PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você é uma pessoa maravilhosa do jeito que é, mas todo mundo quer ser melhor. Isso é ótimo! Melhorar a si mesmo melhora a sua qualidade de vida e inspira você a crescer. No entanto, às vezes você precisa de alguma ajuda ou inspiração. Não se preocupe: estamos aqui para ajudar! Leia abaixo para descobrir como você pode melhorar a si mesmo (e sua vida) com alguns passos muito simples!

Método 1
Método 1 de 4:

Mudando seus pensamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. A primeira coisa que você deve fazer é sair da sua rotina normal. Rotinas nos deixam estagnados e nos impedem de mudar como pessoas. A forma de sair da sua rotina vai depender de você, mas até mesmo pequenas mudanças podem ajudá-lo a se acostumar a fazer coisas novas, então não tenha medo de começar.
  2. Pensar negativamente sobre nós mesmos, nossas habilidades e sobre o mundo que nos cerca pode nos levar a fugir de experiências e oportunidades. Pare de se colocar para baixo e, ao invés disso, comece a se lembrar de todas as coisas boas sobre você. Pare de pensar o pior dos outros ou se concentrar apenas nas coisas ruins em sua vida e comece a se concentrar nas coisas boas.
  3. Não deixe que as emoções negativas como a tristeza, a raiva, o medo ou a inveja destruam sua vida. Algumas experiências que nascem destas emoções são naturais, mas deixá-las orientar cada ação que você toma não é saudável e irá reduzir a qualidade da experiência da sua vida. Treine-se para se acalmar e encontrar o lado bom das coisas.
  4. Às vezes, nos esquecemos de quantas coisas boas nós temos. Olhe ao seu redor e identifique pessoas que estão em uma situação pior do que você. Agora olhe para sua própria vida e identifique as coisas boas nela. Você encontrou muitos exemplos? Procure mais! Pesquise sobre como as outras pessoas vivem, seja lendo ou assistindo programas de TV ou documentários.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Tomando a iniciativa

PDF download Baixe em PDF
  1. Seja mais criativo e o ato de criar coisas pode ser uma experiência profundamente positiva em sua vida. Isto permite contribuir com o mundo, ao mesmo tempo em que muda a forma como você olha as coisas. Faça desenhos, esculturas, escreva, dance, cante, costure suas próprias roupas ou encontre outras saídas criativas.
    • Não importa o que estimula sua criatividade: se quiser trabalhá-la bem, você precisa praticar.
  2. Seja legal. Não minta. Considere os sentimentos dos outros. Seja generoso. Saiba perdoar. Basicamente, seja um ser humano bom. Isso pode ser difícil de fazer às vezes, mas esta é realmente uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar a si mesmo e o mundo ao seu redor.
    • Maya Angelou disse uma vez: "Eu descobri que, entre outros benefícios, a doação liberta a alma do doador."
  3. Aprenda uma nova habilidade ou adote um novo hobby. Ele se tornará uma motivação, tornando você e a sua vida mais interessantes e equilibrada. Persiga algo que você sempre quis fazer e você será mais feliz e mais satisfeito do que jamais pensou que poderia ser.
  4. Comece levantando-se do sofá! Pare com esse estilo de vida sedentário, mesmo se você não estiver indo para a academia ou fazendo qualquer coisa. Saia para fazer caminhadas com alguém que você ama. Brinque com seus filhos ou seus irmãos mais novos. Experimente a vida para além da sua sala de estar. Se você se sentir capaz, exercite-se! Todas estas coisas são boas para você e vão melhorar suas perspectivas e sua qualidade de vida.
  5. Ajudar outras pessoas vai lhe dar perspectiva, torná-lo uma pessoa mais respeitosa, aumentar o seu prazer da vida, dar-lhe uma sensação de realização e (obviamente) proporcionar algum bem para a vida das pessoas que realmente precisam. Você pode se oferecer para qualquer causa com a qual se identifica, servir de voluntário para alguma causa ou até mesmo atuar no exterior. Há muitas e muitas opções.
    • Voluntariar-se em abrigos e centros de juventude pode oferecer muitas coisas boas, além de proporcionar um enorme impacto sobre o futuro e a sociedade.
    • O Habitat para a Humanidade é outra boa maneira de se voluntariar.
    • Se você tiver habilidades especiais, encontre lugares ou maneiras em que elas seriam úteis.
  6. Você vai mudar profundamente como pessoa quando viajar e ter diferentes vivências. Se só puder viajar dentro do seu país, não tem problema: o ideal é ter vivências diferentes das quais você está acostumado. Viaje para o exterior, se puder, especialmente para um lugar onde as pessoas falem outra língua.
  7. Outra ótima maneira de melhorar a si mesmo é conseguir mais estudos. Mas espere — isso não significa voltar para a escola. Houve uma verdadeira revolução nos recursos de aprendizagem gratuitos com a internet. Você pode escolher uma habilidade, como a programação de computador ou outro idioma ou aprender mais sobre temas mais amplos, como política ou educação.
    • Com o Coursera, você pode fazer cursos universitários inteiros das principais universidades de graça! [1]
    • Você pode obter pequenas lições de vida para abrir sua mente assistindo as Apresentações TED! [2]
    • O WikiHow oferece todos os tipos de recursos de aprendizagem. Espalhe conhecimento melhorando artigos sobre os quais você é especialista.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Definindo objetivos

PDF download Baixe em PDF
  1. Encontre as qualidades que você admira nos outros e que quer aprender. Se você não pode pensar em nenhuma de imediato, pense nas pessoas nas quais se inspira e pense nas características delas que o atraem. Elas são boas? Ambiciosas? Trabalhadoras? Estas são as qualidades que você deve buscar.
  2. Pense sobre as coisas que você não gosta em si mesmo. Não se concentre em coisas como o seu peso, porque seu corpo é realmente apenas o recipiente, e não a essência. Você pode trabalhar em seu peso depois de (re)definir a maneira como age com os outros, a sua ética de trabalho e as suas habilidades.
  3. Pense nas características de sua personalidade que você realmente gostaria de mudar. É verdade o que dizem: a primeira parte da resolução de um problema é admitir que você tem um. Descubra o que realmente tem importância para você e o que o motivaria o suficiente para mudar o seu estilo de vida.
  4. Converse com gente de sua confiança, como namorado, amigos e membros da família. Diga a eles o que você quer mudar em sua vida e o porquê disso. Eles podem salientar pontos importantes para você se tornar melhor, além de oferecer uma perspectiva externa sobre como as pessoas o percebem.
  5. Comece com pequenas metas. Não comece com algo como "parar de fumar". Ao invés disso, tente "fumar menos". Dividir objetivos grandes em objetivos menores ajudará a mantê-lo motivado e tornará suas metas mais realistas.
  6. Pense sobre onde essas metas se encaixam nas prioridades da sua vida. Isso pode realmente alterar a quantidade de esforço que você coloca em melhorar a si mesmo. Se você não definir um prazo para a mudança, a meta vai parecer irreal e intangível, diminuindo sua propensão a completá-la.
  7. Comece! Não basta apenas pensar em metas ou no que você quer fazer; arregace as mangas e aja!
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Quebrando hábitos

PDF download Baixe em PDF
  1. Como dissemos, você tem que realmente querer essas mudanças em sua vida; do contrário, elas nunca vão durar muito tempo. Você pode fingir ser melhor de uma forma ou de outra por um tempo, mas o fingimento nunca dá conta e os problemas voltam a aparecer mais fortes depois de escondidos. Faça as alterações que deseja em si mesmo ao invés de fingir que mudou só para agradar os outros. Esta é a única maneira de realmente mudar.
  2. Não pense que mudar quem você é vai melhorar a sua vida de uma hora pra outra e que tudo será perfeito. Não é assim que a vida funciona. E a mudança não será fácil também. Se você começar com expectativas razoáveis​​, terá muito mais facilidade em encarar os desafios que vão surgir.
  3. Reconheça o que o incita a fazer coisas de que não gosta. Você come quando está estressado? Desconta seu nervosismo em entes queridos quando está com raiva? Encontre seus gatilhos para que você possa melhorar como lida com eles.
  4. Erga barreiras para impedi-lo de fazer as coisas que você não gosta. Se você quer gastar menos tempo na internet, assine um plano que permita um tráfego mais lento ou menor, ou apenas permita a internet em seu computador, mas não no celular. Barreiras básicas irão preveni-lo de cair automaticamente em velhos hábitos, já que elas vão garantir que fazer a coisa errada seja um esforço consciente ao invés de um acidente.
  5. Encontre outra coisa para fazer para não insistir em seus vícios e hábitos ruins. As atividades listadas na primeira seção podem ajudar, mas você também pode empregar truques mais simples. Se você tende a ficar irritado com frequência, tente cantar uma canção dentro da sua cabeça. Músicas engraçadas são particularmente úteis nessa situação. [3]
  6. Dê recompensas a si mesmo para se motivar ainda mais. Mantenha essas recompensas pequenas, apenas o suficiente para desencadear sentimentos positivos. Você não quer ficar dependente das recompensas; apenas deixe-as fazer com que você se sinta bem sobre todo o trabalho que está fazendo.
  7. Seja paciente! A mudança leva tempo. Mudanças não acontecem da noite para o dia: se não for realista, vai acabar se decepcionando. Espere, apenas continue tentando, e você vai chegar lá um dia!
    Publicidade

Dicas

  • Obtenha ajuda de amigos e familiares convidando-os para que eles sigam seus esforços. Trabalhar com um amigo é sempre mais motivador.
Publicidade

Avisos

  • Não comprometa quem você é como pessoa para fazer alguém feliz, pois isso nunca vai te fazer feliz. Faça isso por você, não pelos outros.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 231 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade