Baixe em PDF Baixe em PDF

Saber como medir um cômodo com precisão pode ajudá-lo em vários projetos de reforma, como ao colocar pisos ou fazer uma nova pintura. A depender da razão pela qual estão sendo tomadas, é preciso obter medidas específicas. Se estiver colocando pisos, por exemplo, é preciso conhecer a área do chão. Ao pintar, por outro lado, você deve conhecer a área das paredes e do teto, e assim por diante. Isso pode ser um desafio para quem nunca fez algo assim antes, além das complicações em características como tetos inclinados, recuos e janelas salientes.

Método 1
Método 1 de 4:

Medindo o piso

Baixe em PDF
  1. Ele será usado para registrar todas as medidas tomadas. O desenho não precisa estar em escala — mas, quanto mais preciso estiver, maior será sua utilidade.
    • Como você pretende tomar apenas as medidas do chão, incluir janelas e portas não será uma preocupação.
    • Inclua todas as áreas envolvidas no projeto. Se, por exemplo, estiver colocando pisos e tiver um closet que será incluído, ponha-o também no desenho.
    • Nesse desenho hipotético, há um banheiro à direita (um cômodo separado que não será desenhado) e uma janela saliente à esquerda (representada em forma de um semicírculo).
  2. Para calcular a área de um cômodo, use a fórmula padrão ( comprimento ) ( largura ) ( área ). [1] Tome o maior comprimento e a maior largura presentes no espaço. Isso é importante para ajudá-lo a obter os valores corretos.
    • Mova quaisquer itens ou móveis obstruindo o trajeto da trena.
    • Pode ser útil pedir a um amigo que segure a outra ponta da fita métrica.
    • A sua medida agora será apenas da área principal. Ignore aqui as janelas salientes e espaços separados, como banheiros.
  3. Use uma calculadora para ter a certeza de que está trabalhando com valores precisos. Se, por exemplo, o cômodo tem de largura e de comprimento, a área do chão equivalerá a . O resultado é uma indicação da área total do chão — anote-o em seu desenho.
  4. Dentre eles, estão geralmente incluídos closets e banheiros a serem incluídos na colocação dos pisos. Medir recuos quadrados ou retangulares segue o mesmo procedimento usado na área principal. Tome as medidas da largura e do comprimento e, a seguir, multiplique-os para chegar ao valor total.
    • Anote o resultado na área do recuo em seu desenho.
    • Repita esse passo se houver vários recuos no mesmo espaço.
  5. Meça o comprimento maior (que geralmente atravessa o centro) e também a largura do recuo. [2] Não avance para além da borda da área principal avaliada. A seguir, divida esse comprimento ao meio e multiplique o resultado pela largura. Agora, multiplique o total por ( ) e divida a área pela metade.
    • Anote o número na área do recuo em seu desenho.
    • Agora você tem a área do espaço em forma de semicírculo no cômodo.
    • A área em uma janela saliente deve apenas ser incluída como parte da área do cômodo se tiver um chão (e não um assento) e seu teto tiver de altura ou mais.
  6. Some as áreas obtidas de todos os recuos à área do espaço principal. Agora, você tem a metragem total do chão e poderá comprar carpetes, pisos e outros materiais adequadamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Medindo paredes

Baixe em PDF
  1. Inclua também portas e janelas, deixando espaço suficiente para anotar seus respectivos valores.
  2. Para calcular a área de uma parede, use a fórmula padrão ( comprimento ) ( largura ) ( área ). [3] Com o auxílio de uma fita métrica ou trena, tire as medidas da largura e da altura. Como paredes podem ser bastante altas, talvez seja útil pedir a um amigo ou vizinho que ajude a segurar a fita métrica. A seguir, anote as medidas em seu desenho.
  3. Com o auxílio de uma calculadora, efetue essa multiplicação para chegar à metragem total da parede. Anote esse valor.
  4. Anote essas medidas em seu desenho.
  5. Use uma calculadora para multiplicar ambos os valores com relação a qualquer porta ou janela presente no espaço e anote esses valores totais individuais. Cada medida indica a metragem quadrada dessas estruturas.
  6. Isso se aplica apenas às paredes que contêm uma quantidade de estruturas superior a uma. Anote a seguir esse valor.
  7. Conte com o auxílio de uma calculadora também aqui — esse número representa a metragem quadrada da parede, podendo ser utilizado na aquisição de tinta ou papel de parede.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Medindo o perímetro de um cômodo

Baixe em PDF
  1. Use a fórmula padrão ( comprimento ) ( largura ) ( perímetro ) para determinar o perímetro de um cômodo. [4] Com o auxílio de uma fita métrica ou trena, determine agora a largura e o comprimento.
  2. Use uma calculadora para garantir que ambas as operações serão feitas de forma precisa. Ao somar o comprimento à largura, multiplique esse total por a fim de calcular o perímetro do cômodo.
  3. Se ele não tem forma quadrada ou retangular, você terá que tomar cada lado individual desse perímetro. Avance ao longo de todas as arestas com uma fita métrica, anotando o comprimento de cada lado.
  4. Use uma calculadora para somar cada um dos valores obtidos no cômodo irregular. O resultado do cálculo representa seu perímetro.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Medindo tetos

Baixe em PDF
  1. Esse procedimento está descrito no primeiro método. Se o teto for plano, ao calcular a área do chão você terá também a área desejada. No caso de cômodos retangulares ou quadrados com tetos planos, a área do chão será idêntica à área do teto. [5] Se você tem partes adicionais que avançam ou recuam, siga adiante.
  2. Este Passo se aplica apenas aos tetos com formato não plano. Muitas modalidades incluem alcovas e saliências que se sobressaem [6] — nesse caso, tome suas respectivas medidas de largura e profundidade e anote-as.
    • O teto inclinado ou com recuos de qualquer tipo terá uma área superficial maior que a do chão — tenha isso em mente ao comprar materiais (pegue um pouco mais).
    • Pode ser difícil alcançar o teto. Se você pretende tirar essas medidas, peça ajuda a um amigo.
    • Será provavelmente necessário usar uma escada para alcançar o teto a fim de medi-lo.
  3. Acrescente os valores adicionais àquele que foi calculado no primeiro passo e anote o resultado total.
  4. Se você não as tem no teto, ignore esse passo. Em alguns casos, elas estão presentes e sua área deve ser subtraída da área total do teto calculada no passo anterior. Tire as medidas de largura e comprimento para obter a área da claraboia em questão e multiplique-os. Como resultado, você terá a área a ser subtraída.
  5. Subtraia o número calculado no passo anterior da área total. O resultado desse cálculo equivalerá à metragem quadrada de seu teto.
    Publicidade

Dicas

  • Ao tirar medidas para madeira, tijolo ou piso laminado, estipule a área do chão e lembre-se de comprar um pouco mais para levar em consideração o material a ser descartado nos cortes — como padrão na indústria, considera-se uma probabilidade de de descarte. [7]
  • Use a calculadora em todas as medições.
  • Contar com a ajuda de um amigo pode tornar o processo muito mais fácil. Um de vocês anotará as medidas enquanto o outro as toma. [8]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Fita métrica ou trena;
  • Lápis;
  • Papel;
  • Calculadora;
  • Escada.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 135 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade