PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Adolescente ou adulto, você com certeza vai querer saber sobre as maravilhosas e complexas culturas que existem hoje na sociedade. Isto pode ser difícil se, por exemplo, você nunca tiver conseguido chegar ao fim de um livro. Não se preocupe! Este artigo o ajudará a ser uma pessoa culta e interessante.

  1. Uma pessoa culta pode ser alguém com gostos ecléticos para a leitura, que assiste a filmes clássicos e bem escritos e que aprecie arte de requinte. Ter cultura também quer dizer ter conhecimento sobre o mundo e seus idiomas, entender a política e saber um pouco de história geral. Acima de tudo, uma pessoa que tem cultura é aquela que é interessada em cultura e que participa dela.
  2. Uma grande parte da cultura vem de livros, pois eles existem há muito mais tempo que outras mídias. A sugestão mais óbvia seria ler livros clássicos, mas se você não é muito chegado a leituras intensas, esta prática pode acabar sendo chata e desinteressante. Opte por livros cujo gênero o agrada.
    • Escolha um gênero de que você goste, como fantasia ou romance. Pesquise sobre os melhores livros do gênero escolhido de acordo com a opinião de outros leitores e tente dar uma chance para essas histórias. Você pode pesquisar livros de outros gêneros para ver se acaba gostando de outra leitura. Se há um gênero que você não conhece bem, dê a ele uma chance e, quem sabe, você pode acabar gostando.
    • Depois que você se sentir ligeiramente satisfeito com sua leitura em um gênero, escolha outro. Também leia clássicos ou livros recomendados. Você pode entender e apreciar livros de culturas antigas lendo livros da cultura de hoje.
    • Assine revistas que tenham artigos sobre literatura, teatro e música. Leia artigos dessas revistas uma vez por semana ou duas vezes por mês ou sempre que sua agenda permitir. Siga as dicas de outros artigos. De vez em quando, você pode encontrar artigos que podem inspirá-lo a procurar um assunto em particular. Por exemplo, se você leu um bom artigo sobre Mozart, leve-o para uma loja na qual você possa comprar CD’s com suas obras ou em um local onde tenha um atendente que possa indicar CDs interessantes. Compre o que puder e, o que não puder, pegue emprestado da biblioteca local. Se você leu um artigo sobre um artista que pareceu interessante, procure on-line para encontrar quais museus estão disponibilizando suas obras. Depois, visite esses museus. Pesquise em jornais peças nas quais você possa ir.
  3. Você pode escrever poesias, contos, livros e peças. Ter cultura significa responder à cultura: a criação de objetos culturais é um passo importante para sua vida culta.
  4. Além dos livros, você pode (e deve) assistir a filmes regularmente. A variedade de filmes é muito grande e você pode acabar ficando confuso na hora de escolher.
    • Pegar dicas de bons filmes com outras pessoas é a melhor maneira de saber qual filme contemporâneo você deve ver. Você pode se lembrar de seus amigos conversando sobre um filme.
    • Procure críticas sobre um filme antes de assistir para garantir que você não está desperdiçando tempo. No entanto, lembre-se de que as críticas nem sempre fazem jus ao filme.
    • É importante pesquisar. Se você não entendeu um certo filme, procure na internet para obter mais informações. Ás vezes, filmes mais antigos podem conter referências de outros filmes clássicos. Dessa maneira, você pode aprender mais sobre outros gêneros. Quando você assiste a filmes clássicos, você começa a apreciá-los ainda mais do que antes.
    • Não se restrinja a filmes dos Estados Unidos e de Hollywood. Há muitos outros filmes que merecem ser assistidos que são independentes e de outros países.
  5. Programas de TV podem consumir bastante o seu tempo. Se você assistir a apenas um episodio de um programa todos os dias, menos do seu tempo será gasto assistindo programas. Há muito a ser aprendido em programas de TV. A televisão é uma mídia tão importante quanto as outras.
    • Procure programas de TV que pareçam interessantes. Os tipos são os mais variados, de comédias a dramas. Na internet, você encontrará informações sobre programas de TV populares. Outra opção é perguntar para amigos.
    • Não se esqueça de ter a cabeça aberta. Os programas de TV que você achou que não gostaria podem acabar se tornando seu programa favorito. Isso acontece muitas vezes.
    • Se você gosta muito de um programa de TV e o assistiria de novo, compre os DVDs.
    • Assista a canais como Discovery e History Channel. Esta é uma maneira indolor de se envolver em tópicos como a origem do impressionismo ou a história dos reis ingleses.
  6. Muitas pessoas têm a cabeça muito fechada quando o assunto é música, mas uma pessoa culta admira todos os nichos musicais.
    • Por exemplo, embora seja importante que uma pessoa ouça e goste de musicas sem letras clichês, também é importante que a pessoa goste de musicas sem letra alguma, apenas pela atmosfera que as melodias podem criar, ou pela história que podem contar mesmo sem utilizar palavras.
    • A habilidade de apreciar música clássica não é tão chata quanto parece. Apenas ouça pedaços de musicais famosos e você, definitivamente, irá entender o porquê.
    • Tenha a mente aberta. Há muitos estilos de música que podem não caber no seu gênero favorito, mas que você pode aprender a apreciar. Não rejeite certos tipos de música apenas porque você nunca ouviu falar sobre eles.
    • Ouça álbuns inteiros e não apenas algumas músicas. Você pode acabar desenvolvendo certo interesse por músicas que nunca chegaram a ser populares. Ainda assim, isso não quer dizer que você não vai gostar das mais memoráveis.
    • Ouça bandas. Muitas bandas antigas compuseram músicas que serão sempre atuais. Essas letras farão com que a idade da música não importe.
    • Ouça músicas de outros países e em outras línguas. Você ficará surpreso com a variedade.
    • Aprenda a tocar algum instrumento musical. Quando você começar a ouvir músicas boas, naturalmente você vai querer aprender a tocar um instrumento e criar sua própria canção.
  7. Videogames vêm ficando cada vez mais populares e se tornando parte da cultura moderna. É importante experimentar qualquer meio cultural e vídeo games não é exceção.
    • Se você não gosta de jogos de tiro, há muitos outros tipos interessantes. Faça sua pesquisa e você vai ver que há uma grande variedade. Jogos de RPG, principalmente, são bons para aguçar a criatividade. Entretanto, algumas pessoas preferem outros jogos mais simples, como os de plataforma.
    • Não se preocupe caso você realmente goste de videogames. Gostar de videogame é bom e não o torna um "nerd". Lembre-se: hoje em dia, o videogame é um objeto cultural tão valioso quanto os outros.
    • Jogar videogame é um hobby bastante caro. Antes de comprar um console, pesquise bem.
  8. Não se esqueça de que a cultura mais antiga, como a música dos anos 80, foi atual no seu tempo. Aqueles que prestaram atenção a este fato podem entender sua importância cultural, e os que o ignoraram, não. A era digital é muito importante e é um grande marco na sociedade. Estamos vivendo um momento histórico e significativo. Não o deixe passar batido.
    • Embora você possa achar que já aprendeu muito sobre a internet, busque entender a história dela e a origem dos memes e dos vídeos virais.
    • Marque a Wikipédia como página inicial e leia um artigo por dia sobre algo que pareça ter a ver com “cultura”. Em pouco tempo, você saberá um pouco mais do que sabe agora.
  9. Arte é uma linguagem universal. Ela é considerada a forma mais poderosa de comunicação. Se realmente é, fica a seu critério decidir.
    • O único conselho que pode ser dado aqui é pesquisar e se interessar por arte, visitando galerias (que são, muitas vezes, gratuitas).
    • Se há uma forma de arte em particular da qual você goste, como dança ou escultura, comece a praticar.
  10. A melhor maneira de aprender uma língua é por imersão. Leia textos importantes e interessantes na língua que você quer aprender.
  11. Ler sobre outras culturas em vez de vivenciá-las é como tentar explicar uma cor a um cego. Viajar apresenta muitas diferenças e similaridades entre culturas e pode abrir sua mente. Muitos preconceitos que temos sobre cultura (bons e ruins) são equivocados e a única maneira de descobrirmos a verdade sobre práticas sociais é as vivenciando.
  12. Pergunte a seus amigos quais hobbies eles têm. Muitos gostarão de criar algum tipo de arte ou praticar esportes. Como uma pessoa culta, é importante vivenciar o máximo que puder. Portanto, da próxima vez que seu amigo for esquiar, pergunte se pode ir junto.
  13. Vá ao zoológico, visite museus ou vá acampar para aprender mais sobre a vida selvagem.
  14. Hoje em dia, com a internet, quase todas as informações são acessíveis. Você deve se aproveitar e aprender tudo que nunca entendeu muito bem. Você deve tentar ter um entendimento básico nos seguintes tópicos:
    • História do mundo. É provavelmente o bem cultural mais importante para você adquirir, já que oferece caminhos em outros domínios do conhecimento e contextualiza suas descobertas.
    • Geografia. Novamente, uma pessoa culta não pode ser ignorante sobre onde ficam os países e pontos turísticos famosos.
    • Ciência básica: física, matemática, química e biologia. Ter um conhecimento refinado nas áreas das ciências não é necessário caso você não pretenda seguir carreira. Por outro lado, você deve compreender, no mínimo, o básico das ciências naturais.
    • Economia. Este é um tema muito relevante para ser compreendido no mundo de hoje.
    • Psicologia. Uma nota sobre concepções equivocadas: costuma-se dizer, de maneira errada, que a psicologia é uma farsa ou um erro. Leia sobre métodos experimentais aprenda mais sobre ela antes de acreditar nessas falácias. A psicologia é uma área de extrema importância nos dias de hoje, tornando-se cada vez mais importante conforme o mundo se torna cada vez mais complicado.
    • Arte e arquitetura.
    • Filosofia.
  15. Desenvolva uma curiosidade natural. Mergulhe de cabeça nas coisas que você não entende.
    • Ser culto significa saber muita coisa sobre as culturas, e não somente sobre sua própria cultura. Tente se libertar da ignorância e dos estereótipos que a mídia alimenta sobre outras sociedades/religiões.
    • Sempre tente simpatizar com todos os assuntos que você está aprendendo. É muito importante desafiar seus preconceitos. Ninguém nasce bom ou ruim. Em vez disso, compreenda os motivos para suas ações. Caso contrário, você não irá entender outras culturas.
    • Pense por si só. Não deixe que os outros ditem suas opiniões.
  16. Publicidade

Dicas

  • O maior problema em se tornar uma pessoa culta é o tempo. O tempo precisa ser sua prioridade se você quiser progresso. Ler livros por uma hora antes de dormir, ouvir músicas enquanto faz suas atividades domésticas, todas são ótimas maneiras de integrar cultura no seu estilo de vida.
  • Conforme a última dica, você não deve querer apenas conhecer a cultura de outros lugares, mas deve querer integrá-las ao seu estilo de vida. Elas estão lá para serem aproveitadas mais de uma vez. Por exemplo, se você já leu todos os livros clássicos, isso não quer dizer que você deva parar de ler. Você deve sempre procurar outros textos mais obscuros e interessantes ou reler aqueles de que gostou. Fora que você nunca vai chegar ao ponto de ter esgotado toda a literatura clássica existente no mundo. Ela é muito vasta!
  • Uma parte muito importante da cultura é se tornar uma pessoa crítica. Toda avaliação deve partir de uma vivência. Observe os pontos bons e ruins.
  • Criação versus consumo é algo muito importante para ser levado em consideração. A maior parte dos passos acima é sobre como consumir produtos do trabalho de outras pessoas, mas também é importante que você crie os seus próprios. Se você tem certas críticas sobre uma pessoa ou obra, pode ser interessante criar algo. A criação pode se tornar um hobbie.
  • Você não tem que participar e se interessar por todos os aspectos culturais para ser uma pessoa culta.
Publicidade

Avisos

  • Seja paciente. Leva tempo para se tornar uma pessoa culta. Em vez disso, tente ser versado e interessado em diferentes assuntos.
  • Algumas dessas atividades (ler, ver TV, jogar videogame, etc.) podem ser viciantes. Tente dividir o seu tempo. Não sacrifique seu trabalho ou família ou sua saúde, porque essas coisas devem ser prioridades ainda maiores em sua vida.
  • Não seja esnobe. Como tudo na vida, seja uma pessoa educada e consciente.
  • Não tente se tornar uma pessoa culta para impressionar os outros. Este não é o objetivo para se tornar uma pessoa culta. As pessoas querem se tornar cultos por interesse genuíno de entender o mundo porque o mundo é interessante. É um compromisso que dura a vida toda.
  • Não perca tempo. Se você tem tempo livre em vez de conversar no telefone ou assistir programas de TV ruins, passe-o fazendo coisas que vão ajudar você a alcançar seu objetivo de se tornar uma pessoa culta.
Publicidade

Referências

  1. www.thomaswhodgkinson.com

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 218 044 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade