PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Algum amigo seu parece estar se isolando? Você está se perguntando se deve se preocupar e como ajudá-lo? Que tal começar encorajando-o a socializar e descobrindo se ele realmente quer ou precisa de ajuda? Em alguns casos, a pessoa pode estar bem com o isolamento. Em seguida, experimente dar uma elevada na autoestima dele e tentar resolver os problemas que podem estar causando esse comportamento. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 4:

Descobrindo se a pessoa quer ou precisa de ajuda

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes, o isolamento pode ser sinal de que a pessoa está tentando lidar com abusos ou traumas, uso de drogas ou problemas de saúde mental, como a depressão. [1] Talvez seu amigo sequer perceba que está se isolando, portanto, aprenda a identificar se ele está bem ou se está pedindo ajuda inconscientemente.
    • Procure por outros sinais de problema. Mudanças de humor, alterações no apetite, problemas no sono, nervosismo e agitação podem ser sintomas de algum problema de saúde mental ou de abuso de substâncias. Tente se recordar se notou as mudanças gradualmente ou se elas ocorreram repentinamente. O surgimento dos sintomas pode ajudar bastante a identificar a raiz do problema.
    • Converse com outras pessoas próximas. É uma boa ideia perguntar para os outros se eles têm notado algo estranho com seu amigo.
  2. Talvez seu amigo não esteja se isolando: por mais difícil que seja admitir, talvez a amizade esteja acabando. Seu amigo também pode estar tentando cortar laços com a sociedade. Para descobrir se ele precisa ou quer ajuda, pergunte!
    • Você pode perguntar, por exemplo, se o seu amigo está se sentindo sozinho: "Você se sente solitário ou isolado com frequência?".
    • Outra opção seria dizer algo como "Às vezes, parece que você está se isolando. Está fazendo isso de propósito ou eu posso ajudar com algo?".
  3. Nem todo mundo é sociável. Algumas pessoas preferem ficar sozinhas na maior parte do tempo e não precisam de ajuda dos outros para socializar. [2] A menos que seu amigo demonstre outros sinais de problema, respeite a decisão dele e aproveite os momentos que tiverem juntos.
    • Esforce-se para ficar com seu amigo, mas respeite-o quando ele quiser ficar sozinho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Encorajando a socialização

PDF download Baixe em PDF
  1. Divertir-se com seu amigo pode ajudá-lo de diversos modos. [3] Aproveite esses momentos para permitir que ele passe um tempo com quem o deixa confortável e motivá-lo a ser mais sociável.
    • Não é preciso fazer ou dizer nada durante os encontros de vocês. A presença um do outro é mais do que suficiente.
    • Obviamente, vocês também podem fazer alguns planos, como assistir a um filme ou sair para pedalar.
  2. Você pode ajudar um amigo que se isola encorajando-o a participar de atividades sociais convidando-o para sair e fazer coisas com outras pessoas. [4] A sua presença pode fazer com que ele consiga a confiança necessária para não se isolar.
    • Por exemplo, se planeja fazer trabalho voluntário em um centro comunitário, chame seu amigo para ir junto.
    • Outra situação seria convidá-lo para ir a uma festa ou outro evento social para o qual você foi convidado.
  3. As chances do seu amigo aceitar seus convites aumentam bastante se você escolher atividades que o interessem. Saber que você apoia os hobbies dele o encorajará a participar mais. Talvez isso funcione como um suporte para a autoestima, cortando o isolamento.
    • Caso não conheça muito os interesses do seu amigo, pergunte!
    • Diga que quer fazer algo que o interesse: "Vamos fazer o que você gosta. Me fale o que é preciso pra tirar você de casa!".
  4. Pedir a ajuda de outras pessoas pode ser bastante útil! Converse com aqueles que se importam com seu amigo e peça que eles interajam com ele.
    • Por exemplo, você poderia dizer algo como "Bruno, você poderia convidar o Jonas para sair alguma hora ou outra? Acho que ele está se isolando e sair com você pode ajudar".
    • Ou, no caso de um amigo em comum: "Acho que o Marcos pode parar de se isolar com uma visita sua".
  5. É bastante frustrante ajudar uma pessoa que resiste aos seus esforços, mas é importante continuar tentando. Esteja presente na vida do seu amigo e ajude-o a superar o isolamento. A sua insistência trará resultados, pode acreditar!
    • Não pare de convidar seu amigo ou de tentar socializá-lo. Mesmo que ele sempre recuse, continue tentando!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Aumentando a autoestima

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez o seu amigo esteja se isolando por insegurança ou por problemas de autoestima . Converse com ele e ajude-o a fazer uma lista das qualidades positivas que ele tem. Ter tudo escrito no papel o ajudará a sentir mais confiança.
    • Escreva as dez coisas de que gosta no seu amigo e entregue a lista. Melhor ainda: leia a lista e explique cada um dos itens.
    • Peça para seu amigo acrescentar alguns itens à lista, incluindo habilidades, traços de personalidade e outras características positivas.
  2. As suas palavras e o seu encorajamento podem ajudar bastante a controlar o isolamento do seu amigo. A ideia é mostrar o quanto você se importa com ele e o apoia, além de dar aquela elevada na autoestima para ajudá-lo a socializar e aproveitar mais o mundo. [5]
    • Não é preciso enchê-lo de elogios, basta dizer algo como "Gosto muito de como você é persistente. Sua dedicação é bastante inspiradora para mim".
    • Outro exemplo seria dizer "Você leva jeito para relaxar os outros. Isso faz com que muitas situações se tornem melhores com a sua presença".
  3. As pessoas não querem muito ser sociáveis quando não se sentem confortáveis com o modo com o qual se sentem ou são vistas pelos outros. Seu amigo talvez esteja se isolando por inseguranças com a aparência ou a reputação. Ajude-o a fortalecer a autoestima dando conselhos e apoiando uma mudança de estilo. [6]
    • Por exemplo, você poderia ajudá-lo a dar uma analisada no guarda-roupa e ver o que precisa mudar.
    • Outra ideia seria ajudá-lo a sorrir mais e parecer mais convidativo para os outros.
  4. Algumas pessoas se isolam por falta de confiança, por não saberem bem o que falar ou fazer na presença dos outros. Ajude seu amigo trabalhando algumas técnicas para tornar a socialização mais confortável. A prática pode dar a confiança de que ele precisa para parar de se isolar. [7]
    • Simulem algumas conversas com estranhos. Quando estiverem sozinhos, ajude seu amigo a se apresentar como se fosse um estranho.
    • Simulem algumas situações sociais. Por exemplo, repasse com ele uma lista do que fazer em uma festa ou como conversar com alguém em um evento esportivo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Lidando com os problemas que causaram o isolamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Enfrente o bullying . Ser provocado ou apanhar regularmente pode causar o auto isolamento de uma pessoa. [8] Se o problema do seu amigo é o bullying, você precisa apoiá-lo e ajudá-lo a enfrentar isso. É muito importante denunciar todos os casos de bullying às autoridades responsáveis.
    • Tente se fazer presente nos momentos em que seu amigo sofre bullying. Talvez isso seja suficiente para que o valentão pense duas vezes antes de provocá-lo.
    • Se o problema for na escola, por exemplo, converse com um professor dizendo algo como "Alguns dos colegas de classe estão praticando bullying com o Marco, você pode nos ajudar?".
  2. Caso seu amigo costume beber ou usar drogas ilícitas, ofereça a sua ajuda. Tais situações costumam causar isolamento para esconder o uso das substâncias. [9] Converse com seu amigo e ajude-o a procurar tratamento.
    • Experimente dizer algo como "Estou preocupado com o efeito que a bebida tem em você. Você não faz as coisas que fazia antes e nós quase não saímos mais. Acho que você precisa de ajuda".
    • Caso seu amigo seja menor de idade, converse com um adulto de confiança: "Pai, um dos meus amigos está ficando viciado em medicamentos. O que eu devo fazer?".
  3. O isolamento pode ser resultado de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. [10] Se acredita que esse é o caso, converse com seu amigo e ajude-o a se tratar para resolver o problema.
    • Peça que ele se consulte com um terapeuta para resolver os problemas emocionais ou mentais que está sofrendo.
    • Caso seu amigo seja menor de idade, converse com um adulto de confiança sobre suas preocupações. Por exemplo: "Mãe, acho que o Jonas está com depressão. O que eu posso fazer para ajudar ele?".
  4. Em alguns casos, o isolamento pode ser simplesmente uma reação ao abuso ou à uma situação traumática. [11] Se acha que é o caso, converse com seu amigo sobre o que está acontecendo e denuncie o ocorrido às autoridades responsáveis.
    • Experimente dizer algo como "Algumas coisas que têm acontecido com você me preocupam. Podemos conversar?".
    • Outra opção seria dizer "Acho que você pode estar sofrendo abuso. Podemos conversar sobre isso?".
    • Ajude seu amigo a entrar em contato com uma linha direta para o combate da violência doméstica no número 180. Se ele for uma criança, denuncie o caso no número 100.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que todo mundo gosta de ficar sozinho uma hora ou outra.
Publicidade

Avisos

  • Caso seu amigo esteja se isolando por conta de algo traumático ou preocupante, ajude-o a procurar ajuda. Se ele não puder, ou não quiser, faça isso por ele!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 476 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade