Baixe em PDF
Baixe em PDF
Remover fitas sem danos da superfície por baixo pode ser mais fácil dizer do que fazer, mas aprender a realizar o trabalho corretamente permitirá que você remova a fita de vidros e outras superfícies duras, assim como a pele, sem grande dor de cabeça. Aprenda a técnica adequada para o trabalho e alguns produtos que vão ajudar a soltar a fita de forma eficaz, tornando-o mais fácil.
Passos
-
Pense que tipo de fita você está removendo. Diferentes tipos de fitas podem ser removidos rápida e facilmente, sem muito esforço, enquanto os tipos mais pegajosos ou pesados de fita são mais difíceis de remover. Identificar com qual tipo você está trabalhando pode ajudá-lo a planejar o trabalho de remoção corretamente:
- Se você está removendo fita Scotch, deve ser capaz de removê-la rapidamente sem deixar muito resíduo. Use a unha ou uma faca para remover a fita e, em seguida, limpe a superfície com um pano limpo.
- Se você está removendo fita adesiva, é provável que algum resíduo pegajoso sobre no vidro, embora ele seja bastante fácil de remover. Talvez você precise de uma pequena quantidade de acetona para obter o vidro limpo.
- Se você está removendo fita adesiva, é provável que precise raspar a fita vigorosamente usando uma espátula, raspador ou algum outro tipo de faca. Também precisará passar álcool isopropílico, diluente ou algum outro tipo de produto de limpeza.
-
Umedeça suavemente a superfície. Antes de remover a fita, umedeça-a, o que pode ajudar a amaciá-la, desde que a superfície não seja danificada pela água. Molhe-a pressionando com uma esponja ou uma toalha com água morna. Aguarde um minuto antes de começar a pegar na fita. Se ela não sair, molhe a esponja ou toalha mais uma vez e espere por mais um minuto antes de tentar novamente.
- Se a superfície não for facilmente danificável, rasgue o pedaço de fita para economizar tempo e limpe o resíduo depois. No entanto, isso não é recomendado para superfícies de madeira ou pintadas, pois a pintura pode sair.
-
Use uma colher ou outro dispositivo de raspagem. Após suavizar a fita com água morna, você pode começar a raspá-la. Dependendo da superfície da qual está tentando remover a fita, pode usar algo delicado, como a ponta de uma colher ou algo mais firme como uma espátula.
- Comece pelo canto, trabalhando o raspador suavemente sob a borda e puxando a fita de volta ao mesmo tempo com a outra mão. Continue a trabalhar debaixo até que a fita saia completamente.
-
Remova o adesivo remanescente. Após ter removido a fita, limpe a superfície. Dependendo da superfície e da fita, há vários produtos de limpeza domésticos, alguns mais agressivos do que os outros, que você pode usar para molhar o resíduo e tentar raspar ou limpá-lo. [1] X Fonte de pesquisa Em ordem crescente de força, aqui está uma lista de produtos de limpeza com os quais algumas pessoas tiveram sucesso:
- Água morna e sabão
- Óleo de bebê, óleo vegetal ou Crisco
- Óleo mineral
- Vinagre
- Acetona de unha
- Álcool desnaturado
- WD-40
- Fluido de isqueiro
- Diluente
- Tíner
- Terebintina
Publicidade
-
Aqueça a fita com um secador de cabelo. Molhar a fita em papel não vai funcionar, porque vai amolecer o papel muito mais do que a fita. Remover a fita sem fazer nada, por outro lado, provavelmente vai rasgar o papel. Tentar remover a fita limpa será difícil, por isso é importante tentar suavizá-la de outras formas.
- Para começar, tente usar uma pistola de aquecimento em cima da fita, movendo-a para trás e para frente sobre a fita para ajudar a soltá-la. No mínimo, isso pode ajudar a enrolar as bordas da fita adesiva Scotch e retirá-la um pouco mais fácil.
-
Use uma faca ou outro dispositivo de raspagem. Tente usar uma faca afiada para raspar por baixo da fita lentamente, puxando-a com muito cuidado enquanto você trabalha. É melhor usar algum tipo de dispositivo de raspagem no papel para tentar separá-lo com cuidado sem rasgar.
-
Remova o adesivo remanescente. É possível utilizar uma quantidade muito pequena de álcool, o que irá evaporar-se rapidamente sem danificar o papel. Use um cotonete para limpar a quantidade de fita nos cantos.Publicidade
-
Umedeça as bordas da fita adesiva médica. Se você estiver usando fita adesiva médica para manter gaze ou outra embalagem protetora em seu corpo, molhar delicadamente as bordas da fita ajuda a deixá-la mais fácil de remover. A água vai ajudar a amolecer a fita e torná-la mais fácil de sair. Em seguida, puxe a fita enquanto está na água até que, finalmente, descole.
- Não deixe de molho um ferimento grave para ajudar a soltar a fita. Geralmente é importante manter as feridas tão secas quanto possível, quando estão sendo curadas, tornando-se importante que você use somente uma pequena quantidade de água para ajudar a retirar o esparadrapo.
-
Remova a fita rapidamente. Puxar aos poucos torna muito mais dolorido. Em vez disso, molhe suavemente com água e retire o mais rápido possível. Um segundo de dor rápida é melhor do que dez segundos estremecendo e gemendo enquanto você retira cuidadosamente. Além disso, a água com sabão ajuda a suavizar e remover muito mais rapidamente.
-
Se for especialmente dolorido, use uma pequena quantidade de vaselina. Com cuidado, levante um pequeno pedaço da fita, encharque uma bola de algodão com um pouco de vaselina; em seguida, passe-o sob o pedaço de fita levantado para ajudar a suavizar o adesivo. Lentamente, levante mais a fita usando cotonete e mais vaselina. Continue fazendo isso até que toda a fita seja removida.
-
Limpe o resíduo restante. Fita adesiva médica, muitas vezes, deixa um pouco de gosma presa à sua pele e seus pelos e a melhor maneira de removê-la é esfregando-o vigorosamente com água morna e sabão. Mantenha-os afastados da ferida, se houver, ou deixe a ferida coberta enquanto limpa a área afetada pela fita.Publicidade
Dicas
- Estas substâncias podem funcionar em algumas superfícies, mas danificar outras.
- Se há alguma dúvida se vai prejudicar a superfície, teste primeiro em uma área escondida.
Publicidade
Avisos
- Se você pretende pintar depois, não escolha produtos oleosos como WD-40 ou Crisco.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 30 029 vezes.
Publicidade