PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A queda de cabelo ocorre por diversos motivos e, como nem todos estão relacionados ao envelhecimento, é possível evitar a perda excessiva de cabelo sem precisar recorrer a produtos e medicamentos caros. No entanto, é essencial consultar um médico antes para diagnosticar a condição que está levando à queda de cabelo para, então, tratar a causa e evitar os efeitos, seja usando ervas, suplementos ou óleos essenciais.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando produtos tópicos em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça uma massagem no couro cabeludo usando óleos essenciais . A massagem aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares e melhora a circulação no couro cabeludo. Massageie delicadamente a cabeça diariamente por alguns minutos e use algumas gotas de óleo essencial de lavanda, alecrim, tomilho, hortelã-pimenta ou de cedro diluídas em uma base de óleo de amêndoas, de coco, de jojoba, de uva ou de gergelim para estimular mais ainda a circulação. [1]
    • Embora muitas pessoas gostem e recomendem essa técnica, não há evidências científicas que comprovem sua eficácia. [2]
    DICA DE ESPECIALISTA
    Sarah Gehrke é uma Enfermeira e Massoterapeuta no Texas. Sarah tem mais de 10 anos de experiência ensinando e praticando flebotomia e terapia intravenosa através de apoio físico, psicológico e emocional. Recebeu sua licença de Massoterapeuta pela Amarillo Massage Therapy Institue em 2008 e formou-se em Enfermagem pela University of Phoenix em 2013.

    Conselho de Especialista : para um tratamento mais eficaz, aqueça os óleos essenciais no micro-ondas, pois o calor potencializa os efeitos dos óleos estimulando mais ainda a circulação e proporcionando mais benefícios à saúde capilar.

  2. Embora a eficácia desse óleo não seja cientificamente comprovada, há quem diga que ele ajuda a evitar a queda de cabelo e o aparecimento de fios brancos, além de tratar a caspa e hidratar o cabelo. [3] Se quiser tentar, massageie o óleo de ovo no couro cabeludo e deixe agir durante a noite.
    • Lave a cabeça na manhã seguinte usando um xampu sem sulfato suave. Use o xampu apenas uma vez ao dia, se não ele acabará removendo também os óleos naturais do cabelo, deixando-o ressecado e quebradiço.
    • De modo geral, as pessoas costumam relatar resultados mais satisfatórios quando usam esse óleo de duas a três vezes por semana por pelo menos 12 semanas. No entanto, você pode usá-lo com menos frequência se tiver cabelos sensíveis a proteínas.
    • O óleo de ovo é uma alternativa conveniente às máscaras de gema de ovo, pois não cheira a gema de ovo crua. Além disso, com o óleo, não há risco de salmonela, que pode levar ao desenvolvimento de uma infecção.
    • Você pode tanto fazer o óleo de ovo em casa quanto comprá-lo em alguma loja de produtos naturais sob o nome mais comum de óleo capilar de ovo da marca Rosental.
      • Se você estiver fazendo seu próprio óleo de ovo, lave bem as mãos e o espaço de trabalho para não correr o risco de se contaminar com a salmonela. Lave também a fronha do travesseiro na manhã seguinte depois de ter dormido com essa máscara.
  3. . Quando aplicado no cabelo, o óleo quente hidrata e estimula o crescimento dos fios. Você pode usar qualquer óleo natural, incluindo açafrão e canola ou azeite.
    • Aqueça o óleo em até 40 ºC para que ele fique quente, mas não demais, e massageie-o no couro cabeludo.
    • Coloque uma touca de banho e espere uns 30 minutos antes de lavar o cabelo com xampu.
    • A maionese também pode funcionar como um condicionador hidratante. Basta passar uma quantidade generosa no cabelo, colocar uma touca de banho e esperar até uma hora antes de tirá-la. [4]
  4. Embora isso também não esteja cientificamente comprovado, muitos usam esse produto para fortalecer os fios. A henna é um pó verde que sela a cutícula do cabelo, fortalecendo os fios desde a raiz. [5]
    • Apesar de ser considerada segura para uso na pele e no cabelo para a maioria, algumas pessoas apresentam alguma reação alérgica ao produto. Se isso acontecer com você, pare de usá-lo imediatamente e procure um médico se necessário.
    • Não use hennas de cor mais escura, pois elas geralmente não são naturais e contêm um produto químico chamado p-fenilenodiamina (PPD, sigla em inglês).
  5. Embora ainda não haja comprovação científica de que o chá verde realmente previne a queda de cabelo, alguns estudos sugerem que essa pode ser uma opção de tratamento bastante promissora, pois esse chá contém antioxidantes que podem impedir a perda de cabelo, além de contribuir para o crescimento dos fios. [6]
    • Prepare 2 saquinhos de chá verde em 240 ml de água, espere esfriar um pouco, e depois passe no cabelo.
    • Deixe o chá por 1 hora antes de enxaguar bem o cabelo.
  6. Alguns estudos apontam que os suplementos de feno-grego ajudam a prevenir a quebra e a queda de cabelo, [7] além de proporcionar mais brilho aos fios e fortalecê-los bastante quando aplicada uma máscara capilar de sementes de feno-grego regularmente. Para fazer essa máscara:
    • Mergulhe e moa 1 xícara de sementes de feno-grego em água suficiente para fazer uma pasta;
    • Passe essa pasta no couro cabeludo, massageando-o levemente;
    • Deixe por cerca de meia hora;
    • Depois lave o cabelo com água fria.
  7. Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas científicas para comprovar a eficácia desses ingredientes na prevenção da queda de cabelo, acredita-se que a babosa auxilie na cura aumentando o fluxo sanguíneo onde quer que seja aplicada. [8] O nim, por sua vez, também apresenta diversos benefícios, incluindo a estimulação do crescimento capilar, a hidratação dos fios e a manutenção da saúde do couro cabeludo. [9]
    • Misture o suco de babosa com o pó de nim e 2 a 3 gotas de óleo de coco.
    • Passe essa mistura por todo o couro cabeludo e espere meia hora.
    • Em seguida, lave o cabelo com xampu e repita esse procedimento uma vez por semana para melhores resultados.
  8. O abacate fornece nutrição e proteção aos fios, fortalecendo o cabelo. Para fazer uma máscara capilar com essa fruta, basta usar ½ abacate, 1 gema de ovo e 1 colher de sopa de mel. [10]
    • Amasse o abacate e misture os ingredientes.
    • Em seguida, massageie a máscara pelo cabelo limpo e úmido e deixe-a por uns 30 minutos.
    • Enxágue bem o cabelo.
    • Para melhores resultados, repita esse tratamento a cada duas semanas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo mudanças no seu estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Comer carnes magras, peixe, soja e outras proteínas ajuda a conter a queda de cabelo. Além disso, ter uma dieta bem equilibrada e rica em vegetais ajuda você a consumir a quantidade necessária de vitaminas essenciais para ter cabelos mais fortes e saudáveis.
    • Além de conter proteínas, muitos alimentos ricos em proteínas também contêm vitamina B12 e ômega 3.
    • Muitos vegetais contêm zinco, biotina, ferro, selênio e as vitaminas C, A e E, sendo todos esses nutrientes essenciais para a saúde capilar. [11]
  2. Para evitar a queda de cabelo, use um xampu com pouca química e que não limpe excessivamente os fios. O cabelo que não possui muito óleo natural geralmente é seco, quebradiço e difícil de pentear. Nesse caso, além de optar por um xampu sem sulfato, compre um que tenha o pH neutro para evitar que os fios inchem e fiquem com muito volume. [12]
    • O ideal é usar um xampu específico para o seu tipo de cabelo. Então, se o seu cabelo for seco, não use produtos formulados para cabelos oleosos e vice-versa.
    • Evite lavar o cabelo todos os dias, deixando para lavá-los dia sim, dia não.
  3. Nunca escove os cabelos molhados e evite esfregá-los na toalha. Ao invés disso, deixe-os secar naturalmente ou então só tire o excesso de umidade e deixe secar por conta própria a partir daí. Além disso, evite tratamentos agressivos para o cabelo, como tingir e fazer permanente, para evitar o ressecamento, a quebra e, consequentemente, a queda de cabelo.
    • Você também pode reduzir esses danos usando uma fronha de cetim no travesseiro para dormir à noite.
  4. Às vezes, a causa principal da perda de cabelo é o estresse. Embora você não possa eliminar completamente a tensão da sua vida, o uso de técnicas de gerenciamento do estresse pode ajudar. Por exemplo:
    • Faça meditação para relaxar, reduzir o estresse e restaurar o equilíbrio hormonal, além de beneficiar-se em vários outros aspectos da sua vida com essa técnica; [13]
    • Pratique alguma atividade física, seja caminhar, nadar ou andar de bicicleta, por 30 a 60 minutos por dia ou então experimente um esporte mais agressivo, como o tênis, por exemplo, para "descontar" o seu estresse batendo na bola; [14]
    • Converse com seu cônjuge, um amigo, um membro da família ou um psicólogo sobre o que está acontecendo com você ou escreva os seus pensamentos e sentimentos em um diário para aliviar a tensão.
  5. Embora possam parecer boas soluções cosméticas, essas alternativas acabam contribuindo para a queda de cabelo se não forem fabricadas com materiais de qualidade e não se encaixarem corretamente, pois colocam pressão demais nos folículos capilares e dificultam a circulação sanguínea adequada na região. Então, se é pela sua saúde, vale a pena gastar um pouco mais para manter seus fios saudáveis e bonitos, não é mesmo?
  6. Pare de fumar . O tabagismo traz diversos prejuízos à saúde, inclusive aumentando o risco de doenças cardíacas e respiratórias, além de acelerar a queda de cabelo e também o processo de envelhecimento dos fios, porque as toxinas do cigarro danificam os folículos capilares. Portanto, tente parar de fumar ou, pelo menos, diminuir a quantidade de cigarros que você fuma no dia. [15]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tomando ervas e suplementos

PDF download Baixe em PDF
  1. Durante séculos, o saw palmetto tem sido usado para tratar a pele e os cabelos, pois ele bloqueia a produção de DHT (um metabólito da testosterona), que contribui para o aumento da próstata. Como a produção de DHT também causa queda de cabelo, acredita-se que o saw palmetto possa ajudar a prevenir essa condição, apesar de ainda não haver evidências científicas comprovando tal eficácia. [16]
  2. Com certeza, sua mãe já falou isso para você e, para variar, ela estava certa. Então, melhore a sua dieta, seja através da ingestão de alimentos ou tomando suplementos, consumindo mais:
    • Vitamina A: um antioxidante que promove a produção saudável de sebo no couro cabeludo, contribuindo para o crescimento dos fios, e está presente também em alimentos ricos em betacaroteno, como a batata-doce, por exemplo;
    • Ômega 3: um ácido graxo encontrado principalmente em peixes gordurosos, gema de ovo, ovas de peixe (caviar), linhaça, sementes de chia e leites fortificados;
    • Vitamina E: estimula a circulação sanguínea, função essencial no couro cabeludo para manter os folículos capilares produtivos;
    • Vitaminas do complexo B: ajudam seu corpo a produzir melanina, o que dá a coloração natural e saudável ao cabelo e estimula a circulação sanguínea, sendo o ácido pantotênico (vitamina B5) um dos responsáveis pelo crescimento capilar adequado, pois ele desempenha um papel importante na divisão celular dos folículos capilares;
    • Vitamina C: um poderoso antioxidante que aumenta a absorção de ferro não heme, encontrado em produtos vegetais, sendo a deficiência dessa vitamina responsável por deixar o cabelo mais ressecado e quebradiço, causando a queda de cabelo;
    • Vitamina D: um pró-hormônio que seu corpo normalmente absorve através da exposição ao sol, sendo a baixa concentração de vitamina D2 associada à queda de cabelo, principalmente em mulheres entre 18 e 45 anos. [17]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Sabendo quando procurar um médico

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora a queda de cabelo seja bastante comum, ela pode ter diversas causas, algumas das quais tendem a melhorar com o tratamento adequado. Por outro lado, em alguns casos, também é importante fazer uma mudança no seu estilo de vida para melhorar a sua saúde de modo geral. De qualquer maneira, o recomendado é sempre procurar um médico para discutir os seus sintomas e opções de tratamento com base no diagnóstico que ele fizer, sendo os seguintes motivos os principais causadores da queda de cabelo: [18]
    • Calvície masculina ou feminina;
    • Alguma condição médica subjacente;
    • Nutrição inadequada ou alimentação ruim;
    • Distúrbios alimentares;
    • Penteados que puxam demais o cabelo;
    • Lavar ou escovar demais o cabelo;
    • Alguns medicamentos;
    • Alguns tratamentos contra o câncer;
    • Micose;
    • Menopausa;
    • Dar à luz ou o pós-parto.
  2. Manchas calvas ou a queda de cabelo que segue um padrão estranho ou aparece em várias áreas do corpo pode ser um sinal de alguma doença subjacente. Nesse caso, procure um médico para fazer o diagnóstico e tratar a condição para, consequentemente, parar com a queda de cabelo. [19]
    • Por exemplo, você pode ter alopecia se também estiver perdendo cabelo da barba ou das sobrancelhas. [20]
    • Da mesma forma, anemia, disfunções da tireoide e infecções também podem causar a queda de cabelo. [21]
  3. A queda de cabelo é um dos sintomas da síndrome do ovário policístico (SOP), que geralmente também causa acne, aumento de pelos faciais e menstruação irregular. Então, procure um ginecologista para tratar a SOP e frear a queda de cabelo, dentre os demais sintomas, [22] se você tiver: [23]
    • Queda de cabelo em algumas regiões do corpo;
    • Menstruações mais curtas, mas com fluxo pesado;
    • Acne;
    • Aumento de pelos no rosto e no restante do corpo;
    • Problemas de fertilidade.
  4. Esses podem ser sintomas de hipotireoidismo ou de anemia , que podem ser facilmente tratados por um endocrinologista, com base nos seus sinais e sintomas. [24]
    • Com o diagnóstico e o tratamento corretos você conseguirá interromper e até reverter a queda de cabelo.
  5. Nesse caso, uma infecção ou outra condição de pele pode ser a causadora da queda de cabelo, sendo necessário procurar um dermatologista para fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. [25]
    • Você pode estar com uma infecção fúngica, por exemplo.
  6. Embora esses remédios naturais costumem ser seguros, eles não são recomendados para todo mundo. Você pode ser alérgico a algumas ervas ou suplementos, por exemplo, ou o remédio natural pode interferir negativamente com algum medicamento que você esteja tomando. Por isso, é essencial procurar um médico antes de arriscar tomar qualquer tipo de medicação, seja natural ou não. [26]
    • Fale para o médico quais medicamentos e suplementos você já tem o costume de tomar.
    • Pergunte sobre os riscos de tomar ervas e suplementos se você estiver grávida ou amamentando.
  7. Assim como as ervas e os suplementos, os óleos essenciais são geralmente seguros, mas podem não ser adequados para todo mundo, pois você pode ter alergia a algum deles ou eles podem interferir com outros medicamentos que esteja tomando ou agravar alguma condição de saúde que você tenha. [27]
    • Informe ao médico sobre os medicamentos e suplementos que você já esteja tomando.
    • Tenha muito cuidado se estiver grávida ou amamentando.
    Publicidade

Dicas

  • Embora algumas causas de perda de cabelo possam ser tratadas ou prevenidas, isso nem sempre é possível. Algumas pessoas são geneticamente predispostas à perda de cabelo, como, por exemplo, pessoas com calvície hereditária. [28]
  • A queda de cabelo geralmente é causada por deficiências nutricionais, flutuações grandes de peso (como as provocadas por dietas radicais) e desequilíbrios hormonais, assim como por consequências de hipotireoidismo, uso de alguns medicamentos, dentre outras condições médicas. Então, procure um médico para descobrir se alguma dessas condições pode ser o motivo da sua queda de cabelo antes de tentar qualquer remédio caseiro.
  • Tenha cuidado para não encostar nas roupas, nos móveis nem nas roupas de cama quando estiver usando qualquer medicamento tópico no couro cabeludo para não deixar um cheiro desagradável pela casa.
  • Se estiver grávida, converse com um médico sobre quais suplementos são seguros para você tomar durante a gestação para tratar a queda de cabelo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 85 222 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade