PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quando se trata de montar uma peça de teatro, o papel do produtor é diferente, porém não menos importante, que o papel do diretor. Os produtores são responsáveis pelos aspectos financeiros, administrativos, e logísticos de uma produção, além de poderem ser utilizados no processo criativo também. Veja abaixo como produzir sua própria peça de teatro!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Planejamento e organização

PDF download Baixe em PDF
  1. Você, o produtor, é a primeira pessoa a iniciar o processo de criação de uma peça. Antes de mais nada, você (ou sua equipe) precisa decidir qual peça produzir. Você pode escolher um clássico, como Os miseráveis , A morte do caixeiro viajante , Miss Saigon , ou O sol tornará a brilhar - peças famosas como essas são produzidas frequentemente e por muito tempo após a estreia. Entretanto, você pode optar por produzir uma peça inédita. Se esse for o caso, procure textos de autores talentosos, que podem ser encontrados em vários locais, como universidades, companhias de teatro, ou através de um agente.
    • Lembre-se de que peças de teatro são propriedades intelectuais e você precisará pagar para usá-las. Contate o autor, ou seu agente, ou ainda o detentor dos direitos autorais, caso o texto que você escolheu não esteja em domínio público.
  2. O diretor é o "chefe" da peça, quanto às decisões criativas. Ele dirige os atores nos ensaios, dá a palavra final nas decisões estéticas, como acessórios e cenário, e, no final, receberá todo o crédito (bom ou ruim) pela peça. O produtor é responsável por encontrar um diretor que se encaixe no processo - você pode escolher um amigo, um profissional parceiro ou um novato promissor. Lembre-se de que o diretor pode não aceitar o convite ou pedir um cachê maior. Sua função, como produtor, é encontrar outro diretor ou negociar com aquele que você quer.
    • Alguns produtores podem assumir o papel de diretor também. Essa é uma grande responsabilidade para uma pessoa, portanto só assuma esse papel se você tiver bastante experiência.
  3. Uma das funções mais importantes do produtor é pagar pela peça. Se você tiver dinheiro para isso, você pode ser o único investidor. Entretanto, muitas peças são pagas por um grupo de investidores - indivíduos ricos que desejam lucrar com a produção. Nesse caso, é o seu trabalho buscar investidores, sejam eles pessoas conhecidas ou não.
    • Também é sua função mantê-los felizes e informados durante a produção, notificando mudanças, projeções de venda, entre outas coisas.
  4. As peças de teatro precisam de espaço físico para ensaios e para apresentações. Sua função é encontrar esse espaço para sua peça. O espaço deve compreender todos os aspectos técnicos da sua produção (como o tamanho do palco, iluminação, sistema de som, etc.) e deve ser grande o suficiente para abrigar o público pretendido. Outros aspectos a serem considerados são:
    • Custo do teatro - locais diferentes possuem regras diferentes de custos, lucros e vendas de ingressos.
    • Equipe - verifique se o teatro oferece uma equipe de funcionários (bilheteiros, etc.).
    • Seguro - verifique se o teatro tem seguro.
    • Qualidade estética e acústica do local.
    • O histórico do local.
  5. Toda peça precisa de um elenco - mesmo os monólogos. Se tiver contatos, talvez já tenha alguns atores em mente; nesse caso, você pode ligar diretamente para eles e oferecer um papel. Se não tiver, você deve fazer audições. Divulgue as audições para que os atores saibam delas e compareçam para tentar um papel em sua produção.
    • Divulgue suas audições em locais que os atores frequentam, como companhias teatrais, escolas de arte, etc. e grupos com os quais eles mantêm contato, como agências de talento, por exemplo.
  6. Os atores não são os únicos que trabalharão em uma peça. Contrarregras, técnicos de som e iluminação, figurinistas, coreógrafos, e inúmeros funcionários são necessários para uma produção de sucesso. Como produtor, você precisa supervisionar a contratação desses profissionais, mas não precisará dirigi-los nas tarefas do dia-a-dia, para isso você pode delegar supervisores.
    • Lembre-se de que alguns teatros não fornecem funcionários. Nesse caso, você será responsável pela contratação de mais profissionais.
  7. Geralmente a palavra final é do diretor, já que ele trabalhará diretamente com o elenco para criar o produto final. Entretanto, dependendo da sua relação com o diretor, você poderá participar da escolha, principalmente se tiver experiência nesse processo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Levando a peça para o palco

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma peça de teatro exige uma preparação extensiva para ser apresentada para o público. Colabore com o diretor elaborando um calendário de ensaios rigoroso, porém justo, com mais ensaios à medida em que a estreia se aproxima. Não se esqueça de verificar o preço e a disponibilidade do espaço para os ensaios e as datas de outros eventos no local que você escolheu. Recomenda-se marcar uma hora de ensaio para cada página do texto da peça. [1]
    • Reserve um tempo para ensaios técnicos e provas de figurino. Ensaios técnicos permitem à toda equipe passar a peça toda e corrigir qualquer imperfeição que haja nos aspectos técnicos da produção - iluminação, som, figurino, e efeitos especiais. Ensaios com prova de figurino são feitos sem paradas, como se a plateia estivesse assistindo. Por exemplo, se um ator esquecer sua fala, a peça deve continuar, como acontece em uma performance com público.
  2. Alguns teatros cuidam disso, outros não. Caso um ator ou espectador se machuque durante o espetáculo, o pacote de seguros cobre os custos, evitando que o teatro ou você pague do próprio bolso. Portanto, o seguro é uma boa ideia, principalmente em produções com acrobatas, pirotecnias, entre outros efeitos.
  3. Produtos feitos especialmente para a produção demoram mais tempo para ficarem prontos. Se o cenário contiver peças mais elaboradas, sua construção deve começar antes mesmo dos ensaios começarem! Sua função é contratar, coordenar e delegar técnicos e designers para trazer vida à sua peça.
    • Caso não tenha tanto dinheiro para a produção, não é necessário comprar tudo novo. Você pode, por exemplo, buscar roupas em brechós para compor o figurino. Você também pode buscar voluntários para ajudar na construção dos cenários. O teatro é uma bela oportunidade de reunir a comunidade com um propósito divertido de entretenimento.
  4. Normalmente as produções teatrais não são apresentadas somente uma vez. Grandes produções em grandes teatros podem ficar em cartaz por vários meses, com sessões em vários dias da semana; e mesmo produções menores fazem várias apresentações. Como produtor, sua função é elaborar o calendário de apresentações, levando em conta os feriados, a disponibilidade da sua equipe e as condições do mercado, como a frequência da temporada, etc.
    • Tente manter sua peça em cartaz pelo tempo em que você achar que consegue vender ingressos o bastante para lucrar - se as sessões tiverem ingressos esgotados, acrescente mais apresentações.
  5. A divulgação é uma parte essencial do trabalho do produtor e, talvez o fator mais importante para a lotação da casa na estreia. Divulgue sua peça em todos os meios que estiverem dentro do seu orçamento. Você pode, por exemplo, comprar um espaço publicitário no rádio ou televisão, alugar um outdoor, ou distribuir folhetos da peça em escolas e universidades. Dependendo do tamanho da divulgação, seus gastos podem ser mínimos ou enormes.
    • Nem todos os meios de divulgação custam caro. Se você conseguir atrair um jornal ou canal de TV para fazer uma reportagem sobre sua peça, por exemplo, você ganhará publicidade de graça. Além disso, a internet oferece muitas opções de divulgação grátis, como o e-mail e as redes sociais.
  6. Seus deveres como produtor não terminam depois da estreia. Mesmo com menos responsabilidades, o produtor ainda é o principal responsável por todos os aspectos da peça. Esteja preparado para resolver problemas, quando surgirem. Você pode precisar repor ou consertar acessórios quebrados, refazer o calendário de apresentações, entre outras coisas. É de seu interesse que a produção seja tranquila e livre de problemas, portanto não se ausente depois da estreia.
    • Como dito acima, uma coisa que você deve fazer é manter os investidores animados com a produção - principalmente no aspecto financeiro. Talvez você tenha que apresentar relatórios financeiros, que pode ser uma experiência estressante caso a peça não esteja rendendo lucros.
  7. Quando sua peça começar a dar lucros de bilheteria, você deve pagar uma porcentagem aos investidores. Além disso, o aluguel do teatro também pegará parte da sua bilheteria - como produtor, você deve distribuir o dinheiro da maneira correta. Com ou sem lucro, você deve pagar os atores e a equipe, pessoas que trabalharam duro na produção.
    Publicidade

Avisos

  • Seus atores, atrizes e equipe podem não fazer exatamente aquilo que você deseja. Tente ajudá-los, mas lembre-se de que ninguém gosta de um diretor que pega no pé por pouca coisa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 156 043 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade