Baixe em PDF
Baixe em PDF
A gravidez pode trazer várias complicações para um porquinho da índia fêmea, como toxemia (uma alteração no metabolismo que faz com que ela acabe se envenenado), distócia (dificuldade em dar à luz) e complicações pós-parto (como níveis baixos de cálcio ou convulsões). [1] X Fonte de pesquisa Caso suspeite que o porquinho fêmea esteja grávida, consulte um veterinário. No entanto, ainda é possível observar o animal para verificar se existem alguns sinais que indicam a gestação.
Passos
-
Tente lembrar se a fêmea entrou em contato com um macho. Se o porquinho fêmea ficou por perto de um macho, é quase certeza que eles tentaram cruzar, aumentando as chances de gravidez.
- As fêmeas passam pela puberdade a partir de 10 semanas de idade e chegam à maturidade sexual com quatro ou cinco semanas de vida. [2] X Fonte de pesquisa Logo, saiba que mesmo se ela ainda for jovem, a chance de engravidar é a mesma com um macho por perto. [3] X Fonte de pesquisa Rodent and rabbit medicine. Laber-Laird & Flecknell. Publisher: Pergamon
-
Observe os hábitos alimentares. Quando gestante, a fêmea começará a beber e comer à medida que os fetos se desenvolvem, chegando a consumir três vezes mais ração do que o normal. A ingestão de água também poderá aumentar. Lembre-se de que “normal” se refere especificamente aos hábitos alimentares do seu porquinho da índia; uns comem mais, e outros, menos.
- No entanto, não ache que a fêmea está grávida apenas levando em consideração a quantidade de alimento e água que ela está consumindo. Todos os animais tendem a comer mais em dias frios, quando estão crescendo ou até quando estão com alguma doença. [4] X Fonte de pesquisa Rodent and rabbit medicine. Laber-Laird & Flecknell. Publisher: Pergamon
-
Verifique o peso do porquinho. A fêmea ganhará peso durante a gravidez. Normalmente, elas pesam de 680 g a 910 g. [5] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte No geral, após o fim da gravidez, o peso da fêmea dobrará; geralmente, os filhotes constituem mais da metade da massa da mãe.
- É uma boa ideia pesar a fêmea regularmente (toda semana, por exemplo) e anotar o peso. Dessa maneira, é possível ter um maior controle da massa dela e facilitar a capacidade de determinar padrões de ganho de peso, que podem indicar uma gestação.
- Se a fêmea, no entanto, ainda não estiver madura e tiver menos do que seis a oito meses de idade, ela ainda estará em crescimento. Isso significa que o ganho de peso pode não ser devido á gravidez.
-
Apalpe-a e “sinta” os filhotes. Apalpar o ventre da fêmea com cuidado pode permitir que o dono detecte a presença de fetos, caso ela realmente esteja em gestação. Na maior parte das vezes, eles podem ser identificados através do toque no ventre cerca de duas semanas após cruzar. Trate-a com cuidado e nunca a manuseie de qualquer jeito. Ao apalpar o abdômen dela, não aperte ou aplique muita pressão sobre essa área, já que isso pode ser nocivo tanto à mãe quanto aos filhotes. [6] X Fonte de pesquisa Rodent and rabbit medicine. Laber-Laird & Flecknell. Publisher: Pergamon
- Para senti-los, coloque a fêmea sobre uma toalha e em uma superfície firme. Isso evitará que ela escorregue. Segure-a firmemente em volta dos ombros dela, com a cabeça virada para o outro lado. Use a mão dominante para sentir a barriga, fazendo um formato de "C" utilizando o polegar e o indicador: deslize o polegar sobre a parte de cima da barriga e o indicador sobre a parte inferior do vente. Com cuidado, pressione levemente o local e sinta se há protuberâncias ou saliências na barriguinha.
- O porquinho da índia fêmea pode ter de um a quatro filhotes. Várias protuberâncias serão sentidas se mais de um feto estiver presente, cada um de tamanhos parecidos.
- No entanto, esteja ciente de que nem sempre as saliências representarão fetos em desenvolvimento. Bolinhas, que podem ser fecais e de cálculos renais ou vesicais, são frequentemente confundidas com fetos, além de indicarem, em certos casos, cistos ou tumores no ovário. Caso sinta algo, mas não tenha total certeza do que é, consulte um veterinário.
Publicidade
-
Marque uma consulta com o veterinário. Ao suspeitar que a fêmea está grávida, é fundamental consultar um veterinário. É impossível ter total certeza da gestação até que o porquinho seja analisado por um profissional da área.
-
Peça para o veterinário realizar um exame físico. Ele apalpará o abdômen da fêmea e saberá diferenciar a presença de fetos e cistos ou tumores, algo impossível para um leigo, além de recomendar exames adicionais para confirmar a gestação, como um ultrassom (veja mais abaixo). [7] X Fonte de pesquisa
- O veterinário também pode conseguir ouvir os batimentos cardíacos dos fetos dentro do abdômen da mãe. [8] X Fonte de pesquisa
-
Realize um ultrassom. O exame de ultrassom é a melhor maneira para detectar a gravidez em porquinhos da índia. Ao contrário de outras espécies, o estresse causado pela coleta de sangue pode afetar de maneira adversa a saúde das fêmeas grávida. Além disso, não há um teste comercial para determinar a gestação em porquinhos da índia. [9] X Fonte de pesquisa
- O ultrassom permite que o veterinário veja e determine com precisão o que são as saliências e protuberâncias da fêmea, confirmando a existência ou não de gravidez.
- O exame de ultrassom consiste na remoção de alguns pelos, deixando um pouco da pele exposta. Após a aplicação de gel, a sonda é colocada sobre a pele, emitindo um som de alta frequência que é inaudível ao ouvido humano. A sonda grava os ecos à medida que as ondas sonoras se espalham, determinando o tamanho, o formato e a consistência do órgãos e tecidos internos. Essa informação é “traduzida” em uma imagem; em outras palavras, será fornecido um resultado que determina a condição abdominal do pet, permitindo que o veterinário confirme ou não a gestação.
- Os ultrassons são exames não invasivos e não necessitam de sedação.
-
Peça conselhos em relação aos cuidados corretos com o porquinho da índia fêmea caso ela realmente esteja grávida. Quando a condição for confirmada pelo médico, é importante saber como cuidar bem dela. A gestação pressiona os órgãos e o sistema circulatório da fêmea; além disso, qualquer roedor que está carregando fetos tem uma em cinco chances de morrer como resultado direto de complicações durante a gravidez ou após o parto. [10] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Tenha orientação de um veterinário. Em muitos casos, é possível permitir que a gestação continue normalmente, mas é importante ter o acompanhamento de um veterinário, caso ocorram complicações, que são mais prováveis se a fêmea for muito jovem ou muito idosa, ou ainda ser for a primeira gravidez dela. [11] X Fonte de pesquisa
- Tente encontrar um veterinário especializado em roedores e outros animais e não um que aborde os problemas de forma geral.
-
Retire os machos de perto. Caso tenha várias fêmeas, não deixe os machos por perto, evitando que engravidem. Mesmo se houver apenas uma fêmea, é recomendado que o macho não fique próximo dela por 50 dias após a gestação.
- Os porquinhos da índia machos continuam a cruzar com fêmeas grávidas, o que pode causar estresse ou dor nelas, principalmente nos estágios finais da gestação (após 50 dias). Além disso, ela já poderá engravidar novamente duas horas após o parto.
-
Verifique se a fêmea possui água e ração suficientes. É necessário garantir que ela está se alimentando e hidratando adequadamente, já que os nutrientes ajudarão no desenvolvimento dos fetos.
- Dê feno de alfafa em vez de erva dos prados para que ela obtenha mais cálcio e proteínas.
- Durante a gestação, a fêmea precisará de mais vitamina C (mais ou menos o dobro), logo, incorpore mais legumes e frutas frescas ricas nesse nutriente na dieta dela. Se quiser, aumente as porções de legumes para 1 ½ xícara ou 2 xícaras.
- Além disso, é uma boa ideia fazer com que ela consuma mais fibras. Isso evita a queda de pelos, algo comum no estágio final da gravidez.
-
Pese regularmente a fêmea grávida. Isso deve acontecer duas vezes por semana para garantir que ela esteja ganhando – e não perdendo – peso e com saúde boa no geral, ou seja, comendo todo o alimento, sendo ainda sociável e interagindo bem com os outros animais.
- Se a qualquer momento o peso começar a cair ou ela mostrar sinais de doenças, leve-a ao veterinário.
-
Minimize o estresse do porquinho da índia. Tente fazer com que ela siga uma rotina, evitando que ela fique nervosa, já que isso agrava os perigos que acompanham a gravidez de uma fêmea da espécie.
- Evite realizar modificações na gaiola de um porquinho da índia grávida, como tirar brinquedos ou colocar a gaiola em outro lugar. Isso pode aumentar o nível de estresse dela, afetando os hábitos alimentares e a ingestão de água. [12] X Fonte de pesquisa
- Reduza a exposição dela a barulhos altos ou luzes brilhantes, incluindo os banhos de sol.
- Evite ao máximo pegá-la nas mãos e não a pegue de jeito nenhum nas duas semanas antes do parto. O período de gestação da espécie é de 58 a 73 dias. [13] X Fonte de pesquisa Handbook of Rodent and Rabbit Medicine. Laber-Laird, Swindle, & Flecknell. Publisher: Pergamon
Publicidade
Avisos
- Não se recomenda criar porquinhos da índia. A gravidez coloca a vida das fêmeas em risco, principalmente as com mais de 8 meses e com menos de 3 meses, que nunca engravidaram ou deram à luz anteriormente. Além disso, é difícil – na maior parte das vezes – encontrar donos responsáveis que cuidarão bem dos filhotes. [14] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.guinealynx.info/breeding.html
- ↑ http://www.guinealynx.info/breeding.html
- ↑ Rodent and rabbit medicine. Laber-Laird & Flecknell. Publisher: Pergamon
- ↑ Rodent and rabbit medicine. Laber-Laird & Flecknell. Publisher: Pergamon
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/small-pet-care/guinea-pig-care
- ↑ Rodent and rabbit medicine. Laber-Laird & Flecknell. Publisher: Pergamon
- ↑ http://kb.rspca.org.au/I-think-my-guinea-pig-might-be-pregnant-what-should-I-do_354.html
- ↑ http://kb.rspca.org.au/I-think-my-guinea-pig-might-be-pregnant-what-should-I-do_354.html
- ↑ http://kb.rspca.org.au/I-think-my-guinea-pig-might-be-pregnant-what-should-I-do_354.html
- ↑ http://www.guinealynx.info/reproduction.html
- ↑ http://www.guinealynx.info/reproduction.html
- ↑ http://petguineapigcare.com/breeding-babies/
- ↑ Handbook of Rodent and Rabbit Medicine. Laber-Laird, Swindle, & Flecknell. Publisher: Pergamon
- ↑ http://www.guinealynx.info/breeding.html
Publicidade