Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma carta com um bom começo tem mais chances de causar uma boa impressão no leitor. Se você estiver se preparando para escrever uma carta pessoal, comercial ou de apresentação, pode estar com dificuldades para saber como estruturar o cabeçalho e o que dizer nas primeiras linhas. Há algumas estratégias e convenções específicas que podem ajudar caso você precise aprender o formato correto ou pensar em uma excelente maneira de começar a carta.
Passos
-
Inclua seu endereço no lado superior direito da carta. Em uma carta pessoal, coloque essa informação na parte superior direita do papel. Assim, ficará mais fácil para o destinatário responder, pois ele não precisará procurar seu endereço ou guardar o envelope.
- Você não precisa incluir seu nome. Só coloque seu endereço ou caixa postal na primeira linha e depois inclua sua cidade, seu Estado e seu CEP na linha seguinte.
-
Forneça a data depois do endereço. É importante incluir a data para que o destinatário saiba quando você compôs a carta. Também pode ser útil se o outro quiser guardar as cartas ou se ele as recebe e organiza por data. Coloque a informação na linha seguinte à do endereço.
- Escreva primeiro o dia, depois o mês por extenso, e por fim o ano. Por exemplo: "22 de abril de 2016".
-
Fale com o destinatário. Em seguida, você vai precisar pular uma linha e passar para o lado esquerdo da página. Use sempre a saudação "Querido" para começar as cartas pessoais. Prossiga com o nome do destinatário e uma vírgula.
- Pense em como você costuma abordar o destinatário ao falar com ele. Por exemplo, você pode chamá-lo de "Querida Stephanie" ou "Querida vovó", dependendo de como costuma falar com a pessoa.
-
Faça uma pergunta. Esta é uma abordagem comum ao iniciar uma carta pessoal para um amigo ou membro da família. Você pode começar com uma pergunta para demonstrar interesse no que o destinatário está fazendo ou em como ele está.
- Por exemplo, você poderia começar com algo do tipo: "Como você está?" ou "O que acha da sua nova escola?". Ou ainda: "Está se sentindo melhor?".
-
Expresse interesse em algo que o destinatário disse ou fez. Outra boa maneira de começar uma carta pessoal é demonstrando curiosidade por algo que a pessoa escreveu na última carta, como uma conquista recente, férias divertidas ou um obstáculo que ela está enfrentando.
- Por exemplo, você pode começar com: "Parabéns pelo prêmio!", "Suas férias parecem ter sido muito divertidas!", ou "Lamento saber que você está com tantos problemas na escola".
Publicidade
-
Inclua seu endereço. Seu endereço completo deverá figurar no topo da sua carta. Não inclua seu nome antes dele, mas você pode colocar um endereço de e-mail ou um número de telefone embaixo se desejar. [1] X Fonte de pesquisa
- O endereço pode ser colocado à direita ou à esquerda.
-
Adicione a data. Depois de ter escrito o endereço e qualquer outra informação de contato que você queira incluir, pule uma linha e inclua a data. Escreva-a por inteiro, incluindo o dia, o mês por extenso e o ano. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: "22 de abril de 2016".
-
Coloque o endereço do destinatário no lado esquerdo. O nome dele, juntamente com o endereço completo, deve estar do lado esquerdo do papel nas cartas comerciais. Escreva a informação após a data, com um espaço dividindo os dois. [3] X Fonte de pesquisa
- Pule uma linha depois do endereço também. Sua saudação ("Caro___" ou: "A quem possa interessar"), vai na linha seguinte.
-
Decida se "Querido" é apropriado para seus propósitos. Começar as cartas com "Querido" é padrão, mas nem sempre é apropriado. Por exemplo, pode parecer muito pessoal para uma carta de reclamação ou uma correspondência comercial. [4] X Fonte de pesquisa
- Pense em seu destinatário e se usar ou não essa palavra é adequado para seus objetivos. Se você estiver esperando conhecer melhor a pessoa unindo-se a ela em um projeto, por exemplo, "Querido" pode ser apropriado. [5] X Fonte de pesquisa
- Caso a palavra o deixe desconfortável, você sempre pode deixá-la de lado e abrir a carta com o título e o nome do destinatário. Por exemplo, você poderia simplesmente começar com "Sr. João" e prosseguir com sua frase de abertura. Também é possível usar "Caro", que é mais neutro.
- "A quem possa interessar" é outra alternativa, mas é ainda mais distante e pragmática do que tirar o "Querido". Use essa frase de abertura somente se você não souber o nome do destinatário.
-
Pense em como abordar a pessoa para quem você está escrevendo. Antes de escrever o nome dela na carta, procure determinar a melhor maneira de se dirigir a ela. Na maioria dos casos, uma carta comercial deve abordar os destinatários de uma maneira mais formal, usando por exemplo os títulos que a pessoa tem. Você também pode pensar em como a pessoa se dirigiu a você nas cartas e em seu relacionamento com ela.
- Leve em consideração o título e o cargo da pessoa. Se ela tiver um título ou cargo especiais, você deve inclui-los em sua saudação. Por exemplo, se for um médico, você pode começar a sua carta com "Querido Dr. Paulo". Caso a pessoa seja um general no exército, você pode iniciar com "Caro General". As pessoas que têm um doutorado também devem ser chamadas de "Dr.". [6] X Fonte de pesquisa
- Confira a carta a que está respondendo. Se você estiver escrevendo uma carta em resposta a outra, ver como a pessoa se referiu a você pode ajudar a decidir como se referir a ela. Por exemplo, se a carta recebida começar com "Querida Ana", você também deve começar com "Querido(a)____." [7] X Fonte de pesquisa
- Pense em quanto você conhece o destinatário. Você também pode considerar o quanto conhece a pessoa ao decidir como abordá-la na carta. Você a chama apenas pelo primeiro nome, ou usa um título ao se dirigir a ela? Lembre-se de que, mesmo que você tenha chamado a pessoa pelo primeiro nome no passado, esse tratamento pode ser muito informal para uma carta comercial. Na dúvida, seja cauteloso e aborde a pessoa de maneira formal, incluindo por exemplo um Sr., Sra. ou Dr.
-
Defina um tom agradável. Não importa o porquê de estar escrevendo, é uma boa ideia dar um tom agradável para melhorar as chances de seu destinatário receber bem a sua mensagem. Mesmo que você esteja escrevendo para reclamar ou por outro propósito desagradável, nunca comece dizendo algo rude ou exigente. Em vez disso, tente desejar coisas boas para seu destinatário ou parabenizá-lo por uma realização.
- Por exemplo, se você quiser dar um tom amigável ao início da sua carta, pode começar dizendo algo como: "Espero que você esteja bem" ou: "Parabéns pela promoção!".
-
Declare seu propósito. Ainda que seja bom começar uma carta comercial de forma amigável, também é importante ir direto ao ponto e declarar seu propósito para escrever. Você pode informar a seu destinatário o motivo de estar escrevendo usando um modelo simples e direto com começa com: "Estou escrevendo porque/para..." [8] X Fonte de pesquisa
- Essa abertura pode ser adaptada a uma variedade de propósitos. Por exemplo, você pode começar com algo do tipo: "Estou escrevendo por causa de nossos interesses em comum", ou "Estou escrevendo para fazer uma reclamação", ou ainda: "Estou escrevendo para propor uma parceria entre nossas empresas".
Publicidade
-
Use o formato da carta comercial para endereçar sua carta e falar com seu destinatário. Ao escrever uma carta de apresentação, você pode aplicar as mesmas táticas para endereçamento que usaria na carta comercial.
- Inclua seu endereço na parte superior direita ou esquerda. Não coloque seu nome, apenas seu endereço.
- Inclua um endereço de e-mail, site pessoal ou número de telefone na linha seguinte.
- Pule uma linha.
- Indique a data com o mês por extenso. "22 de abril de 2016".
- Pule outra linha.
- Inclua sua saudação. "Querido___" ou "A quem possa interessar".
-
Forneça um resumo de suas realizações. Não há problema em começar uma carta de apresentação com algo simples, como: "Estou escrevendo para me candidatar a tal vaga". No entanto, se você quiser tentar algo um pouco diferente, pode começar com um breve resumo de suas maiores realizações. Oferecer um resumo breve do que você já fez pode atrair a atenção do empregador e aumentar sua chance de ser chamado para uma entrevista. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode começar com: "Nos últimos cinco anos, dobrei minhas vendas e expandi meu território para três estados vizinhos". Pode então continuar falando mais sobre sua experiência profissional, educação, formação especial e outras qualificações para o cargo.
-
Expresse entusiasmo. Ao escrever uma carta de apresentação, expressar sua empolgação no papel também pode ajudar a aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista. O empregador pode se impressionar com sua dedicação para o trabalho. [10] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, diga algo como: "Eu estava ansioso para ver esse cargo surgir, pois sempre fui fã da sua empresa". Você pode então continuar explicando por que gosta da empresa, por que é tão apaixonado por seu trabalho e como acha que se encaixaria.
-
Incorpore palavras-chave relevantes. Elas podem ser úteis se você souber que vai disputar a vaga com muitas outras pessoas. Mencionar palavras-chave mais cedo na sua carta pode aumentar as chances de sua candidatura ser notada, especialmente se essas palavras indicarem que você pode ser adequado para o cargo. [11] X Fonte de pesquisa
- Boas palavras-chave para mencionar incluem aquelas que aparecem no anúncio da vaga, como habilidades específicas ou experiência. Por exemplo, você pode começar com algo como: "Nos meus cinco anos como gerente de vendas, fiz apresentações regulares, desenvolvi estratégias de vendas bem-sucedidas e escrevi vários discursos de vendas para meus empregados".
- Você também pode mencionar os nomes de pessoas que indicaram a vaga a você, o que pode chamar a atenção do empregador e garantir que você consiga uma entrevista. Por exemplo, você pode escrever algo como: "Fiquei sabendo sobre a vaga por meio de nosso chefe de departamento, o Dr. João da Silva".
Publicidade
Dicas
- As cartas pessoais podem ter o tamanho que você quiser. No entanto, se a carta for para uma candidatura a um emprego ou outra correspondência comercial, mantenha-a tão concisa e curta quanto possível. Você deverá ser capaz de se expressar dentro de uma página nesses tipos de carta.
Publicidade
Referências
- ↑ https://writing.wisc.edu/Handbook/BusinessLetter.html
- ↑ https://writing.wisc.edu/Handbook/BusinessLetter.html
- ↑ https://writing.wisc.edu/Handbook/BusinessLetter.html
- ↑ http://www.dailywritingtips.com/how-to-address-your-elders-your-doctor-young-children-and-your-ceo/
- ↑ http://www.businesswritingblog.com/business_writing/2005/08/do_i_have_to_ca.html
- ↑ http://www.dailywritingtips.com/how-to-address-your-elders-your-doctor-young-children-and-your-ceo/
- ↑ http://www.dailywritingtips.com/how-to-address-your-elders-your-doctor-young-children-and-your-ceo/
- ↑ http://library.bcu.ac.uk/learner/writingguides/1.06.htm
- ↑ https://www.glassdoor.com/blog/5-opening-lines-cover-letter-noticed/
Publicidade