzU&feature=youtu.be&t=2
- ↑ https://www.expertsecuritytips.com/detect-tracking-device-car/
- ↑ https://www.snopes.com/fact-check/spot-two-way-mirror/
- ↑ https://www.wired.com/story/how-to-sweep-for-bugs/
- ↑ https://www.wired.com/story/how-to-sweep-for-bugs/
Publicidade