PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

No mundo corporativo, a mudança é inevitável. Algumas mudanças são pequenas e fáceis de se adaptar, já outras são mais significativas e difíceis de processar. Não importa qual tipo de mudança surgir, você terá que aprender a antecipar e trabalhar a forma como pensa nelas. Faça seu mindset tratar a mudança como algo positivo e entenda o escopo dela para conseguir adaptar-se de forma mais consciente. No ambiente de trabalho, você pode fazer uma pesquisa sobre a mudança e descobrir como ela pode impactar no seu trabalho. Você também pode conversar com seus colegas para saber como ela vai impactar o ambiente de trabalho.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo um mindset positivo

PDF download Baixe em PDF
  1. No começo deste processo, você terá que compreender bem o que pensa no momento sobre a mudança. Você pode estar animado, hesitante, com raiva, com medo, ansioso ou sentindo uma mistura de coisas boas e ruins. Você pode sentir várias coisas ou até ter pensamentos opostos entre si sobre a mudança e não sabe ao certo como vai reagir quando a mudança for implementada. Tire um tempo para pensar na mudança que está sendo instituída e anote o que pensar.
    • Por exemplo, a gerência pode estar instituindo uma nova política sobre o pagamento de horas extras. Pense em como isso vai afetar você. Você faz horas extras com frequência? Você depende deste dinheiro a mais ou ele é um incentivo para trabalhar mais horas? Talvez esta nova política não afete você de nenhuma forma.
    • Muitas pessoas acham que anotar as coisas que estão pensando enquanto refletem ajuda bastante.
  2. As mudanças acontecerão mais cedo ou mais tarde, principalmente se você trabalha em uma área que está crescendo e se adaptando rapidamente, como a tecnologia. Você pode adorar como o ambiente de trabalho está neste momento e sentir que uma mudança pode prejudicar sua confiança. Porém, você deve reformular o que está pensando sobre essa mudança, porque ela pode apresentar uma oportunidade de melhorar de carreira e de implementar novos procedimentos no seu dia a dia de trabalho.
    • Haverão tecnologias e procedimentos que ficarão ultrapassados e não serão mais relevantes para o ambiente de trabalho. Talvez você tenha que aprender a usar um novo tipo de computador ou programa porque o antigo ficou obsoleto.
  3. Você já teve que lidar com mudanças antes, mesmo que não tenha sido no emprego atual ou até no âmbito profissional. Pense no que mudou e como você reagiu. Por exemplo, talvez você teve que trocar de escritório com um colega de trabalho de quem não gosta. Você ficou chateado com a mudança e reclamou com a gerência? Conversou sobre isso com seu gerente e vocês chegaram a uma solução? Pensar em como você reagiu às mudanças no passado ajudará você a antecipar como reagirá à de agora.
    • Conversar com alguém próximo, como um melhor amigo ou cônjuge, pode ajudar. Pergunte a ele como você lida com as mudanças. A resposta pode dar a você boas ideias de como começar a abordar esta nova mudança.
  4. Não importa se você reagiu mal ou bem às mudanças no passado: você terá que assumir sua responsabilidade pela reação. É compreensível que algumas mudanças são muito mais difíceis de lidar do que outras. Algumas causam um impacto profundo na forma como nós vivemos nossas vidas e podem trazer desafios inesperados. Mesmo assim, saiba que você pode controlar a sua reação emocional às mudanças. [1]
    • Pense se houve algum gatilho que causou essa reação. Pergunte-se se você resistiu a uma mudança pequena no trabalho porque estava estressado por conta de algo em casa ou se, quando ficou com raiva de uma nova polícia, havia outra coisa incomodando você. Compreender estes gatilhos ajuda você a tomar posse de suas reações às mudanças.
  5. A forma como você age e como pensa vão moldar a sua reação à mudança e ditarão se você conseguirá se adaptar a ela no seu ambiente de trabalho. [2] Pense em como você reagiu às mudanças no passado e perceba que uma atitude positiva pode melhorar suas reações futuras. [3] Neste estágio do processo, a mudança pode já estar implementada no ambiente de trabalho ou não. Se ela não foi implementada ainda, este é o momento de abordá-la de forma positiva. Se ela já se tornou uma nova política ou obrigatoriedade, sua atitude positiva vai se refletir na forma como você vai incorporar a mudança nos seus hábitos de trabalho.
    • Por exemplo, seu ambiente de trabalho agora pode pedir o preenchimento de outros formulários como parte dos novos regulamentos. Em vez de pensar nestes formulários como uma perda de tempo ou algo que deva ser empurrado com a barriga, mude sua forma de pensar. Considere estes formulários como uma forma de documentar a produtividade do seu escritório e pense que eles vão ajudar a gerência a monitorar as operações de uma forma mais eficiente.
  6. Independentemente da mudança já estar em vigor ou não, você pode se responsabilizar pela forma como vai reagir a ela. [4] Relacione sua responsabilidade com o tempo. A mudança pode ser grande e alterar seu ambiente de trabalho de forma significativa ou pode ser uma mudança menor que terá menos impacto.
    • Pense sobre isso e anote como quer que seja a sua reação à mudança. Você deve incluir quanto tempo levará para se adaptar completamente a ela. Por exemplo, uma grande mudança nas políticas da empresa pode levar semanas para ser totalmente implementada. Dê-se tempo para se adaptar a ela, mas responsabilize-se por seguir o seu objetivo (que foi anotado).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Avaliando o impacto da mudança

PDF download Baixe em PDF
  1. Para se adaptar a uma mudança no seu ambiente de trabalho, você terá que ser capaz de antecipar como ela vai impactar você, o seu trabalho e o ambiente corporativo em si. Este impacto pode ser muito pequeno ou quiçá muito grande. Ele dependerá do escopo da mudança, quais ajustes você terá que fazer por ela e em quanto tempo ela será implementada. Antecipar como esta mudança vai causar impacto na sua vida profissional ajuda você a saber o que esperar e a se adaptar de um jeito mais eficaz.
    • Talvez você não tenha que mudar muita coisa. Algumas mudanças no ambiente de trabalho impactam mais algumas pessoas do que outras. Já outras mudanças pedirão que você faça mais ajustes ao longo do tempo para conseguir se adaptar por completo. Por exemplo, uma mudança nas políticas de folha de pagamento pode não afetar você se você é do time de vendas.
  2. No mundo corporativo, algumas mudanças fazem com que as empresas e equipes tenham que passar por grandes vistorias. Estas políticas podem alterar a forma como a empresa lida com os clientes, impactar as vendas ou mudar a liderança da organização. Talvez você tenha que pesquisar a política em questão para compreendê-la por inteiro. Pesquisar a mudança que sua empresa vai fazer pode ser muito útil para ver se outras empresas fizeram mudanças parecidas. Por exemplo, a mudança pode ser nos estilos de gerenciamento e na estrutura do time executivo. Você pode pesquisar outras empresas que fizeram esta mesma mudança para ver qual foi o resultado.
    • Mesmo que as situações sempre sejam diferentes, ver como mudanças parecidas causaram impacto em uma empresa é uma boa forma de prever como sua empresa pode reagir. Além disso, pode ajudar você a compreender melhor o escopo da mudança.
  3. O ideal é que a gerência tenha uma comunicação aberta com os funcionários e demonstre disposição em ouvir perguntas e preocupações sobre a mudança que está sendo feito. Você deve conversar com seu gerente ou supervisor se tiver perguntas sobre a mudança, principalmente sobre quais mudanças você terá que fazer individualmente e o impacto que isso causará.
    • Por exemplo, você pode dizer “João, eu dei uma olhada na nova política sobre acionamento de seguros. Quero ter certeza de que realmente a entendi antes que ela seja implementada. Você poderia me falar mais sobre como os acionamentos são avaliados?”
  4. Se você trabalha em um ambiente onde os outros integrantes da equipe têm que se adaptar à mesma mudança que você, converse com eles sobre o que eles estão fazendo. Eles podem ter sugestões sobre como se adaptar à mudança. Você pode perguntar a eles como eles se adaptaram, se estão tendo dificuldade e se precisam de apoio.
    • Evite fofocas ou falar negativamente sobre a mudança e as pessoas que sugeriram implementá-la. O objetivo é manter seu mindset positivo ou você terá problemas para se adaptar à mudança.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Criando um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional

PDF download Baixe em PDF
  1. Lidar com mudanças no ambiente de trabalho pode ser estressante. Tirar um dia, ou alguns dias, de folga para ficar em casa e relaxar pode ajudar. Descubra se você tem algum período de férias remuneradas para tirar. Grandes mudanças no ambiente de trabalho causam muito estresse e tirar uns dias pode ajudar você a se recuperar do estresse e fazer com que se sinta normal de novo.
    • Se não puder tirar férias de fato, faça pequenos intervalos durante o dia de trabalho para diminuir as chances de desenvolver um quadro de burnout. [5] Faça uma pausa de cinco minutos. Saia da sua mesa e pegue um café, ande pelo escritório ou saia para tomar um ar.
  2. As amizades dentro e fora do escritório ajudam bastante a diminuir o estresse. Já que você passa um bom tempo do seu dia com seus colegas de trabalho, construir relacionamentos saudáveis com estas pessoas ajuda. Porém, estes relacionamentos precisam ter limites. Vocês não devem falar de coisas inapropriadas no ambiente de trabalho e a amizade não deve distraí-los a ponto de prejudicar o trabalho. [6]
  3. O seu trabalho é uma parte muito importante da sua vida, mas não deve ser toda a sua vida. Não faz o menor sentido esperar que você esteja pronto para resolver qualquer problema de trabalho 24 horas por dia. [7] Colocar limites entre sua vida pessoal e seu trabalho, como não olhar seus e-mails após o expediente ou não atender ligações de trabalho nos finais de semana, ajuda a dividir as coisas e a mantê-las separadas.
    • Estes limites ajudam a limitar a quantidade de estresse que a mudança terá na sua vida. A sua adaptação a mudanças no ambiente de trabalho não deve afetar sua vida pessoal.
  4. Adaptar-se a mudanças pode ser difícil e desgastante, principalmente quando a mudança é grande e impacta muitas partes diferentes do seu trabalho. Às vezes, ela pode parecer coisa demais e você sentirá que não consegue lidar com tudo isso. Mesmo que possa ser difícil admitir que você precisa de ajuda, o apoio dos outros ajuda muito. [8]
    • Converse com seu supervisor se estiver com dificuldade de fazer a transição e veja se ele tem alguma recomendação que possa ajudar você a se adaptar. Você também pode conversar com alguém próximo na sua vida pessoal para ver se uma perspectiva de fora ajuda.
    Publicidade

Dicas

  • Dê-se tempo ao refletir sobre a mudança. Você deve se dar o tempo que precisar para compreendê-la.
  • Quando for falar sobre a mudança, use uma linguagem positiva.
Publicidade

Avisos

  • Evite reclamar sobre as mudanças para outras pessoas, especialmente se forem seus colegas de trabalho. Isso reflete mal em você como funcionário.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 229 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade