Baixe em PDF
Baixe em PDF
Rir é o melhor remédio — ou, pelo menos é o que dizem! Apesar de não termos certeza de quais são os mecanismos responsáveis pelas risadas em nossos cérebros, nós sabemos que ela são ativadas por muitas sensações e pensamentos simultâneos e que ativam muitas partes de nossos corpos. [1] X Fonte de pesquisa As risadas são sociais e contagiosas, todos nos sentimos bem ao rir e ao fazer os outros rirem. [2] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Conte uma piada. Uma piada, ou algo dito para provocar riso ou causar divertimento [3] X Fonte de pesquisa , pode variar de brincadeiras simples de "Toc, toc" até histórias longas e detalhadas.
- Uma piada de "Toc, toc" é um diálogo em que uma pessoa diz "Toc, toc" e a outra responde "Quem é?" [4] X Fonte de pesquisa Por exemplo: "Toc, toc" "Quem é?" "A vaca que interrompe." "Que-" "A vaca que interrompe." "Qu-" "A vaca que interrompe."
- As piadas internas – que são compartilhadas apenas entre algumas pessoas – são divertidas pois se relacionam às experiências comuns entre grupos. Essa experiência mútua o deixa feliz e permite que você se relacione com alguém de modo íntimo e divertido.
- As piadas nem sempre precisam ser engraçadas, basta que provoquem uma reação no ouvinte. Conte piadas com as quais as pessoas se identifiquem, que suportem o modo de pensamento delas, as alegre ou que reafirme uma amizade ou vínculo. [5] X Fonte de pesquisa
-
Faça trocadilhos. Os trocadilhos são jogos de palavras que forçam o ouvinte a pensar duas vezes no significado de uma palavra ou de uma frase. Por exemplo: [6] X Fonte de pesquisa
- “Se eu sou bom partido, imagina inteiro!”
- “Comecei a usar lapiseira; o lápis ficou desapontado.”
- “Estou fazendo crochê para garantir minha renda.”
-
Seja espirituoso ou sarcástico para apontar o óbvio em uma situação de modo provocador. Tenha cuidado, pois o sarcasmo pode ser ofensivo ou confuso caso seu tom não seja compreendido.
- Tente ouvir e reconhecer comentários sarcásticos dos outros e imitar o tom e a linguagem. Não tenha medo de perguntar se a pessoa achou seu comentário sarcástico ou inteligente.
- Diga o oposto do esperado. "Você gostou da sobremesa que fiz?" "Não, está horrorosa!" Esse comentário é divertido por apontar uma verdade óbvia.
- O sarcasmo pode ser utilizado para apontar uma pergunta absurda. "Meu carro está na rua?" "Não, está no fundo do rio."
-
Utilize frases de efeito para contar piadas em uma única sentença.
- Por exemplo: "Perguntei como as coisas estavam na Coréia para um amigo norte coreano; ele disse que não dá para reclamar de nada."
-
Utilize as respostas para provocar ou zombar de algo.
- As melhores respostas são ditas no momento e com velocidade para que a pessoa seja pega de surpresa.
- Por exemplo: "Bela peruca, Marcela. Do que ela é feita?" "Dos cabelos do peito de sua mãe."
-
Seja autodeprecriativo. Isso significa que você deve dizer piadas ou comentários zombando de si mesmo. [7] X Fonte de pesquisa
- Aponte seus defeitos óbvios. Se, por exemplo, você é alto para sua idade, brinque com isso para que as pessoas se sintam mais confortáveis e menos intimidadas por sua altura.
- Brinque sobre desvantagens pessoais. Se está com a conta no vermelho por ser um comprador compulsivo, brinque sobre como precisa comprar seu 200º par de sapatos.
- Brinque sobre suas particularidades. Se você tem medo de lesmas e sabe que isso é irracional, faça uma piada sobre o assunto. As pessoas riem de coisas que parecem absurdas ou ridículas, principalmente quando se está disposto a rir de seus próprios absurdos. [8] X Fonte de pesquisa
-
Utilize um lapso freudiano. Esse é o tipo de piada em que você insere uma palavra fora de contexto acidentalmente em uma frase. Isso também pode ser feito intencionalmente, mas não será tão engraçado. [9] X Fonte de pesquisa
- Por oito anos trabalhei com meu chefe. Progredimos, cometemos alguns enganos e também fizemos sexo... hum... sete projetos grandes."
- Ao assistir um comercial de sabão em pó, você pode pedir para sua namorada passar o telefone, mas dizer "Amor, pode me passar o sabão?" [10] X Fonte de pesquisa
-
Utilize eufemismos engraçados. Faça piadas minimizando a seriedade de ações ou eventos para melhorar um clima de tensão ou ansiedade.
- Seu amigo foi picado por abelhas e sofreu uma reação alérgica que fez com que seu rosto ficasse inchado e vermelho. Sua resposta "Ah, não é tão ruim quanto parece. Seu rosto precisava de uma cor mesmo!"
- Brinque com uma avaliação ruim para minimizar sua insatisfação. "Poderia ter sido pior, nós poderíamos ter perdido 10 horas para fazer a prova ao invés de três!"
Publicidade
-
Faça uma imitação engraçada de alguém. Imite alguém que conheça bem ou que seja famoso e reconhecível.
- Foque-se em imitar a voz e o tom da pessoa. As imitações de vozes sempre geram bons risos.
- Assista vídeos ou ouça gravações da pessoa para conhecer bem seu sotaque, inflexão vocal e linguagem corporal, principalmente se ela for conhecida por um modo peculiar de se mover ou ficar parada.
-
Pratique um pouco de comédia pastelão. Esse tipo de comédia é física e normalmente envolve situações absurdas e ações agressivas ou aparentemente violentas. [11] X Fonte de pesquisa Dos Irmãos Marx aos Três Patetas, a comédia pastelão é um modo de transformar piadas simples em entretenimento de alto nível.
- Não é necessário jogar tortas no rosto dos outros ou escorregar em cascas de banana, mas você pode fingir tropeçar em um tapete ou agir como se fosse colocar sua bebida em um vaso ao invés de um copo.
- Se preferir não se machucar ou se esforçar demais, sugira que a pessoa assista vídeos de comédia pastelão (como pessoas se machucando em situações engraçadas) na Internet.
-
Faça uma paródia ou sátira. Esses tipos de "sarcasmo atuado" são utilizados junto da ironia para zombar de situações absurdas da vida real. [12] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, crie covers satíricos de músicas populares trocando o título e o refrão para algo mundano ou ridículo. [13] X Fonte de pesquisa
-
Faça piadas práticas. Essas piadas, também conhecidas como pegadinhas, acontecem quando você engana alguém para gerar risadas. Faça-as apenas com amigos próximos, pois a pessoa pode se ofender e querer se vingar.
- Uma piada prática clássica é colar post-its ou papel filme em um carro. Enquanto um amigo está ausente ou ocupado, cubra o carro dele com papel filme ou com blocos de post-its. Esses itens são seguros, fáceis de se remover e gerarão muitas risadas.
- Remova o bucal de uma pia e insira uma pílula de tingimento. Ao reinserir o bucal e abrir a torneira, a pílula se dissolverá e a água ficará colorida. Essa é uma piada que não causará tanto alarde e é pouco perigosa. [14] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Evite repetir a mesma piada muitas vezes ou ela pode se tornar irritante.
- O tempo é muito importante na comédia, então escolha um momento apropriado durante a conversa para aplicar o humor, como quando todos estiverem prestando atenção.
- Faça o inesperado.
- Utilize o sarcasmo corretamente, pois muitas pessoas podem levá-lo a sério.
Publicidade
Avisos
- Evite zombar de alguém para fazer com que todos riam da pessoa. Isso é bullying e não deve ser encorajado.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.nbcnews.com/id/3077386/ns/technology_and_science-science/t/big-mystery-why-do-we-laugh/#.VK4a8mTF9HY
- ↑ http://www.webmd.com/men/features/why-we-laugh
- ↑ http://dictionary.reference.com/browse/joke
- ↑ http://goodriddlesnow.com/jokes/by/knock-knock-jokes
- ↑ http://www.2knowmyself.com/How_to_make_people_laugh
- ↑ http://www.wikihow.com/Sample/Wordplay
- ↑ http://www.wikihow.com/Sample/Self-Deprecating-Humor
- ↑ http://comedywriterblog.com/4-ways-to-use-self-deprecating-humor/
- ↑ http://www.merriam-webster.com/dictionary/freudian%20slip
- ↑ http://www.urbandictionary.com/define.php?term=Freudian%20slip
- ↑ http://www.britannica.com/EBchecked/topic/548077/slapstick
- ↑ http://www.urbandictionary.com/define.php?term=parody
- ↑ http://www.rollingstone.com/music/pictures/readers-poll-the-10-best-weird-al-yankovic-videos-20140723
- ↑ http://texasmonkey.blogspot.jp/2010/03/april-fools-pranks-and-fun.html
Publicidade