Baixe em PDF Baixe em PDF

Sim, é possível tirar a sujeira e a ferrugem de todas aquelas moedas velhas que você tem escondidas no seu baú do tesouro. Basta um pouco de vinagre, suco de limão ou outras soluções caseiras – se preferir, pode usar produtos especializados também. No entanto, tome muito cuidado, pois moedas sujas e enferrujadas podem valer mais do que ouro puro no mercado dos colecionadores de moedas antigas!

Método 1
Método 1 de 3:

Decidindo quais moedas limpar

Baixe em PDF
  1. A sujeira e a ferrugem acumulados ao longo do tempo conferem valor histórico à moeda, tirá-los fará com que a moeda perca seu preço de catálogo. Não limpe uma moeda que faz parte de uma coleção numismática (ciência que estuda moedas e notas históricas). Esse serviço exige os cuidados de um profissional do ramo.
  2. As mais caras, por exemplo, não devem sequer ser seguradas com as mãos desprotegidas. Use luvas e sempre guarde as moedas em envelopes de plástico específicos para esta função. Antes de pensar em lavá-las, conduza-as — como qualquer outro item de antiguidade — a um profissional que possa avaliá-las.
  3. O cobre pode descolorir a superfície das outras moedas. Para os colecionadores de moedas americanas, por exemplo, o certo seria lavar as de um centavo separadamente de todas as outras.
    • Jamais deixe as moedas de cobre de molho com as de metal. O cobre pode acabar reagindo com a solução de limpeza, desintegrar-se e agregar-se às moedas de metal, estragando o acabamento delas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando com produtos especiais

Baixe em PDF
  1. É impressionante como ele consegue retirar a sujeira e a ferrugem da maioria das moedas. Como é utilizado por joalheiros alemães para limpar prata, o sabão de polimento é a escolha mais recomendada para moedas de prata. Para passá-lo, use manta de algodão ou de lã, para que as fibras consigam penetrar as partes irregulares e empurrar a sujeira para fora.
  2. Na seção automotiva dos grandes supermercados, é possível encontrar uma série de ceras e produtos relacionados à limpeza de metal. Além disso, existem outros produtos exclusivos para cada tipo de metal – limpadores de prata, cobre e ouro, por exemplo. Os melhores resultados são alcançados quando o produto utilizado é específico para o tipo de metal que se deseja limpar.
  3. Embora não pareça, esse também é um processo que pode arruinar o valor histórico da moeda, e, como consequência, seu valor de mercado. Caso pretenda aplicá-lo mesmo assim, leia e siga as instruções contidas no manual do equipamento, ou peça ajuda para alguém.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Limpando com produtos domésticos

Baixe em PDF
  1. Para evitar esfolar a superfície da moeda, sempre segure-a pelas bordas e não esfregue-a.
  2. Quanto maior a pressão da torneira, melhor. Todavia, não utilize equipamentos de jato de alta pressão, pois eles são capazes de perfurá-la.
  3. Se permanecer alguma sujeira, escove-a levemente com uma escova de dentes macia embebida em sabão de cozinha. Faça a escovação sob água morna para ajudar a amolecer os resíduos e enxágue a escova e a moeda regularmente para evitar arranhá-la com a própria sujeira solta. Apenas escove a região suja e não use muita força.
    • Uma escova de cerdas duras danificará a moeda, por isso, escolha sempre uma de cerdas macias.
  4. Mesmo após o banho em água corrente e a escovação, podem acabar restando alguns resíduos – principalmente nas moedas mais antigas. Para removê-los, pegue algo de ponta afiada, como um palito de dentes ou uma chave de fenda de relojoeiro. Com muito cuidado, empurre a sujeira encrustada para fora, sem arranhar a moeda. Para trabalhar melhor, esteja sob uma boa iluminação e use uma lupa ou um microscópio.
  5. Deixe agir por dez minutos e, para resultar em um acabamento mais lustroso, retire-o com uma escova de dentes macia. Qualquer outro produto ácido pode ser usado no lugar do vinagre, como: suco de limão e vinagre de cidra de maçã. Até mesmo as sodas já foram testadas com sucesso nessa tarefa.
    • Uma combinação de ácido e cloreto de sódio pode ser ainda melhor, portanto, adicione sal ao produto escolhido (suco de limão, vinagre ou soda) se quiser deixá-lo mais forte.
  6. Depois do molho, enxágue-a exaustivamente com água morna e corrente. Qualquer resíduo de ácido que permanecer na moeda causará corrosão e produzirá uma camada verde de sais de cobre sobre a superfície. Só prossiga para o próximo passo quando julgar que a ela está limpa e livre de ácidos.
  7. Com um pano macio e não fibroso, bata delicadamente na moeda para tirar o excesso de água e depois deixe-a sobre outro pano seco para finalizar a secagem. Nunca esfregue-a durante a secagem.
    Publicidade

Avisos

  • Os detalhes serão corroídos implacavelmente se as moedas forem deixadas de molho por muito tempo no vinagre ou em qualquer outra solução de limpeza.
  • Não limpe moedas antigas e valiosas, muito menos com ácido e abrasivos, pois elas se danificarão e perderão o valor comercial.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 141 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade