Existem vários benfícios em ter diferentes sistemas operacionais disponíveis no seu computador. Este guia vai ensiná-lo a instalar as versões mais atuais do Windows e do Ubuntu em um computador que já tenha o Windows 10 instalado. Você precisará ter um pendrive USB de 8 GB que possa ser completamente apagado.
Passos
-
Se necessário, faça um backup antes de prosseguir. Se você tiver arquivos importantes que não podem ser perdidos, utilize um dispositivo de armazenamento ou um HD externo para fazer o backups deles.
-
Desligue o "Fast Boot" (inicialização rápida).
- Abra o "Painel de Controle" (Windows + X -> Painel de Controle a partir da "Área de Trabalho" no Windows 8 ou superior).
- Vá até "Opções de Energia".
- Clique em "Escolher o que o botão de energia faz".
- Clique em "Modificar as configurações que estão atualmente indisponíveis".
- Tenha certeza de que a caixinha que diz "Ativar a inicialização rápida (Recomendado)", que fica na parte inferior, não está selecionada.
-
Desligue o "Secure Boot" (inicialização segura).
- Pressione "Windows + I" para abrir a Charms bar de configurações e clique em "Modificar as configurações do PC" na parte inferior.
- Vá até "Atualizações e recuperação" na barra lateral esquerda e clique em "Reiniciar agora" na seção "Inicialização Avançada".
- Você verá agora uma tela onde é possível escolher entre várias opções. Selecione "Resolver problemas" e então "Opções avançadas".
- No menu "Opções avançadas", escolha "Configurações de Firmware UEFI" e clique no botão "Reiniciar" para para reiniciar o sistema e acessar as configurações UEFI.
- Agora que o PC inicializou e chegou ao utilitário UEFI, vá até a seção "Boot" na barra superior e desative o secure boot no Windows 10. Utilize as setas do teclado para selecionar a opção Secure Boot e pressione "Enter" para configurá-la. Utilize as teclas + e – para modificar o valor.
Publicidade
-
Baixe uma ISO do Ubuntu. Você precisará obter a versão mais recente do Ubuntu, que pode ser encontrada no site oficial.
- Visite o site http://www.ubuntu.com/download/desktop .
- Baixe a versão mais recente do Ubuntu.
-
Baixe o Rufus. O Rufus é um programa gratuito para criar um pen drive inicializável com o Ubuntu, que é necessário para a instalação.
- Abra o navegador e visite https://rufus.akeo.ie/ .
- Baixe e instale a versão mais nova do rufus.exe.
-
Crie um dispositivo USB inicializável.
- Abra o Rufus e selecione o seu pendrive no menu suspenso 'Dispositivo'.
- Clique no ícone com um CD Rom que está ao lado do menu suspenso 'FreeDOS'. Depois, navegue até o local onde a ISO do Ubuntu foi baixada e clique em "Abrir" e então em "Iniciar".
- Clique em 'Sim' quando o programa perguntar se você deseja instalar o software Syslinux.
- Clique em 'OK' para selecionar o modo de gravação de ISO.
- Verifique se o pendrive realmente está selecionado e clique em 'OK' para continuar.
-
Ao terminar, basta reiniciar o computador e começar a usar o Ubuntu ou realizar a instalação dele.Publicidade
-
Insira o pendrive com o Ubuntu e defina-o como dispositivo de inicialização. Você verá a opção "Testar o Ubuntu". Ao clicar nela, você poderá rodar o sistema no próprio pendrive ou prosseguir com a instalação no disco principal do computador.
-
Pressione a tecla "Windows" no teclado e procure pelo programa "gParted". Clique sobre o ícone dele para inicializá-lo.
-
Selecione a sua partição do Windows, que provavelmente será a maior partição presente no disco. Clique no ícone com uma seta laranja apontando para a direita. Diminua a partição em pelo menos 25 GB para criar espaço suficiente para o Ubuntu.Publicidade
-
Clique no ícone "Instalar Ubuntu 16.04 LTS", que está na "Área de Trabalho". Isso iniciará o assistente de instalação do Ubuntu.
-
Você pode selecionar as caixinhas de seleção, mas elas não são obrigatórias e não afetarão a instalação.
-
Escolha a opção "Opção avançada" e continue.
-
Clique no ícone "+". Isso abrirá uma nova janela onde você poderá adicionar partições. [1] X Fonte de pesquisa
-
Crie uma partição root (raiz). Diminua o tamanho dela para que sobre espaço suficiente para a partição swap . Na opção "Usar como", escolha "Sistema de arquivos com "journaling" ext4". O ponto de montagem deve ser definido como "/" no menu suspenso. Após realizar essas configurações, clique em "OK".
-
Crie uma partição Swap. O tamanho dela deve ser de pelo menos 4 GB (4096MB). Modifique a opção "Usar como" para "partição swap" e clique em "OK". Clique em "Instalar agora" para continuar.
-
Selecione a sua localização e clique em "Continuar".
-
Selecione o leiaute do teclado e continue.
-
Defina o seu login e senha e prossiga. [2] X Fonte de pesquisa
-
Espere a instalação terminar.
-
Quando o processo terminar, reinicie o computador.Publicidade
Dicas
- Se algum problema ocorrer, tente reparar o grub2.
- Abra o terminal e digite estes dois comandos: sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update e sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair .
- Se tudo correr bem, você verá a janela do reparo de inicialização.
- Clique em "Reparo recomendado" e siga os passos.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 41 949 vezes.
Publicidade