Baixe em PDF
Baixe em PDF
Diminuir o comprimento de roupas de uma forma reversível é muito fácil. Além de ser útil para roupas infantis, serve também para fazer alterações nas roupas de acordo as tendências da moda. É definitivamente uma habilidade que pode lhe ajudar a economizar um dinheirinho.
Passos
-
Experimente a peça de roupa. É essencial que a pessoa experimente a roupa antes para que a medida correta possa ser marcada.
-
Marque o local com alfinetes. Coloque-os separados por cerca de 7 cm em toda a volta da peça. Dobre o tecido para dentro conforme for colocando os alfinetes.
-
Tire a peça roupa. Tire a roupa com cuidado para não se furar com os alfinetes.
-
Coloque linha na agulha. Veja se a cor da linha é igual à cor da roupa que você vai costurar.
-
Faça a costura com linha dupla. Isto dará a resistência necessária para uma bainha, pois ela sofre muito desgaste no dia a dia. (para a linha dupla, basta passar a linha na agulha, juntar as duas pontas e dar um nó).
-
Vire a roupa do lado avesso. Se a barra estiver muito comprida, meça e corte o excesso, mas deixe cerca de 5 cm para a dobra. Alinhave a margem recortada do tecido para que não desfie. Se você pretende soltar a barra depois, basta dobrar o tecido para dentro algumas vezes e depois costurar.
-
Costure seguindo os alfinetes. Pegue o menor pedaço de tecido possível em cada agulhada. Tente fazer as costuras com um espaço de 1,5 cm entre elas. Costure à mão ou à maquina, dependendo da forma que preferir.Publicidade
Dicas
- Quanto mais grosso for o tecido, mais grossa deverá ser a agulha que vai utilizar — tanto à mão quanto na máquina de costura. Logo, quanto mais fino o tecido, mais fina a agulha.
- Use um dedal, é muito fácil se furar com a agulha ou com os alfinetes.
- Se estiver fazendo a barra de uma roupa sua, peça a alguém para fazer a marcação com os alfinetes. Caso contrário, você corre o risco de ficar com uma barra torta ou muito curta, por não conseguir ver direito o que está fazendo.
- Passe a bainha com ferro para dar um acabamento melhor.
- Para cortar o tecido, use uma tesoura boa e bem afiada. Assim, fica mais fácil de seguir a trama do próprio tecido.
- Se tiver dificuldade com isso, pergimte a alguém mais experiente ou na loja de armarinho sobre acessórios para ajudar a colocar a linha na agulha.
Publicidade
Avisos
- Não tente fazer a bainha de tecidos muito delicados, como seda ou musseline. No entanto, caso se trate de um musseline grosso (utilizado para forro), tudo bem.
Publicidade
Publicidade