Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você quer sincronizar seu iPhone ou iPad com o iTunes do Chromebook? Apesar de parecer impossível de usar o iTunes no Chromebook em vez de um PC ou MacBook, não se preocupe: é possível! Para configurar o iTunes no Chromebook, será necessário habilitar o Linux e depois instalar um emulador gratuito do Windows, o Wine, que permitirá que você instale a versão do iTunes para o sistema operacional da Microsoft. Parece complicado, mas não levará mais do que alguns minutos, ainda mais com este artigo para auxiliá-lo no processo.
O que você precisa saber
- Não há uma versão do iTunes disponível para o ChromeOS, mas você pode instalar a versão do Windows ao usar o ambiente Linux no Chromebook.
- Mesmo que nunca tenha usado o Linux, será fácil instalar o iTunes. Basta rodar alguns comandos simples.
- A versão mais recente do iTunes para Windows não deverá funcionar bem no Chromebook, mas o iTunes 12, (32-bits) sim.
Passos
-
Abra o menu de configurações do Chromebook. Antes de poder instalar o iTunes no micro, será preciso habilitar a versão do Debian Linux — atualmente, o Debian 11 Bullseye — “embutida" em seu Chromebook. [1] X Fonte de pesquisa Clique no horário, que estará no canto direito inferior da tela, e escolha “Configurações”, menu representado pelo ícone de uma engrenagem.
- Se o Chromebook for do trabalho, da faculdade ou escola, talvez seja impossível habilitar o Linux, mesmo que o modelo tenha suporte ao sistema operacional. Não será possível instalar o iTunes; por outro lado, se você for assinante da Apple Music e seu Chromebook possuir a Loja Play Store, você poderá instalar o app da Apple Music.
-
Acesse Avançado e depois Desenvolvedores . Esta página terá várias opções importantes, o que poderá deixá-lo um pouco perdido no começo, mas configurar o Linux é simples e não atrapalhará o bom funcionamento do Chromebook.
-
Clique em Ativar ao lado de "Ambiente para desenvolvedores do Linux”. Depois, basta seguir as instruções fornecidas e a configuração será realizada em cerca de 10 minutos.
- Durante o processo, anote o seu nome de usuário do Linux. Essa informação será importante, posteriormente.
- Assim que o Chromebook terminar de configurar o ambiente Linux, uma janela do terminal com um prompt de comando surgirá.
Publicidade
-
Insira o comando para atualizar todos os pacotes do sistema. No prompt, digite sudo apt-get update e pressione “Enter” para executá-lo.
- O Wine é uma camada de compatibilidade que permite a instalação de programas do Windows no Linux. Como o iTunes não está disponível para o ChromeOS ou para o Linux, será preciso instalar a versão compatível para Windows no Chromebook, o que pode ser feito com o Wine.
- Caso não encontre uma janela do terminal com prompt do comando ou você a fechou por acidente, não será difícil acessá-la de novo. Pressione a tecla de pesquisa, digite terminal e clique em “terminal”, nos resultados.
-
Habilite a arquitetura de 32-bits. Digite sudo dpkg --add-architecture i386 e tecle “Enter”. O comando permitirá que você execute programas de 32-bits, como a versão do iTunes que precisará para o Chromebook. [2] X Fonte de pesquisa
-
Atualize a biblioteca de pacotes. Digite sudo apt update e aperte “Enter”.
-
Baixe e adicione a chave do repositório do Wine. Para isso, digite os dois comandos a seguir:
- Insira sudo mkdir -pm755 /etc/apt/keyrings e pressione “Enter”.
- Digite sudo wget -O /etc/apt/keyrings/winehq-archive.key https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key e tecle “Enter”. [3] X Fonte de pesquisa
-
Baixe os arquivos fonte do WineHQ. Com eles, você poderá instalar o app a partir do repositório do desenvolvedor.
- Digite sudo wget -NP /etc/apt/sources.list.d/ https://dl.winehq.org/wine-builds/debian/dists/bullseye/winehq-bullseye.sources e aperte “Enter”.
- Insira sudo apt update após a instalação para atualizar as informações dos pacotes.
-
Digite o comando para baixar e instalar o Wine. Insira sudo apt install --install-recommends winehq-stable wine32 fonts-wine libwine:i386 e pressione “Enter”. O comando instalará o Wine junto com todas as fontes e bibliotecas necessárias para utilizá-lo.
- Se pedido, pressione “Y” e depois “Enter” para continuar.
- Pronto, o Wine estará configurado e pronto para rodar em seu Chromebook!
Publicidade
-
Baixe a versão de 32-bits do iTunes para Windows. Agora que possui um emulador do Windows para Linux em seu Chromebook, você poderá instalar oTunes para web compatível com o sistema operacional da Microsoft. No entanto, lembre-se de que você precisará da versão de 32-bits do iTunes 12; obtenha o arquivo certo acessando este link e clicando em “Download”.
- Durante o processo, escolha a pasta “Arquivos do Linux”, no painel à esquerda, e dê o nome iTunesSetup.exe ou algo do tipo a ela. Você precisará usar esse arquivo em breve, logo, o nome deve ser algo fácil de lembrar.
-
Execute o seguinte comando para instalar o iTunes. Digite ou cole-o, mas antes de apertar “Enter”, substitua “nomedeusuário” com o seu nome de usuário no Linux, e “iTunesSetup.exe” com o nome do arquivo do iTunes que você baixou há pouco: WINEARCH=win32 WINEPREFIX=/home/nomedeusuário/.wine32/ wine iTunesSetup.exe
- O seu nome de usuário do Linux estará na parte superior da janela do terminal, antes do “@”.
-
Siga as orientações do assistente de instalação até chegar à janela de “parabéns”. Passe por cada janela para completar o processo, e ao ser parabenizado pela instalação do programa, pare; não clique em “Concluir” ainda.
-
Desmarque a opção “Abrir o iTunes depois que o instalador fechar” e clique em Concluir . Por enquanto, o iTunes não poderá ser aberto automaticamente; você ainda deverá fazer mais alguns ajustes rápidos antes de utilizá-lo.Publicidade
-
Abra a pasta “Arquivos do Linux” em seu Chromebook. Se você tentar abrir o iTunes imediatamente, a mensagem “Caminho não encontrado” aparecerá, logo, será necessário corrigir o caminho do arquivo no Chromebook. Acesse “Arquivos do Linux” para começar.
-
Faça com que os arquivos ocultos sejam mostrados. Clique nos três pontos verticais no canto direito superior e escolha “Mostrar arquivos ocultos”. Pronto, agora será possível visualizar itens escondidos no Linux.
-
Encontre e abra a pasta do iTunes. Acesse “.local > share > applications > wine > Program Files” e clique duas vezes na pasta “iTunes”.
-
Abra o arquivo "iTunes.desktop" em um editor de texto. Clique com o botão direito no arquivo “iTunes.desktop”, selecione “Abrir com” e depois “Text”, que vem pré-instalado no Chromebook.
-
Encontre o comando que começa com "Exec=" e insira o caminho abaixo. Mantenha "Exec=" e apague o resto do caminho; após o “Exec=”, cole ou digite o caminho a seguir:
- env WINEPREFIX="/home/nomedeusuário/.wine32" wine "/home/nomedeusuário/.wine32/drive_c/Program Files/iTunes/iTunes.exe"
- Substitua “nomedeusuário” com o seu nome de usuário nas duas vezes.
- O comando final ficaria da seguinte forma, usando como exemplo o nome de usuário “wikiHow”: Exec=env WINEPREFIX="/home/wikihow/.wine32" wine "/home/wikihow/.wine32/drive_c/Program Files/iTunes/iTunes.exe"
-
Salve o arquivo e saia. Para salvar, clique no menu de três linhas no canto esquerdo superior e escolha “Salvar”. Saia do editor de texto.
-
Abra o iTunes, que agora poderá ser usado em seu Chromebook! Para fazer com que ele sincronize ao seu iPhone ou iPad, pressione a tecla “Pesquisar” e digite “iTunes” no campo de buscas.
- Assim que abrir o iTunes, faça login com seu ID Apple.
Publicidade
Dicas
- Você também pode usar os AirPods com o Chromebook, com ou sem o iTunes instalado.
- Como você usará várias camadas de emulação para rodar o iTunes no Chromebook, ele provavelmente não será muito rápido. No entanto, tê-lo instalado pode ser de grande ajuda em emergências, como ao precisar desbloquear um iPhone ou iPad que foi desabilitado porque você esqueceu a senha.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 5 680 vezes.
Publicidade