PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Por mais que pendurar guirlandas na porta de casa seja uma tradição muito mais norte-americana que brasileira, ela ainda deixa qualquer casa mais bonita em certas épocas do ano. A melhor parte é que existem várias opções de estilos, tamanhos e até datas comemorativas! Além disso, você não precisa necessariamente usar pregos e outras ferramentas para expor o material. Basta ler as dicas deste artigo e deixar a criatividade fluir!

Método 1
Método 1 de 3:

Pendurando uma guirlanda com pregos e ferramentas

PDF download Baixe em PDF
  1. Use pregos de 2,5 ou 5 cm, dependendo da espessura da porta, para evitar que eles atravessem a madeira. Instale cada um a 30 cm de distância dos demais, seja em volta do batente ou em círculo, no meio dela, na forma de uma coroa de flores. Por fim, não os enfie até o final — ou você não vai conseguir pendurar a guirlanda.
    • Use pregos de cabeça grande para que a guirlanda fique mais segura.
    • Instale pregos na diagonal nos sulcos da porta, de modo que dê para disfarçar os buracos dele depois que você recolher a guirlanda. Do contrário, essas falhas vão ficar óbvias a quem chegar perto. [1]
  2. Se a parede da entrada da sua casa tem argamassa ou algum tipo de pedra, você pode instalar pregos nesse material para deixar todo o projeto mais discreto. Bata cada um a 30 cm de distância dos demais (ou use uma furadeira, caso necessário). Isso reduz os danos à porta, além de não deixar os buracos tão óbvios a quem olhar de perto.
    • É difícil disfarçar buracos na madeira da porta, mas dá para cobrir os que ficam na parede com um pouco de argamassa.
  3. Compre um rolo de algum tipo de linha, fita decorada, arame ou cordão e passe em volta da guirlanda. Deixe uma folga em cima, onde você vai criar uma espécie de laço para pendurar tudo. Preste atenção para o material ficar simétrico.
    • Experimente usar fita decorada ou mesmo linha de pesca, pois cordões comuns se deterioram em pouco tempo (apesar de darem um aspecto rústico à guirlanda).
  4. Prenda a linha ou o fio que você amarrou em volta da guirlanda em cada prego. Em seguida, abra e feche a porta algumas vezes e veja se o material sai do lugar. A guirlanda vai formar uma espécie de moldura ou um belo círculo no meio da entrada da casa!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Pendurando uma guirlanda sem danificar a porta

PDF download Baixe em PDF
  1. Instale ganchos adesivos removíveis em volta do batente da porta, sempre a 30 cm de distância uns dos outros. Enquanto você espera o adesivo secar por alguns minutos, passe uma linha, uma fita decorada ou um cordão em volta da guirlanda. Depois é só fazer a instalação! Os ganchos vão sair sem qualquer resistência quando for a hora de recolher tudo. [2]
    • Você também pode instalar apenas três ganchos a 30 cm de distância uns dos outros em cima do batente para a guirlanda ficar suspensa dos lados da porta, mas ela vai acabar esvoaçando com o vento.
  2. Você pode comprar uma espécie de barra adaptável só para pendurar a guirlanda em cima da porta. Alguns acessórios têm reguladores de comprimento, que mudam de acordo com as dimensões da entrada da casa. [3] Faça os ajustes necessários e pendure a guirlanda do gancho que fica no meio da barra.
    • Essa barra só serve para portas com aquele recesso no batente, pois ela se conecta diretamente à porta em si. Não tente instalar o acessório na parte de fora do batente.
  3. Em vez de instalar uma série de ganchos removíveis na parte da frente da porta, você pode pregar um único no topo do lado de dentro — virado de ponta-cabeça. [4] Em seguida, passe um pedaço de fita colorida pelo material, coloque a guirlanda na ponta dela e exiba a decoração do lado de fora!
    • Essa tática é muito útil se a sua guirlanda não consegue disfarçar os ganchos da porta ou se você não quer gastar tanto com materiais decorativos para fazer a instalação. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Enfeitando a guirlanda

PDF download Baixe em PDF
  1. O Natal é a melhor época do ano para pendurar a guirlanda! Embora ela dê um toque especial até na sua forma mais básica, o projeto fica ainda mais bonito com um pisca-pisca. Você só precisa enrolar a linha na decoração e pendurar na porta como quiser! [6]
    • Tente comprar um pisca-pisca de bateria. Assim, ele não vai precisar ficar conectado na tomada o tempo todo.
    • Compre um pisca-pisca mais fraco, mas de qualidade, para não gerar o risco de incêndio devido à alta temperatura e à proximidade com o material da guirlanda.
  2. Certos ornamentos que combinam com épocas específicas do ano deixam qualquer guirlanda ainda mais viva e bonita. Você pode usar flores para representar a primavera, bolinhas vermelhas e prateadas para representar o Natal, e assim por diante. Use e abuse da imaginação!
    • É claro que você tem total liberdade para usar ornamentos de qualquer época do ano. O importante é deixar a guirlanda ainda mais bonita!
  3. Todo mundo sabe que no Brasil não neva (exceto em regiões muito específicas, como cidades do Sul), mas isso não impede que você queira simular esse efeito gelado na sua guirlanda. Basta comprar uma lata de neve em spray e aplicar no material antes ou depois de pendurá-lo na porta.
    • Se você vive em uma região onde neva, experimente decorar a guirlanda usando flocos de verdade!
  4. Muitas guirlandas têm a forma de coroas de flores, mas você pode instalar uma dessas no meio da porta e a outra em volta do batente. [7] Qualquer pessoa que passar pela sua casa vai ficar encantada com o nível da sua decoração clássica!
    • Se a sua guirlanda é mais grossa, pode ser que a coroa de flores acabe não combinando com ela. Essa opção é mais recomendada quando o acessório é um pouco mais fino e não chama toda a atenção para si.
  5. Coloque uma mesinha ao lado da porta e enfeite-a com frutas, bonecos representando o nascimento de Jesus na manjedoura, e outros itens decorativos. [8] Dependendo do caso, você pode até colocar lembrancinhas para quem chegar e tocar a sua campainha. Isso cria todo um espírito natalino de compaixão.
    • Enfeite as pernas do altar com mais uma guirlanda! Ela vai complementar a que está na sua porta. [9]
    • Mais uma vez, experimente adaptar a decoração do altar e da guirlanda de acordo com a época do ano ou uma ocasião específica, possivelmente o Natal.
    Publicidade

Dicas

  • Uma possível vantagem de instalar pregos em volta da porta é poder pendurar guirlandas em qualquer época do ano, ao passo que os métodos com ganchos adesivos dão um pouco mais de trabalho em termos de reaplicação.
Publicidade

Avisos

  • Se a casa onde você mora é alugada, é melhor pendurar a guirlanda sem instalar pregos. Não arrisque ter que gastar uma fortuna na reforma da parede ou da porta à toa!
Publicidade

Materiais Necessários

Pendurando uma guirlanda com pregos e ferramentas

  • Pregos de 2,5 a 5 cm.
  • Martelo.
  • Furadeira e broca (opcional).
  • Linha de pesca, fita decorada ou cordão fino.

Pendurando uma guirlanda sem danificar a porta

  • Ganchos adesivos removíveis.
  • Gancho para guirlanda.
  • Linha de pesca, fita decorada ou cordão fino.

Enfeitando a guirlanda

  • Pisca-pisca de Natal.
  • Coroa de flores.
  • Flores e frutas.
  • Mesinha ou altar.
  • Objetos decorativos variados (como bonecos para uma manjedoura).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 814 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade