Baixe em PDF
Baixe em PDF
Já se cansou de correr para a loja de artesanato e comprar aquela cerâmica plástica cara? Neste artigo, você aprenderá a fazer um substituto para esse produto. Mas não se esqueça de que essas cerâmicas caseiras não ficarão iguais àquelas compradas em lojas.
Passos
-
Com essa receita, você faz uma versão caseira da cerâmica. Ela vai se comportar como a maioria das fórmulas comerciais, mas pode encolher, o que não acontece com o produto comprado em lojas.O efeito será mínimo, mas lembre-se dele ao trabalhar nos projetos. Você pode fazer uma escultura de teste primeiro para medir quanto a peça final vai encolher.
- Talvez seja melhor fazer os projetos um pouco maiores do que o pretendido para que, quando eles encolherem, fiquem do tamanho certo.
-
Despeje 3/4 de xícara de cola e 1 xícara de amido de milho em uma panela antiaderente. Durante este passo, deixe a panela na bancada ou no fogão, mas com o fogo apagado. Mexa até misturar bem. [1] X Fonte de pesquisa thenewnew.blogspot.com/2011/06/homemade-polymer-clay.html
- A melhor cola para esta receita é a cola de PVA para madeira, mas a cola escolar branca também serve. A cerâmica feita com a cola escolar pode ficar um pouco mais frágil do que aquela feita com cola para madeira.
-
Acrescente 2 colheres de sopa de óleo mineral e 1 colher de sopa (15 ml) de suco de limão à mistura de cola e amido. Mexa até misturar completamente. Se não encontrar óleo mineral puro, use óleo de petróleo ou óleo corporal infantil como substituto. [2] X Fonte de pesquisa
- Se quiser, coloque corante alimentício ou tinta acrílica na mistura para dar cor a ela. Cuidado para não exagerar na tinta, ou você pode alterar a textura. Se quiser que as cores fiquem fortes, é melhor pintar o projeto depois de pronto. [3] X Fonte de pesquisa
-
Passe a panela para o fogão e cozinhe em fogo brando. Mexa a mistura constantemente durante o aquecimento para manter os ingredientes líquidos em movimento. Não pare de mexer para não comprometer a textura da cerâmica.
-
Continue mexendo até que a mistura se pareça com um purê de batatas. Quando ela chegar nessa consistência, tire a panela do fogo e coloque sobre uma superfície plana e fria.
- Coloque uma toalha ou um descanso de panela sobre a bancada para proteger a superfície.
-
Jogue um pouquinho de óleo mineral na cerâmica pastosa. O óleo vai cobrir e untar suas mãos conforme você amassa a cerâmica, de modo que ela não grude.
-
Passe a massa para a bancada para trabalhar com ela. Faça isso enquanto a cerâmica estiver quente, mas aguarde alguns minutos para que a temperatura dela caia um pouco e chegue a um nível seguro o bastante para o toque.
- Você também pode fazer a mesma coisa usando luvas de borracha para proteger as mãos.
-
Amasse a cerâmica até deixá-la uniforme. A consistência deverá ficar parecida com a de uma massa de pizza bem trabalhada e bem misturada. Quando terminar, faça uma bola de cerâmica. [4] X Fonte de pesquisa
-
Guarde a massa pronta em um saco plástico com fecho que possa ir à geladeira. Para manter a cerâmica fresca e evitar que ela endureça, tire o máximo de ar possível do saco antes de fechá-lo e guardá-lo. [5] X Fonte de pesquisa
- Se a massa ainda estiver quente, coloque-a no saco, mas deixe uma pequena abertura. Depois que a cerâmica esfriar completamente, feche o resto do saco e guarde.
-
Use a massa para criar alguma coisa. Agora que já preparou a massa, use-a para criar aquilo que quiser. Quando for trabalhar com ela, é bom passar um pouco de creme hidratante nas mãos para que fique mais fácil manipular.
- Deixe o projeto secar por pelo menos 24 horas ou mais, se ele ainda estiver úmido depois desse tempo.
- Pinte com a tinta que quiser. A têmpera é uma boa escolha, mas outros tipos de tinta também servem. [6] X Fonte de pesquisa
- Você precisará pintar até mesmo as partes que quiser deixar brancas, pois elas podem começar a ficar translúcidas se você não fizer isso.
Publicidade
-
Use essa receita para fazer uma versão de cerâmica plástica que não racha. A proporção de cola é maior, o que faz com que a massa fique bem mais grudenta, mas também evita rachaduras. O uso da glicerina também diminui o risco do produto final rachar. [7] X Fonte de pesquisa
- Essa receita também seca muito mais rápido, em cerca de apenas 30 minutos.
- Mas, depois de fazê-la, você vai precisar esperar pelo menos uma noite, e de preferência uma semana, antes de usar a massa. Assim, ela ficará menos grudenta.
-
Vista roupas velhas ou um avental. Assim, você vai manter suas roupas limpas durante o processo.
-
Misture água e cola em uma panela antiaderente e ferva por dois minutos. Misture 1/2 xícara de água com 2 xícaras de cola de PVA para madeira em uma panela antiaderente. Ferva por dois minutos, mexendo sem parar, e depois tire do fogo.
- Você pode usar qualquer cola escolar, mas a cola para madeira é melhor para essa receita por ser mais forte.
-
Misture o fubá com 1/4 de xícara de água em uma tigela e despeje tudo na mistura. Coloque o fubá e a água na tigela e despeje na panela de água e cola ferventes. Misture bem todos os ingredientes.
- Cubra a massa com plástico enquanto ela esfria.
- Se quiser usar corante alimentício, acrescente de uma a duas gotas e ajuste, se necessário. Caso contrário, deixe para pintar a cerâmica depois de seca.
-
Jogue um pouco de fubá sobre uma superfície de trabalho adequada. Pegue a massa e sove bem. Continue a sovar e a acrescentar fubá até que a cerâmica fique menos grudenta.
-
Pare de sovar quando a massa estiver lisa e maleável. É necessário trabalhar o glúten do fubá até que ele forme uma massa bem maleável. Quando chegar nesse ponto, a cerâmica estará pronta para uso.
-
Guarde em um saco a vácuo para evitar o ressecamento. Coloque a cerâmica em um saco a vácuo para que ela não resseque enquanto estiver guardada.Publicidade
-
Use esta receita para fazer uma massa bem forte. Ela usa alguns ingredientes a mais, mas resulta em uma cerâmica muito resistente, que pode cair de até 1 m de altura sem quebrar. [8] X Fonte de pesquisa
-
Misture todos os ingredientes exceto o amido de milho em uma panela antiaderente no fogo baixo. Combine 1 xícara de cola de PVA, 1/2 colher de sopa de estearina (ácido esteárico), 1 colher e 1/2 de sopa de glicerina, 1 colher e 1/2 de sopa de Vaselina e 1/2 colher de sopa de ácido cítrico em uma panela antiaderente no fogo baixo. Misture bem.
- Aqueça a panela no fogo mais baixo possível.
-
Acrescente o amido de milho aos poucos, sem parar de mexer. Adicione a 1/2 xícara de amido de milho à mistura aos poucos, mexendo o tempo todo. Acrescentar o amido dessa maneira evita que se formem grumos. Continue mexendo a massa até que consiga levantá-la da panela.
- Ela vai ficar cada vez mais grudenta, depois cada vez mais pesada e difícil de mexer, mas você precisará continuar até que consiga levantá-la da panela.
-
Sove a massa por cerca de 20 minutos. Coloque a cerâmica sobre uma mesa forrada com papel-manteiga. Ela estará quente, um pouco grudenta e um pouco encaroçada. Sove a massa por cerca de 20 minutos, até que todos os grumos desapareçam e a cerâmica fique lisa e não esteja mais grudenta.
- Deixe esfriar um pouco se ela ainda estiver quente quando você terminar de sovar.
-
Guarde a cerâmica em um saco plástico fechado. Armazene a massa em sacos plásticos fechados para evitar que ela endureça antes do uso. Não se esqueça de tirar todo o ar dos saquinhos antes de fechá-los. Use a cerâmica para fazer o que quiser e pinte usando tinta acrílica.Publicidade
-
Use este método para fazer uma receita tradicional da América Latina. Essa receita é muito comum e faz uma massa bem útil. Várias versões usam 10% de formaldeído ou formalina, mas, aqui, esse ingrediente foi substituído por vinagre incolor para fazer uma opção mais segura e atóxica. [9] X Fonte de pesquisa
-
Misture o amido de milho, a água e a cola em uma panela revestida com Teflon. Primeiro, misture 1 xícara de amido com 1/2 xícara de água na panela em fogo baixo, até dissolver totalmente o amido. Depois que isso acontecer, acrescente e misture 1 xícara de cola.
-
Adicione a glicerina, o cold cream e o vinagre e misture. Acrescente 1 colher e 1/2 de sopa de glicerina, 1 colher e 1/2 de sopa de cold cream com lanolina e 1 colher e ½ de sopa de vinagre incolor à panela. Continue cozinhando no fogo baixo e mexendo sem parar até que a massa se forme e comece a se soltar da panela.
- Tome muito cuidado para não cozinhar demais, ou a massa vai endurecer.
- A glicerina é um ingrediente comum que pode ser encontrado em farmácias.
- O cold cream com lanolina é vendido também em farmácias ou em lojas de cosméticos.
-
Passe creme nas mãos e sove a massa. Cubra a cerâmica com um pano úmido e deixe esfriar. Quando puder manuseá-la, sove-a até chegar a uma consistência de argila suave. Ela estará pronta para ser modelada do jeito que você quiser.
- Deixe sua criação secar ao ar livre por pelo menos três dias.
- Depois que o objeto secar, use tinta a óleo ou acrílica para pintá-lo.
-
Guarde em filme plástico. Embrulhe a cerâmica com o filme e guarde em um local escuro e frio.Publicidade
Dicas
- Deixe as cerâmicas de secagem natural em potes ou sacos plásticos bem fechados quando não estiver usando, pois elas podem secar e endurecer quando expostas ao ar, mesmo que devagar.
- Faça as massas com antecedência e deixe prontas para os projetos das crianças. As receitas atóxicas e fáceis de modelar são ideais para as mãozinhas dos pequenos.
- Espere pelo menos três dias para que as cerâmicas sequem bem antes de pintá-las. Algumas podem secar mais rápido, principalmente se não forem muito espessas. É possível acelerar a secagem se você colocar o objeto em um local quente e seco, ou até na frente de um ventilador. A secagem no forno pode ser rápida demais e causar rachaduras.
- As cerâmicas com base em amido de milho às vezes são chamadas de "porcelana fria". Algumas versões podem ser compradas, mas outras são feitas em casa. Outra boa receita para porcelana fria caseira usa um forno de micro-ondas.
Publicidade
Materiais Necessários
Método 1 :
- Cerca de 3/4 de xícara de cola branca por lote (a cola escolar atóxica serve);
- 1 xícara de amido de milho;
- 2 colheres de sopa de óleo mineral;
- 1 colher de sopa de suco de limão;
- Uma panela antiaderente (qualquer uma serve, mas se você não tiver, aplique uma camada leve de spray para desmoldar no interior da panela para evitar que os ingredientes grudem);
- Colher de pau.
Método 2 :
- 3/4 de xícara de água;
- 2 xícaras de cola de PVA para madeira;
- 1 xícara de fubá;
- 2 colheres de sopa de glicerina;
- Corante alimentício (opcional).
Método 3 :
- 1 xícara de amido de milho;
- 1 xícara de cola de PVA ou cola para madeira;
- 1/2 xícara de água;
- 1 colher e 1/2 de sopa de glicerina;
- 1 colher e 1/2 de sopa de cold cream com lanolina;
- 1 colher e 1/2 de sopa de vinagre incolor.
Método 4
- 1 xícara de cola de PVA para madeira ou outra cola branca;
- 1/2 xícara de amido de milho;
- 1/2 colher de sopa de estearina (ácido esteárico);
- 1 colher e ½ de sopa de glicerina;
- 1 e colher de sopa de vaselina;
- 1/2 colher de sopa de ácido cítrico.
Referências
- ↑ thenewnew.blogspot.com/2011/06/homemade-polymer-clay.html
- ↑ http://www.polymerclayweb.com/tools/supplies/claysoftener.aspx
- ↑ https://thebluebottletree.com/10-simple-polymer-clay-tips/
- ↑ https://www.clay-it-now.com/besthomemadeclay.html
- ↑ https://www.figurines-sculpture.com/cold-porcelain-recipe.html
- ↑ http://www.decal.ga.gov/documents/attachments/PaintPlayCraftRecipes.pdf
- ↑ https://www.familyeducation.com/fun/clay/homemade-clay-recipes
- ↑ http://www.clay-it-now.com/coldporcelainrecipe.html
- ↑ http://theartfulcrafter.com/blog/craft-ideas-nine.html
Publicidade