PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os sapos são responsáveis pela redução da população de insetos do local onde vivem e podem ser considerados animais relativamente inofensivos, a menos que pertençam a uma espécie venenosa. A introdução de predadores naturais no ambiente, como gatos ou até mesmo cobras, é uma boa opção para diminuir a população de sapos e rãs em uma determinada área. Além disso, é possível encorajá-los a irem embora se livrando de locais onde esses animais gostam de se reunir, como lagoas e poças d'água. Antes de começar, verifique as leis municipais para ter certeza de que é possível removê-los legalmente.

O que você precisa saber

  • Borrife uma mistura de ácido cítrico seco (600 gramas) e 4 litros de água sobre os sapos ou espalhe sal pelo jardim para afastar os sapos.
  • Borrife um repelente de cobras ou um herbicida natural em sua casa ou jardim. Ambos os produtos ajudam a afastar sapos.
  • Pegue os sapos com uma rede enquanto usa luvas de jardim e solte-os longe de sua casa. Pegue girinos na água e deixe-os secando ao sol.
Método 1
Método 1 de 4:

Preparando-se para se livrar dos sapos

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa informação não só o ajudará na remoção dos animais, uma vez que espécies diferentes reagem a métodos diferentes, como também garantirá que você não está fazendo algo ilegal, pois alguns sapos e rãs são protegidos por lei. Por outro lado, algumas espécies são consideradas agressivas e, portanto, é permitido matá-las. Entre elas, as seguintes:
    • A rã-touro, quando não está no seu habitat natural, na região leste da América do Norte. Esses animais competem com espécies nativas, devoram-nas e espalham a quitridiomicose, uma doença infecciosa responsável pela extinção de aproximadamente 100 espécies de sapos.
    • O sapo-cururu, quando está fora do seu habitat natural na América Central e América do Sul. Embora não seja uma rã, muitas pessoas lendo este artigo estão lidando com esse tipo de anfíbio. Eles são especialmente numerosos na Austrália.
    • A perereca arborícola cubana, quando não está no seu habitat natural, Cuba. Esses animais são um grande problema na Flórida, onde são responsáveis até mesmo por interrupções no fornecimento de energia elétrica. [1]
    • A rã coqui, quando está fora do seu habitat natural em Porto Rico.
  2. Em muitos lugares do mundo, é ilegal matar espécies nativas, mas as pessoas são incentivadas a manter o controle sobre as espécies invasoras. Algumas delas são tão agressivas que é ilegal devolvê-las à natureza depois de capturadas.
    • Caso você não tenha certeza se um sapo ou rã é nativo ou não, tire uma foto e envie para as autoridades responsáveis locais para identificação.
    • Antes de fazer qualquer coisa, aconselha-se que você entre em contato com algum órgão associado ao IBAMA para discutir a melhor maneira de se livrar dos sapos na sua região.
  3. Se você descobrir que os animais do seu local são nativos, o melhor é deixá-los em paz. Quando uma espécie é nativa de um determinado ecossistema, ela não deve ser exterminada, mesmo que seja venenosa. Os sapos e rãs são membros essenciais dos seus ecossistemas e, além disso, sua presença é um indicativo de um meio ambiente saudável. Esses animais mantêm a população de insetos sob controle e contribuem de maneira positiva para áreas pantanosas.
    • Se você não gosta da presença dos sapos nativos, há maneiras de afastá-los da sua propriedade. É possível, por exemplo, manter folhagens podadas para que os animais não tenham um lugar para viver.
    • Também é possível impedi-los de entrar na sua casa mantendo portas e janelas bem fechadas e protegidas com telas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Removendo locais de abrigo e fontes de alimento

PDF download Baixe em PDF
  1. Os sapos e rãs são atraídos pela umidade, portanto, ao remover qualquer fonte de água do seu quintal, você fará com que a maioria dos animais perca o interesse e procure outro lugar para depositar seus ovos e se abrigar à noite. É possível alugar uma bomba d'água para drenar a maioria de fontes do seu quintal.
    • Fontes para pássaros, áreas pantanosas e lagos artificiais são alguns exemplos de locais que costumam atrair sapos.
    • Acabar com fontes de água parada também afastará mosquitos e outros insetos que servem de alimentos para sapos, tornando a sua propriedade ainda menos atraente para esses animais.
    • Se você deseja manter a fonte de água no seu quintal, como no caso de um lago, experimente adicionar um filtro ou um chafariz. Isso fará com que a água circule, eliminando mosquitos e outros insetos. Os sapos ainda serão atraídos pela água mas, com a redução da disponibilidade de alimentos, muitos abandonarão o local.
  2. Grama alta, arbustos e outras plantas folhosas são um esconderijo perfeito para sapos e rãs. Ao podá-las, os animais ficarão expostos, uma situação que eles normalmente procuram evitar que aconteça. Cultivar plantas altas ao redor de uma fonte de água é algo especialmente problemático. Se você deseja manter uma vegetação alta ou densa no quintal, coloque-as o mais longe possível de qualquer fonte de água.
  3. Assim como a vegetação alta, locais com acúmulo de lixo e entulho servem como um excelente esconderijo para sapos e rãs. Acabar com esses locais é uma ótima maneira de afastar esses animais. Livre-se de potes vazios, pedaços e pilhas de madeira, ou qualquer outra estrutura que possa criar um ambiente úmido e escuro.
  4. [2] A luz atrai insetos e, consequentemente, sapos. Desligar as lâmpadas externas durante a noite reduzirá tanto a população de insetos quanto a de anfíbios.
    • Desligue as luzes do jardim e da varanda.
    • Feche janelas e cortinas da sua casa para impedir que a iluminação interna seja visível do lado de fora.
  5. Embora seja incomum, ocasionalmente sapos e rãs roubam rações de cães e gatos. Alimente seus animais de estimação dentro de casa ou deixe as tigelas protegidas quando eles não estiverem comendo.
  6. Moscas, mosquitos e outros insetos são a fonte primária de alimentação dos anfíbios. Por isso, ao reduzir a sua população, os sapos deixarão de frequentar o local. A seguir, algumas maneiras para mantê-los sob controle:
    • Use um mata-insetos elétrico. Pendure-o na varanda para atrair e matar todo o tipo de insetos voadores.
    • Pulverize inseticidas orgânicos. Muitos inseticidas químicos são letais para os sapos, mas os orgânicos geralmente são inofensivos.
  7. Cerque a propriedade (ou somente a lagoa) com uma tela de malha fina ou cerca plástica. Não utilize telas ou cercas de arame, uma vez que esses animais são capazes de se infiltrar facilmente por esse tipo de cerca.
    • Lembre-se de que a cerca deve ser alta e começar no mesmo nível do chão. Os sapos conseguem saltar consideravelmente alto, por isso uma cerca de altura padrão funciona melhor do que uma feita propositalmente baixa.
    • Tome medidas de precaução para manter a cerca estável. Enterre os postes a uma profundidade de no mínimo 30 cm, e lembre-se também de deixar uma parte da malha da cerca coberta de terra.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando repelentes

PDF download Baixe em PDF
  1. Cobras e gatos adoram comer alguns tipos de rãs e sapos, por isso, se você colocar alguns desses animais na sua propriedade, será possível manter a população de anfíbios sob controle e tornar seu quintal um local menos atraente. Antes de fazer qualquer coisa, no entanto, pesquise sobre o assunto para certificar-se de que a espécie de sapo ou rã em questão é uma presa adequada para cobras ou gatos.
    • Lembre-se de que muitas espécies de sapos são venenosas. Não tente introduzir um predador suscetível ao veneno desses animais.
    • Pesquise quais são os predadores da espécie de sapos e rãs com que você está lidando. Cobras e gatos são os animais mais fáceis de serem introduzidos, mas também é recomendável tornar seu quintal um local mais acolhedor para outros predadores, como falcões ou outros pássaros.
  2. Existem algumas substâncias naturais que são capazes de matar ou repelir sapos e rãs de um local. Experimente uma dessas substâncias antes de recorrer a um produto químico, uma vez que esses pulverizadores tendem a matar os animais lentamente. Borrifadores e sprays orgânicos agem mais rapidamente e são, portanto, mais humanos.
    • Pulverize ácido cítrico sobre os sapos e rãs. Misture 600 g de ácido cítrico seco com 4 litros de água em um borrifador grande. [3] Em seguida, pulverize a solução diretamente sobre os animais e eles morrerão quase imediatamente.
    • Espalhe sal. Se não houver plantas perto da lagoa, espalhe um pouco de sal pelo seu perímetro. O sal queima as patas dos anfíbios, afastando-os do local. No entanto, o sal também prejudica as plantas.
    • Pulverize os sapos com cafeína. A cafeína concentrada é letal para os anfíbios pois faz com que eles tenham ataques cardíacos. Se você não deseja matar os animais, é possível espalhar pó de café pelos locais em que eles habitam. Embora cause desconforto, é pouco provável que os mate.
  3. Embora existam medidas de controle químico para pestes que você pode tomar para se livrar de sapos e rãs, essas opções normalmente atormentam ou matam os animais lentamente, devendo ser evitadas a menos que nenhuma outra opção tenha se provado eficaz. Quando possível, utilize medidas para repelir em vez de exterminar.
    • Experimente usar repelente de cobras. [4] Pulverizar o perímetro do seu quintal com repelente de cobras geralmente é um método eficaz contra sapos. Na verdade, esse tipo de produto é tão eficaz contra anfíbios quanto é contra cobras.
    • Utilize herbicidas. Estudos sugerem que alguns tipo de herbicidas alteram quimicamente os sapos e rãs machos, afetando sua capacidade de reprodução. [5] Como resultado, pulverizar esses herbicidas em áreas infestadas de anfíbios pode reduzir muito as futuras populações desses animais.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Removendo sapos e rãs fisicamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Use uma rede para borboletas ou qualquer outro tipo de rede com malha fina e um cabo de longo alcance. Capture-os um por um e, se houverem muitos sapos, peça ajuda a outras pessoas para realizar essa tarefa. Assim que capturá-los, você terá duas opções:
    • Transfira-os para outro local. Após capturar os sapos, considere transferi-los para um córrego ou lagoa próximos. Ao fazê-lo, no entanto, é importante introduzir os anfíbios em uma área onde a espécie é encontrada naturalmente. Caso contrário, você afetará o equilíbrio ecológico daquele habitat.
    • Congele os sapos até a morte. [6] Se é impossível transferi-los para outro lugar, você pode matá-los de forma humana congelando-os. Coloque os animais em um recipiente com furos na tampa. Em seguida, deixe o recipiente no refrigerador durante uma noite inteira, fazendo com que os sapos entrem em um estado de coma. No dia seguinte, coloque o recipiente no congelador e deixe os sapos ali de 48 a 72 horas. A baixa temperatura do congelador os matará.
  2. Use uma rede padrão de aquários para pegar todos os girinos na lagoa ou em outra fonte de água. Em seguida, deixe-os sob o sol por mais ou menos um dia e o calor os matará.
    • É possível deixá-los sobre uma área de cimento ou em um gramado. Tenha em mente que, quanto mais seca for a superfície, mais rápido a exterminação acontecerá.
    • Outra alternativa é enterrar os girinos no solo, asfixiando-os.
  3. Se os sapos encontraram uma maneira de entrar na sua casa, prepare algumas ratoeiras para matá-los. Coloque-as perto de qualquer abertura para o exterior, como portas de garagem e janelas do porão.
  4. Caso não tenha certeza sobre como remover os sapos ou se seus esforços não obtiveram sucesso, contrate um profissional.
    Publicidade

Dicas

  • Se você não quiser introduzir uma cobra de verdade na sua propriedade, experimente usar uma serpente de borracha!
  • Para retirar um sapo do canto de um cômodo ou de baixo de um móvel, reproduza sons de sapos com os auto-falantes do computador. Eles sairão pulando!
Publicidade

Avisos

  • Lave as mãos após manusear ou encostar em sapos e rãs. Muitos anfíbios secretam uma substância venenosa através da pele. Embora raramente seja letal para seres humanos, ela pode causar problemas estomacais, irritação na pele e outros sintomas desagradáveis.
  • Familiarize-se com as leis locais sobre remoção e extermínio de sapos. Em algumas regiões é ilegal matar sapos e rãs; em outras, é ilegal transferi-los de um lugar para outro. Verifique com os órgãos e autoridades responsáveis para descobrir quais procedimentos você deve e pode realizar.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bomba d'água;
  • Filtro de água ou chafariz;
  • Cerca com tela de malha fina;
  • Rede para aquários;
  • Mata-insetos elétrico;
  • Rede para borboletas;
  • Repelentes químicos ou orgânicos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 757 507 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade