Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma cirurgia pode ser traumática para muitas pessoas. Se você tiver um amigo que acabou de passar por esse procedimento, pode estar preocupado em relação ao que dizer ou fazer. Há muitas maneiras ótimas de ser compassivo depois de uma cirurgia e, se você tiver empatia e for paciente, poderá ser muito útil na recuperação do seu amigo.
Passos
-
Planeje sua visita com antecedência. Embora talvez a pessoa ame que você apareça sem aviso normalmente, durante o período de recuperação de uma cirurgia, as coisas são diferentes. Não só os hospitais têm horários de visita específicos, mas também pode ser que seu amigo precise se preparar física e emocionalmente antes de ver alguém.
- Descubra os horários e as políticas do hospital para visitantes. Dependendo do lugar, o protocolo usado é diferente. Se o paciente ainda estiver na sala de recuperação, por exemplo, só é permitida a entrada de um visitante por vez, com a permissão e supervisão de um enfermeiro, e há regras mais rigorosas para a higiene pessoal. Ligue para o hospital com antecedência e pergunte a respeito.
- Tente perguntar a um membro da família ou cônjuge qual seria um bom horário para visitar a pessoa. Dessa forma, você terá uma ideia melhor de como ela está se sentindo, que exames foram feitos e se ela quer ver alguém. Uma vez que souber, planeje sua visita de acordo. Ligue ou mande mensagem antes de sair para garantir que sua presença ainda é bem-vinda.
- Planeje ficar por volta de 20 a 30 minutos, mas tenha bom senso. Se seu amigo parecer cansado ou distraído, é melhor ir embora mais cedo. Caso esteja feliz por ver você e animado por estarem conversando, sinta-se livre para ficar mais.
-
Conheça a etiqueta e as regras de higiene para o período pós-cirurgia. Muitas coisas podem ser incômodas para pacientes que acabaram de passar por esse procedimento, portanto, evite causar desconforto ao seu amigo durante a visita.
- Não use perfume ou loções com odores fortes, uma vez que as pessoas costumam ficar sensíveis a cheiros quando estão doentes ou se recuperando de cirurgias. [1] X Fonte de pesquisa
- Quando você entrar ou sair do quarto do seu amigo, lave as mãos com sabão, álcool em gel ou desinfetante para as mãos. Ficamos mais propensos a contrair germes depois de uma operação.
- Se você tiver alguma doença, como uma gripe ou um resfriado, pergunte à equipe do hospital se é seguro visitar seu amigo.
- Se for fumante, só fume nos lugares permitidos e não deixe que a fumaça chegue perto da pessoa.
- Evite a cama do paciente, uma vez que isso pode espalhar germes. Não se sente ou coloque seus pés nela.
- Não toque nas feridas da pessoa ou em qualquer equipamento médico que estiver conectado a ela.
- Não use o banheiro do quarto.
- Não compartilhe artigos de toalete ou lenços com o paciente. [2] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
-
Leve um presente. Todo mundo adora ganhar presentes, especialmente quando não estamos nos sentindo bem. O que importa não é o quanto você gastou, mas o fato de que se importa com a pessoa. Considere levar algo simples para seu amigo para que ele possa aproveitar melhor o período pós-cirurgia.
- Muitas pessoas pensam em levar flores, mas elas não são adequadas para um hospital, pois ocupam muito espaço no quarto, que já é limitado. Além disso, apodrecem muito rápido e são difíceis de transportar para outros lugares.
- O tédio é um grande problema que afeta os pacientes de hospital, portanto, considere escolher um presente interativo. Leve romances, revistas, livros com palavras cruzadas ou sudoku, ou um diário. Caso seu amigo tenha algum tipo de equipamento eletrônico, como um iPad ou tablet, dê a ele um vale-presente do iTunes ou da Amazon para que ele possa escolher e comprar mídias de entretenimento.
- Se for permitido trazer alimentos, leve o lanche favorito do paciente, uma vez que pode ser cansativo ficar comendo a comida do hospital. [3] X Fonte de pesquisa
-
Deixe o hospital aconchegante. Esse tipo de lugar costuma ser frio e sem graça. Caso o período de recuperação do seu amigo seja muito longo, tente melhorar o ambiente do hospital para torná-lo menos assustador e mais aconchegante.
- Decore o quarto. Eles costumam ser bege ou brancos, o que pode ser um pouco deprimente com o passar do tempo. Leve pôsteres, cobertores e almofadas coloridos ou um quadro decorativo pequeno. Lembre-se de verificar com a equipe do hospital se isso não viola nenhuma regra da instituição.
- Leve algo familiar para a pessoa. Durante um evento traumático, como uma cirurgia, a sensação de familiaridade pode ser reconfortante. Faça um scrapbook pequeno com os amigos, familiares, animais de estimação e as pessoas que o paciente ama. Pegue o iPod dele emprestado e crie uma playlist customizada com todas as músicas favoritas dele para levantar o astral, ou grave um CD com elas. Compre os DVDs dos filmes e séries favoritos do seu amigo, uma vez que muitos quartos de hospital têm TVs para os pacientes usarem.
- Aja naturalmente durante a visita. É provável que a pessoa esteja ansiosa para voltar a se sentir "normal" de novo, portanto, conte as novidades sobre os amigos que vocês têm comum e fale sobre o que está passando na TV e sobre as demais notícias. Deixe que ela sinta que ainda faz parte do mesmo mundo que antes, mesmo que esteja presa a uma cama de hospital. [4] X Fonte de pesquisa
-
Organize visitas em grupo. Se for possível, e depois de verificar se o paciente tem ânimo para isso, chame vários amigos para fazerem uma visita.
- Visitas em grupo dão uma impressão maior de que se está em uma saída com os amigos que uma conversa com uma pessoa só, uma vez que nós costumamos sair em grupos. Pode ser que seu amigo também fique feliz por ver quanta gente se importa com ele e se deu ao trabalho de visitá-lo.
- Verifique as políticas do hospital para descobrir se não há um limite máximo de pessoas num mesmo horário.
-
Faça planos para o futuro. Esse tipo de coisa pode ajudar seu amigo a ter algo por que ansiar após sua estadia no hospital e a reforçar a ideia de que as necessidades dele não serão esquecidas quando ele receber alta.
- Marque uma data para vocês irem ver um filme, sair para jantar, tomar café, fazer compras, etc. alguns dias depois da alta do seu amigo. Ele gostará da ideia de ter algo por que esperar.
- Ofereça qualquer tipo de ajuda na volta para casa, como levá-lo de carro para casa ou realizar alguns afazeres durante a recuperação dele.
Publicidade
-
Ajude com a comida. Ela é um dos maiores problemas que pacientes têm durante o período pós-cirurgia, uma vez que todos precisamos comer e que, muitas vezes, cozinhar ou fazer compras é difícil nessa situação. Esteja preparado para ajudar seu amigo com suas refeições durante a recuperação dele.
- Ofereça-se para comprar mantimentos. Caso possa fazer isso, aceite essa tarefa. Quando for fazer suas próprias compras, verifique se ele precisa de alguma coisa.
- Leve alguns pratos para ele. Caso a pessoa não goste que alguém faça suas compras, cozinhe para ela. Algumas ótimas opções são pratos que podem ser requentados e guardados por bastante tempo. Prefira caçarolas, sopas, lasanhas e saladas.
- Atente-se para quaisquer restrições que seu amigo possa ter na dieta. Muitas vezes, algumas comidas são proibidas após uma cirurgia. Pergunte-lhe se o médico fez alguma recomendação antes de preparar um prato. Além disso, se ele já tiver uma restrição antes da cirurgia — como não poder ingerir glúten ou ser vegetariano —, certifique-se de saber qual é.
-
Ofereça sua ajuda em afazeres domésticos. Não diga à pessoa para telefonar caso precise de algo. É provável que ela não queira incomodar você. Ofereça uma ajuda mais específica, como, "Tenho tempo livre essa tarde. Você quer ajuda com alguma coisa?". Afazeres domésticos são um fardo depois de um procedimento desse tipo, e a pessoa ficará bastante grata pela solidariedade.
- Lave as roupas, a louça, tire o pó e faça qualquer outro tipo de limpeza. É provável que seu amigo esteja acamado, portanto, não deixe que essas coisas fiquem para trás. Caso tenha uma hora livre, doe-a para um amigo que precisa de ajuda.
- Caso ele tenha animais de estimação, cuide deles também. Limpe a caixa de areia do gato, dê uma volta com o cachorro, verifique se eles tenham comida e água. Ele ficará grato por tudo isso.
- Se necessário, fique de babá sem cobrar nada. Quer a pessoa seja um pai solteiro ou tenha um cônjuge ocupado com o trabalho, é provável que acabe precisando de ajuda com os filhos depois da cirurgia. Ficar de babá facilitará bastante as coisas para ela.
-
Forneça meios de entretenimento. Embora limpar e cozinhar sejam maneiras concretas de ajudar um amigo necessitado, às vezes, a recuperação é muito entediante, e tudo que a pessoa quer é um bom papo e um pouco de diversão. Passe uma noite do seu fim de semana com seu amigo e mantenha-o ocupado com conversas e alguma atividade.
- Conte o que está acontecendo na sua vida, mas seja sempre animado e otimista. Não há necessidade de mencionar que acabou de ser demitido ou que teve uma briga horrível com seu cônjuge. A ideia é você ser uma fonte de energia positiva.
- Assista a um filme ou uma série de que seu amigo goste. Pergunte-lhe com antecedência o que ele está louco para ver e leve o DVD ou procure o programa em um site como o Netflix.
- Jogos de tabuleiro e de cartas são uma ótima maneira de sair do tédio. Se você puder, junte um grupo e leve-o para a casa da pessoa para jogarem pôquer ou Banco Imobiliário.
- Embora o álcool seja uma boa na maioria das situações sociais, é improvável que seu amigo possa beber enquanto estiver tomando a medicação pós-cirurgia. Seja educado. Não beba perto dele durante o período de recuperação.
-
Leve-o para fazer quaisquer exames de retorno. Depois da cirurgia, ele precisará fazer várias consultas na semana seguinte. Elas podem ser muito estressantes, e ter o apoio de alguém é ótimo para um paciente em recuperação.
- Diga a seu amigo que pode levá-lo ao médico. Muitas vezes, a medicação interfere na habilidade da pessoa de dirigir, e usar o transporte público pode ser um problema. Esse tipo de ajuda é inestimável.
- Divirta-o na sala de espera. Leve cartas, cadernos com palavras cruzadas, revistas, livros ou conduza uma conversa casual e engraçada enquanto aguardam o médico.
- Planeje algo divertido após a consulta, mesmo que seja uma coisa simples para parar para comprar milkshake ou almoçar. Ter algo por que esperar pode tornar a ida ao médico mais suportável.
Publicidade
-
Avalie o quão próximo você é desse amigo. O nível de intimidade emocional faz uma diferença enorme quando o assunto é o que você deve ou não dizer a alguém após uma cirurgia. Se forem próximos, ficará mais fácil fazer perguntar sem hesitar e expressar mais abertamente como você se sente. Se for uma amizade mais formal ou nova, aja de forma natural e afetuosa, mas não deixe que a seriedade da cirurgia o obrigue a dizer algo que deixará vocês dois desconfortáveis. Fale sobre assuntos leves, por exemplo, "Como está se sentindo?" e "Precisa de ajuda com alguma coisa hoje?" [5] X Fonte de pesquisa
-
Deixe que seu amigo sinta o que precisa sentir. É provável que ele não esteja muito bem depois da operação. Muitas vezes, em situações assim, achamos que as pessoas precisam de conversas estimulantes e de conforto. Embora essa ideia seja boa, pode ser frustrante caso ele simplesmente queira expressar os próprios pensamentos. Deixe-o falar e aceite os sentimentos dele com paciência e empatia.
- Evite frases como "Eu entendo" ou "Sei como você se sente". É muito difícil entender de fato uma situação que você está apenas observando. Em vez disso, diga algo como, "Entendo por que você se sente assim. Pode falar mais um pouco sobre isso?".
- Não fale coisas como "Você não deveria se sentir assim" ou "Anime-se". Esse tipo de frase pode parecer uma crítica caso a pessoa esteja se sentindo desencorajada. Em vez disso, diga, "Lamento que se sinta assim. Pode me contar por que isso está acontecendo?" e outras palavras que mostrem a seu amigo que você está prestando atenção.
-
Experimente ser um ouvinte ativo. Isso ocorre quando você faz um esforço consciente para escutar o que a pessoa tem a dizer e para entender a mensagem que está sendo passada. Caso esteja ajudando um amigo após uma cirurgia, ele é sua prioridade, e você deve deixar isso claro. Pode ser que ele precise desabafar os próprios sentimentos, portanto, tente ser paciente e um ouvinte ativo.
- Preste atenção. Dê a seu amigo sua atenção total olhando diretamente para ele, deixando de lados quaisquer pensamentos que o distraiam, interessando-se pela linguagem corporal dele e evitando se distrair com o ambiente.
- Mostre que está ouvindo. Assinta ocasionalmente, sorria e use outras expressões faciais. Exiba uma postura convidativa e atraente, e encoraje o locutor a continuar com comentários como "Sim" e "Entendi".
- Forneça uma opinião. Seu papel aqui é entender o que está sendo dito, portanto, talvez seja necessário fazer um comentário sobre o que seu amigo falou ou perguntar algo para entendê-lo melhor. Tente dizer coisas como, "Então, está me dizendo que..." e "Pelo que eu entendi...". Faça perguntas para esclarecer alguns pontos, como "O que você quer dizer com..." e "É isso que quer dizer?".
- Deixe as críticas para depois. Não interrompa a pessoa. Espere até que ela pare de falar antes de fazer perguntas e não conteste ou questione as respostas dela.
- Responda de forma apropriada. Seja franco e honesto em relação às suas respostas e afirme suas opiniões de maneira respeitosa, sem rejeitar as preocupações ou os problemas do seu amigo. [6] X Fonte de pesquisa
-
Faça as perguntas certas. Embora a pessoa possa estar interessada em saber sobre você e sobre a sua vida, apenas fale a respeito quando ela lhe der uma brecha para isso. O objetivo aqui é falar sobre seu amigo e sobre como ele está se sentindo, portanto, tome cuidado com o que for perguntar.
- Não indague sobre a saúde dele ou sobre os resultados de algum exame, a não ser que ele mencione isso. Muitas vezes, alguém que está se recuperando de uma cirurgia fica cansado de falar sobre assuntos médicos e pode não querer entrar em detalhes sobre suas consultas.
- Pergunte como a pessoa está se sentindo. Uma frase mais vaga é melhor. Isso faz com que seu amigo ganhe algum controle, com que decida se quer falar sobre seus problemas ou manter as coisas mais leves.
- Veja se ele precisa de algo. Muitas vezes, ficamos sem jeito de pedir favores, portanto, ofereça-se para fazer algo caso ele precise de ajuda com tarefas diárias.
- Fale sobre a família do seu amigo e sobre as pessoas que ele ama. Mostre-lhe que se importa demonstrando um interesse real pelas coisas e pessoas importantes para ele.
-
Entenda a natureza da ansiedade causada pela cirurgia. A chave para ser um amigo solidário e carinhoso é a empatia. Procurar entender quaisquer medos associados à cirurgia pode ajudar você a sentir mais empatia e a ser um ouvinte mais útil.
- O controle, ou melhor, a perda dele, é um dos maiores medos quando o assunto é o período após a cirurgia. As pessoas temem depender de outras para o seu bem-estar, e perder o total domínio sobre o próprio corpo e os próprios movimentos durante esse tempo é frustrante. Entenda que seu amigo está se sentindo impotente e lembre-o de que isso é normal. [7] X Fonte de pesquisa
- O que importa ao se fazer uma cirurgia é a melhora que virá para a vida do paciente. As pessoas passam por isso para tratar doenças prolongadas ou ferimentos e, se a melhora for gradual ou se o período de recuperação for demorado, a decepção pode surgir rapidamente. Pense nisso quando for lidar com seu amigo e lembre-o de que o progresso dele levará algum tempo. [8] X Fonte de pesquisa
- Ir a hospitais ou passar pela anestesia pode promover o medo de morrer. Este é, talvez, o maior medo associado a cirurgias, portanto, saiba que seu amigo pode querer falar sobre assuntos pesados quando você for visitá-lo. Esteja preparado emocionalmente para isso. [9] X Fonte de pesquisa
-
Saiba como lidar com a ansiedade causada pela cirurgia e pelo hospital. A maioria das pessoas, mesmo as mais calmas, sente algum tipo de medo ou ansiedade dentro de instituições de saúde. Descubra maneiras de lidar com isso e compartilhe-as com seu amigo.
- Autoconfiança é importante. Esse sentimento ruim aparece quando ela não existe. Com frequência, a desconfiança acaba sendo projetada nos outros, embora normalmente seja um reflexo de falta de segurança em si mesmo. Lembre seu amigo de confiar no corpo dele e na própria capacidade de fazer o que quer que seja necessário para se recuperar.
- Tome uma atitude para ajudar a diminuir a ansiedade. Diga à pessoa para fazer atividades que a ajudem a lidar com esse sentimento e que lhe promovam bem-estar: comer corretamente, exercitar-se, meditar, passar algum tempo fora de casa e/ou com amigos e família, ter hobbies, etc. [10] X Fonte de pesquisa
- O planejamento também é muito importante para se manter calmo. Enquanto seu amigo estiver se recuperando, diga-lhe para focar suas energia nisso, e não na ansiedade. Ajude-o a fazer um plano pós-cirurgia para os dias em que ficará de cama. Faça listas com todos os materiais necessários — como mantimentos, material de leitura e artigos de toalete. Existe algo do trabalho dele que seu amigo possa fazer depois da cirurgia? Se sim, ajude-o a descobrir o quê e crie um plano para isso. [11] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Embora usar seu e-mail ou as redes sociais para falar como se sente em relação à situação seja legal, pense que talvez seu amigo não esteja recuperado o suficiente para olhar seu computador. Pare um minuto para ligar ou fazer uma visita a ele em vez de mostrar sua compaixão online.
- Quando a pessoa se sentir melhor, ofereça-se para dar uma voltinha pela cidade com ela. Sair de casa por um tempo pode diminuir a sensação de isolamento.
- Não exagere na energia positiva. Seja compassivo e afetuoso, mas se lembre de que passar por uma cirurgia é uma experiência traumática e de que cada um precisa lidar com ela à sua própria maneira. Deixe que seu amigo expresse os sentimentos dele, e escute-o e demonstre empatia.
- Ofereça-se para levar a pessoa a qualquer consulta de retorno que for necessária. Ajuda ter apoio emocional e qualquer assistência física durante o período de recuperação.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.mannersmentor.com/personal-polish/want-to-be-a-great-friend-when-someone-is-ill
- ↑ http://www.nhs.uk/NHSEngland/AboutNHSservices/NHShospitals/Pages/visitors.aspx
- ↑ http://www.butyoudontlooksick.com/book-and-product-reviews/product-reviews/health-related/10-tips-for-visiting-someone-who-is-sick/
- ↑ http://www.mannersmentor.com/personal-polish/want-to-be-a-great-friend-when-someone-is-ill
- ↑ http://grammar.yourdictionary.com/style-and-usage/comforting-words-before-surgery.html
- ↑ http://www.mindtools.com/CommSkll/ActiveListening.htm
- ↑ http://www.healthyplace.com/blogs/anxiety-schmanxiety/2013/04/hospital-anxiety-surgery-fear-and-medicine-worry/
- ↑ http://www.healthyplace.com/blogs/anxiety-schmanxiety/2013/04/hospital-anxiety-surgery-fear-and-medicine-worry/
- ↑ http://www.healthyplace.com/blogs/anxiety-schmanxiety/2013/04/hospital-anxiety-surgery-fear-and-medicine-worry/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 75 198 vezes.
Publicidade