Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um livro artesanal pode ser um grande presente de aniversário, casamento ou celebração. É uma ótima maneira de fazer com que algo muito comum se torne único e pessoal. Com suprimentos básicos e algum tempo, você vai expandir a mente do seu filho ou iluminar o rosto de uma nova noiva.
Passos
-
Escolha um material para a capa e corte duas peças idênticas. Para o seu primeiro livro, a cartolina é bem fácil de trabalhar. Assim que pegar o jeito, você poderá avançar para a madeira ou um tabuleiro.
- A capa precisa ser 6 cm mais larga e 1.25 cm mais longa que as páginas internas. Se você está usando papel de impressão, ele deve ter 22.25 x 29.25 cm.
-
Dobre seis folhas de papel pela metade. Depois, costure-as juntas no vinco, em um padrão de algarismo 8. Comece e termine no mesmo ponto, de modo que o nó fique para dentro. Isso vai criar uma lombada de livro.
- 1/4" (.6 cm) é uma largura adequada.
-
Empilhe algumas pilhas de seis folhas, uma em cima da outra, bem alinhadas. Pressione-as para baixo, entre alguns livros pesados, e meça a largura da lombada.
- Uma vez que elas estejam achatadas, costure-as juntas, utilizando a mesma formação.
-
Corte uma tira de tecido. Ela deve ser tão longa quanto as páginas, e 2 cm mais larga que a lombada.
-
Faça um revestimento de um dos lados do tecido, com cola. Use bastante cola, mas tome cuidado para que ela não escorra. Cole o tecido na lombada das páginas. Puxe-as firmemente. Passe uma régua em toda a extensão, para suavizar quaisquer bolhas.
- Coloque o livro entre duas folhas de papel de cera e por debaixo de um ou dois livros pesados. Espere a cola secar. Espere por cerca de 20 minutos.
-
Cole as peças de cartolina à primeira e à última página. Antes de fazer isso, verifique se a cola do tecido está seca. Além disso, confira se as peças de cartolina estão alinhadas umas com as outras e com a lombada do livro.
-
Corte mais duas peças de tecido. Elas devem ser tão longas quanto as peças de cartolina, e 2 cm mais largas do que o pedaço de tecido que prende as páginas juntas. Cole os pedaços à lombada na parte superior da cartolina e pressione-os no primeiro pedaço de tecido.
- Novamente, coloque o livro entre os pedaços de papel de cera e abaixo de alguns livros pesados. Espere secar.
-
Depois de secar, corte um pedaço de papel decorativo. Ele deve ser 5 cm mais largo do que ambas as capas e a lombada combinadas, e dois centímetros maior que a capa.
-
Adicione um vinco no papel decorativo de 2,5 cm a partir de 2,5 cm da parte de baixo. Adicione quatro fendas no papel para colocar na lombada (que não pode ser dobrada para cima), removendo qualquer excesso.
- Corte o papel de forma que a lombada fique coberta, para que assim não haja papel diretamente acima ou abaixo dela. Você deve ter agora quatro abas — duas acima do livro e duas abaixo.
- Dobre as abas e cole-as na capa interior.
-
Corte duas folhas de papel. Elas devem ser 0,5 cm mais estreitas do que a capa e 1,25 cm mais curtas. Cole-a na parte interna da capa, de modo que ela cubra o que o papel da capa não cobriu, fazendo com que ela fique rente à lombada.
- Depois que tudo estiver seco, decore-o da forma que quiser!
Publicidade
-
Junte seus materiais. Tudo para este projeto pode ser comprado em lojas de artesanato, sem gastos muito altos. Limpe a mesa da cozinha e pegue os seguintes itens:
- Papel branco (30-100 folhas, dependendo da espessura do seu livro).
- Duas folhas de cartolina.
- Duas folhas de papel estampado (dois tipos).
- Fita - poucos metros de comprimento, 5 mm de largura.
- Furador.
- Cola em bastão.
- Tesouras.
- Régua.
- Prendedores de papel.
-
Coloque seu papel branco aberto sobre a mesa. Dependendo do tipo de livro, você vai querer um papel mais fino ou mais grosso, e também vai precisar considerar o número de folhas. Para um álbum de fotos, por volta de 30. Para um diário, 50 ou mais.
-
Pegue a tesoura. Corte duas folhas de cartolina que correspondam às medidas do seu papel em branco. Nenhum tamanho é muito pequeno ou muito grande. Mas se ele for tão grande que seja difícil de transportá-lo, você provavelmente já foi longe demais.
- Desenhe duas linhas verticais sobre uma das peças de cartolina. A 2,5 cm a partir da ponta esquerda, desenhe a primeira linha de cima para baixo. A segunda linha deve estar bem abaixo da 3,5 cm da ponta esquerda em direção paralela à primeira. Faça isso em outro pedaço de papelão também.
- Essas linhas são bem próximas uma da outra. Isso serve para separar a espiral do corpo do livro, criando uma articulação.
- Desenhe duas linhas verticais sobre uma das peças de cartolina. A 2,5 cm a partir da ponta esquerda, desenhe a primeira linha de cima para baixo. A segunda linha deve estar bem abaixo da 3,5 cm da ponta esquerda em direção paralela à primeira. Faça isso em outro pedaço de papelão também.
-
Corte ao longo das linhas que você acabou de desenhar. Ou seja, remova 1.25 cm entre as duas linhas. Descarte o excesso de cartolina. Você agora tem dois pedaços de cartolina, uma delas com 2,5 cm de comprimento.
- Uma faca artesanal pode ser mais fácil do que uma tesoura. Se você tem uma, use-a.
-
Faça suas capas externas. Pegue dois pedaços de um papel elegante e decorado para a sua capa e contracapa, e corte-os nas medidas. Cada pedaço deve ser 4 cm mais longo e 4 cm de comprimento mais largo do que as páginas interiores. Se o seu papel branco tem 20 por 25 cm, corte seu papel decorativo em 24 por 29 cm.
- Coloque um dos seus pedaços de papel elegantes virados para baixo. Você deve estar olhando para uma folha em branco. Com um lápis, desenhe uma borda de ¾" (2 cm) em toda a extensão ao redor da folha.
-
Cole a cartolina sobre o papel elegante. Alinhe-a com a borda que desenhou no passo anterior. Cubra toda a página com cola, e não apenas as bordas. As coisas não ficarão bagunçadas se você usar um bastão de cola.
- Essa será a contracapa. A lacuna de 1,25 cm que cortou na cartolina anteriormente será a "dobradiça" que faz com que o livro possa ser aberto facilmente.
- Aplique a cola no papel se estiver usando papel de embrulho (ou outro papel estampado fino). Isso evita rugas e bolhas de ar, e dá tempo ao papel para se acostumar com a umidade da cola, antes da aplicação na cartolina.
- Repita o processo para a capa. Verifique se o padrão está voltado para a direção certa!
- Essa será a contracapa. A lacuna de 1,25 cm que cortou na cartolina anteriormente será a "dobradiça" que faz com que o livro possa ser aberto facilmente.
-
Dobre os lados. Com a cartolina centralizada sobre o papel, dobre os cantos dela, até o limite. Cole-os no lugar, criando pequenos triângulos de papel decorativo que ficarão descansando nos cantos da sua cartolina.
- Uma vez que os cantos estejam dobrados, comece pelos lados. Dobrar os cantos primeiro cria uma dobradura geométrica e alinhada. Vai parecer mais ou menos um embrulho para presente.
- Faça isso para ambos os lados e cole tudo no lugar. Ainda deve haver uma lacuna de ½ entre as duas peças de cartolina.
-
Comece nas capas internas. Corte duas folhas de papel decorativo que sejam 1,25 cm menores do que o papel em branco. Se o seu papel branco tem 20 por 24 cm, corte o papel a partir da parte interior da capa em 19 por 23 cm.
-
Perfure dois buracos na encadernação. Dependendo de quais e quantos materiais usou, isso pode ser muito fácil ou muito difícil. Eles devem ter cerca de 4 cm a partir de cada borda.
- Se não tiver um furador (e de preferência um furador de um único buraco), você pode usar uma furadeira. Mas antes de fazer um furo no catálogo, coloque-o em algo que se sinta confortável em perfurar, como uma lista telefônica. Se você usar uma furadeira, posicione as capas de dentro para fora, para que as bordas fiquem no interior.
- Use prendedores de papel para segurar tudo.
-
Passe uma fita pelos furos usando o método de encadernação japonês. A fita deve ser seis vezes mais longa do que a altura do livro. Se o seu livro tiver 15 cm de altura, sua fita deve ter 36 polegadas (90 cm) de comprimento. Depois de completar isso, você terminou!
- Coloque-o para baixo através do furo superior. Deixe um comprimento à direita para um laço.
- Coloque a mesma extremidade para baixo , pelo mesmo buraco novamente.
- Entrelace a mesma extremidade para baixo , pelo buraco inferior.
- Entrelace a mesma extremidade para baixo , pelo buraco inferior novamente.
- Envolva-la por baixo, e com o lado de baixo virado, passando pelo buraco inferior mais uma vez.
- Puxe a mesma extremidade através do buraco superior. (Um padrão cruzado será formado ao longo da lombada.)
- Envolva-a por cima do livro e amarre-a com a outra extremidade em um nó. Ele deve ficar no topo do furo.
- Amarre-o com um laço.
Publicidade
Dicas
- Você pode usar tabuleiros de jogos antigos e outros materiais de madeira para a capa e a contracapa. Fixe o livro com argolas com abertura, dobradiças ou porcas e parafusos.
- Se você está fazendo um diário, pode envolver algum barbante ou fita em volta da capa frontal para criar um lugar conveniente para colocar papéis soltos e/ou fotos.
- Seja preciso com suas medidas.
Publicidade
Avisos
- Não cole as páginas umas com as outras. É muito mais difícil remover a cola do que adicionar mais, então tenha cuidado.
Publicidade
Materiais Necessários
Encadernação com cola e tecido
- Cartolina (ou outro material grosso).
- Tesouras.
- Régua.
- Agulha e linha.
- Dois tipos de papel decorativo.
- Papel para impressora.
- Cola branca ou uma cola de artesanato similar.
- Tecidos (lençóis velhos funcionam melhor).
- Papel de cera.
- Enfeites.
Encadernação japonesa
- Folha de papel em branco (30-100 folhas).
- Duas folhas de cartolina.
- Duas folhas de papel estampado de diferentes tipos.
- Fita - poucos metros de comprimento, 5 mm de largura.
- Furador.
- Cola em bastão.
- Tesouras.
- Régua.
- Prendedores de papel.
Referências
Publicidade