Baixe em PDF Baixe em PDF

Ser um bom programador não é algo que se possa aprender da noite para o dia; é um processo que exige bastante trabalho e dedicação (especialmente no caso da linguagem C++). Este artigo lhe ajudará a começar a se aventurar no mundo da programação.

  1. A melhor forma de começar a programar em uma determinada linguagem é aprender sobre sua origem. [1] . Mesmo que você não consiga entender tudo que está lendo, será importante para conhecer vários termos novos e essenciais para os conceitos que você aprenderá posteriormente (por exemplo: "programação orientada a objeto").
  2. Você precisará de um compilador para começar a programar em C++, já que o código fonte do seu programa precisa primeiro ser compilado em arquivo que o seu computador seja capaz de executar. Se você usa o sistema Windows , uma boa opção seria o compilador Visual C++ 2010 Express ; caso use o sistema Linux , uma boa opção seria o Geany . Esses dois compiladores acompanham um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE, sigla para " independent development environment ") que facilita no processo de escrever o código fonte. Não use o Bloodshed Dev -C++: ele não é atualizado a mais de cinco anos e possui uma longa lista de bugs conhecidos.
    • Aprenda a usar os IDEs da melhor forma possível. Alguns IDEs possuem particularidades que podem atrapalhar no momento de escrever um código, portanto procure conhecer bem as características e as diferentes opções e configurações do IDE que estiver usando.
  3. Um bom material de estudo (assim como instalar um compilador no seu computador) é uma das etapas mais importantes desse processo. Existem alguns detalhes aos quais você precisa ficar atento: em primeiro lugar, o tutorial escolhido tenha sido escrito principalmente para iniciantes em programação (eles geralmente possuem informações mais detalhadas); em segundo lugar, procure descobrir se os códigos fontes do tutorial seguem o padrão C++03 ou ainda o mais recente C++11 (ainda não padronizado), pois os compiladores modernos podem encontrar dificuldade na hora de compilar (ou simplesmente rejeitar) linhas de códigos escritas numa linguagem desatualizada. Alguns bons tutoriais (em inglês) podem ser encontrados em Cprogramming.com e em Cplusplus.com . Em português, há essa aula de C++ da Universidade Federal do Paraná .
  4. Uma parte importante do processo de programar é não apenas aprender sobre os diferentes conceitos de programação, mas também experimentá-los ao escrever seus próprios códigos. Copiar e colar códigos de tutoriais vai levá-lo apenas até certo ponto. Para ir além, comece a escrever todo o código fonte de cada um dos exemplos do seu material de estudo ou experimente ainda criar os seus próprios códigos utilizando os conceitos que estão sendo estudados (isso vai ajudar a maximizar a quantidade de informações que você será capaz de reter).
  5. Uma das melhores coisas sobre programar é que, não importa o seu nível de conhecimento, você sempre poderá encontrar códigos fontes abertos que estarão no mesmo nível ou num nível acima que o seu. Uma boa maneira de aprender a partir de um código mais complexo é lê-lo detalhadamente até encontrar uma parte que você não consiga compreender e então tentar entendê-la racionalmente. Se você não puder entender uma determinada parte do código, consulte e estude seu tutorial ou material de referência até conseguir.
  6. A forma mais eficiente de reter os conhecimentos que você aprende é não apenas escrever códigos fontes de exemplos, mas também solucionar problemas por meio de códigos. As páginas Cprogramming.com e Project Euler oferecem problemas que você pode tentar resolver aplicando os conceitos da programação em situações da vida real. Se não conseguir resolver um determinado problema de nenhuma forma, pesquise uma solução criada por outro programador e estude seu código fonte. De que vale resolver um problema se não for possível aprender a partir da sua solução?
  7. Agora que você possui conhecimento e experiência com a linguagem C++, é hora de começar a ajudar programadores iniciantes a resolver seu problemas e dúvidas e colocá-los no mesmo caminho que você trilhou! Não fique frustrado se a pessoa que lhe pediu ajuda não ouvir o seu conselho: alguém pode aprender algo de novo a partir da sua resposta (mesmo que não seja quem originalmente fez a pergunta).
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de sempre de incluir comentários no seu código fonte. Ainda que seja um código simples e autoexplicativo, não faz mal adicionar uma curta explicação sobre a função do programa nas suas primeiras linhas. Este é um hábito ainda mais importante para quando você estiver escrevendo códigos longos e confusos e que, posteriormente, mesmo que conheça seu funcionamento, ninguém mais será capaz de entendê-los.
  • Não fique frustrado. Programar pode às vezes ser confuso, porém não significa que você deva jogar seu trabalho fora e desistir! Se você não consegue compreender a explicação de um certo tópico em um determinado tutorial, tente ler sobre esse assunto em um outro tutorial (o problema pode não ser você).
  • Se aparecerem mensagens de erro durante a execução do código fonte, então seu problema não será com a sintaxe do código, mas com o próprio algoritmo. Anote num papel o que o seu algoritmo deveria fazer e então compare com o código fonte escrito. No pior dos casos, você pode copiar o seu código e pedir ajuda (de maneira gentil) em alguma comunidade on-line para que outros programadores tentem descobrir o erro. Agradeça qualquer auxílio que receber: os programadores que estiverem lhe ajudando estarão usando um tempo que poderiam estar empregando para ganhar dinheiro criando programas pagos.
  • Se receber mensagens de erro durante a compilação, releia seu código fonte e veja se consegue encontrar algum erro. Mesmo que os erros pareçam difíceis de entender, eles tem significado e podem servir para aprender algo de novo.
Publicidade

Avisos

  • C e C++ são linguagens de programação de baixo nível, o que significa que é possível provocar danos ao seu computador ao tentar executar códigos com falhas ou programas intencionalmente maliciosos! Nunca compile ou execute algum programa que contenha a linha "# include < windows.h >" no seu código, a menos que você tenha absoluta certeza do que está fazendo (ainda que você saiba o que faz, tente evitar o quanto puder).
  • Procure sempre a versão mais atualizada do compilador e do tutorial que você pretende usar. Compiladores desatualizados podem fazer com que códigos escritos corretamente não possam ser compilados ou que apareçam erros durante a execução desses códigos. A mesma regra vale para os tutoriais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 064 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade