PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um dos problemas mais constrangedores que uma pessoa pode precisar solucionar é descobrir se um colega de trabalho está ou não a fim dela. Talvez seu colega esteja enviando sinais confusos, e é provável que você não possa reagir de forma adequada devido às limitações impostas pelo ambiente de trabalho. No entanto, podemos tomar algumas medidas para determinar se alguém está ou não interessado — você poderá compreender melhor os sentimentos alheios se conversar com a pessoa e interpretar a linguagem corporal dela.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Interpretando a linguagem não verbal

PDF download Baixe em PDF
  1. Um colega de trabalho que esteja a fim de você poderá aproximar-se mais do que os outros funcionários.
    • Ele invade seu espaço pessoal com uma atitude tranquila e calorosa? Nesse caso, talvez ele queira ficar mais perto de você ou demonstrar afeto.
    • Note se ele esbarra em você com frequência, ou se tenta tocar no seus ombros, cabelos ou braços.
    • Preste atenção na forma como esse colega trata as outras pessoas antes de tomar conclusões precipitadas sobre as intenções dele.
    • Tome cuidado para não confundir uma personalidade calorosa ou o desrespeito pelo espaço pessoal alheio com manifestações de interesse romântico.
  2. Outra ótima forma de descobrir se um colega de trabalho tem segundas intenções é prestando atenção no hábito de arrumar motivos para ficar perto de você — se a pessoa costuma fazer isso com certa frequência, é possível que esteja interessada.
    • Observe quando ele não tiver nenhum motivo útil ou prático para se aproximar, mas mesmo assim estiver sempre por perto.
    • Uma pessoa que tenha um bom motivo para estar sempre ao seu lado não está necessariamente apaixonada. [1]
  3. Tome algum tempo tentando perceber se esse colega costuma olhar bastante para a sua direção — combinados com outros indícios, esses olhares podem denunciar a presença de uma paixão. Preste atenção se ele:
    • Olha diversas vezes para você ao longo do dia, sem nenhuma razão aparente.
    • Encara você durante reuniões e outras ocasiões profissionais, dá uma piscadela, ou procura qualquer outra forma de ser convidativo com o olhar.
    • Olha para o seu corpo com frequência. [2]
  4. Isso é muito importante para determinar se alguém tem ou não segundas intenções, já que você poderá notar indícios significativos dos sentimentos da outra pessoa se observar a linguagem corporal dela.
    • Esse colega exibe uma imagem relaxada ou receptiva? Caso costume sentar com as pernas e braços abertos, mantendo uma postura relaxada, talvez ele esteja a fim de você.
    • Ele demonstra pouca receptividade? Uma pessoa pode manter os braços cruzados ou se afastar de você porque fica nervosa ao seu lado, mas isso também poderá acontecer se ela simplesmente não tiver nenhum interesse romântico.
    • Sempre analise a linguagem corporal em conjunto com os outros sinais enviados por esse colega. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conversando com seu colega

PDF download Baixe em PDF
  1. Os elogios e outros comentários positivos podem indicar admiração ou até mesmo uma paixão.
    • Caso costume elogiar bastante seu trabalho, talvez esse colega simplesmente o respeite como profissional.
    • Por outro lado, se a pessoa sempre elogia sua aparência física e outros atributos que não tenham relação com o trabalho, talvez ela tenha outras intenções.
    • Não encare os elogios como o único indício de uma paixão, sempre leve os outros fatores em consideração. [4]
  2. O tema das conversas poderá fornecer fortes indícios dos sentimentos da outra pessoa, portanto preste atenção no que ela diz e no tipo de assuntos que costuma puxar. Pergunte a si mesmo:
    • Ela discute informações muito pessoais? Nesse caso, talvez não o veja apenas como um mero conhecido.
    • Ela fala de sexo, intimidade e interesses românticos? Essa pode ser uma tentativa de chamar a sua atenção.
    • Ela troca confidências com você? Isso sugere algo além de uma simples amizade profissional.
    • Ela o convida para fazer coisas fora do horário de trabalho? Esse poderia ser um bom sinal de um interesse romântico. [5]
  3. Depois de observar todos os sinais, você precisará ser direto e perguntar se a pessoa tem ou não segundas intenções. Embora não seja a atitude mais fácil ou confortável do mundo, isso vai acabar com suas dúvidas de uma vez por todas.
    • Pergunte algo como "Você acha que nosso relacionamento vai além da amizade profissional?".
    • Use o humor para aliviar o peso da pergunta se não quiser ser muito direto. Uma opção seria fazer uma piadinha sobre como todos os outros funcionários evitam sua companhia, e depois dizer algo como "Você não parece concordar com eles".
    • Seja cuidadoso se quiser insinuar seu desejo por algo além de amizade.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando problemas

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes mesmo de tentar descobrir se esse colega tem ou não segundas intenções, você precisará descobrir quais são as diretrizes da empresa em relação a romances no ambiente profissional. Isso é importante até mesmo para quem não deseja iniciar um relacionamento, já que as fofocas sobre o suposto envolvimento de dois funcionários poderão provocar problemas.
    • Confira essas políticas no manual da empresa, se tiver um.
    • Caso não consiga encontrar a informação em nenhum outro lugar, converse com um funcionário da área de recursos humanos.
    • Converse com seus superiores se você e seu colega tomarem a decisão mútua de iniciar um relacionamento sério. [6]
    DICA DE ESPECIALISTA

    John Keegan

    Coach de Namoro
    John Keegan é um coach de namoro e palestrante motivacional em New York City. É proprietário da The Awakened Lifestyle, onde usa sua experiência em namoro, atração e dinâmica social para ajudar pessoas em busca de amor. Realiza workshops de namoro internacionalmente, passando por Los Angeles, Londres, Rio de Janeiro, Praga, dentre outros lugares. Seu trabalho já teve destaque no The New York Times, na Humans of New York e na Men's Health.
    John Keegan
    Coach de Namoro

    O nosso especialista concorda: é necessário saber a política da empresa sobre namoro entre funcionários. Você sempre deve saber o tamanho dos risco que está correndo, e também ponderar se vale ou não correr esse risco.

  2. Quando estiver tentando descobrir se alguém tem segundas intenções, você precisará evitar qualquer atividade ou conversa que possa ser confundida com assédio sexual — isso é difícil porque algumas pessoas mais sensíveis poderiam interpretar um comentário inofensivo (pelo menos na sua opinião) como algo mais sério.
    • Não faça comentários românticos ou sexuais para um colega que não esteja em um relacionamento amoroso com você.
    • Não faça contato físico com outros funcionários, a menos que seja consensual, e nunca troque carícias românticas ou sexuais no ambiente de trabalho, mesmo que vocês dois estejam em um relacionamento.
    • Avalie a possibilidade de entrar em contato com o departamento de recursos humanos se você acredita que um colega tem segundas intenções, mas não se sente confortável para dizer que não corresponde aos sentimentos dele.
    • Entre em contato com seus supervisores ou com o departamento de recursos humanos se outro funcionário fizer cantadas ou qualquer tipo de contato físico indesejado. [7]
  3. O fator mais importante que devemos considerar na hora de determinar os sentimentos de um colega de trabalho é nunca fazer suposições — do contrário, você tirará conclusões precipitadas sobre uma situação que sequer compreende totalmente. Isso poderia levá-lo a magoar alguém, ou a fazer ou dizer coisas impróprias, criando problemas para si mesmo.
    • Informe-se muito bem antes de tomar uma decisão sobre o que fazer em seguida.
    • Não comece a tratar a pessoa de forma diferente, mesmo que ela pareça ter segundas intenções.
    • Não espere um convite para um encontro, favores sexuais, ou qualquer outra coisa desse tipo só porque você acredita que um colega esteja interessado em algo mais.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 145 495 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade