PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A Louis Vuitton é uma marca de luxo francesa que produz roupas e acessórios de qualidade desde o século XIX. Suas carteiras, em particular, são conhecidas pela composição impecável — o que chama a atenção de tantas pessoas. Por outro lado, é justamente isso que leva a um sério problema de falsificação. Se você comprar o acessório de um revendedor autorizado, pode ter certeza de que não está sendo enganado; mas e quem compra pela internet ou em lojas que não conhece bem? Felizmente, basta se atentar a alguns sinais específicos para separar uma peça original de uma cópia.

Método 1
Método 1 de 2:

Inspecionando a qualidade da carteira

PDF download Baixe em PDF
  1. Sinta a textura e o cheiro da carteira para confirmar se ela é de couro legítimo . Carteiras da Louis Vuitton são feitas de couro legítimo, a menos que a descrição do produto indique outro material. Sendo assim, você pode fazer um teste e sentir a textura e o cheiro da peça: se ela tiver cheiro de plástico ou compostos químicos, é porque não é autêntica. [1]
    • O couro tem uma textura seca, não oleosa ou grudenta. Se for o caso, eis outro sinal de que a carteira é falsificada ou está danificada.
  2. No geral, carteiras da Louis Vuitton autênticas são mais grossas que as falsificações por serem feitas de materiais relativamente duros. Por isso, aperte o acessório e sinta a resistência: se ele ceder fácil, é porque deve ser de plástico (ou seja, não original). [2]
    • Combine este método com outras dicas abaixo, já que a estrutura pode até não ser imediatamente óbvia sem você ter algo ao qual possa comparar a carteira.
  3. Produtos da Louis Vuitton seguem os mais altos padrões de qualidade. Sendo assim, dê uma olhada na costura de toda a carteira e veja se algum ponto ou linha está fora do lugar ou em uma distância estranha dos demais. Qualquer inconsistência ou imperfeição nesse sentido indica que o acessório é falsificado, uma vez que a Louis Vuitton não lança produtos desleixados. [3]
    • Dê uma boa olhada nos cantos da carteira. É mais difícil costurar linhas retas nessas áreas do material, e é aqui que muitas falsificações se entregam.
  4. Dê uma olhada nas partes da carteira que não são imediatamente visíveis. Produtos autênticos da Louis Vuitton têm costuras perfeitas e materiais resistentes em todas as partes, ao passo que muitas falsificações não capricham no lado de dentro. Pode ser, por exemplo, que o interior do acessório falso seja de plástico (em vez de couro). [4]
  5. Falsificações costumam usar materiais mais baratos em zíperes, botões e afins — muitas vezes, plástico. Produtos originais da Louis Vuitton são mais pesados, resistentes e até reluzentes. Caso as peças fiquem desbotadas ou sejam leves, decerto não são autênticas. [5]
    • Algumas carteiras femininas da Louis Vuitton têm correntes. Nesse caso, inspecione esse detalhe também.
    • No geral, o logo da Louis Vuitton também aparece em zíperes e botões. As falsificações não têm esse detalhe — ou usam métodos de baixa qualidade para estampar as peças.
  6. Muitas carteiras da Louis Vuitton têm estampas coloridas, como as clássicas flores. Elas precisam estar no lugar certo, inclusive nas áreas onde há costura. Falsificações, por sua vez, aplicam a estampa com um método que desbota aos poucos e deixa muitas falhas visíveis. [6]
    • No geral, as estampas não "atravessam" costuras. Eis outro sinal de que a carteira é falsificada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Observando logos e códigos

PDF download Baixe em PDF
  1. O logo da Louis Vuitton aparece na estampa da carteira, podendo estar também na parte da frente ou de trás dela. Esse logo é bastante preciso — e quase impossível de reproduzir fielmente em falsificações. Se o nome da marca no anúncio da carteira estiver estranho, não a compre. [7]
    • O "L" do logo tem uma cauda curta; se ele parecer um "L" normal, desconfie. Os "Os" são bem largos e parecem maiores que as outras letras. Os dois "Ts", por sua vez, quase se encostam. Por outro lado, edições e coleções especiais podem fugir a essa regra.
    • As letras de cada palavra ficam bem próximas umas às outras, mas sempre há um espaço entre "Louis" e "Vuitton". Algumas falsificações fazem as duas palavras parecerem uma só.
    • De modo geral, o logo é nítido e fácil de ler. A carteira é falsificada se ele estiver desbotado, borrado ou torto.
  2. O site da Louis Vuitton lista todos os produtos da marca. Caso você tenha alguma dúvida quanto a um modelo de carteira, acesse a loja virtual e encontre a que pretende comprar. [8]
    • Preste bastante atenção ao logo nesse modelo específico. Algumas falsificações erram até nesse detalhe.
    • Fica muito mais fácil observar os detalhes da carteira pelo celular. Dá para fazer isso até enquanto você estiver na loja!
  3. Em 1987, a Louis Vuitton começou a incluir códigos de data e país em alguns produtos. Eles costumam ficar em uma aba dentro da carteira ou vir estampados diretamente nela. Tente encontrar o número e faça uma busca por ele na internet para obter mais detalhes. [9]
    • O código é diferente do número de série, ou seja, não é exclusivo a um único produto. A Louis Vuitton não incentiva tanto o uso desse código como fator determinante para identificar falsificações.
    • A presença ou ausência de um código de data por si só não confirma se a carteira é autêntica ou falsificada. Pode ser que ele tenha desaparecido pelo atrito em uma peça original — ou que uma peça falsa tenha inventado um valor para despistar os compradores. Se você encontrar algo do tipo, faça uma pesquisa na internet em busca de mais informações.
  4. Como a maioria dos produtos da Louis Vuitton é feita na França, muitas falsificações incluem a inscrição "Made in France" manualmente em seus artigos. No entanto, a empresa tem oficinas em alguns países diferentes. Ela também lança linhas especiais e colabora com outras marcas — ou seja, a manufatura se espalha. Dê uma olhada no site da Louis Vuitton para confirmar o local de origem da carteira. Se for um lugar diferente do que a inscrição diz, então é uma falsificação. [10]
    • Carteiras e outros produtos de couro da Louis Vuitton costumam ser fabricados na França, na Espanha ou nos Estados Unidos. Outros são feitos na Suíça e na Itália.
  5. A Louis Vuitton é conhecida por seus produtos de qualidade e não quer que seus clientes comprem falsificações. Portanto, entre em contato diretamente com a marca caso você tenha alguma dúvida sobre a procedência do seu artigo. Um representante da empresa vai prestar toda a assistência necessária. [11]
    • O site da Louis Vuitton tem mais informações sobre como entrar em contato com representantes da empresa.
    • Se possível, denuncie vendedores de falsificações à própria Louis Vuitton para aumentar a segurança de outros compradores.
    Publicidade

Dicas

  • O melhor jeito de se proteger de falsificações é comprar produtos da Louis Vuitton somente com revendedores autorizados.
  • Lembre-se de que coleções e edições especiais de certos produtos podem fugir às regras listadas acima. Investigue bem a carteira que você quer comprar para saber se ela se encaixa em um desses grupos.
Publicidade

Avisos

  • A menos que você esteja comprando diretamente da Louis Vuitton, sempre dê uma boa olhada na carteira pessoalmente (e não pela internet) em busca de sinais de falsificação.
  • Se o preço parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é. A Louis Vuitton não costuma conceder descontos, a menos que seja de produtos de segunda mão.
  • Não gaste dinheiro comprando produtos da Louis Vuitton sem saber se eles são autênticos! Se você é fã da marca, vale muito mais a pena investir em vendedores oficiais e confiáveis.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 097 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade