Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você quer aprender a usar seu iPhone? Este artigo traz dicas de como dominar o básico do aparelho, desde ligá-lo e desligá-lo a usar alguns de seus aplicativos. Leia os passos abaixo para descobrir mais!
Passos
-
Ligue o iPhone se ele estiver desligado. Para isso, mantenha o botão de bloqueio pressionado até o ícone da Apple aparecer na tela.
-
Se necessário, carregue o iPhone . O cabo do carregador é branco e longo e tem duas pontas retangulares (uma pequena e outra grande). Se o aparelho não ligar, conecte-o à tomada por alguns minutos e tente de novo.
- Encaixe a ponta menor do carregador na entrada que fica na base do iPhone, logo abaixo do botão circular.
- Os modelos 4S e anteriores do iPhone têm um carregador um pouco diferente: na ponta, há um retângulo cinza, que deve ficar virado na mesma direção que a tela do aparelho.
- O iPhone vem com um adaptador (uma peça branca, em forma de cubo ou hexágono) para tomadas, que também se encaixa no cabo USB do carregador. Conecte todas as peças para carregar o aparelho.
- Se o iPhone estiver desligado quando você conectá-lo à tomada, ele vai ligar automaticamente e exibir o ícone da Apple na tela.
-
Familiarize-se com os botões. Se colocar o iPhone sobre uma superfície reta, com a tela virada para cima, você vai ver os botões nesta ordem:
- Botão de bloqueio : do lado direito (modelos 6 ou superiores) ou em cima do iPhone (modelo 5S e inferiores). Pressione-o uma vez para desligar a tela; pressione-o de novo para ligá-la. Além disso, você também pode mantê-lo pressionado para ligar ou desligar o iPhone.
- Botão de volume : os dois botões que ficam no lado esquerdo do iPhone. O de baixo diminui o volume das músicas, dos vídeos ou do telefone em si, enquanto o de cima o aumenta.
- Botão de toque/silêncio : botão que fica acima dos controles de volume, do lado esquerdo do iPhone. Passe-o para cima para ativar o modo de toque; passe-o para baixo para ativar o modo silencioso ou de vibração. Quando o iPhone estiver em modo silencioso, a peça vai exibir um detalhe de cor laranja.
- Botão de início : botão circular que fica sob a tela do iPhone. Clique nele uma vez para ativar a tela de bloqueio do aparelho; com a tela desbloqueada, pressione-o uma vez quando estiver usando um aplicativo para minimizá-lo; pressione-o duas vezes para mostrar todos os programas abertos.
-
Pressione o botão de bloqueio. Assim, você vai ativar a tela do iPhone, mas sem desbloqueá-lo.
-
Pressione o botão de início quando a tela bloqueada ligar. Ela vai exibir a hora; se pressioná-lo de novo, você vai ativar o teclado para digitar o código.
- Se ainda não tiver configurado um código, pressione o botão de início para ir para a tela inicial. Lá, você vai poder explorar mais as funções do iPhone.
-
Digite o código com o discador virtual. Se ele estiver correto, vai abrir a tela de início do iPhone.
- Se tiver ativado o TouchID no iPhone, você também pode configurar sua impressão digital para desbloqueá-lo.
Publicidade
-
Explore a tela de início do iPhone. Ela traz vários ícones quadrados, que representam os aplicativos (ou apps ) do aparelho. Ali, você vai ver todos os programas nativos — ou seja, os que vêm pré-instalados no dispositivo.
- Conforme baixa mais aplicativos para o iPhone, a tela vai ganhar mais páginas. Você pode explorá-las passando o dedo da direita para a esquerda.
-
Familiarize-se com os aplicativos nativos do iPhone. Veja alguns dos programas e recursos que vêm pré-instalados no aparelho:
- Ajustes : representado por uma engrenagem cinza. Acesse o menu para fazer qualquer mudança no iPhone, como o tempo que a tela demora até desligar, as opções de conexão sem fio etc.
- Telefone : representado por um telefone branco contra um fundo verde. Clique nele para fazer chamadas manualmente (discando o número) ou escolher um nome na sua lista de contatos.
- Contatos : representado pela silhueta de uma pessoa contra um fundo cinza. Clique nele para acessar a lista de contatos. Você pode ter que sincronizá-los manualmente a partir do aparelho anterior; se possível, tente importá-los.
- FaceTime : representado pelo ícone de uma filmadora contra um fundo verde. Use-o para fazer chamadas com vídeo com seus contatos.
- Mensagens : representado por um balão de diálogo contra um fundo verde. Use-o para enviar e receber mensagens de texto.
- Mail : representado por um envelope branco contra um fundo azul. Aqui, você pode acessar seu e-mail Apple (a chamada conta iCloud) ou adicionar uma conta externa.
- Calendário : exibe um calendário atualizado. Você também pode configurar eventos em datas e horários específicos — basta preencher as informações necessárias.
- Câmera : representado pelo ícone de uma câmera contra um fundo cinza. Você pode tirar fotos, gravar vídeos e realizar outros projetos visuais (como vídeos em câmera lenta).
- Fotos : representado por um círculo multicolorido. Aqui, você pode acessar as fotos salvas no iPhone. Sempre que tirar uma foto nova, ela vai aparecer no álbum.
- Safari : representado por uma bússola azul contra um fundo branco. É o navegador de internet do iPhone.
- Relógio : representado por um relógio normal. Com ele, você pode mudar ou ajustar o horário de acordo com a zona de fuso, criar alarmes, usar um cronômetro etc.
- Notas : representado por um bloquinho de notas amarelo e branco. Com o aplicativo, você pode criar listas de anotações rápidas. Além disso, também pode usar o Lembretes , que tem funções parecidas.
- Mapas : com o aplicativo, você pode planejar viagens e receber orientações de passo a passo, como um GPS, se configurar o local de partida e/ou de destino.
- Carteira : você pode adicionar cartões de crédito ou débito ou até vale-presentes à carteira. Assim, vai poder usar o iPhone para pagar compras virtuais e em alguns lugares físicos.
- App Store : representado por um "A" contra um fundo azul. Aqui, você pode baixar novos aplicativos.
- Música : representado por uma nota musical contra um fundo branco. Aqui, você tem acesso a toda a biblioteca de músicas do aparelho.
- Dicas : representado pelo ícone de uma lâmpada contra um fundo amarelo. Esse menu traz dicas de como otimizar o uso do iPhone.
-
Deslize a tela da esquerda para a direita. Assim, você vai abrir a página de widgets do iPhone, onde vai poder ver alguns recursos, como a previsão do tempo, os alarmes que estão configurados e algumas notícias da internet.
- Deslize a tela para cima a partir de qualquer ponto para acessar essa página.
- Caso queira encontrar algo específico no iPhone, você pode clicar no campo "Buscar", no topo da tela, e digitar o nome do item.
-
Deslize a tela para a esquerda para voltar à tela de início. Você também pode pressionar o botão de início a partir de qualquer página.
-
Deslize a tela para baixo a partir do topo. Assim, você vai acessar a página de notificações do iPhone, onde vai poder ver as atividades recentes (chamadas perdidas, mensagens de texto que recebeu etc.).
-
Pressione o botão de início para voltar à primeira tela do iPhone.
-
Deslize a tela para baixo a partir do meio. Assim, você vai acessar um campo de pesquisa e a lista dos últimos aplicativos que usou. Clique em "Cancelar" (no canto superior direito) ou pressione o botão de início para voltar à primeira tela.
-
Deslize a tela para cima a partir da base. Assim, você vai acessar a Central de Controle, que traz as seguintes opções:
- Modo Avião : representado pelo ícone do avião no topo da Central de Controle. Clique nele para ativá-lo e, assim, evitar que o iPhone receba chamadas e mensagens ou se conecte à internet. Quando quiser desativá-lo, clique nele de novo.
- Wi-Fi : representado pelo ícone dos arcos. Clique nele para ativar a conexão sem fio (se ele estiver azul, é porque já está ativado) mais próxima.
- Bluetooth : ícone que fica no meio da tela da Central de Controle. Clique nele para ativar o Bluetooth do iPhone e, assim, conectá-lo a outros dispositivos.
- Não Perturbe : representado pelo ícone da lua. Com ele, o iPhone não recebe chamadas, mensagens e outras notificações que façam barulho.
- Bloqueio da Orientação Vertical : representado pelo cadeado com um círculo. Clique nele para desativar esse bloqueio e, assim, permitir que a tela do iPhone gire em 90 graus — para, por exemplo, ver fotos e outros recursos em modo paisagem.
- Os ícones na base da Central de Controle incluem, da esquerda para a direita: a lanterna, o cronômetro, a calculadora e um atalho para a câmera.
-
Pressione o botão de início para voltar à primeira tela. Agora que já se familiarizou com esses recursos, é hora de começar a usar os aplicativos em si.Publicidade
-
Clique em um aplicativo para abri-lo. O modo de uso de cada programa varia de acordo com o aplicativo em si. Porém, de forma geral, basta clicar em determinados itens para acessar alguns recursos (por exemplo: clique em um campo de texto para ativar o teclado virtual).
- Acesse a App Store para baixar novos aplicativos.
-
Pressione o botão de início duas vezes em sequência. Assim, você vai sair do aplicativo que está usando e mostrar todos os programas que estão abertos em janelas separadas.
- Deslize as janelas dos aplicativos para cima para fechá-los.
- Você também pode deslizar a tela para a esquerda ou direita a partir desse menu para explorar os aplicativos que estão abertos.
-
Pressione o botão de início para voltar à primeira tela do iPhone.
-
Mantenha o ícone de um aplicativo pressionado. Ele vai começar a tremer, assim como todos os outros programas da tela. A partir de então, você vai poder fazer algumas coisas diferentes:
- Clique e arraste o aplicativo para mudá-lo de lugar. Por exemplo: leve-o para a direita da tela de início para soltá-lo em uma segunda página. Depois, quando quiser acessá-la, basta deslizar a tela para a esquerda.
- Clique e arraste o aplicativo em direção a outro programa para criar uma pasta que contenha ambos. Você pode repetir esse processo várias vezes seguidas.
- Clique no "X", no canto superior esquerdo do ícone de cada aplicativo, para excluí-lo. Clique em "Remover" para confirmar a decisão.
-
Personalize a tela de início do iPhone como quiser. Depois de mover, remover e organizar os aplicativos de acordo com a sua preferência, você finalmente vai poder fazer uma chamada.Publicidade
-
Abra o Telefone. Ele provavelmente fica na tela de início do iPhone e é representado por um telefone branco contra um fundo verde.
-
Clique na guia "Teclado". Essa opção fica na parte inferior da tela, à direita de "Contatos".
- Se preferir, você pode clicar na guia "Contatos", no nome de alguém e, por fim, no ícone do telefone (contra um fundo azul), sob o nome, no topo da tela.
-
Digite um número de telefone. Para isso, clique nos números correspondentes no discador virtual.
-
Clique no ícone do telefone para fazer a chamada. Ele fica sob o discador virtual. Quando seu contato atender a chamada, você pode falar normalmente, com o iPhone no ouvido, ou usar um dos seguintes botões para mudar a natureza da ligação:
- Alto-falante : muda a saída de áudio do iPhone para ativar o viva-voz. Assim, você não vai precisar segurá-lo próximo à orelha.
- FaceTime : transforma a chamada de áudio em chamada de FaceTime, na qual você possa ver o rosto da pessoa (e vice-versa). Isso só funciona se seu contato também tiver um iPhone.
Publicidade
Dicas
- Não desanime se achar que o iPhone é complicado demais. Depois que você se acostumar, tudo vai ficar bem natural!
- Use também as opções mais avançadas do iPhone, como a Siri, ou aprenda a trocar o chip .
Publicidade
Publicidade