Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer giz em casa é superfácil e barato. Você só precisa de algumas coisinhas encontradas em praticamente qualquer despensa, e é possível tanto criar um giz branco básico quanto adicionar um pouquinho de tinta à mistura para fazer gizes de diferentes cores. Neste artigo, você vai aprender a fazer giz com gesso, cascas de ovos e maisena.
Passos
-
Reúna os materiais necessários. Além dos ingredientes básicos, você também vai precisar de formas. Dê uma olhada em casa e passe numa papelaria para juntar os seguintes materiais:
- Gesso. O material pode ser encontrado em potes grandes nas melhores papelarias. Você vai precisar de meia xícara de gesso para cada receita.
- Tinta têmpera. Esse tipo de tinta sai com bastante facilidade, o que é ótimo para quem pretende usar o giz para desenhar na calçada ou em um quadro-negro. Compre quantas cores desejar.
- Papel-manteiga. Você vai precisar dele para forrar as formas para que o giz não grude.
- Formas. Você pode usar rolos vazios de papel higiênico ou papel-toalha, forminhas de gelo (desde que você não as use mais para fazer gelo) e qualquer outro tipo de tubo ou caixa que encontrar.
- Fita crepe. A fita será usada para cobrir o fundo dos rolos para que a mistura não escorra.
-
Prepare as formas. Forre-as com papel-manteiga. A parte encerada do papel deve ficar virada para cima. Caso tenha optado por usar um rolo de papel higiênico, vede um dos lados com fita crepe para que a mistura não escorra.
-
Vire as tintas dentro de vasilhas. Você vai precisar de duas colheres de sopa de tinta para cada receita. Meça as tintas dentro de vasilhas. Use uma vasilha para cada cor ou misture as tintas para criar cores novas. Experimente, por exemplo, misturar vermelho com amarelo para fazer giz laranja, ou azul com amarelo para fazer giz verde. O importante é que cada vasilha contenha duas colheres de sopa (30 ml) de tinta.
-
Adicione o gesso. Ponha meia xícara de gesso dentro de cada vasilha. Mexa até a mistura ficar uniforme e livre de caroços.
-
Adicione uma gota de detergente líquido. Isso vai deixar o giz mais fácil de remover. Basta pingar uma ou duas gotinhas dentro de cada vasilha e misturar.
-
Encha as formas com o giz. Com a ajuda de uma colher, vire as misturas dentro de formas separadas por cor. Encha-as até a altura que desejar. A secagem não fará com que as misturas se expandam. Em seguida, cubra as formas com papel-manteiga.
-
Deixe o giz secar. Coloque o giz em um local seco para que a umidade evapore ao longo da noite. Ele estará pronto para uso quando ficar completamente seco.
-
Pronto!Publicidade
-
Reúna os ingredientes. Totalmente natural, este método requer ingredientes que podem ser encontrados em qualquer despensa ou supermercado. Reúna os seguintes materiais antes de começar o projeto:
- Cascas de ovos. Caso tenha a sorte de ter uma galinha poedeira, é só pegar as cascas que você já tem em casa. Do contrário, tente juntar o máximo de cascas possível. Planeje-se com antecedência e peça para os seus amigos e vizinhos guardarem as cascas dos ovos que usarem para você.
- Farinha. A farinha serve para engrossar a mistura e dar corpo ao giz.
- Corante alimentar. Você pode usar tanto corantes líquidos quanto em gel.
- Formas. Experimente usar rolos de papel higiênico vazios ou bandejas de gelo, entre outras opções.
- Papel-manteiga. Você vai precisar do papel para forrar as formas.
- Fita crepe.
-
Prepare as formas. Forre as formas escolhidas com papel-manteiga, com o lado encerado virado para cima. Caso tenha optado por usar rolos de papel higiênico, vede um dos lados com fita crepe.
-
Moa as cascas de ovos. Antes de começar, veja se elas estão totalmente secas. Em seguida, use um almofariz ou uma vasilha e as costas de uma colher para triturá-las até formar um pozinho bem fino. Não deixe ficar nenhum pedaço grande. A mistura deve ficar completamente livre de caroços.
-
Misture a base. Em uma vasilha, combine duas partes de farinha com uma parte de cascas de ovos. Adicione água aos pouquinhos até formar uma pasta grossa. Separe a mistura em quantas vasilhas desejar, dependendo de quantas cores de giz você pretende fazer.
-
Adicione o corante alimentar. Pingue algumas gotinhas de corantes diferentes dentro das vasilhas.
-
Encha as formas. Com uma colher, passe a mistura para as forminhas. Divida-as por cor e cubra-as com papel-manteiga.
- Para brincar um pouquinho com o giz, experimente encher metade da forma com uma cor e a outra metade com uma cor diferente.
- Para fazer giz malhado, encha as formas com duas ou mais cores e use um palito de madeira para romper as camadas e criar espirais.
-
Deixe o giz secar. Espere, no mínimo, 12 horas para que ele seque completamente antes de tirá-lo das formas e usá-lo.
-
Pronto!Publicidade
-
Reúna os materiais necessários. Esta receita é supersimples. Ela só precisa de dois ingredientes principais: maisena e água em partes iguais. Para fazer mais de uma cor, adicione corante alimentar à lista. Já para as formas, use rolos vazios de papel higiênico ou papel-toalha, ou qualquer outro recipiente pequeno. Você também pode fazer um giz grandão e quebrá-lo em pedacinhos.
-
Prepare as formas. Forre as formas escolhidas com papel-manteiga. Deixe o lado encerado do papel virado para cima. Caso opte por usar rolinhos, vede uma das aberturas com fita crepe para que a mistura não escorra.
-
Misture a maisena e a água. Em uma vasilha, misture partes iguais de maisena e água até formar uma pasta grossa e uniforme. Separe-a em vasilhas menores, uma para cada cor que você quiser fazer.
-
Adicione corante alimentar. Pingue algumas gotinhas de corante dentro das misturas para colori-las de diferentes tonalidades. Mexa bem cada uma das pastas para que a cor penetre no giz.
-
Vire as misturas dentro das formas. Com uma colher, transfira as misturas para as formas e cubra-as com papel-manteiga.
-
Deixe o giz secar. Espere 12 horas para tirá-lo das formas. Esse giz é completamente natural e biodegradável.
-
Pronto!Publicidade
Dicas
- Adicione algumas gotinhas de óleos essenciais às misturas antes de passá-las para as formas para fazer giz aromatizado.
- Experimente misturar glitter e outras partículas ao giz.
- O gesso e as cascas de ovos podem ser substituídos por outras fontes de cálcio, como o calcário.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 78 160 vezes.
Publicidade