Baixe em PDF
Baixe em PDF
Caso seu cão tenha emagrecido demais, é necessário saber como engordá-lo adequadamente. O segredo está em aumentar o número de refeições e diminuir a quantidade de alimentos consumidos. Faça uso de suplementos e verifique se o animal não está com vermes. No entanto, caso seu cão tenha um baixo apetite, a perda de peso seja inexplicada ou ele sofra de diarreia ou outro problema, consulte um veterinário. Não importa a causa, o ideal é manter o animal em um peso saudável para garantir uma longa vida para ele.
Passos
-
Descubra se há uma razão lógica por trás do baixo peso do animal. Caso o motivo seja conhecido, como uma cadela que pariu diversos filhotes famintos ou um cão resgatado que tenha sofrido maus-tratos, engordar o animal será relativamente simples.
- Monitore o cão para descobrir quaisquer problemas que possam ser facilmente resolvidos. Por exemplo, caso você possua diversos cães, eles podem estar roubando a comida do cachorro abaixo do peso.
-
Analise a saúde geral do animal. Algumas doenças podem interferir na habilidade do corpo de processar alimentos e extrair seus nutrientes, o que leva à perda de peso. Se esse for o caso, o cão certamente demonstrará alguns sinais, como falta de apetite, aumento da sede, falta de energia, vômitos, diarreias ou alterações na estrutura corporal.
- Problemas que podem causar a perda de peso incluem a falta de enzimas pancreáticas, diabetes mellitus, problema no fígado, problema nos rins, câncer e inflamação no intestino. [1] X Fonte de pesquisa Small Animal Internal Medicine. Nelson & Couto. Publisher: Mosby
- Ao notar qualquer um desses sintomas, leve o animal a um veterinário.
-
Caso suspeite que o animal esteja doente ou perceba uma perda de peso inexplicada, leve-o a um veterinário. Se o apetite do cão mudar sem razão aparente, também é uma boa ideia consultar um profissional antes que as coisas saiam do controle. Encontre um modo de melhorar o apetite de seu cão se o veterinário não encontrar maiores problemas. [2] X Fonte de pesquisa Small Animal Internal Medicine. Nelson & Couto. Publisher: MosbyPublicidade
-
Compare o peso de seu cão com o peso ideal da raça dele. É fácil supor que seu bicho de estimação está abaixo do peso, mas ele pode simplesmente ser menos gordo que os cães da mesma raça que você conhece. Talvez os outros estejam acima do peso!
-
Consulte as embalagens das rações. Veja se o animal vem recebendo a quantidade certa de calorias por refeição, especialmente se ele estiver magro, mas ativo e defecando normalmente. Um cão pode perder peso por queimar mais calorias do que consome. Se esse for o caso, aumentar o tamanho das porções pode resolver seu problema.
- O modo mais simples de fazer isso é comparar o peso ideal de seu cão com a quantidade de alimento sugerida na embalagem da ração.
- Caso seu cão seja de uma raça específica, procure essas informações na Internet. Guie-se pelo peso desejável, não pelo peso que o animal possui no momento. Por exemplo, caso você possua um labrador macho, ele deve pesar cerca de 40 kg.
-
Compare a quantidade de alimento servido com a quantidade recomendada. Pese uma porção típica de seu cão e compare-a com a quantidade recomendada pela embalagem da ração.
- Perceba que algumas dessas recomendações são 25% maiores do que as necessidades do cão.
- Caso esteja dando 400 g de ração por dia para o Labrador e a embalagem recomende 500 g, seu cão está consumindo 20% menos calorias do que o recomendado, o que pode causar a perda de peso. Corrija isso aumentando as porções diárias.
-
Decida em quanto deseja aumentar as porções. Essa pode ser uma decisão difícil, pois cada alimento possui valores calóricos diferentes e o tamanho dos cães varia muito. Como regra geral, não aumente mais de 10% da quantidade atual de uma vez.
- Então, caso esteja servindo 400 g por dia, acrescente 40 g, divididas em 20 g a mais em cada refeição.
- Faça isso por dois ou três dias e verifique se o cão não está com diarreia. Caso ele esteja bem, adicione mais 10% até alcançar os valores recomendados.
-
Aumente gradualmente as porções de ração. Servir comida demais de uma vez desequilibra o intestino do cão e causa diarreia. É mais seguro aumentar as porções gradualmente e monitorar as fezes do animal para verificar se ele está lidando bem com a mudança.
- Divida o excesso em duas refeições se as refeições não forem grandes. Se forem, adicione uma nova refeição (ao invés de aumentar as existentes) para que a transição seja mais sutil. [3] X Fonte de pesquisa Small Animal Internal Medicine. Nelson & Couto. Publisher: Mosby
- Caso o cão fique com diarreia, ele perderá nutrientes preciosos e seus esforços serão em vão.
Publicidade
-
Sirva alimentos ricos em vitamina B. Você pode servir fígado de galinha cozido ou bife de fígado de duas a três vezes por semana entre as refeições.
- Por exemplo, sirva de 50 a 70 g de fígado cozido para um cão que pesa 10 kg.
- Os ovos são ricos em vitamina B12. Eles também contêm vitamina A, riboflavina, folato, ferro, selênio e ácidos graxos. Adicione um ovo cru na ração do cão, três vezes por semana.
- Adicione esses alimentos gradualmente para não incomodar o estômago do animal.
-
Faça a transição para alimentos energéticos gradualmente. Os alimentos energéticos possuem altos valores calóricos e podem ser absorvidos e assimilados pelo corpo facilmente. Isso evitará o emagrecimento excessivo e ajudará o animal a ganhar peso.
- Experimente as rações ricas em energia da marca Royal Canin.
- Você também pode servir ração de filhotes para seu cão, pois ela contém mais calorias para suprir as necessidades energéticas dos filhotes em crescimento. O lado negativo é que esse alimento tende a ser mais pesado, o que pode irritar o estômago de alguns cães adultos.
- Também é possível introduzir esses alimentos gradualmente adicionando uma colher à ração existente e aumentando a quantidade dentro de quatro ou cinco dias. Monitore as fezes do animal e, caso ele desenvolva uma diarreia, interrompa os novos alimentos.
-
Alterne entre alimentos úmidos e secos, ou vice-versa. Imagine-se comendo sempre o mesmo cereal ou a mesma sopa todos os dias. Você provavelmente se cansaria, e o mesmo ocorre com os animais. É possível que a troca da ração seca pela enlatada úmida, ou o contrário, seja suficiente para que seu cão volte a comer normalmente.
- No entanto, esteja ciente de que os alimentos enlatados são menos calóricos. O mesmo volume de ração enlatada contém cerca de 1/4 das calorias da ração seca, por exemplo. Isso ocorre porque os alimentos enlatados são compostos por cerca de 60% a 80% de água, então, apesar de eles parecerem mais apetitosos, você corre o risco de encher o estômago do animal com água e calorias inadequadas.
-
Sirva receitas caseiras aprovadas por um veterinário. Isso pode acrescentar variedade na dieta do cão, aumentando seu apetite.
- A receita abaixo serve um cão de 10 kg e pode ser dividida para dois cães de 5 kg ou dobrada para um cão de 20 kg. Os ingredientes são: 100 gramas de frango sem pele; uma xícara de arroz integral; uma xícara de ervilhas e cenouras; uma colher de sopa de óleo vegetal; 1/4 de colher de chá de um substituto do sal. Cozinhe todos os ingredientes e misture-os.
- Experimente também cozinhar frango com arroz ou uma refeição crua.
Publicidade
-
Dê suplementos vitamínicos para o cão. As vitaminas B estão envolvidas no sistema de enzimas do organismo do animal que cuida do apetite dele e no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Resumindo, elas facilitam a conversão de fontes de energia (como gorduras, proteínas e carboidratos) em energia, fornecendo a força necessária para o crescimento do animal. O excesso de energia decorrente do aumento do apetite e do consumo será então convertido em gorduras e evitará o desperdício.
- Um dos melhores complexos de vitamina B encontrado no Brasil é o Pet-Tabs® . [4] X Fonte de pesquisa Siga as instruções da embalagem.
- Para filhotes, o recomendado é que se use multivitamínicos líquidos
- Outra opção é levar o cão a um veterinário para uma injeção de complexo de vitamina B caso não tenha tempo de ministrar suplementos diários. É necessário aplicar uma dose por semana por quatro semanas. Caso o apetite do cão não melhore no fim do tratamento, é pouco provável que mais injeções sejam benéficas.
-
Use vermífugos para matar possíveis vermes. Esses vermes competem por alimentos dentro do intestino do cão e podem desnutri-lo lentamente. É provável também que um animal com um parasita tenha uma barriga saliente ao mesmo tempo em que as costelas fiquem visíveis, demonstrando desnutrição. [5] X Fonte de pesquisa Small Animal Internal Medicine. Nelson & Couto. Publisher: Mosby
- Escolha um vermífugo que cubra todos os tipos de vermes, como o Drontal Plus. [6] X Fonte de pesquisa
- Um comprimido de 660 mg de Drontal Plus trata 10 kg de peso. Caso seu cão pese menos que isso, divida o comprimido proporcionalmente.
- Caso esse seja o primeiro contato de seu cão com um vermífugo, dose o medicamento em um intervalo de duas semanas. Após a primeira vez, repita o processo a cada seis meses ou um ano.
-
Dê suplementos energéticos para o cão. Cachorros ativos, lactantes, que viajam com frequência ou que estão se acostumando com uma casa nova tendem a perder o apetite. Ministre suplementos energéticos com carboidratos e vitaminas facilmente absorvidas.
- Um ótimo exemplo de suplemento é o Nutri-Plus Gel®. Você pode administrar uma ou duas colheres de chá para cada 5 kg de peso do cão ou 10 cm de gel por dia (utilizando o dosador fornecido com o produto).
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não alimentar demais o cão. Cães acima do peso normalmente sofrem de mais problemas de saúde.
- Caso você siga os passos acima e seu cão não ganhe peso, leve-o a um veterinário imediatamente.
Publicidade
Referências
- ↑ Small Animal Internal Medicine. Nelson & Couto. Publisher: Mosby
- ↑ Small Animal Internal Medicine. Nelson & Couto. Publisher: Mosby
- ↑ Small Animal Internal Medicine. Nelson & Couto. Publisher: Mosby
- ↑ http://www.petsmart.com/dog/vitamins-supplements/cat-36-catid-100060 )
- ↑ Small Animal Internal Medicine. Nelson & Couto. Publisher: Mosby
- ↑ https://www.bayerpet.com.br/produtos/caes/vermicidas/drontal-plus
Publicidade