PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Sabedoria é uma virtude que não é inata, mas que pode ser adquirida somente através de experiência. Qualquer um que tenha interesse em tentar coisas novas e refletir sobre o processo tem capacidade de obter sabedoria. Aprendendo tanto quanto possível, analisando suas experiências e colocando seu conhecimento em teste, pode se tornar uma pessoa mais sábia.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Obtendo experiência

PDF download Baixe em PDF
  1. É difícil obter experiência quando se fica em casa e faz a mesma coisa todos os dias. Você fica mais sábio quando dá a cara a tapa e se dá a oportunidade de aprender, errar e refletir sobre a experiência. Você é tímido? Cultive um espírito inquisitivo e se force a se colocar em novas situações. [1] Toda vez que experimentar algo novo, abra-se para a possibilidade de aprender e ficar um pouco mais sábio por ter tentado.
    • Ir a lugares que nunca foi antes é uma ótima maneira de obter experiência de vida. Marque uma viagem para outra cidade ou vá de carro a um município vizinho. Faça um esforço para comer em um restaurante que seja popular entre os locais ao invés de ir à sua rede favorita. Sempre que tiver a chance, escolha o novo, e não o familiar.
    • Tentar novas atividades sociais é outra boa maneira de abrir seu mundo. Se tende a passar muito tempo assistindo a esportes, compre ingressos e vá a um jogo. Se é viciado em livros, inscreva-se em um clube de caminhada ou em um time de vôlei.
  2. Se tem medo de fazer algo, talvez seja exatamente o que precisa tentar fazer. Quando precisa lidar com uma situação estranha ou assustadora, pode sair dela mais bem preparado para enfrentar o medo da próxima vez que encará-lo. Como disse Eleanor Roosevelt, “Ganhamos força, coragem e confiança em cada experiência na qual realmente paramos para olhar a face do medo... devemos fazer aquilo que achamos que não podemos fazer.”
    • Por exemplo, se tem medo de falar em público, voluntarie-se para uma apresentação.
    • Se não gosta de falar sobre seus sentimentos, faça um esforço para ter uma conversa com alguém que ama e contar a essa pessoa como se sente. Pergunte como ela se sente, também.
  3. Converse com pessoas com histórias e perspectivas diferentes das suas e preste atenção ao que pode aprender com elas. Tente não julgar com base em seu estreito ponto de vista. Quanto mais puder sentir empatia pelos outros, mais sábio será. [2]
    • Pratique ser um bom ouvinte e faça mutas perguntas para descobrir mais. Preste atenção de verdade ao que as pessoas dizem ao invés de deixar sua mente divagar. Toda conversa lhe dá a chance de compreender melhor alguém, ampliar suas visões e, assim, tornar você mais sábio.
    • Compartilhe sobre si mesmo com as pessoas com quem conversa, também. Procure ir além da superfície e desenvolva amizades verdadeiras.
  4. Ao invés de julgar coisas das quais não sabe muito, considere-as de todos os ângulos e esforce-se para entendê-las. [3] É fácil basear suas visões nas experiências limitadas que tivemos na vida, mas não é assim que se ganha sabedoria. Não se pode mudar o fato de ter crescido em um determinado lugar com determinadas pessoas, mas pode-se decidir estar aberto para aprender sobre novas formas de vida.
    • Não baseie suas opiniões das coisas no que outras pessoas pensam ou no fato de essa coisa ser popular ou não. Faça suas próprias pesquisas e observe os dois lados da história antes de decidir o que pensa sobre algo.
    • Por exemplo, talvez você pense que um certo tipo de música não é legal porque nenhum de seus amigos gosta dele. Antes de entrar no comboio, tente ver uma banda tocar a música ao vivo e leia sobre sua história. Quando usar seu tempo para compreender algo, pode decidir que não gosta, mas não antes disso.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Aprendendo com pessoas sábias

PDF download Baixe em PDF
  1. Se está interessado em algo novo, uma das melhores maneiras de fazê-lo é tendo aulas. Fazer um curso universitário é muito importante, mas o diploma por si só não garante nada. Você precisa correr atrás e estudar fora do campo da formalidade. Pesquise um pouco e descubra se membros da comunidade onde vive dão aulas ou workshops em suas áreas de especialização.
    • Estudar por conta própria é tão valioso quando frequentar aulas, seja numa universidade, num cursinho ou no que quer que seja. Não encontrou um curso? Procure alternativas. Leia livros na biblioteca, entreviste pessoas e aprenda com a prática.
    • Por exemplo, se deseja aprender um novo idioma, busque aulas ou tente aprender completamente sozinho. Encontre um grupo de pessoas que falem o idioma. Leia livros. Faça um intercâmbio.
  2. Quem, na sua vida, você considera sábio? A sabedoria vem em muitas formas. Pode ser um pastor que dá algo importante para que as pessoas reflitam durante a semana. Pode ser um professor que tenha a capacidade de inspirar pessoas com seu conhecimento. Talvez um parente que reaja a todas as situações difíceis de cabeça erguida. [4]
    • Identifique porque considera essa pessoa sábia. Será que é porque lê muito? Porque dá excelentes conselhos a quem precisa? Parece que entendeu o sentido da vida?
    • O que pode aprender com essa pessoa? Que escolhas de vida e comportamentos podem ser vir como exemplo para você? Em uma determinada situação, tente se perguntar o que essa pessoa faria.
  3. Ler é uma forma de absorver as perspectivas de outras pessoas, não importa sobre qual assunto estejam escrevendo. Você consegue acessar a voz, o tempo e o lugar do outro. Ler sobre os dois lados de qualquer assunto importante lhe dá as informações de que precisa para formar opiniões válidas e tomar decisões informadas.
  4. Conforme obtiver sua própria sabedoria e experiência, descobrirá que as pessoas que admirava como mentores também têm seus defeitos. Não coloque as pessoas em pedestais de tal maneira que seus erros possam chocá-lo e repeli-lo. Lute para enxergar a humanidade nas pessoas, o que significa não tê-las em nível tão alto de consideração, aceitando o lado ruim juntamente com o bom.
    • Toda criança atinge um momento em que percebe que os pais não são perfeitos, que lutam para encontrar o caminho certo como todos. Chegar ao ponto em que enxerga seus pais como iguais, pessoas que cometem erros como qualquer um, é sinal de maturidade e sabedoria.
    • Pratique o perdão quando alguém que reverencia cometer erros. Tente simpatizar com as pessoas, ao invés de chutá-las quando estão por baixo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colocando a sabedoria em prática

PDF download Baixe em PDF
  1. Como disse Sócrates, "A única sabedoria de verdade está em saber que não se sabe nada." É difícil perceber totalmente esse conceito até estar em uma situação na vida que o deixe sem saída. Não importa o quanto seja inteligente e quantas experiências já teve, haverá momentos em que a linha entre o certo e o errado parecerá confusa e você não terá certeza da escolha a fazer. [5]
    • Não entre em uma nova situação presumindo que sabe exatamente o que fazer. Examine o problema de todos os ângulos, medite ou reze e então aja de acordo com a sua consciência. É tudo que pode fazer.
    • Aceitar suas limitações é uma grande representação de sabedoria. Saiba que precisa trabalhar e usar seus talentos o máximo que puder, mas não finja ter mais do que possui.
  2. Tome todo o tempo que precisar para pensar sobre um problema, antes de tomar uma decisão. Pense sobre os prós e os contras, considerando sua experiência e os conselhos de outras pessoas para tomar a decisão mais sábia que puder.
    • Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. Volte-se para alguém que considera sábio e peça conselhos. Ainda assim, fique atento aos conselhos e não os aceite sem refletir. No final, você é a única pessoa que pode decidir o que é certo fazer.
  3. Procurar pessoas, princípios religiosos e livros para aconselhamento e sabedoria só o levará até certo ponto. Não aceite um conjunto de valores simplesmente porque foi assim que aprendeu. No final, seus valores devem estar alinhados com a sua consciência, aquela sensação na boca do estômago que lhe diz o que fazer, baseado no que sabe ser verdadeiro. Quando tiver uma decisão importante a tomar, lembre-se de seus valores e atenha-se a eles.
    • Por exemplo, digamos que há uma pessoa no trabalho que está sofrendo bullying e você sabe que defendê-lo deixará seu chefe bravo. Qual é a coisa certa a fazer? Pense com cuidado e decida o que é mais importante para você: manter seu emprego ou ajudar alguém que está sofrendo?
    • Defenda seus valores ao enfrentar críticas. Não é fácil, já que, durante toda a sua vida, as pessoas lhe dirão o que querem que você faça. Separe seus valores dos valores dos outros e do que sabe ser certo, independente das circunstâncias.
  4. Até mesmo as decisões que você tomar com cautela e convicção poderão ser erradas. Cada vez que tiver uma nova experiência, reflita sobre ela e pense sobre o que deu certo e o que não deu. Quando perceber que cometeu um erro, aprenda com eles para saber o que fazer em uma situação parecida. [6]
    • Não se puna por cometer um erro. Você é humano e tudo que pode fazer é aprender com as dores que sente.
    • Perceba que a perfeição não existe. O objetivo não é ser perfeito ou divino, mas fazer o melhor que pode para agir de acordo com a sua consciência e ser uma boa pessoa por toda a vida.
  5. Isso não quer dizer que deve dizer às pessoas o que fazer; ao invés disso, lidere através do exemplo. Mostre a sabedoria aos outros sendo aberto, não censurando e sendo atencioso em todas as situações. Pense nos mentores que o ajudaram ao longo do caminho e encontre maneiras de representar esse papel para outras pessoas que acredite que possam se beneficiar do que você aprendeu.
    • Se alguém lhe pedir conselhos, faça o melhor que puder para apontá-lo na direção que parecer certa. Não deixe seus desejos pessoais influenciarem seus conselhos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 614 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade