Uma mancha de marcador permanente é, por natureza, muito difícil de tirar, já que a tinta foi feita para ser duradoura. Caso o marcador manche alguma superfície, a sua pele ou as suas roupas, você pode removê-lo. O resultado nem sempre é bom, mas se a alternativa for um objeto estragado, vale a pena tentar.
Passos
Removendo o marcador permanente de superfícies duras e não porosas
-
Use álcool. Encontre alguma bebida. O bourbon, especialmente 50% álcool, serve bem a esse propósito. Qualquer bebida com mais de 40% de álcool serve, mas o álcool isopropílico é ainda melhor. Passe o álcool em uma toalha limpa e use o ponto molhado para retirar as manchas. [1] X Fonte de pesquisa <i>Stain Removal</i>, p. 24, (2009), ISBN 978-1-84397-443-7
-
Experimente usar pasta de dente misturada com bicarbonato de sódio. Misture uma parte de bicarbonato com uma parte de pasta em uma xícara pequena e aplique diretamente na mancha, deixando agir por alguns minutos. Use um pano limpo e úmido para esfregar a mistura em movimentos circulares. Pode exigir um pouco de esforço, mas a mancha vai sair.
-
Tente com uma esponja de melanina. Trata-se de uma esponja especial feita para remover manchas de várias superfícies. Você só precisa umedecê-la um pouco e usá-la para esfregar o marcador permanente da superfície.
-
Aplique um pouco de óleo de penetração. Este é um produto de limpeza comercial com vários usos domésticos. É só passar um pouco sobre a mancha e esfregar com um pano limpo para removê-la.
-
Use um pincel atômico tipo "dry erase" para quadros brancos. Ele pode ser usado para tirar manchas de várias superfícies e funciona muito bem nos quadros brancos, pois contém um solvente não polar. É só passar por cima da mancha e limpar. [2] X Fonte de pesquisa
-
Passe uma borracha. Às vezes é possível remover uma mancha de marcador esfregando uma borracha sobre ela.
-
Use protetor solar. Algumas pessoas dizem que ele é uma ferramenta eficaz para remover manchas de substâncias não porosas. É só aplicar um pouco do protetor sobre a mancha e usar um pano limpo para esfregar.
-
Tente com removedor de esmalte. Molhe um pano limpo com um pouco de removedor à base de acetona e use para esfregar a mancha de marcador permanente.Publicidade
-
Use alvejante para apagar o marcador de tecidos brancos. Dilua uma pequena quantidade de alvejante na água e mergulhe a parte manchada do tecido no líquido. A mancha pode sair na hora ou precisar ficar de molho.
- Caso tenha de deixar o tecido de molho, fique de olho nele para que o alvejante não comece a dissolvê-lo.
- Depois que a mancha tiver desaparecido, você deve lavar o item como normalmente.
-
Aplique uma mistura de vinagre, leite, bórax e suco de limão no cetim. Os tecidos de cetim respondem bem a uma mistura de 1 colher de sopa de leite, a mesma quantidade de vinagre de vinho branco, 1 colher de chá de bórax e a mesma quantidade de suco de limão. [3] X Fonte de pesquisa Angela Martin, <i>Natural Stain Remover</i>, p. 101, (2009), ISBN 978-1-74110-8323
- Misture a solução em uma xícara pequena e aplique diretamente na mancha, deixando agir por 10 minutos.
- Pegue uma esponja limpa e úmida e use-a para dar batidinhas no tecido, sem esfregar, até que a mancha saia.
-
Use álcool isopropílico ou acetona nos tecidos mais grossos. As manchas em tecidos mais resistentes, como as toalhas e os lençóis, podem ser removidas com um pouco de acetona ou álcool isopropílico. É só despejar um pouco desses líquidos em uma bola de algodão limpa e aplicar sobre a mancha até que ela suma. Enxágue imediatamente.
-
Use suco cítrico nas roupas normais. Os sucos de limão ou lima podem ser usados para remover manchas de marcadores permanentes da maioria das peças de roupa, sem medo de manchá-las ou desbotá-las. Aplique um pouco de suco fresco diretamente sobre a mancha e bata com uma bola de algodão ou um pano limpo até resolver o problema.
- Dilua o suco com a mesma quantidade de água antes de usá-lo em tecidos mais frágeis e lave a peça de roupa imediatamente.
-
Use álcool isopropílico ou spray capilar para tirar as manchas do carpete. Despeje o álcool em um pano de limpeza e passe sobre a mancha. Como no caso de qualquer mancha no carpete, não esfregue, ou você vai espalhar a sujeira e enfraquecer as fibras. Continue até limpar. [4] X Fonte de pesquisa <i>Stain Removal</i>, p. 24, (2009), ISBN 978-1-84397-443-7
- Uma alternativa é aplicar um pouco de spray para cabelo sobre a mancha e usar uma toalha limpa para bater.
- Depois de tirar a mancha com qualquer um desses métodos, umedeça o carpete com um pouco de água e use uma toalha limpa para secar.
Publicidade
-
Use um spray para cabelos aerossol nos móveis de couro. Aplique um pouco do produto em um pano limpo e use-o para esfregar a mancha. Talvez você precise usar mais spray ou trocar para uma parte mais limpa do tecido antes de remover toda a sujeira.
- Depois que ela sumir, limpe o resíduo de spray com um pano úmido e passe um condicionador para couro no móvel.
-
Passe água oxigenada e álcool isopropílico em móveis de microfibra. Para limpar a mancha de marcador da microfibra, aplique um pouco de água oxigenada em uma toalha limpa e use-a para esfregar por 10 a 15 minutos.
- Depois, passe um pouco de álcool isopropílico em uma toalha diferente e use-a para esfregar por mais 10 a 15 minutos.
- Use uma terceira toalha molhada para limpar o marcador restante e seque com uma toalha seca.
-
Experimente usar limpa-vidros, álcool isopropílico ou removedor de esmalte em outros móveis. Outros tipos de estofado costumam responder à remoção de manchas com um desses três produtos. Para todos, utilize o mesmo método:
- Aplique um pouco do agente de limpeza escolhido em uma toalha limpa e seca e use-o para bater na mancha (sem esfregar) até limpá-la. Para algumas pessoas, as toalhas da cor do estofado dão mais certo.
- Talvez você precise aplicar o produto de limpeza em outra parte da toalha e continuar batendo algumas vezes até tirar a mancha. Só não deixe o tecido ficar ensopado de produto, ou você pode fazer outra mancha.
- Depois da remoção, tire o excesso de umidade do tecido usando uma toalha limpa e seca e deixe o móvel secar do lado de fora se possível.
Publicidade
Dicas
- Tente também usar álcool isopropílico 99%, etanol 95%, thinner à base de acetona ou óleo vegetal se não tiver mais nada disponível.
- Se os balcões da sua cozinha ou do seu banheiro forem modernos, eles provavelmente não são permeáveis, ou seja, a mancha e a solução de limpeza ficarão apenas na superfície. Esse não é o caso de superfícies como a madeira não tratada ou outros materiais menos modernos, portanto, teste em uma área pequena antes de limpar toda a mancha com um desses métodos.
- Produtos para a limpeza da pele com ácido salicílico podem remover o marcador das superfícies duras e não porosas e da pele.
- Use terebentina ou aguarrás mineral para a pele. Passe uma pequena quantidade em um pano e esfregue a mancha. Lave a pele depois.
Avisos
- Não use álcool ou acetona em torno dos olhos, do nariz ou da boca. O tronco e as extremidades são áreas seguras, mas a pele sensível do rosto não deve ser exposta.
- Cuidado para não esfregar a pele de uma criança com muita força. Se a superfície manchada já tiver alguma coloração artificial, como tinta, corante ou laca, a acetona, o óleo e o álcool serão abrasivos para a pele.
Referências
- ↑ Stain Removal , p. 24, (2009), ISBN 978-1-84397-443-7
- ↑ http://en.wikipedia.org/wiki/Permanent_marker
- ↑ Angela Martin, Natural Stain Remover , p. 101, (2009), ISBN 978-1-74110-8323
- ↑ Stain Removal , p. 24, (2009), ISBN 978-1-84397-443-7
Sobre este guia wikiHow
A melhor forma de remover uma tinta de marcador permanente dependerá da superfície que você vai limpar. Se a mancha está em um tecido, aplique laquê nela até saturá-la. Deixe agir por 15 minutos. Depois, lave a peça sozinha na máquina de lavar, usando água morna e sabão. Para remover uma mancha de uma superfície de plástico, cubra-a com pincel atômico do tipo "dry-erase" e limpe com um pano. Repita até remover toda a tinta. Caso a mancha esteja em uma parede, aplique um creme dental (de preferência um com bicarbonato de sódio) e deixe agir por 10 minutos. Depois, esfregue a mancha com movimentos circulares e limpe a parede com um pano úmido. A pasta de dentes também funciona para manchas em madeira. Se a tinta está na sua pele, esfregue um pouco de gel antisséptico até removê-la. Na dúvida, o álcool isopropílico é um bom removedor de tinta, podendo ser utilizado em estofados, tapetes, vidros e várias outras superfícies. Se quer aprender a usar álcool isopropílico ou outros produtos químicos para remover manchas de marcador permanente, continue lendo!