Baixe em PDF Baixe em PDF

Há várias maneiras de se lacear botas apertadas. Os métodos que apresentamos a seguir funcionam bem para lacear certas áreas do calçado. Para alargar as botas por inteiro, é preciso que elas sejam de couro e usar produtos laceadores e formas para alargar sapatos. Pode ser preciso tentar várias vezes, principalmente se as botas forem feitas de um material sintético.

Método 1
Método 1 de 5:

Laceando com gelo

Baixe em PDF
  1. Esse é um jeito fácil e eficaz de alargar pequenas áreas, mas não funciona para transformar um calçado 36 em 37, por exemplo. Para tanto, é preciso usar um produto laceador.
    • A eficácia desse método se deve ao fato de que a água expande quando congelada, esticando o sapato. O alargamento não tem nada a ver com o ato de molhar o calçado, o que, na verdade, pode acabar tendo o efeito contrário e fazendo com que a bota encolha.
  2. Pode ser qualquer saco usado para guardar alimentos no congelador. Encha ⅓. Retire o máximo de ar que conseguir antes de fechar os sacos. [1]
    • Use um saco que se encaixe bem na parte da bota que deseja alargar. Um saco com capacidade para um litro é uma boa aposta para a maioria dos calçados na parte dos dedos e dos calcanhares. Já para lacear o cano da bota, pode ser necessário usar sacos com capacidade para quatro litros.
    • Para retirar o ar, aperte quase toda a faixa do fecho, deixando uma pequena brecha. Aperte com cuidado a parte do saco que está com ar a fim de retirá-lo.
    • Sacos plásticos que não são feitos para usar no congelador podem estourar nos passos seguintes, vazando água -- o que pode acabar estragando suas botas.
  3. Por exemplo, caso queira lacear a parte onde vão os dedos, enfie o saco dentro do calçado e empurre até a onde puder.
    • Caso queira alargar os canos, preencha o espaço vazio dentro do calçado usando jornal para manter os sacos na altura certa dos canos.
  4. Deixe-as lá dentro por 8 a 12 horas. Diferentemente dos outros líquidos, a água se expande ao congelar, obrigando a bota a se alargar de dentro para fora.
    • Se tiver colocado os sacos nas pontas das botas para lacear a parte onde vão os dedos, pode ser que eles acabem escorregando para trás. Para evitar esse problema, deixe um bloco de madeira no freezer para apoiar os calçados, de modo que fiquem inclinados e os sacos parem nas pontas.
  5. Esse tempo pode variar dependendo da temperatura do dia.
    • Não tente tirar os sacos imediatamente após tirá-los do congelador. Você pode acabar danificando as botas.
  6. Você vai notar a diferença. Mas se quiser lacear mais um pouco ou se a bota começar a encolher de novo, basta repetir esse truque do congelador
    • Se as botas forem feitas de borracha, elas não ficarão muito mais largas, pois o material geralmente não estica.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando produtos laceadores

Baixe em PDF
  1. Uma mistura de uma parte de álcool para uma parte de água funciona caso você não queira comprar um produto específico. Um líquido laceador pode acelerar e tanto o alargamento do calçado, se aliado ao uso frequente.
    • É preciso escolher o produto com cuidado, pois o laceador para couro não funciona em calçados de material sintético, e vice-versa.
    • Dilua o álcool na água antes de usar para não danificar a superfície das botas. [2]
    • Confira a etiqueta para cuidados mais específicos. Caso um calçado exija métodos diferentes, seja fiel ao que diz a etiqueta dele.
  2. Forre-a com as páginas em preto e branco de um maço de jornal.
    • Não use as páginas coloridas, pois a tinta delas pode acabar manchando as botas.
  3. Escolha uma área mais discreta como a parte de trás do calcanhar ou a faixa interna que acompanha o zíper. Passe uma pequena quantidade do líquido e espere secar. Se houver manchas, experimente usar outro produto ou método de laceamento.
    • Só vale testar na faixa interna do zíper se ela for do mesmo material que a parte de fora da bota.
    • Para conferir se o produto não causa manchas, coloque as botas sob iluminação natural e artificial para se garantir.
  4. Passe o mesmo ou use a versão em spray sobre a parte a ser laceada, até que ela fique úmida com o produto.
    • No caso da versão em spray, aplique-a a uma distância de 12 cm das botas.
    • O produto pode ser aplicado tanto na parte interna como externa do calçado.
    • Se o produto começar a escorrer, interrompa a aplicação e limpe o excesso com um pano.
  5. Aumente o volume total dos seus pés para lacear as botas.
    • Um par de meias resolve para lacear um pouco, mas para alargar mais visivelmente, é melhor apostar em dois pares.
  6. Desta forma o material delas ainda estará flexível e poderá se ajustar melhor aos seus pés. Procure ficar com as botas calçadas o máximo tempo possível para obter melhores resultados no laceamento.
    • Se as botas estão machucando seus pés, pule esse passo e vá para o seguinte.
  7. Se você precisa lacear significativamente as botas, é melhor usar um alargador de calçados, pois o método das meias e do líquido laceador por si só não alarga muito o calçado. O alargador é um tipo de manequim de pés ajustável. Deixe o alargador nas botas de um dia para o outro:
    • Procure um alargador que sirva para diferentes áreas do calçado, tais como dedos, calcanhar, etc. A vantagem é que ele laceia o calçado por inteiro.
    • Coloque o alargador no calçado. Empurre até o fim.
    • Gire o cabo do alargador até que possa ver a parte a ser laceada se esticando visivelmente.
    • Deixe o alargador no calçado por um período de 8 a 48 horas. Para lacear pequenas áreas, pode-se deixá-lo da noite para o dia. Já para ajustes mais drásticos, convém deixá-lo nas botas por 24 a 48 horas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando alargadores específicos

Baixe em PDF
  1. Caso contrário, você vai acabar alargando as partes erradas das botas. O alargador funciona de verdade, principalmente se aliado a um produto laceador.
    • Um alargador que expande nas duas pontas pode alargar o calçado tanto no comprimento quando na largura.
    • Um alargador da parte onde vão os dedos deixa a mesma mais alta.
    • Um alargador para a parte interna do calçado deixa o mesmo mais alto por inteiro.
    • Há também alargadores específicos para os canos das botas. Cuidado para escolher um que seja adequado ao comprimento do cano da bota.
    • Caso esteja em dúvida sobre o tamanho certo de alargador para as suas botas, leve-as até a loja para conferir. Vale lembrar que um alargador pode servir para números de calçados diferentes. Logo, o encaixe não precisa ser perfeito.
  2. Dessa forma você pode deixar o material do calçado mais flexível e facilitando o alargamento.
    • Caso não queira comprar um produto laceador, experimente usar uma mistura de partes iguais de álcool e água.
    • Confira antes se o produto é adequado para o material das suas botas. Aplique o produto nas partes desejadas e, imediatamente em seguida, continue com o passo a seguir.
  3. Use o cabo para regular o alargador antes de colocá-lo no calçado. Se o cano da bota acabar escondendo o cabo do alargador, será preciso abrir o fecho do cano ou usar um alargador com um cabo mais comprido.
  4. Normalmente, gira-se o cabo no sentido anti-horário. Você poderá ver a parte a ser alargada já ficando um pouco mais expandida.
    • Geralmente são necessários de um a três giros no cabo, mas o ajuste depende do resultado que você deseja.
  5. Leva-se normalmente de 24 a 48 horas, mas caso tenha medo de que as botas acabem ficando largas demais, confira se já estão boas a cada 8 horas.
    • Caso experimente as botas e elas ainda estejam apertadas, basta aplicar mais líquido laceador e colocar o alargador de volta logo em seguida.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Usando o secador de cabelo

Baixe em PDF
  1. O calor em excesso vindo do aparelho pode danificar o material das botas caso fiquem em contato direto com ele por muito tempo. Esse truque funciona para deixar o calçado mais confortável, mas não tem o poder de aumentar um 35 para 36, por exemplo.
  2. Você pode usar até dois pares de uma só vez, se preferir. Como não será preciso ficar com as botas calçadas por muito tempo durante o processo, você não vai machucar os pés.
  3. Direcione o jato de ar para a área que deseja alargar. Mantenha o aparelho a uma distância de 10 cm do calçado, e somente por alguns segundos. [3]
    • Enquanto usa o secador, mexa e alongue os dedos dos pés para lacear mais as botas.
  4. Procure andar com elas até que o calor do secador tenha se dissipado.
    • Caso seja doloroso andar com as botas ainda apertadas, experimente ficar sentado(a) e alongar os dedos e planta dos pés.
  5. Se elas ainda estiverem apertadas, repita o processo do secador e da caminhada ou alongamento dos dedos.
  6. Como o calor do secador pode fazer com que o couro resseque e fique um pouco quebradiço, é uma boa ideia passar um condicionador nas botas depois de alargá-las.
    • Não é necessário usar condicionador em botas feitas de material sintético como o vinil.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Cuidando da bota durante o alargamento

Baixe em PDF
  1. Você já deve ter ouvido alguém dizer que os calçados molhados laceiam mais rápido. Na realidade, mesmo que isso funcione, o resultado é apenas temporário. O calçado volta a encolher depois de seco, e você ainda corre o risco de danificar o material dele.
    • Ao usar o método do gelo, use somente sacos plásticos próprios para congelador e confira se eles estão hermeticamente fechados (não deixam entrar nem sair ar).
  2. Caso contrário, você vai acabar deixando o material delas enfraquecido. Se elas ficarem molhadas por acidente, deixe-as secar naturalmente para evitar que encolham.
    • Por esse motivo, muito cuidado ao usar o secador de cabelo para alargar as botas.
  3. Caso precise laceá-las de um 36 para 37, por exemplo, não basta ficar andando com elas e machucando seus pés na esperança de que aumentem de tamanho pelo uso. É muito melhor usar o método do gelo ou um alargador regulável para fazer a diferença. Seus pés e seu bom-humor agradecem.
    Publicidade

Dicas

  • Botas feitas de materiais sintéticos tendem a encolher de volta ao tamanho original. Por isso, pode ser necessário repetir o alargamento várias vezes até que o resultado se torne definitivo.
  • Caso nenhum dos métodos deste artigo funcione, é hora de levar suas botas para um sapateiro.
Publicidade

Avisos

  • Uma vez alargadas, botas feitas de couro não voltarão à forma anterior.
  • Caso as botas de couro acabem molhadas, deixe-as secar naturalmente para evitar que encolham.
Publicidade

Materiais Necessários

Usando produtos laceadores de calçados:

  • Álcool isopropílico ou líquido laceador.
  • Jornal.
  • Meias grossas ou um alargador regulável para botas.

Usando Alargadores Reguláveis para Botas:

  • Álcool isopropílico ou líquido laceador.
  • Alargador regulável para botas.

Laceando com Gelo:

  • Sacos plásticos próprios para congelador e com fecho hermético.
  • Água.
  • Congelador.
  • Jornal para lacear os canos das botas.

Usando um Secador de Cabelo:

  • Secador.
  • Meias grossas.
  • Condicionador para couro (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 207 654 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade