Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ser independente é uma habilidade vital para pessoas que querem tomar controle de suas vidas e sentir que não precisam dos outros para alcançar objetivos. Ser mais independente o dará a liberdade de fazer o que você quiser sem ligar para o que os outros pensam e também será útil na descoberta de algumas soluções originais para seus problemas. Além do mais, estudos demonstram que quanto mais independente uma pessoa é, mais feliz ela se sente! Isso acontece pelo fato de sentirmos um pouco de alívio e alegria quando tomamos as rédeas de nossas vidas. Quer saber como fazê-lo? Apenas siga estas dicas.
Passos
-
Aceite-se. Você não pode construir um caráter forte e independente se não conseguir conviver consigo. Aceite seu corpo, sua personalidade, suas opiniões, suas escolhas, suas preferências e sua história de vida. Não diga coisas contra você mesmo. Todos podem ser fortes o bastante. Todos têm uma habilidade marcante, que prova suas forças. Deixe pra trás seus erros e aprenda com eles. Esforce-se para ser melhor e, mais importantemente, para amar a si mesmo.
- Essa é uma parte importante para ser independente, pois aceitar quem você é o impedirá de agir como outra pessoa.
-
Acredite em si mesmo. Se não acreditar em si mesmo, quem acreditará? Todos somos diferentes e temos algo único a dizer. Ninguém pode colocar palavras em sua boca e nem todos concordarão com o que você disser, e é por isso que é importante se firmar. No final das contas, você está sozinho nessa. Se acreditar em si mesmo, ótimo, é isso que importa. Acreditando em si, você confiará em suas decisões – mesmo se elas forem completamente contra as expectativas de alguém – ou até da sociedade.
- Se não tiver fé em si, você sempre desconfiará de si mesmo e recorrerá aos outros para obter ajuda na hora de tomar decisões. Afaste-se disso.
-
Aceite o mundo . Pessoas independentes não são vis, nem acreditam que toda a raça humana é cruel. Pessoas independentes são aquelas que enxergam o mundo, com seus tons bons e ruins, e conscientemente escolhem fortalecer a si mesmas e aos outros. Você não é independente por não confiar em ninguém. Você não é independente por estimar mais a si que aos outros. Siga este guia. Aprenda a aceitar o mundo e decida ser forte.
- Aceitar o mundo e todas as suas complicações também lhe ajudará a ver que há inúmeros jeitos de viver – ninguém está forçando você a se conformar a um deles.
-
Seja emocionalmente independente . É provável que você dependa de muitas pessoas para obter apoio emocional. Essas pessoas podem ser seus pais, um namorado/namorada, ou bons amigos. Ainda que seja possível continuar a depender dessas pessoas pelo resto de sua vida, é mais interessante compreender que nem todos esses sujeitos permanecerão ao seu lado eternamente. Alguns irão embora, outros irão parar de falar com você e todos eventualmente morrerão. A única pessoa que sempre estará ao seu lado é você. Ao depender de si na hora de obter apoio, você nunca ficará decepcionado.
- É aceitável ficar emocionalmente ligado a algumas pessoas de sua vida, mas você não pode permitir que elas determinem seu nível de felicidade. Isso é com você.
-
Motive-se . Outras pessoas não têm e jamais terão o mesmo interesse no seu sucesso. A motivação e o sucesso são questões de hábito. Você precisa se desligar do péssimo hábito da procrastinação e trocá-lo por um de bom planejamento. As pessoas de sucesso no mundo nem sempre são as mais brilhantes ou as mais belas. Porém, independentemente de quais outros talentos ou dons, elas ancoram a autoestima em uma série de vitórias em tarefas grandes e pequenas. Eis como aprender qualquer coisa na escola, ganhar confiança, namorar e tudo o mais.
- Se quiser alcançar um objetivo em sua carreira, o mesmo deve ser feito para que você agrade a si mesmo, e não para que sua família fique feliz. Se quiser ter notas incríveis, o mesmo se aplica.
- Não se motive a perder peso, publicar livros ou construir casas para impressionar os outros. Faça pelo seu desejo de ter sucesso.
-
Seja seu próprio herói. Há inúmeras fontes de inspiração pelo mundo; verdadeiros modelos a seguir. Não é ruim encontrar alguém para admirar, cujos valores sejam parecidos com os seus. Porém, no final das contas, é importante pensar em si mesmo como seu próprio modelo, como a pessoa capaz de fazer e dizer o que quiser. Busque ser você mesmo e seja seu melhor “eu”. Se você não conseguir cuidar de si, será impossível ser independente.
- Evite idolatrar amigos ou conhecidos em seu círculo social. Você pode acabar se esquecendo de fazer as próprias coisas.
-
Aceite que a vida não é justa. Nossos pais se importaram tanto conosco que fizeram de tudo para nos criar em um ambiente justo. O mundo real não funciona com esse princípio, e esse é um grande problema da atualidade. As regras do mundo normalmente protegem ou a maioria (na qual talvez você não esteja inclusa) ou pessoas com dinheiro e poder. Você será tratado mal por vários motivos injustos: sua cor, sua inteligência, sua altura, seu peso, seu poder financeiro, suas opiniões, seu gênero, orientação sexual, identidade de gênero, situação neuropsíquica, idade e qualquer outra característica. Você precisa ser feliz, apesar de tudo.
- Não permita que a injustiça do mundo o impeça de fazer o que quiser. Quer ser um enfermeiro? Uma mulher do serviço militar? A primeira pessoa de sua família a entrar na faculdade? Aja com convicção de que conseguirá o que quiser, apesar das dificuldades.
-
Pare de ligar pra opinião dos outros. Essa é a parte mais importante da independência. Se depender dos outros para descobrir qual música é legal, ou quais roupas são apropriadas, será impossível ser feliz! Desde que você goste da coisa, nada mais importa! Pare de se preocupar com a opinião dos outros sobre sua vida, independentemente do que eles pensarem sobre suas roupas, sua carreira ou sobre quem você escolheu para ser sua cara-metade. Essas decisões são suas e de mais ninguém.
- Se sempre tiver o maldito pensamento “Mas e o que as outras pessoas vão pensar se...” na sua cabecinha, será impossível avançar e realizar os próprios desejos.
-
Apenas não “pense” que você é o melhor: prove-o a si! Sua opinião é mais importante que a própria motivação. Você sabe quando está colocando as próprias forças naquilo que quer. É mais fácil começar a lidar com suas responsabilidades sabendo, com incrível fé em si, que é possível lidar com o que vier do que tentar alcançar objetivos quando se está confortável demais. O conforto conquista pouca coisa, mas o esforço exagerado também não ajuda.
-
Consiga suas próprias informações. Leia e assista às notícias e procure informações das mais variadas fontes. Siga-as frequentemente e sempre tenha como objetivo observar ambos os lados de todas as histórias antes de formar uma opinião. Você pode conversar com pessoas de vários tipos para obter mais informações sobre um assunto relevante, também, mas jamais permita que os outros lhe digam o que pensar. Tome, como objetivo, ler o máximo possível, seja literatura clássica, seja a Revista Veja. Quando se é bem informado, a consciência trabalha de maneira independente, sem maiores filiações partidárias ou extremistas.
- Você não quer ser um panaca e acreditar em algo só porque 50 amigos próximos de seu Facebook pediram.
Publicidade
-
Mantenha amizades sólidas. Você não precisa jogar fora a amizade para ser independente. De fato, sua independência é reforçada com bons amigos. Quando seu amigo precisa de alguém para conversar, esteja ao lado dele. Seja confiável. Não fofoque, e nem diga aos outros os segredos de seus amigos ou questões pessoais. Mesmo se os sujeitos não ligarem para isso. Seja uma pessoa forte pelos seus amigos e amados. Isso não apenas demonstra que você é altruísta, como também o ensinará a lidar com qualquer situação que surgir por conta das experiências de seus amigos.
-
Torne-se financeiramente independente. Será difícil fazer isso, pois os pais têm o instinto natural de nos fornecer dinheiro. Busque recusar educadamente o dinheiro quando eles oferecerem ajuda financeira. Cuide das finanças. A vida verdadeiramente independente exige a liberdade financeira. Pague suas próprias contas, dirija SEU próprio carro, arque com seu aluguel.
- Se não tiver dinheiro para tais gastos, poupe agressivamente. Você não apenas ganhará liberdade financeira com suas finanças, como também o dinheiro guardado para si lhe dará uma sensação incrível de independência e motivação.
-
Não pare por nada: por conforto, por alívio ou para “ser legal”. Trabalhe duro em tudo o que fizer. Defenda suas opiniões. E, para as garotas, não permita que um homem sinta que precisa mimá-la. Faça tudo o que achar bom, desde que não prejudique os outros e nem a si. É claro que você não precisa fazer tudo sozinho, mas jamais desperdice a oportunidade de ser completamente responsável pelo seu próprio sucesso.
- Trabalhe da melhor e mais enérgica maneira possível para fazer com que os outros digam: “Esse cara realmente não depende dos outros. Que pessoa forte e independente”.
-
Deixe amigos e familiares em casa quando puder. Esse é um passo difícil para quem quer chegar a uma vida independente, mas você precisa começar a fazer as coisas sozinho. Vá fazer compras sozinho, passe uma ou duas noites por semana vivendo solitariamente. Trabalhe com atividades que forcem você a liderar, e não a seguir.
- Se estiver acostumado a ter amigos por perto na hora de fazer trilhas ou de ir ao shopping, veja como é duro fazer as mesmas coisas por conta própria.
-
Livre-se das más influências de sua vida. Não corte laços de amizade, a não ser quando absolutamente necessário. Aprenda a manter uma distância saudável. Mesmo aqueles amigos “completamente legais” podem representar um empecilho na sua vida independente. “Remova as ervas daninhas do jardim”: algumas pessoas farão você brilhar, enquanto outras prejudicarão seu crescimento e sugarão toda a sua energia. Corte relações com qualquer amizade que esteja levando você ao mau caminho.
- Evite quaisquer amigos que realmente gostam de angariar seguidores que os louvem. Essas pessoas desejarão que você faça apenas o que elas dizem e o impedirão de ser independente.
-
Poupe dinheiro. Poupe o máximo que puder: nunca se sabe quando se vai precisar de dinheiro guardado. Você não planeja acidentes. Melhore a qualidade de sua vida ao guardar um pouco de dinheiro a cada mês. Há coisas como acidentes, problemas de saúde ou até desastres naturais que podem ocorrer quando você menos espera.
- Você pode achar que não tem capacidade de guardar dinheiro – mas até mesmo as menores coisas, como fazer o próprio café em vez de ir a uma cafeteria, podem ajudá-lo a poupar R$30 reais por semana. Isso representa R$1.500 por ano!
-
Faça uma conta bancária. A maioria dos bancos oferece uma conta de depósito (para cheques e pagamentos) e uma de poupança ao mesmo tempo, em um pacote conveniente. Algumas empresas, instituições e organizações exigirão que você, no mínimo, tenha uma conta-depósito. O dinheiro conquistado que não for necessário para seus gastos deve ser colocado em uma poupança até você estar pronto para ser independente.
- Ter a própria conta bancária o impedirá de depender dos outros por dinheiro. Você também acabará por evitar gastos desnecessários.
-
Comece a seguir uma carreira. Experimente diferentes carreiras e encontre uma que lhe agrade. Crie o próprio negócio ou se torne um investidor caso goste de dinheiro. Se você gostar de crianças, seja um professor. Se gostar da ideia de ser um especialista em algo, seja um advogado, professor de universidade ou consultor. Se gostar de conversar com pessoas, seja um vendedor ou entre na indústria de serviços. Se você gostar da ideia de saber como as coisas funcionam, experimente engenharia, psicologia ou sociologia.
- A maioria dos estudantes acaba tendo carreiras que não são relacionadas ao diploma conquistado. Algumas pessoas não chegam longe na educação formal e se tornam milionárias. Trabalhar em uma carreira agradável faz parte da vida independente.
-
Encontre sua paixão . Encontre algo ao qual você se devotará, independentemente de ser um esporte, um relacionamento, a música, uma banda, uma forma de arte/dança ou a religião. Alguma coisa que você faz constantemente e que exige um pouco de seu tempo. Jogar videogame e brincar de Barbie o dia todo não são coisas tão valiosas assim (tal como procrastinar na Internet).
- Encontrar uma paixão fará com que sua vida ganhe mais significado e ajudará você a refletir sobre o que realmente quer da sua vida.
-
Planeje seu dia pensando em “você”. Pessoas dependentes permitem que seus mundos girem ao redor das necessidades dos outros ou de outras coisas. Planeje seu dia de acordo com sua própria agenda – faça uma lista do que você quer fazer, do que precisa ser feito e o que já deveria ter sido realizado. Se um amigo precisar de um favor, ótimo, mas não permita que ele domine o plano que você já estabeleceu tão cuidadosamente. [1] X Fonte de pesquisa
- Trate momentos de solidão como encontros com Brad Pitt. Ou seja, guarde-os cuidadosamente e não permita que alguém o impeça de passar um tempo sozinho.
-
Agradeça pessoas que o ajudaram. Você não precisa ser teimoso para ser independente. Se alguém realmente foi útil, agradeça essa pessoa com um “obrigado” sincero, um cartão ou até um grande abraço. Não há nada de errado em admitir que você precisa de ajuda ocasionalmente. Aliás, reconhecer momentos em que a ajuda é necessária não tornará você menos independente.
-
Evite modas. O fato de alguém querer pagar R$60 por uma camiseta não significa que você deva fazer o mesmo. Vista-se da maneira que deseja e diga o que quiser. Se gostar de agir como um louco, mande bala! Mantenha em mente o seguinte: bom gosto e estilo não precisam custar caro. Tais características são inatas ou aprendidas, mas é possível se embelezar com um pouco de conhecimento.
-
Gaste seu tempo com pessoas com diferentes visões de mundo. Sair com pessoas iguais a você não irá inspirá-lo a ser independente. Esforçar-se para ter amizade com vários tipos de pessoa, com diferentes perspectivas e ocupações, pode ajudar você a compreender o que há no mundo e enxergar que não há um caminho único que leve ao sucesso. [2] X Fonte de pesquisa
- Pode ser revigorante sair com um advogado se for um instrutor de ioga, ou passar tempo com um chef de cozinha na condição de estudante. Você abrirá a mente para novas e grandiosas possibilidades.
Publicidade
-
Aprenda a dirigir ou a usar o transporte público. Você jamais será completamente independente se não aprender a dirigir ou a se movimentar por conta própria. Como você poderia se chamar de independente se sempre dependesse de um namorado, melhor amigo ou de seus pais para chegar a algum lugar? (Isso, é claro, se você for velho o suficiente para dirigir). Se você vive no subúrbio e precisa de um carro para se movimentar, pegue a vida pelos chifres e consiga uma carteira de motorista. Em seguida, trabalhe para ter o próprio carro. [3] X Fonte de pesquisa
- Se estiver numa cidade grande, não dependa da caminhada para chegar a algum lugar se o tempo estiver bom. Aprenda a usar o metrô, o ônibus ou os trens.
- Depender das outras pessoas para chegar a determinados lugares fará com que você permaneça em casa ou se aproxime de outras pessoas para determinar seu destino. Você deve conseguir fazer aquilo que quiser – sempre que quiser.
-
Faça sua própria pesquisa em vez de pedir ajuda aos outros o tempo todo. Talvez você sempre ligue para seu pai quando precisa de ajuda com as finanças, ou talvez ligue para a mãe a cada cinco minutos quando planeja uma grande festa (ou casamento). Talvez você tenha um amigo que seja um expert em todas as coisas possíveis, sendo ela seu porto seguro quando um problema aparece, seja no trabalho, em casa ou com o carro. Crie o hábito de fazer sua própria pesquisa antes de ligar para essas pessoas se quiser ser mais independente.
- É uma ótima ideia recorrer a certas pessoas, mas da próxima vez que você pegar o telefone, pergunte a si mesmo se é possível encontrar a solução para seu problema por conta própria. A resposta provavelmente será sim. Vai demorar um pouco mais do que você gostaria, mas o aprendizado valerá à pena.
-
Aprenda a ser esperto em casa. Você está cansado de ligar para o encanador, o especialista, o pintor ou até mesmo para aquele amigo confiável sempre que há algo de errado em sua casa? Aprenda a ser mais habilidoso assistindo a vídeos úteis, lendo o wikiHow ou consultando sites populares. Se você tiver um bom amigo carpinteiro, aprenda algo com ele. Aprender a consertar seu próprio espaço servirá para poupar muito dinheiro, e você sentirá que não precisa esperar pelos outros para melhorar sua vida.
- Olha só: aprender a desentupir rapidamente uma privada é muito melhor que esperar alguém para fazer isso.
-
Cozinhe por conta própria. Não confie no restaurante mais próximo para comer. Você não precisa ser um chef para sentir que compreende os básicos da cozinha. Você pode fazer saladas, assar carnes, cozinhar batatas e preparar macarrão sozinho. Saber que você pode ir ao supermercado, pegar alguns ingredientes e misturar tudo para criar uma refeição deliciosa fará você se sentir mais independente. [4] X Fonte de pesquisa
- Se você se tornar um ótimo cozinheiro, poderá convidar a todos para experimentarem sua grandiosa habilidade
-
Aprenda a controlar seu orçamento. Talvez seus pais, cônjuge, ou cara-metade venham controlando seu orçamento por você. Talvez você não tenha pensado muito no seu dinheiro e ande gastando-o impiedosamente. Independentemente do que estiver acontecendo, você deve compreender quanto dinheiro será gasto mensalmente ou semanalmente, e fazer uma lista com todas as coisas a pagar. Assim, você poderá compreender melhor como (e onde) cortar custos.
- Quanto mais você poupar, mais independente será. Afinal, você conseguirá gastar seu dinheiro da maneira que quiser.
-
Não dependa do GPS para obter instruções. É claro, ligar o GPS ou o mapa do smartphone pode ajudá-lo a se locomover de um lugar a outro. Porém, o que acontece quando o GPS funciona mal, seu celular fica sem bateria ou quando você chega ao topo de um morro? Você descerá? É claro que não. Antes de ir a algum lugar, faça um mapa mental indicando onde você quer ir e escreva direções físicas (se puder). Melhor ainda: saiba exatamente para onde você irá para se sentir menos dependente do serviço.
- Se for fazer uma viagem longa, então é claro que o GPS pode ser útil. Porém, pesquise sobre a rota a ser seguida para não se confundir.
-
Acostume-se a fazer as coisas sozinho. Você não precisa de um amigo que termine todas as suas tarefinhas e vontades. Não espere um amigo se disponibilizar antes de tentar abrir um novo restaurante em sua cidade ou quando quiser ir ao cinema. Mime-se e vá sozinho – se você for ao cinema, ficará impressionado com quantas pessoas estão curtindo um filminho sozinhas.
- É tudo sobre atitude. Se você parecer confortável fazendo essas coisas sozinho, então ninguém duvidará de seu estado de alegria.
-
Vá com calma. Roma não foi construída em um dia, e ninguém será completamente independente. Isso não é um guia certeiro e rápido que deve ser seguido fielmente. Se você não quiser fazer algo, não faça. As dicas deste artigo servem apenas para indicar, de maneira geral, características de pessoas independentes.Publicidade
Referências
Publicidade