Baixe em PDF Baixe em PDF

Seu smartphone ficou molhado por algum motivo? Ah, não... O que fazer agora? O jeito mais confiável de secar a entrada do carregador é desligar o aparelho e esperar a água evaporar sozinha. De modo geral, não precisa se desesperar: a maioria dos aparelhos modernos tem resistência à água ou é impermeável. Mesmo assim, ainda é importante secar a entrada e os outros componentes antes de religar ou carregar o celular. Leia este artigo para conhecer algumas das táticas mais seguras (e que valem para o iPhone e para o Android)!

O que você precisa saber

  • Desligue o smartphone imediatamente e seque-o com um pano sem fiapos.
  • Coloque o aparelho em uma área ventilada por pelo menos cinco horas enquanto a entrada do carregador termina de secar.
  • Para remover o excesso de água do aparelho, bata-o de leve contra a palma da sua mão (com a entrada do carregador virada para baixo).
  • Não tente secar o aparelho usando arroz. É melhor colocá-lo em uma área ventilada ou pôr sachês de gel de sílica perto da entrada do carregador.
Método 1
Método 1 de 3:

Secando a entrada do carregador com segurança

Baixe em PDF
  1. Não importa se seu celular é resistente à água, desligue-o o quanto antes depois que ele se molhar. Nem tente religar o aparelho enquanto não terminar de secar todas as entradas (do carregador, do fone etc.) e os outros componentes.
    • Desconecte todos os cabos e acessórios do smartphone enquanto a entrada estiver molhada, inclusive capinhas com carregador embutido.
    • Se todo o aparelho estiver molhado (e não só a entrada do carregador), remova a bandeja do chip e todos os cartões de memória externos. No caso do Android, remova também a bateria.
  2. Passe um paninho limpo, seco e sem fiapos em todo o smartphone. A microfibra é o material mais recomendado aqui, uma vez que absorve bem a água e seca rápido. Continue até tirar o máximo possível do líquido.
  3. Antes de começar, confirme que a entrada do carregador está virada para baixo. Se ela não estiver, a água vai acabar penetrando o aparelho ainda mais. Continue assim até todo o excesso do líquido escorrer ou pingar para fora. [1]
  4. O melhor jeito de remover a água da entrada do carregador é esperar que ela evapore sozinha. Como uma boa ventilação pode acelerar esse processo, ponha o aparelho em um ambiente onde haja ventilador, um desumidificador ou coisa do tipo. [2]
    • Na falta de um ventilador, você também pode secar a entrada do carregador perto de um eletrodoméstico que tenha exaustor — como atrás do computador ou da TV. [3] Só não use nada muito quente, como o secador de cabelo ou aquecedor.
    • Mantenha a entrada do carregador para baixo a todo momento enquanto o aparelho seca.
  5. No caso do iPhone, a Apple recomenda que o usuário conte cinco horas antes de religar o aparelho ou conectá-lo a um carregador. [4] As indicações para dispositivos Android variam de acordo com o modelo, mas esse tempo de cinco horas também é interessante.
    • Não religue o aparelho antes da hora! Você pode acabar danificando algum componente interno.
    • Depois que a entrada do carregador tiver tempo de secar, ligue o smartphone e veja se você recebe algum alerta de detecção de líquido. Se receber, desligue-o novamente e espere mais algumas horas.
    • No iPhone, não selecione a opção de ignorar a emergência e carregar o dispositivo: ele corre o risco de estragar.
    • Se seu smartphone ficou completamente molhado, então decerto há mais água do que parece. Nesse caso, continue secando-o por 24 a 48 horas.
  6. Se ainda restar água na entrada do carregador mesmo após horas, você pode recorrer a alguns truques:
    • Se o aparelho estiver demorando muito para secar, coloque alguns sachês de gel de sílica perto da base dele para absorver o excesso de umidade. Também dá para pôr o celular em um saquinho zip lock com alguns desses sachês (após aguardar aquelas horas).
    • Use uma lata de ar comprimido para remover o resto da água na entrada do carregador. Aplique-o em um ou dois jatos leves e curtos a uma boa distância. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

O que evitar

Baixe em PDF
  1. Você pode secar o aparelho ao ar livre, mas não debaixo do sol ou em temperaturas muito altas. Caso contrário, ele vai acabar superaquecendo e estragando de vez.
  2. Ainda que seja difícil remover toda a água da entrada do carregador, colocar o aparelho no arroz não acelera o processo. [6] E mais: as partículas dos grãos podem penetrar o celular e causar danos.
    • É muito melhor usar gel de sílica. Como as partículas de gel ficam presas nos sachês, eles não soltam nada que possa penetrar o celular.
  3. Colocar qualquer objeto na entrada do carregador é uma péssima ideia, já que só "afunda" ainda mais a umidade. Isso vale para cotonetes, palitos de dente, papel-toalha etc.
  4. O calor do secador pode danificar os componentes elétricos do iPhone ou Android. Se ainda houver muita água na entrada do carregador, dá para você soprar o líquido de leve com a boca — e só não cuspir por acidente! O ar comprimido também quebra um galho aqui.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Veja se o smartphone sofreu algum dano

Baixe em PDF
  1. Se ele apresentar um ou mais dos indícios abaixo, é melhor levar o aparelho à assistência técnica:
    • Corrosão visível na entrada do carregador.
    • O aparelho não liga — ou liga, mas a tela fica preta.
    • O aparelho fica muito quente, o que pode indicar dano na bateria.
    • Há algum problema nos alto-falantes, como falta de som em um dos lados.
    • A tela fica embaçada permanentemente.
    • O aparelho não consegue detectar o chip, mesmo depois que você inserir o cartão.

Dicas

  • Enquanto a entrada não seca, você pode usar um carregador por indução com o smartphone. [7]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 350 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade