PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Parece que a bateria do seu Android ou iPhone não está durando tanto ultimamente? Pois bem: assim como toda bateria recarregável, as de íon de lítio (mais comuns em celulares) perdem eficácia à medida que o tempo passa. Mesmo que elas não sejam feitas para durar para sempre, certos hábitos podem estender a sua saúde. Leia as dez dicas simples deste artigo e aprenda a maximizar o desempenho do seu dispositivo!

1

Carregue a bateria antes que ela acabe de vez.

PDF download Baixe em PDF
  1. A bateria do seu celular tem um número fixo de ciclos de carga (ou seja, a quantidade de vezes que é possível carregá-la de zero a 100%). Por exemplo: se a peça tem um total de 400 ciclos, ela vai perder um desses a cada vez que acabar totalmente. [1] É por esse motivo que é importante carregar o celular antes que ele chegue a zero, já que isso preserva os ciclos.
    • Por outro lado, manter a bateria em 100% também pode danificá-la ou reduzir sua capacidade. Tente deixá-la em um nível intermediário e só a carregue totalmente quando for necessário mesmo .
    Publicidade
2

Evite expor o celular a temperaturas extremas.

PDF download Baixe em PDF
  1. O ideal é que o celular fique sempre em temperatura ambiente, ou seja, em torno de 20 °C. [2] A bateria, principalmente quando está 100% carregada, acaba muito mais rápido em temperaturas extremas — e, por consequência, sua vida útil diminui aos poucos. [3]
    • Não use o celular quando você estiver em lugares de temperatura negativa.
    • Se você vive em uma região muito fria e passa boa parte do seu tempo fora de casa, invista em uma capinha com isolamento térmico.
    • Só carregue a bateria em temperaturas que fiquem entre 5 e 35 °C.
    • Se seu celular ou carregador ficar quente durante a carga, desconecte o aparelho o quanto antes para evitar possíveis danos à bateria.
3

Não carregue a bateria até 100% todas as vezes.

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa carga total não destrói a peça, mas ela vai durar muito mais se você criar o hábito de carregá-la até 80%.
    Publicidade
4

Use carregadores ultrarrápidos somente quando necessário.

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse tipo de carregador gera mais estresse na bateria do que é necessário, o que afeta o desempenho dela com o tempo. [4] Opte pelo carregador normal, que ajuda a preservar a longevidade da peça.
5

Use seu celular com moderação quando ele estiver carregando.

PDF download Baixe em PDF
  1. Fazer isso causa a chamada "carga parasitária", que acontece quando a bateria é gasta ao mesmo tempo que recebe uma carga. [5] O fenômeno intensifica o estresse de voltagem na peça, aumenta a temperatura e pode até forçar certas partes da bateria a passarem por ciclos contínuos e se deteriorarem mais rápido que as demais. Dá para fazer chamadas e acessar a internet, mas não faça nada pesado durante o processo de recarregamento.
    Publicidade
6

Use modos de economia de bateria para estender o tempo entre cargas.

PDF download Baixe em PDF
  1. Tanto o Android quanto o iPhone têm modos de conservação especiais que fecham aplicativos em segundo plano, reduzem o poder de processamento e o brilho na tela e desativam outros serviços pesados.
    • Para ativar o Modo Pouca Energia do iPhone, acesse a Central de Controle e toque no ícone da bateria.
    • Se você tem um Samsung Galaxy, abra Configurações e acesse Assistência do aparelho e bateria > Bateria > Modo economia de energia . Em seguida, toque na barrinha para ativar o Modo Economia de Energia. [6]
    • Em outros dispositivos Android, acesse Configurações > Bateria > Economia de bateria e toque em Ativar agora . [7]
7

Use o adaptador do carregador que veio com seu celular.

PDF download Baixe em PDF
  1. Usar acessórios com voltagens inconsistentes ou altas demais pode afetar (e muito) a saúde da bateria — e, dependendo do caso, até o resto do aparelho.
    Publicidade
8

Carregue a bateria parcialmente quando você for passar um tempo sem usar o celular.

PDF download Baixe em PDF
  1. Não chegue a 100: como dissemos, isso reduz a capacidade do equipamento gradualmente. [8] É melhor fazer meia carga para conter o gasto de energia, que poderia causar danos irreparáveis.
9

Monitore a saúde da bateria do seu celular.===

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar essas ferramentas para descobrir mais sobre o desempenho e a vida útil da peça.
    • No iPhone: acesse Ajustes e toque em Bateria > Saúde da Bateria .
    • No Samsung Galaxy: acesse o aplicativo Samsung Members e toque em Obter Ajuda > Verificações interativas (ou Visualizar testes ) > Status da bateria (ou Bateria ). [9]
    • Outros dispositivos Android: acesse o aplicativo Telefone e disque *#*#4636#*#* . Quando o menu aparecer, selecione Informações da bateria (a opção também pode estar em outro menu).
    • Você pode ainda usar outros aplicativos que monitoram a saúde da bateria no Android, como CPU-Z, Battery (por MacroPinch) e AccuBattery (por Digibites). [10]
    Publicidade
10

Atualize seu celular com frequência.

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes, bugs em softwares causam um estresse desnecessário na peça. Quando isso acontece, os desenvolvedores lançam patches que resolvem esses problemas através de atualizações de sistema operacional. Fique sempre de olho para colocar todas as atualizações em prática e você logo vai notar uma melhora no desempenho do aparelho!

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 568 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade